sábado, 13 de março de 2010

Mensagem - Progresso Espiritual

PROGRESSO ESPIRITUAL

 

Por Adélio Silva

 

Texto:  Lucas 14:26,27,33

"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

E, qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo".

 

Todo cristão deve ter progresso espiritual. Mas, o que é progresso espiritual? Como pode alguém ter progresso espiritual? Quais  as evidências de que u m cristão está tendo bom progresso espiritual? ( Rm 8:9)

 

Progresso espiritual é o acréscimo da essência de Deus em você. Considerem por exemplo o quanto tinha da essência de Deus logo que foi salvo . Se teve progresso em questões espirituais, a essência de Deus duplicou ou triplicou em você. Isto é, Deus cresceu em você.

Se houver alguma coisa, acontecimento ou pessoa que ocupe  lugar em você, você abandonará a presença de Deus e não poderá crescer espiritualmente.

Desde o dia em que você foi salvo até agora, quantos homens, acontecimentos ou coisas  ocupam e despojam Deus do lugar que Ele tem por direito?


Às vezes estamos apegados a uma vida fácil e outras vezes amarrados à ambição pessoal. Sempre que nos apegamos a alguma coisa, não podemos amar a Deus adequadamente. Não apenas nos apegamos ao que temos, mas também ao que não temos.

Também podemos estar presos às nossas dificuldades, imaginação ou vanglória. Não importa ao que o seu coração esteja apegado. Uma vez que haja usurpação ao lugar de Deus , isto é uma queda ou declínio espiritual.

O alvo de deus é ter o homem como seu vaso. Enquanto estiver ocupado com outra coisa além de Deus , e enquanto você não conceder o lugar devido a Deus você está caído. Se existe algo que ocupa o lugar de Deus em você isto é claramente mostrado pelo fato de você amar ou não a Deus.

Quando algo se desprende de dentro de você, isto é progresso espiritual. Quando algo que usurpa o lugar de Deus é  lançado fora, isso é progresso espiritual.

 

Exemplo: Um homem que fala  muito. O progresso ocorreria quando seu falar excessivo fosse  lançado fora. Você não deve pensar que pode ter progresso espiritual apenas ouvindo e entendendo uma mensagem. Progredir não  é simplesmente adicionar, mas também subtrair.

O progresso espiritual é alcançado quando nos libertamos das outras coisas que usurpam o lugar de Deus. Abandonar os prazeres do pecado apenas não basta.

O fato de nada nos corromper apenas não basta. Precisamos também ser puros.

Se não há nada sendo  lançado fora de nós, não há progresso espiritual.

Um cristão que faz progresso rapidamente está se diminuindo diariamente.

Ele progride quando vê que a vaidade, orgulho, os mexericos a impaciência, etc., não têm lugar em sua vida.

O homem que morre para si mesmo enche-se de Deus e está progredindo espiritualmente.

Sempre que não houver despojamento é provável que tenhamos cessado de progredir espiritualmente.



Acesse todas as suas contas de e-mail num único login dentro do Hotmail. Veja como.

Estudo - O Semeador Eficaz

O SEMEADOR EFICAZ

Por Adélio Silva

Textos:  Mat 13:3-23; Mc 4:1 a 20; Luc 8:5-15

Pontos:

1 – Para Jesus, pregar é como espalhar sementes;

2 – Pregador semeia os recados de Deus;

3 – Necessidade do preparo do solo;

4 – Obstáculos:  atuações do diabo,  dificuldades da cultura;

5 -  Jesus foi o Mestre dos Mestres  e maior plantador que á existiu. Foi um educador de princípios, pensador perspicaz, astucioso e detalhista.

6 -  Tipos de solos:

a) Beira do caminho = Pessoas têm seu próprio caminho  e não aceitam algo de novo e não querem aprender;

b) Solo rochoso = Se enganaram pensando que seguir a Cristo seria algo fácil;

c) Espinhos= Pessoas profundas e sensatas, venceram dificuldades  externas para manterem sua fé , mas sucumbiram diante de seu próprio eu.

d) Boa terra= Pessoas que compreenderam a palavra, refletiram e permitiram que ele Jesus habitasse em seu ser.

