quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mensagem - Mundo en Crise

MUNDO EM CRISE

 

Por Adélio Silva

 

Textos: Mat 24:6-14

"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.Mas todas estas coisas são o princípio de dores.Então vos hão-de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim

 

I Tim 3:1-4

"SABE, porém, isto; que, nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos;

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus",

 

 

Quais crises vivemos?. Crise de fé, crise moral, crise econômica. Alcança todos..

Crise nas almas

Crise nas famílias.

Crise nos países

Crise na Igreja

 

Nesta perspectiva sombria, vem à mente o verso de Camões:

No mar tanta tormenta e tanto dano,

Tantas vezes a morte apercebida!

Na terra tanta guerra, tanto engano,

Tanta necessidade aborrecida!

Onde pode acolher-se um fraco humano,

Onde terá segura a curta vida,

Que não se arme e se indigne o Céu sereno

Contra um bicho da terra tão pequeno?

(Lusíadas, Canto I, 106)

*    *    *

Existe saída?

Uma crise é uma anomalia, uma doença que atinge um organismo antes sadio

1 -  Como começou o problema?

A grande crise universal tem raízes morais, e se assemelha a um tsunami que destrói tudo à sua passagem. Ameaça o mundo inteiro. E ao Brasil também.

Rom 5:19

"Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.

Gen 2:16-17

 "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás"

Gen 3:9-11

 "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses"?.

 

2 – Para onde estamos indo?

Rom 5:11

Salm 53:3

Isaías 1:4

 

3 -  Quando Deus interferirá na história?

Ele já está agindo

Rm 5:17

Ef 2:1-6

 

4 – Todo o mal vai passar

Isaías 1:18

 

Heb 10:9

Apoc 16:15

 

O convite

Sal 95:7-8

"Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,Não endureçais os vossos corações,

Mat 4:17

"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas."

Atos 3:19

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério, pela presença do Senhor,"

I Ped 1:21

"E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. "



TRANSFORME SUAS FOTOS EM EMOTICONS PARA O MESSENGER. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

Estudo: Entendendo a Conversão - A Fé

ENTENDENDO A CONVERSÃO -Parte 1 – Elementos da Fé

 

 

 

Adélio Silva

 

Introdução

Texto:  Heb 11:1 "Ora,  a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas  que não se vêem ( tradução Almeida)".

Vimos ao estudarmos inicialmente sobre a conversão, o papel  do Arrependimento e sua característica como elemento precedente  à fé. Neste estudo iremos ver  qual o significado da fé bem como suas variadas formas de expressão e sua importância na construção da estrutura espiritual daqueles que seguem na marcha para a glorificação.

As dificuldades impostas  pela manutenção de uma vida de santidade são manifestadas através  de circunstâncias como: perseguições, privações, pobreza, feitos poderosos, sofrimentos e até mesmo o martírio. Tais situações exigem que  o 'homem de Deus' mantenha a sua fé. A convocação do versículo inicial é que não se pode retroceder, abandonar a batalha, desviar-se de Cristo  ( Heb 10:39).

                O 'homem' espiritual é convocado a  corresponder ao mundo invisível  e a fé é o elemento de ligação.  A fé se fundamenta sobre uma autêntica sabedoria espiritual; possui um fundamento firme; seus objetos são invisíveis aos olhos humanos  mas são bem reais, até mais do que os deste mundo material,  pois fazem parte do mundo espiritual que tem um caráter eterno e inabalável. A fé não consiste em crermos em algo, a despeito  da ausência de provas. Ao contrário, consiste em cremos em firmes evidências espirituais. Essas evidências são conhecidas intuitivamente pela alma,  ou por meio de revelação divina.

                O conhecimento da fé envolve mundos invisíveis  mas perfeitamente reais . A fé inclui as crenças (doutrinas), mas não pode ser equiparada a elas. É possível alguém ter mais fé e menos crenças. A fé haverá de ser firme na realidade da pessoa de Cristo e sua posição como Cabeça e Salvador, na realidade da alma e sua  sobrevivência , seu destino  ligado à pessoa de Cristo.

 

1 -  Tipos principais  de fé no Novo Testamento

 

a) Fé objetiva – É aquilo em que se crê. É o sistema de princípios religiosos. No nosso caso, é o elenco de doutrinas e ensinamentos que compõem o cristianismo. As epístolas pastorais (  I e II Timóteo e Tito) representam esses ensinamentos inteiramente.

b) A fé como virtude-  Virtudes são qualidades espirituais . A fé é uma virtude.  Como virtude a fé é subjetiva, isto é, se exterioriza pelo testemunho diário na vida do crente. Por este testemunho a fé é manifestada e comprova que a pessoa está constantemente sendo orientada pelo Senhor.

c) A fé subjetiva – É o exercício da fé pelo crente. É a crença do crente na pessoa de Cristo. O crente deixa sua alma aos cuidados do Senhor. Cristo é o alvo de sua vida e ele quer participar de sua imagem moral e metafísica. Aliás, esta é a única maneira de se conseguir a 'plenitude de Deus' ( Ef 3:19; Col 3:10). A fé subjetiva é o meio da justificação ( Rm 5:1). Quando o homem toma a atitude de se entregar a Cristo, lhe é concedido o Espírito Santo para dar início o processo transformador e aí estão incluídos a justificação ( Rm3:24,28), a santificação ( I Tes 4:3)     e a glorificação ( Rm 8:29,30). Está envolvido aí também a participação na natureza divina  do Filho ( Heb 2:10....).