7 – Na semeadura, o que o homem faz(transmitir a mensagem) e o que Deus faz(interage com a mente do ouvinte, pelo seu Espírito, dialogando e expondo as necessidades de mudanças). O semeador faz a parte natural e humana. Deus, a sobrenatural

 A – Pregação eficaz tem de fazer sentido

Mensagem com sentido compreensível ao ouvinte (unção e informação)

►Modelo de mensagem:

Título: A parábola do filho prodígio (Luc 15:11-32)

Introdução: A perícope fala sobre um jovem que queria mas do que o pai lhe havia dado. Ele pediu a herança antes que o pai perecesse.

I – O pecado do filho prodígio: afastou-se do pai para buscar as concupiscências da carne.

II – A consequência do pecado.

III – O arrependimento: levantou-se e foi ter com o eu pai

Passos para o encontro com o pai:

(a) Passou um caminhão; (b)o filho prodígio pegou carona; (c) o filho prodígio viu o pai fumando cigarro, nervoso, esperando por ele; (d) o pai recebeu feliz o filho prodígio.

Conclusão: você é o filho prodígio! Arrependa-te e volte para a casa do Pai.

 ►Críticas

I – Título: Filho prodígio?  O que é prodígio?  (Pessoa que apresenta alguma habilidade ou talento fora do comum;  que ou o que possui excepcional inteligência ou talento  para sua idade.

II -  O que é pródigo?  (o que gasta seus bens  mais do que o necessário; gastador, esbanjador;)

III – Está fora do contexto utilizar a 'carona de caminhão' em uma época onde se andava de carroça ou no lombo de animais;

IV – Exagero na criatividade ao colocar o pai nervoso fumando cigarro.

Sugestões:

I – trocar 'perícope' por 'trecho de sentido completo', 'perecesse' por 'morresse' , 'concupiscências' por 'desejos'.

II – Mesmo que tivesse usado a palavra correta 'pródigo', poderia ser trocada por 'gastador'.

8 – A arte de contextualizar

►Contextualizar é retirar uma informação qualquer e entrelaçá-la em um texto fora dela, dando um sentido mais correto a  esse texto;

►A semeadura eficaz deve sempre estar integrada com o contexto sócio-cultural do público participante;

►A comunicação pós-moderna ganha muito ao se utilizar das informações  dispostas nas novidades culturais e tecnológicas (internet, etc);

9 – Pregação interativa

►Contextualizar é provocar o ouvinte a mudanças de atitudes. Interação é 'atividade ou trabalho compartilhado, em que existem trocas e influências recíprocas'.  Ex.: Parábolas de Jesus,  Paulo no Areópago em Atos 17:17-28). As reações foram da concordância, discordância e neutralidade, mas houve interação.

10 -  Problema atual

►Em uma sociedade completamente interativa (internet e informática), o pregador sente  dificuldades em preparar sermões contextualizados que atendam às necessidades desses ouvintes;

►O mundo pós-moderno  precisa do evangelho. Os semeadores precisam ter coragem de romper com tradições ineficazes que não conseguem acompanhar e atender as  necessidades dos ouvintes (inclusive necessidades intelectuais);

►Conhecer as informações é fundamental ao semeador . Assim poderá dar contornos contextualizados e produzir pregações relevantes e eficazes. O domínio das técnicas do sermão interativo aliado à unção espiritual (indispensável), possibilitará uma semeadura eficaz das eternas verdades da Palavra de Deus.►



Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e veja como.

Mensagem - O Cristão pode ter problemas?

O CRISTÃO PODE TER PROBLEMAS?

Por Adélio Silva

 

Texto básico: Lucas 18:9-14

"E disse, também, esta parábola, a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:Dois homens subiram ao templo, a orar; um, fariseu, e o outro, publicano.O fariseu, estando em pé, orava consigo, desta maneira: Ó Deus, graças te dou, porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo.O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque, qualquer que a si mesmo se exalta, será humilhado, e, qualquer que a si mesmo se humilha, será exaltado".