 

Outros sentidos para a palavra fé:

I – A fé como capacidade espiritual ( Gal 3:11).  Aí está incluído o "dom da fé" ( I Cor 12:9). É um poder especial fundamentado na confiança incomum em Cristo: é uma das manifestações do Espírito Santo. Através dessa modalidade de fé é possível realizar grandes obras espirituais;

II – A fé como uma  resposta , derivação da fé subjetiva ( Gal 2:20 e 3:2);

III -  A fé como uma confiança , outra derivação da fé subjetiva (Gal 2:16);

IV -  A fé como uma crença na dependência na pessoa de Cristo ( Gal 2:20);

V -  A fé como um pacto ( Gal 3:15-22);

VI -  A fé como uma aventura ( Gal 5:5,6)

 

2 – A fé na epístola aos Hebreus

 

 -  O autor vê a realidade de duas formas:  o mundo físico, que é temporal e se desintegra, está sujeito ao mal. O mundo espiritual  (celestial) . Alí Cristo aparece soberano. O mundo físico é uma copia do mundo espiritual até mesmo  quanto  às formas de adoração.Assim, a alma humana  reconhece essa realidade do mundo celestial  pela intuição; esse reconhecimento é chamado de fé. Quando o homem se entrega a Cristo  está exercendo fé. Então a fé consiste em prestarmos  lealdade ao mundo celestial já compartilhando das dimensões eternas. Tudo isso está compreendido em Heb 11:1 "...é a certeza  das coisas pelas quais esperamos , a prova da realidade das coisas que não podemos ver..."

A fé é um  atributo da alma, atitude geral da alma para com as realidades espirituais . É o conhecimento espiritual e íntimo das Forças Criadoras do universo. Assim como tomamos conhecimento do corpo físico  através dos sentidos , também podemos tomar conhecimento da alma  mediante as atividades de seus atributos. A fé pode ser negada ou repelida até deixar de existir  dentro da consciência da mente humana. Ela  pode, ao contrário,  ser reconhecida e exercida até ao ponto de remover  montanhas.

A fé como 'substância das coisas esperadas, a prova das coisas invisíveis' sabe que já recebeu e age segundo isso, de nada duvidando. É a construtora do que parecia impossível . É aquilo que trouxe à vida tudo aquilo que já existiu . É a evidência do cumprimento  da promessa de Deus.

 

No mundo material a fé se confunde com confiança. Mas existe uma inclinação a dependermos dos nossos sentidos  físicos, quase sempre ilusórios.  Isto não é fé, é confiança. A confiança vem através dos sentidos físicos . A confiança sucumbe  quando aparecem as provas, fora do controle individual. ( Luc 12:28).

 

3 – Como desenvolver a fé

 

 – Ela se desenvolve mediante o uso. Não pode ser ensinada ou forçada. A verdadeira fé não pode ser destruída.

 

a) Tendo a mente de Cristo.  Abrindo os corações  pela meditação sobre as forças invisíveis que circulam o trono da graça  e lançando ao redor a proteção achada no pensamento de Cristo;

b) Acrescentando à nossa fé as obras.  Isso irá mostrar ao mundo que temos os atributos de Cristo . Precisamos mostrar por nossas ações, na vida diária , que cremos, que temos fé e que sabemos que se usarmos a fé que possuímos, mais fé será dada;

c) Somente no coração liberto de amor  egoísta é que pode aninhar-se a fé que sustentará o crente  em todas  as circunstâncias da vida;

d) Quando a fé em nós habita, temos a verdadeira liberdade e a certeza de que não temos outro senhor além de Jesus Cristo.

 

4 -  Significado e função da fé

 

a) A fé é um atributo da alma e não pode ser aprendida pela experiência física. Não vem pelo exercício dos sentidos . Por exemplo: não é só esperar o recebimento de um cheque  no mês seguinte -  se estivermos trabalhando  costumamos receber nosso salário  desse modo. Isso é confiança e não fé.  Confiamos que receberemos mais um  cheque, e a confiança se baseia na experiência humana . Não é a fé que nos faz sentar em uma cadeira , sem testá-la. Isto também é confiança, pois nossos sentidos nos ensinaram  assim.  A fé tem a sua base no conhecimento  diretamente intuitivo sobre as realidades espirituais como a realidade de Deus , seu governo e o destino das almas humanas. A alma é o elo entre Deus, as coisas espirituais e a consciência humana. A alma sabe, por isso ela crê. A fé é um atributo da alma.

O problema é como permitir que a alma entre em comunicação com a mente consciente. É nesse ponto que o  homem bloqueia o conhecimento natural  e intuitivo de seu ser interior (a alma). Esse conhecimento é bloqueado com pensamentos e ações carnais , enfatizando o que é físico e negligenciando as coisas do espírito;

b) O plano de Deus na criação foi o de dar ao homem a capacidade de conhecer o seu Criador, b em como o de ser capaz de conhecer as realidades espirituais em geral. Deus criou de tal modo a alma humana que ela pode , por dotes naturais, entender tais coisas. A alma age como transmissor para a consciência. A fé não pode ser destruída, como a alma também não pode. A fé pode ser ocultada  pela mente consciente, devido à perversão do indivíduo ou pelo pouco caso para com as coisas espirituais. Esse bloqueio para  a fé pode ser tão grande  que  nenhum único raio de luz poderá iluminar a mente física (a consciência).  O homem pode chegar ao ponto de negar a existência de sua própria alma ou do Criador. Apesar disso a fé continua existindo a nível da alma mas não ao nível da consciência.

       ebreus 11:1

 

5 – Como desenvolver a fé

a) A alma humana (porção espiritual)  deve inicialmente 'interessar-se' em desenvolver  a fé. Esse desenvolvimento sobre as realidades espirituais tornar-se mais agudo na medida em que essa procura se acelera;

b) A oração  e a meditação são instrumentos para desimpedir  o contato entre a mente (consciência) e a alma. Essas práticas amortecem as forças carnais e alimentar as forças espirituais. É o carnal dando lugar ao espiritual. A prática de atitudes espirituais agradam a Deus que  se torna mais aberto ao contato com a alma. Em consequencia a fé é acrescida ;

É bom salientar que a oração e meditação devem ser autênticas. Sempre que valorizamos o físico acima do espiritual não estamos criando condições para a o lugar da oração e meditação. O Senhor Jesus vivia em constante estado de oração e meditação. Orava proferindo palavras  de louvor e solicitação ao Pai.  Meditava  dando ouvidos ao Pai  e sua alma se tornava forte na fé.  Jesus mantinha abertos os canais de sua mente consciente . Jesus andava transbordante de fé. Sendo ele o caminho, mostrou também o caminho;

c) A fé é desenvolvida pelo seu uso. Este uso é a prática  da fé entre as pessoas e para conosco mesmos. Porém antes devemos eliminar os apetites carnais   pois bloqueiam a entrada da fé  até à mente consciente. O pecado que nos cerca deve ser bloqueado  pois ele impede a concretização da fé , lugar onde ela deve ser operada. As boas obras entre os homens são uma expressão da fé. Jesus curava e fazia muitas coisas em benefício dos seus semelhantes  humanos.  Isto fortalece a fé.

6 -  A fé e as Escrituras sagradas

a) Ela nos leva a reconhecer as realidades das coisas espirituais (  Heb 11:1);

b) Ela é possível para todos os homens ( Mc 11:22; I João 3:23);

c) Os objetos da fé são o mundo eterno (Heb 11:1); Deus (João 14:1); Cristo ( João 6:29; Atos 10:21; Heb 12:2); as Escrituras ( João 5:46; At 26:27); o evangelho ( Mc 15)/ as promessas de Deus ( Rm 4:21; Heb 11:13);

d) É um dom de Deus ( Rm 12:3;  Ef 2:8;  6:23; Fil 1:29); é operação de Deus (At 11:21; I Cor 2:5); é preciosa (II Ped 1:1); é santíssima (  Jud  20) ; é fruitífera ( I Tes 1:3) ; é acompanhada pelo arrependimento (  Mc 1:15; Luc 24:47); atua em conjunto com arrependimento , formando a conversão (At 20:21); é seguida pela conversão ( At 11:21) ; tem Cristo por seu objeto e autor ( Heb 12:2);

e) A fé é um dos aspectos do Espírito Santo ( Gal 5:22); é dom do Espírito ( I Cor 12:9);

f) As Escrituras visam produzir a fé em seus leitores (João 20:21; II Tim 3:15);

g) A pregação da palavra é um dos meios para produzir a fé ( João 17:20; At 8:12;Rm 10:14,15,17; I  Cor 3:5);