Textos adicionais: Sal 34:9; 119:71; Mt 26:39; João 15:20.

1 – Existe uma forte corrente no meio evangélico (hoje com algumas derivações) que identifica o 'ser cristão' com o 'não poder ter problemas'. O fato de algum crente os ter é imediatamente visco como indicador de que a pessoa 'não está muito bem com Deus', 'não é muito espiritual', 'está na carne', 'não tem fé suficiente', 'está em pecado' e, mesmo, que ela 'está sendo punida ou castigada por qualquer dos motivos apresentados.

Note-se contudo que esta não é uma corrente oficial da Igreja, mas tem se infiltrado sorrateiramente no meio evangélico.

Abrangência: problemas emocionais, financeiros, profissionais, de saúde, de relacionamento familiar, etc.

Correntes:

Pentecostais: Afirma que todos os problemas são um 'atestado' de falta de idoneidade espiritual da pessoa.  Se o elemento procura um médico, estará assinando seu atestado de 'falência espiritual' e 'falta de confiança no poder de Deus'.

►Tradicionais: São intolerantes para com os problemas de ordem psicológica como: casamento, depressão, medos, impotência sexual, e outros.

 

1.1 – Desdobramentos

a) Os que enxergam os problemas reagem assim:

 ►Se alguém souber, o que vai pensar de mim? E de Deus?

►Dizem: "já orei tanto e Ele não me curou".

►Sentimentos de abandono e rejeição, ressentimentos com Deus por não ter recebido a cura milagrosa;

►Ir ao psicólogo é palavrão, ofensa à idoneidade moral e espiritual;

►A ajuda humana comprova a falha pessoal, falta de fé, ' é um 'atestado de que Deus o abandonou'.

b) Os que não conseguem ver que têm problemas

►Preferem não enxergar e negar seus problemas;

►Ameaça à fé;

►"Crente não tem problema", "não sente isso", "não sente aquilo", etc.

►Reprimem o que sentem e pensam  e negam o que faz (aí há prejuízo ao senso crítico);

►Confundem negar a realidade com transformação;

►Confundem sacrifício com  santificação;

►Afirmam  que são santos  e esquecem que Deus quer misericórdia e não sacrifícios; 

►Esquecem de como Deus encara nossa realidade ( I João 1:7-9);

►Esquecem que Jesus veio para os doentes e não para os sãos ;

►Esquecem que q salvação é imediata, mas a transformação é um processo..

 

2 -  O publicano

Qual a saída?

►A saída é entender como Deus lida com nossa realidade:

a) Ele vê nossa realidade exatamente como ela é: os pecados existem, todos  estão vendo,inclusive Deus;

►O fato de negarmos os nossos pecados não vai fazer com que deixem de existir;

►Deus quer que o homem seja consciente e enxergue seus próprios erros (este é um pré-requisito para se chegar à santificação);

b)Deus nos acolhe como somos

►O nosso valor para Deus não pode ser alterado por nossos desacertos;

►Ele não concorda com nossos erros e até nos faz passar pelas conseqüências dos erros, mas não nos rejeita;

c) Deus nos transforma

► Ele quer que tenhamos consciência de nossa realidade para poder agir em nós ( Rm 12:1-2)

 

►Ele nos transforma s eu critério: naturalmente  ou por milagre (Ex: Abraão, José, Moisés, Josué. Gideão, Jó...)

3 -  O que fazer?

►Enxergar a realidade, não como coisas vergonhosas, culposas, mas como um processo de transformação e aperfeiçoamento;

►Saber que Deus só se dá a conhecer se dele dependermos;

►Muitas vezes, nas soluções dos  milagrosas dos problemas, Deus usa o que temos à mão: Moisés, Sansão, juízes,  Jesus.



Quer falar com seus amigos do Messenger sem instalar nada? Clique aqui e veja como.