h) A fé nos traz a remissão dos pecados ( At 10:43); a justificação (AT 13:39); a santificação (At 15:9; 26:18;  II Tes 2:13); a luz espiritual (João 12:36,46);  a vida espiritual (João 20:31; Gal 2:20); a vida eterna (João 20:31);  o descanso celestial (Heb 4:3); a adoção ( João 1:12; Gal 3:26); o acesso a Deus ( Rom 5:2; Ef 3:12);a herança das promessas (Gal 3:22; Heb 6:12); o dom do Espírito Santo ( At 11:15-17; Gal 3:15; Efe 1:13);

i) A fé é o guia da vida espiritual ( Rm 1:17; Heb 10:38);

j) É o meio do recebimento do evangelho (Heb 4:2);

m) É necessária para a guerra espiritual  vitoriosa(l ( I Tim 1:18, 19; 6:12)

n) Torna o evangelho eficaz para seus ouvintes ( I TEx 2:13);

o) Elimina a autojustificação ( Rom 10:3,4); a jactância (Rm 3:27);

p) Opera pelo amor ( Gal 5:6; I Tim 1:5);

q) produz a esperança (Rm 5:2); a alegria ( I Ped 1:8); a paz ( Rm 15:13); a  confiança (Isa 28:16;  I Ped 2:6); a ousadia na pregação (Sal 116:10; II Cor 4:13;

r) É um elemento necessário para a oração eficaz ( Mat 21:22; Tiago 1:6);

s) Pela fé vivem os crentes (Gal 2:20);  se firmam os crentes ( Rm 11:20; II 1:24);  andam (Rm 4:12;  II Cor 5:7);  obtém bom testemunho  (Heb 11:2) ; vencem ao mundo ( I João 5:4,5); resistem ao diabo ( I Ped 5:9); vencem a Satanás ( Ef 6:16); são sustentados (Sal 27:13; I Tim 4:10);

t) os crentes   deveriam exibir fé sincera ( I Tim 1:5); ser abundantes ( II Cor 8:7); continuar nela ( Col 1:23); ser fortes na fé ( Rom 4:20-24) ; estar firmados nela ( Col 1:23); apegar-se a ela ( I Tim 1:18);

u) A verdadeira fé  é demonstrada pelas obras  (Ef 2:10);

v) Sem as obras, a fé está morta ( Tiago 2:17,20,26);

x) A fé vence todas as dificuldades ( Mat 17:20; 21:21; Marc 9:23);  o que é feito sem fé é pecado (Rm 14:23). A prova da fé opera a paciência ( Tiago 1:3);

z)  Os ímpios podem professar a fé ( Atos 8:13,21), mas na realidade, estão  destituídos dela  (João 10:25; 12:37; At 9:9; II Tes 3:2).

 

7 -  A fé e as obras

A fé não é uma nova espécie de obra que agrade a Deus mais do que as obras legalistas, de tal modo a tornar-se um mérito sobre cuja base Deus nos daria a salvação . A verdadeira base da salvação é a graça em função da expiação do sangue de Cristo  ( Ef 2:8 e Rom 3:25).  A fé é um instrumento que recebe a bênção da graça mas não  é a base para esse recebimento . A fé produz o fruto das boas obras . Não existe fé sem santificação, pois a santificação  é o meio da salvação( II Tes 2:13). A fé estéril não é a fé salvadora.

 

 

Fontes de Consulta:

Bíblia Sagrada.

O Novo Testamento Interpretado – Vol  5 -  Russel Champlin

Estudo Persipcaz das Escrituras -  Vol 1 -  STV 



O SEU NAVEGADOR PODE TE PROTEGER DE FRAUDES NA WEB. VEJA DICAS DE INTERNET EXPLORER 8

Estudo: Entendendo a Conversão - Arrependimento

ENTENDENDO A CONVERSÃO -Parte 1 – Arrependimento

Adélio Silva

 

Introdução

                A salvação não pode ser medida por acontecimentos que se coloquem em ordem cronológica (um se sucede ao outro), dessa forma: conversão, justificação, regeneração, união com Cristo, adoção. Isto porque eles começam a acontecer simultaneamente. Só a santificação pode ser entendida como um processo, isto é, ela vai progredindo na medida da estatura espiritual adquirida pela ação renovadora do Espírito Santo em harmonia com o espírito da nova criatura.

                A conversão é a atitude de 'voltar-se para Deus' .  e ela consiste em dois elementos básicos :

Primeiro - arrependimento, fé e crença  não podem  acontecer  por iniciativa do homem  à parte de Deus . Mediante a 'graça de Deus' o homem é movido a uma reação pessoal. As Escrituras dão exemplos de pessoas que agiram dessa  forma: Salm 85:4; Cant 1:4; Jr 31:8; Lm 5:21; II Tim 2:25.

Segundo - A Bíblia não autoriza ao homem que a si mesmo se justifique, regenere ou adote, pois  só Deus pode fazer tais coisas.

                Então, em uma sequência lógica de atitudes, teríamos: Arrependimento e fé levam à justificação e esta conduz à vida ( Rm 5:17,18). Veja que primeiro ocorre o arrependimento e após vem a fé.