Mensagem - Estudanto o Salmo Primeiro

ESTUDANDO O SALMO PRIMEIRO

Por Adélio Silva

 

Autor provável: Davi

Primeira parte: vs 1-5 -  O homem justo descrito  negativamente;

Segunda parte: vs 4-6 – A sorte do ímpio é descrita.

 

1.1  Bem aventurado... No hebraico a expressão é "oh, felicidade de" ou "feliz".. O  justo é provido de felicidade interior e exterior;. Quem guarda a lei é espiritual e por isso pratica o bem.

Andar – Diz respeito à maneira de se conduzir.

Não participa dos conselhos dos ímpios nem aceita  seus conselhos. Não imita as maneiras do ímpio, não se detém onde eles estão e nem quer a companhia deles.

Não se assenta junto aos que zombam nem acompanha os ímpios onde eles se reúnem para planejar, promover e praticar atos maldosos. Há uma progressão em cadeia.

1.2 Antes o seu prazer está na lei do Senhor. A lei é o código mosaico, o manual de conduta. Aí é onde está o interesse do homem piedoso.

Medita  - A palavra em hebraico indica "produzir sons baixos, inarticulados, como se estivesse lendo para si próprio em voz alta. Significa também murmurar como uma pomba ou o leão ao rugir baixo. A meditação há de ser praticada constantemente 'de dia e de note'

Para a fé religiosa judaica a justificação vinha mediante a observação da lei. A experiência da fé como elemento ativo na justificação e graça é uma revelação bem posterior, aos poucos introduzida na teologia judaica.

1.3 – Ele é como a árvore.  Prosperidade espiritual e econômica. O progresso espiritual trás consigo o progresso material. A árvore frutífera é fonte de renda e alimento.

Correntes de água -  No hebraico a expressão é 'palgey maym' , referindo-se ao costume  de preparar irrigação derivando dos rios e outras fontes naturais. Nos lugares desérticos a irrigação é imprescindível. Já no N. T. o fruto do Espírito produz  virtudes  por parte do crente.

A irrigação e as águas profundas alcançam as raízes das grandes árvores que assim se alimentam.

 1.4 – Os ímpios não são assim.  Não são árvores forte e bem regadas e nem frutíferas. São como a palha que para nada serve e é levada pelo vento. No lugar das bênçãos receberão julgamentos severos. Os grãos ao serem trilhados dispensam as palhas, que sendo inúteis serão queimadas.

No oriente as eiras estão nos lugares altos . O grão é lançado para ser tangido como palha. Os ímpios não resistem diante de Deus.

1.5 – Por isso os perversos não subsistirão no juízo. Segundo intérpretes, o julgamento em vista não é o juízo final , mas o juízo imediato ainda em vida. Serão arruinados espiritualmente. Se interpretarmos à  luz do Novo testamento, aí sim, teremos os juízos de Deus atingindo os infiéis como joio é separado do trigo.

Na congregação dos justos. A Congregação aqui refere-se a Israel como nação. As nações ímpias são o contraste .

 

1.6 – Pois o Senhor conhece o caminho dos justos. Jeová conhece o comportamento dos bons e dos maus. O destino é vida e morte.

Conhece. Deus conhece os que lhe pertencem. Ele tem intimidade com cada um dos seus.  O verso 6  é a conclusão  do verso 1.



Coloque sua foto num tema anos 60, 70 e 80. Conheça o novo site de I Love Messenger.

Mensagem - Cristo, o abrigo Seguro

Cristo, O abrigo Seguro

Por Adélio Silva

Textos: 

 

MARCOS 4.35-41

 

E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para a outra banda.E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia, também, com ele outros barquinhos.E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança.E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé?

E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Isaías 32:2

E será aquele Varão como um esconderijo contra o vento, e um refúgio contra a tempestade, como ribeiros de águas em lugares secos, e como a sombra de uma grande rocha em terra sedenta

 

 

Introdução:

Tempestades são: repentinas, violentas, assustadoras, destruidoras.

Trazem prejuízo material ou podem mesmo causar morte e desabrigo.