Neste primeiro momento estudaremos o Arrependimento  e o que ele compreende.

1. Importância do Arrependimento.

 É uma prática viciosa dos pregadores apelarem aos não salvos para aceitarem a Cristo e crerem , sem mostrar a condição de perdição e necessidade  de ter o Salvador. As Escrituras destacam sim a pregação que leve ao arrependimento, mesmo porque esta era a mensagem do AT ( Dt 30:10; II Rs 17:13; Jr 8:6; Ez 14:6;  18:30). No NT João Batista e Jesus  pregavam o arrependimento ( Mt 3:2; Mc 1:15). Os apóstolos também ( Mc 6:12). Pedro fez o mesmo  em pentecostes ( At 2:38). Assim fez Paulo ( At 20:21; 26:20). Esta ordem permaneceu para a igreja de ontem e de hoje (Atos 17:30; 24:47). O arrependimento é indispensável para a salvação (Luc 13:3).

2. Significado do Arrependimento.

Arrependimento é uma mudança da mente e compreende três aspectos ;  (a) intelectual, (b) emocional e  (c)volitivo.  Vejamos então:

(a) O Elemento Intelectual. Para que haja arrependimento é preciso que haja mudança de idéia com relação ao pecado, a Deus e ao próprio eu.. O pecado passa a ser reconhecido como culpa pessoal; Deus passa a ser reconhecido como Aquele que exige (justamente) a retidão; o eu passa a ser ser visto como maculado e desamparado.  Para a Bíblia este aspecto do arrependimento é chamado de 'conhecimento do pecado' (epignosis hamartias) (Rm 3:20 conferido com 1:32 ; Sl 51:3,7; Jó 42;56; Lc 15:17,18 conferido com 19).

(b) O elemento Emocional. Está contida aí uma  mudança  de sentimento.  Nesta fase pensamos com mais freqüência. . A palavra 'arrepender' vem do latim  re plus poenitere, que significa 'ficar triste de novo'. Em termos práticos, isto significa atitudes de tristeza pelo pecado e desejo de perdão que levam ao arrependimento ( Sl 51:1,2; II Cor 7:9,10).  As Escrituras apresentam  a idéia do arrependimento   utilizando a palavra grega metamelomai, que significa 'ser um cuidado para alguém depois'  ( II Cor 7:8; Heb 7:21). Dá a idéia de manter-se vigilante para evitar reincidências.

(c) O Elemento Volitivo. É a mudança da vontade e da disposição. É a volta íntima contra o pecado.  Nas escrituras é usada a palavra grega  metanóia, que significa 'uma  mudança de idéia'.  São citações no Novo Testamento ( Mt 3:8,11; At 5:31; 20:21; Rm 2:4; II Cor 7:9,10; II Pe 3:9; Mt  3:2; Lc 13:3;  15:7; At 2:38; 17:30; Apc 2:5).

Notas: Confissão de pecado e reparação de erros cometidos contra os homens ( Luc 19:8)  são frutos do arrependimento  mas não são arrependimento. Não somos salvos para o arrependimento mas sim se nos arrependermos. Arrependimento não é uma satisfação dada a Deus  mas uma condição do coração necessária para que possamos crer para a salvação. O verdadeiro arrependimento nunca existe independentemente da fé, isto porque não se pode voltar contra o pecado sem ao mesmo tempo se voltar para Deus. A verdadeira fé nunca existe sem arrependimento e mudança moral.

3. Meios de Arrependimento . Por parte de Deus o arrependimento é uma dádiva. Somos chamados a nos arrepender para que possamos sentir nossa própria incapacidade de fazer isso e consequentemente  sermos jogados para Deus  e pedirmos a Ele que execute esta obra da graça em nossos corações (At 11:18 ; II Tim 2:25)

 Já do lado humano o arrependimento é trazido por várias atitudes.  É ensino de Jesus que:

Milagres não conduzem ao arrependimento ( Mt 11:20,21);

Ressurreição de morto não pode levar ao arrependimento (Luc 16:30,31);

A Palavra de Deus  pode levar ao arrependimento ( Luc 16:30,31);

A Pregação do evangelho pode levar ao arrependimento ( Mt 12:41; Luc 24:47; At 2:37,38; II Tim 2:25);

A  bondade de Deus  para com suas criaturas,pode ( Rm 2:4; II Ped 3:9);

A correção do Senhor pode (Apc 3:19; Heb 12:10,11);

A crença verdadeira pode ( Jonas 3);

Uma nova visão de Deus pode ( Jó 42:5,6).

 

Fontes de Consultas: Bíblia Sagrada;  Palestras em Teologia Sistemática- Henry Thiessen

TRANSFORME SUAS FOTOS EM EMOTICONS PARA O MESSENGER. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

Estudo: Homem, Imagem e Semelhança de Deus

HOMEM -  IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Adélio Silva

 

Textos:

Gen 1:26,27

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou."

Gen 5:1 "ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez."

Gen 9:6 "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme à sua imagem."

I Cor 11:7 "O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do varão."

Tiago 3:9 "Com ela bendizemos a Deus, o Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus."

 

O que significa 'imagem" e "semelhança"?  Imagem é a sombra ou traçado  de uma figura.Semelhança  indica que essa sombra se parece com a figura.  Os comentaristas afirmam que "não parece haver qualquer diferença entre essas palavras hebraicas.

 

Pontos a considerar:

Primeiro -  Não é uma semelhança física.

 Sendo Deus um espírito não pode  ter partes físicas como um homem. Os mórmons representam Deus como um grande ser humano, mas isto não representa a verdade. Observemos o que diz o salmo 17:15: "...quando acordar;  satisfazer-me-ei da tua semelhança ....."  Isto de forma nenhuma indica forma física.

Em Exodo 33:20, lemos :" E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá."

A semelhança entre o homem e Deus significam:  Perfeita saúde física sem contaminação por germens herdados ou comunicados; não sujeição à morte física

Segundo -  Éi uma semelhança Mental. 

Observemos o que diz o comentarista Hodge: "Deus é um espírito e alma humana é um espírito. Os atributos essenciais de um espírito são:  razão, consciência e vontade. Um espírito é um agente racional, moral e portanto livre. Ao criar o homem à Sua imagem, portanto, Deus o dotou com aqueles atributos  que pertencem à sua própria natureza como espírito.  O homem assim difere de todos os outros habitantes  deste mundo, e está imensuravelmente acima deles. Ele pertence à mesma ordem de seres que o Próprio Deus é e  portanto capaz de comunhão com o seu criador. Essa conformidade de natureza entre o homem e Deus ... é também a condição necessária  para nossa capacidade de conhecer Deus e portanto o fundamento de nossa natureza religiosa. Se não fôssemos semelhantes  a Deus não poderíamos conhecê-lo.... "

Pensemos mais sobre isso examinando as Escrituras em Col 3:10 "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;" Esta renovação começa na regeneração e continua na santificação.

A capacidade de grandes faculdades intelectuais do homem está subentendida na ordem para 'cultivar' o jardim e o 'guardar' (Gen 2:15); a exercer domínio sobre a terra e todas as  criaturas da terra ( Gen 1:26,28)  e na declaração de que ele dê nomes a todos os animais da terra ( Gen 2:19,20).

Comenta Willis Lorde:

"Aqui está, então, no estágio mais antigo da vida de Adão, a fala, pois ele evidentemente diz ou pronuncia nomes. Aqui também se encontra o conhecimento da linguagem em seu poder radical, pois esses nomes não são vazios mas significativos. Aqui também se encontra o conhecimento zoológico, pois as diversificadas naturezas e qualidades dos animais e pássaros  antes de Adão determinam sua ação ao dar-lhes nomes".

Podemos afirmar também que essa semelhança é inalienável (não pode ser retirada do homem) e como constitui a capacidade para redenção do homem , valoriza até mesmo a vida do depravado (Gen 9:6) "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme à sua imagem."

Terceiro -  É Semelhança Moral

A imagem(ou semelhança) de Deus que serviu de modelo para a formação do homem consistiu de sua natureza racional mais a sua conformidade moral.

Assim, o homem é a imagem de Deus e ostenta e reflete a semelhança divina entre os habitantes da terra, porque ele é um espírito, um agente inteligente, voluntário (com vontade própria) e por estas razões está investido do domínio universal como é direito.

Tal semelhança do homem com Deus fica claro nas Escrituras. Vejamos Ef 4:24 "E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade."

Se na regeneração o homem é criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade, é válido afirmar que  originalmente o homem possuía tanto retidão quanto santidade . A retidão e santidade  requisitos indispensáveis à prática da comunhão com Deus . Em Ecl 7:29 lemos que 'Deus fez o homem reto'. Também em Gen 1:31 está confirmado que ' viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom".

Santidade  original pode ser definida como 'uma tendência das afeições e vontade do homem, apesar de acompanhadas do poder da escolha do mal, em direção ao conhecimento espiritual de Deus  e das coisas divinas em geral .

Quarto -  É Semelhança Social

A natureza social de Deus tem como base suas afeições voltadas para a Trindade. Assim é que Deus tem uma natureza social. Assim como Deus procura  companhia, o  homem também dela precisa. Deus então dotou o homem de uma natureza social.  No início essa comunhão foi achada no próprio Deus (Gen 3:8)  "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim."