                             Mar da Galiléia   

 

     

 

Mar de Galiléia era uma massa de água com dimensão de 20 km por 11 km.

No  mar da Galiléia eram freqüentes tempestades desse gênero. Aterradoras mesmo para homens  experientes como aqueles apóstolos pescadores.

Ameaçavam suas vidas, pois, ao que tudo indica, pela narrativa , o barco no qual estavam estava a ponto de submergir.

 

 

1 – Cristo um abrigo seguro contra o vento

 

Vs 39 – "repreendeu o vento"... fisicamente ele pode não ser visto:... não sabemos sua origem. Contudo o que produz evidência da sua existência é a força com que se manifesta. Nada o evita! Impõe-se, pois, o abrigo!

 

Outros tipos : as de ordem financeira, de ordem emocional e até de ordem espiritual.

E a pergunta seria: como obter equilíbrio nestas horas quando as mesmas surgem do nada, repentinamente, e como livrar-nos dela? 

 

Resposta: Cristo! É Ele o abrigo seguro.

 

2 – Cristo o abrigo seguro em meio às tempestades

 

Vs 38 – "..ele porém dormia na popa sobre a almofada". Sua tranqüilidade contagia.Ele é o agente que transmite a paz nas mais difíceis ocasiões.

 

 

         Jesus Acalmando a tempestade

 

Vs - 39 "e houve grande bonança"...

 

O problema de todos: Não temos recursos! Só um frágil barquinho.

Qual a Solução?  Clamar por socorro. Vs 38 -  "Mestre, não se te dá que pereçamos";

 

3 – Por que clamar por Jesus?

 

Quadro de Rembrandt:.

 

 

Quadro de Rembrandt

 

Clamar porque o seu sono reflete nossa indiferença para com Ele!

Clamar mesmo que pareça que ele dorme;

Só ele pode confortar e conduzir seguros ao porto da Salvação;

Ele dissipará as tempestades que nos açoitam, sejam quais forem .

 

CRISTO, O ABRIGO SEGUTO!



Acesse todas as suas contas de e-mail num único login dentro do Hotmail. Veja como.

Mensagem

AS TRÊS FACES DA MORTE

 

Por Adélio Silva

 

Texto: I Cor 15:55 "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão"?

Introdução

A morte é a força perseguidora que aparentemente ameaça toda a existência e que todos os homens temem, de uma maneira ou de outra e contra a qual ele luta com a sua ciência, procurando prolongar a vida do corpo embora seus esforços na realidade jamais possam ser bem sucedidos. Muitos, em função das suas crenças pessoais, quando chega o tempo de morrerem o fazem com graça e voluntariamente. O amor de Cristo assegura-nos que podemos morrer desse modo. Também não tememos ao que está do outro lado da morte, como o julgamento ou a segunda morte, pois o mesmo amor que nos outorga a graça de morrer. também nos dá a coragem  de enfrentar todas as eventualidades da eternidade.

Há entretanto inquietudes diante do fato da morte. PERGUNTAS COMO: Por que morremos? Quando surgiu a morte? Quando  morreremos? Assim, pensemos sobre os pontos abaixo:

1 – Por que morremos? A resposta é simples e direta e está intimamente ligada ao desgaste da relação do homem com Deus.

Morremos em consequência da  desobediência, uma quebra de regras antes estabelecidas.

2 – Os tipos de morte:

 a) Espiritual > É a perda da capacidade de comunicar-se plenamente com Deus.

b) Morte física> É a deterioração do corpo, que é a sede da vida;

c) Morte eterna ou segunda  morte> É a separação eterna de Deus

3 -  O homem, como Deus o vê e criou

a) Com capacidade física e mental para comunicar-se e relacionar-se com o mundo maravilhoso criado (corpo  físico, provido dos sentidos, que são as extensões para as percepções espirituais);

b) Com capacidade de comunicar-se com o domínio espiritual, isto é, Deus (composto de alma e espírito).