Deus  havia feito o homem para si e este encontrava satisfação na comunhão com seu Senhor.  Deus então providenciou companheirismo humano ao criar a mulher ( Gen 2:18) "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele."  Eles tinham uma íntima relação ao ponto de serem 'uma só carne' (Gen 2:24). Ora se Deus fez o homem com uma natureza social é porque Ele também tem uma natureza social. O amor humano e interesses sociais  surgem diretamente deste elemento da natureza humana que ele não perdeu com o pecado.



TRANSFORME-SE EM PERSONAGENS ENGRAÇADOS COM O SITE DE I LOVE MESSENGER. VEJA COMO.

Mensagem - Aqui é seu lugar

Aqui é seu lugar

Adélio Silva

 

Texto:  Gen 28:10-17

                                                        

Partiu, pois, Jacó de Berseba, e foi-se a Haran; E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se naquele lugar,E sonhou: e eis uma escada era posta na terra, cujo topo tocava nos céus: e eis que os anjos de Deus subiam e desciam por ela;E eis que o Senhor estava em cima dela, e disse: Eu sou o Senhor, o Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaac: esta terra, em que estás deitado, ta darei a ti e à tua semente:E a tua semente será como o pó da terra, e estender-se-á ao ocidente, e ao oriente, e ao norte, e ao sul, e em ti e na tua semente serão benditas todas as famílias da terra:E eis que estou contigo, e te guardarei, por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.Acordado, pois, Jacob do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia.E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.

 

Introdução:

Procuramos lugares para: recomeçar a vida■passar o ano novo■divertimentos■descanso■curtir com amigos■lua de mel■férias■pernoitar■

   

1 -  Somos peregrinos nesta  vida

                                                    

Vs 10..partiu...e foi-se.

■I C29:15..Porque somos estranhos diante de ti, peregrinos, como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e não há outra esperança.

■Ef 2:19:  Assim que, já não sois estrangeiros nem forasteiros, mas concidadãos dos santos e da família de Deus;

 

2 -  Qual sua condição e expectativas quanto à vida?

 

                                                       

■Decepcionado? Revoltado? Sem amigos.........

■Mesmo que não seja assim em particular, para milhões esta é a dura realidade.

■Qual a realidade de Jacó?

 

3 -  Qual a sua experiência com Deus?

                                        
■Já teve um encontro com Ele? ...Saibas que aqui é a hora, a vez e o lugar.

■Já refletiu sobre a brevidade da vida?

■Há algo semelhante entre você e o patriarca bíblico?

 

4 – Que fazer de sua vida?

                                                  

■Espera um grande milagre? Quem sabe, uma escada que o leve direto para o céu de Deus.

■O céu pode ser realidade agora pela fé. (Ef 2:18)." Porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai, em um mesmo Espírito".( Heb 4:16)." Cheguemo-nos, pois, com confiança, ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno".

■Deus está sempre no topo da escada;

■Há promessas  serem cumpridas em sua vida: Eu serei contigo. Eu te guardarei por todos os lugares e situações. Cumprirei o eu prometo. O que mais precisa?

 

5 – Atitudes positivas a tomar

 

                                              ■Usar oportunidade presente

■Este é o seu lugar, a casa de Deus

■Jacó  temeu e agiu. A oportunidade é esta, aqui, junto ao povo que já é de deus e que está no lugar de Deus

■Deus manifestou-se a Jacó distante dos santuários onde ele costumava adorar. Aqui e agora é onde Deus está, é seu santuário. Volte-se paa ele agora. Descanse em seus braços. Volte prá Jesus.



VEJA TODOS OS SEUS EMAILS DE VÁRIAS CONTAS COM UM SÓ LOGIN. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

mensagem - A vida eterna

A VIDA ETERNA

Adélio Silva

 

Texto: João 3:15,16

Introdução

A vida provém de Deus. Ele é a sua fonte  ( Gen 2:7; At 17:25)  e é também o único que tem vida em si mesmo. Quando diz 'Deus vivo' a Bíblia o credencia como estando presente e ativo no mundo, sendo  Criador, Sustentador de um povo e sua fonte inesgotável de vida física e espiritual. Toda a vida no universo  depende  de  Deus  e está sob sua responsabilidade.

 

1 – Palavras usadas na Bíblia traduzidas por 'vida'

a) No Antigo Testamento (palavras em hebraico)

hay (hayyîm no plural), corresponde a  zoe no grego .Para que exista o homem deve possuir   hayyîm.

Nepés. No grego é psyche. Seu sinônimo é rûah (Is 26:9). Significa 'energia vital' ou 'fôlego', tanto de homens como de animais (Ec 3:19; Gn 6:17; 7:15,22) e tem sua origem no próprio Deus. Por estar vivo o homem possui  nepés . Esta palavra geralmente é traduzida por "alma" ou fôlego ou vida . Quando se aplica ao homem esta palavra  designa uma existência como ser vivente à parte de Deus ( Gen 2:7; 12:13; Ex 12:15)de Deus ). Já a palavra rûah designa o homem como um ser que obtém de Deus a sua vida.