4 – Corpo. É a formação atômica, material. Invólucro para a alma e área de gravitação da individualidade espiritual . Nele há opções dos cinco sentidos, instrumentos próprios para auxiliar a alma em suas expressões.

 

5 – A Alma.´É o dispositivo instalado no corpo que comporta o intelecto, emoções, raciocínio moral, vontade, existência eterna. Relaciona-se intimamente com o espírito.

 

6 – O Espírito. É a sede da inteligência humana. Ele absorve as experiências vividas através do corpo físico e dos seus instrumentos de captação externa, a alma.

7 – A tragédia. A queda ou pecado foi o elemento destrutivo que desvinculou e desproveu o espírito da sua capacidade imanente de relacionar-se com Deus. Ao pecar o homem optou por partir o elo espiritual que o ligava ao Criador, tornando-se independente à sua maneira. Ao pecar o homem assumiu as responsabilidades de todas as suas decisões em termos morais e éticos.

8 – A tragédia  se constitui a barreira que separa o Deus santo do homem rebelde. Isto porque as naturezas santa e pecaminosa não se adaptam.

9 – Verdades sobre a morte

A) James Denny disse: O horror diante da morte é aniquilado pelo amor de Cristo;

b) Cristo já venceu a morte;

c) Com o novo nascimento em Cristo, a parte espiritual morta em você começa a renascer para

Deus;

d) Esta realidade pode ser sua realidade hoje, se aceitar o convite de Cristo ao arrependimento dos pecados e mudança de vida.



Acesse todas as suas contas de e-mail num único login dentro do Hotmail. Veja como.

Mensagem - Dor e Agonia no Getsêmani

Dor e Agonia no Getesêmane

 

Por: Adélio Silva

Texto: Mat 26:36,37 "Então chegou Jesus, com eles, a um lugar chamado Getesêmane, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.

E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

Introdução: O cenário do Getsêmane:

Esta palavra significa Lugar de Azeite. Provavelmente um olival equipado com um lugar para o fabrico de azeite de azeitonas. Encontrava-se ao leste de Jerusalém do outro lado do vale do Cédron (João 18:1), no monte das oliveiras ou muito perto dele (Luc 22:39). Jesus Cristo reuniu-se ali muitas vezes com seus discípulos (João 18:2). Na noite da Páscoa de 33 E.C, Ele, junto com seus discípulos  fiéis, retirou-se para esse jardim a fim de orar. Achado e traído por Judas Iscariotes, Jesus foi preso ali por uma guarnição militar.. Não se sabe exatamente  a sua localização, porque, segundo  o historiador Josefo, todas as árvores ao redor de Jerusalém foram cortadas durante o sítio romano em 70 EC. Uma tradição identifica Getsêmani com o jardim cercado pelos franciscanos em 1848, com cerca de 46 por 43 metros e se encontra ao sopé do monte das Oliveiras. Ali ainda se encontram oito oliveiras seculares.

 

1 – O que lembra o    Getsêmane ?

No Getsêmane, sua luta é solitária, com os apóstolos ao longe, sonolentos. "Vai Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar" Como sozinho haveria de subir o Calvário no dia seguinte. Vai rezar. Entristece-se, angustia-se: a natureza humana, vergada sob o peso dos pecados do mundo inteiro, chega quase a vacilar: "Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice" (v. 39)! Mas a férrea vontade divina é mais forte do que a fraqueza humana: "Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres" (id. ibid.). O "sim" dado a Deus por Nosso Senhor supera o "não" primitivo dos nossos primeiros pais: em Jesus, a natureza humana, finalmente, dá a Deus a obediência que Lhe convém. E Jesus já começa a saborear o amargo cálice da nossa Redenção, a partir do momento em que o aceita. Diz ao Pai: faça-se a tua vontade. Dobra, portanto, a vontade humana, submete-a à divina. Aceita o Calvário, e já o antecipa neste querer: o solo do Getsêmani – antes mesmo do Gólgota – foi o primeiro a receber o Divino Sangue do Salvador.