Obs:  O Velho Testamento não ensina claramente algo sobre a vida depois da morte. Alguns casos isolados como os arrebatamentos de Enoque e Elias nos dão pequenos indícios . Um outro caso isolado é o de Jó. Ele cria que  seria vivificado depois da morte ( 19:25-26). Referências como Salm 71:20; 73;23 e cap 19 são indicativos de uma vida no além.

b) No Novo Testamento

Existem Três palavras no grego que são traduzidas por 'vida': Bios, zoe, e psyche.

Bios – Indica vida como o estado presente da existência bem como os recursos mediante os quais ela é mantida, semelhantes a 'sustento', 'haveres' e' bens' ( Lc 8:14; I Tim 2:2; 2 Tim 2:4; 1 Ped 4:2; 1 João 2:16; Mc 12:44; Lc 21:4; Luc 8:43; 15:12,30; 1 João 3:17).

Zoe -  é usada frequentemente , e correponde a hayyîm (heb) . É usada para indicar o estado de quem possui vitalidade, ânimo.  É a palavra mais completa para indicar 'vida eterna' pela amplitude do seu significado ( Luc 12:15;  AT 8:33; 1 Ped 3:10; João 3:15-16,36; 4:14; Rm 6:23; 1 Tim 6:12).

Psyche -  Geralmente equivale a nepés no VT. É o princípio animados da vida ( At 20:10) e representa o 'eu' do homem (At 2:43; 3:23; Rm 13:1). Representa bem o tipo de vida que é vivido na terra e posteriormente no 'reino de Deus' (Luc 21:19; Heb 10:39).

2 -  A vida Eterna

Jesus, ao começar seus ensinos sobre a vida eterna, estava  como que 'espiritualizando' aquilo que Ele ensinou sobre o 'reino de Deus'. A entrada no reino seria uma doutrina pertencente ao outro mundo, um equivalente à vida eterna.  Aliás, esta foi a missão fundamental de Jesus Cristo na terra.

Se vista pelo ponto de vista temporal, a vida eterna  indica  uma vida sem princípio, sem fim, ou ambas as coisas. . Porém, nesta passagem, o sentido é de determinar 'uma qualidade de vida'. Isto para pela verdade de que existe um  reino celestial, habitado por seres transformados , que, apropriadamente são chamados de filhos de Deus . São homens (e mulheres) regenerados, que receberam o revestimento  da natureza metafísica de Cristo. Compartilham da vida de Deus . é um contraste se comparado ao tipo de vida vivida nesta dimensão terrena.

Mas, o que é vida eterna? ?Assim comente Champlin:

"I.  Se olharmos humanamente, incluiremos todas as condições e todos os efeitos da conversão,  da santificação  e das operações do Espírito sobre a alma. Os homens começam a participar da vida de Cristo  quando ainda estão aprisionados ao corpo físico (Rm 6:3);

II – Em seu aspecto celeste, a vida eterna inclui a glorificação da alma, a participação na natureza e imagem do Logos (Jesus), o que importa na  participação da vida necessária e independente do próprio  Pai ;

III -  é a participação na plenitude de Deus, isto é, na natureza e nos atributos  divinos ( Ef 3:19);

IV – É a participação na plenitude de Cristo  ( Ef 1:23);

V – Não é simplesmente vida sem fim (simples imortalidade), e sim um tipo de vida, a vida mais elevada que existe;

VI – Trata-se de uma vida na qual a imagem de Deus  é duplicada no homem , segundo o padrão do Filho mais velho;

VII – Os eleitos compartilham de modo finito  dessa forma de vida divina, ao passo que o Filho goza de uma participação infinita. Porém a eternidade toda terá o propósito de ir intensificando essa participação. Assim, os eleitos irão de um estágio  de glória a outro "ad infinitum" (II Cor 3:18);

VIII – A qualidade dessa vida é simbolizada pelas coroas (doações ou participações espirituais)  -  II Tim 4:8;

IX – Ela capacita os eleitos a realizarem obras poderosas  e elevadas, com o intuito de ajudar a criar a unidade de todas as coisas  em torno de Cristo  ( Ef 1:10), para que Ele, afinal, seja tudo em todos  ( Ef 13). A igreja será o principal agente dessa restauração;

X -  Ela inclui lindas moradas nas esferas celestiais, porém consiste sobretudo do que acontece à própria pessoa , e não do que ele virá a possuir.

Fontes de Consulta: Bíblia Sagrada, Enciclopédia Hitórico-Teológica da Igreja Cristã – Walter Elwell. O Novo Testamento Interpretado -  Russel N Champlin

VEJA TODOS OS SEUS EMAILS DE VÁRIAS CONTAS COM UM SÓ LOGIN. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.