Aquele que me trai está perto daqui" (v. 46). Já se aproxima o Traidor; perto estava Judas porque estava nos arredores do Horto, mas também não estaria ele "perto" por ser um dos Doze? Por ser um Apóstolo, do restrito grupo de confiança de Nosso Senhor? Judas estava perto e, com um beijo, entregou a Deus "nas mãos dos pecadores".

►Tristeza   pelo  pavor da inusitada separação do Pai

► O massacre da dor quase insuportável em seu corpo ainda humano, absorvendo as multidões de pecados de toda humanidade, sem nem mesmo ter um se quer que fosse seu. O  pavor da inusitada separação do Pai...

► Tanta pressão, tanta dor, seu semblante antes de paz, agora de agonia, nojo, pavor... O pecado contaminado seu corpo imaculado, em seu paladar o amargo gosto da possível solidão. ( Ele se fez só para que você não precisasse estar só) Em seu rosto agora, gotas de sangue.

► Enfim, o beijo da traição.

► A morte se consagrou em seu corpo. A partir de agora açoites, coroa de espinhos, blasfêmias, a exposição, a vergonha... Tudo não seria absolutamente nada diante do jardim.

►No  Calvário, a cruz, o sangue... A alegria da concretização do seu precioso e penoso trabalho. (A derrota do acusador) Em seu corpo flagelado, a gloria do Pai.

 

2 – Lições que ficam

►A primeira parte da palavra Getsemani é  "Get", que significa pressão. Em todas as plantações de oliveiras existe um local chamado lagar onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo é extraído delas.

Prensa é a palavra que serve de raiz para as palavras "Pressão" e "Stress". Todos nós passamos por tremendas pressões na vida que vêm sobre nós para nos desesperar, fazer desistir ou mesmo matar. Satanás é o mestre da Prensa  (II Cor 1:8)
"
Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados, mais do que podíamos suportar, de modo tal, que até da vida desesperamos."

►A segunda parte da palavra é "Semani", que significa "óleo", "perfume", "unção" ou "frutificação".

Onde há "Get" também existe "Shemeni" (Sêmen). Óleo, doçura, unção e muito fruto são alguns produtos resultantes de espremer as azeitonas.

►Sempre evitamos o quebrantamento. Gritamos e choramos para sair da "prensa" pois ela nos incomoda muito.

►Pode nos parecer que as nossas tribulações duram uma eternidade, mas  Deus irá interferir nessas situações, vindo em nosso auxílio ( II Cor 4:16-18) "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz, para nós, um peso eterno de glória mui excelente;Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas".

 

3 – Como agir para superar a  agonia do Getsêmani?

Entenda que:

Somos 'figuras' imperfeitas da imagem de Deus, que carregam os genes danosos do pecado Rm 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"; Salmo 51:5 "Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe".

Esta regra geral nos mantém afastados de Deus provisoriamente. Esd 9:6 "E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus: porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido, até aos céus".

O pecador não arrependido comete loucura :Salmo 107:17 "Os loucos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades, são afligidos"

O pecado é como uma prisão : Pv  5:22 "Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.

Cristo já sofreu no Jardim por todos: Isaías 53: 4-5 "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si: e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados".

Deus nos perdoa em Cristo Jesus: Sal 103:10 "Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades".

►Você pode e deve nascer de novo para ser alcançado na sua dor particular do Getsemani : João 3:3 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus".

Nascer de novo significa abandonar os procedimentos  ruins antigos e voltar-se para Deus ( Heb 3:15) "Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Salm 51:17 "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus."

 

Um convite

Jesus afirmou em Mat 26:45 "Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai: eis que é chegada a hora.....".  O seu Getsêmani pode ter durado até agora. Ele pode ter durado um instante. Prolongar a agonia depende de uma decisão sua ao lado do Senhor Jesus. Mesmo que pareça que as tribulações duram uma eternidade, Deus pode reverter isto agora, já. As pressões da vida (GET) serão modificadas em (SEMANI), quando você aceitar ser ungido pelo Senhor, sendo Ele teu Salvador. Salmo 30:5 "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".



Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.