quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mensagem: Quando a vitória não vem

Quando a vitória não vem

 

Por Adélio Silva

Prov 21:31 "Prepara-se o cavalo para o dia da batalha, porém do Senhor vem a vitória".

 

Introdução

A nação brasileira está mais uma vez abalada pelo fiasco  da seleção brasileira de futebol na África 2010. Todo  o otimismo foi desmoronado, o grito de hexa adiado. Lágrimas, desilusões, decepções,  sentimentos de nacionalismo ferido e perdido. Mais uma vez a vitória não veio. A vitória é a meta dos que,  ansiosos,  por ela esperam provar para todos os outros que são melhores, os mais bem preparados, os imbatíveis.

Melhor é falar de vitória do que ocupar os lábios com palavras de insucesso. Mas falar de vitória não nos isenta de algumas derrotas. Aliás, nem mesmo poderia existir a palavra Vitória, se a derrota não fosse uma realidade.

Os insucessos marcam nossa vida e muitos deles são inevitáveis. Uma mãe que perde o filho num acidente, ou uma enfermidade que surpreende a todos numa casa, ou mesmo um desequilíbrio financeiro, muitos destes problemas podem ser elencados no quadro da derrota. E eles fazem parte da vida.

Eis a experiência de vida de um certo pastor:

"Assim que minha filhinha Kandace nasceu, há quase seis anos, eu enfrentei um dilema com o Kemuel, hoje com 9 anos. Kemuel foi acometido de uma pneumonia, bronquite e, consequentemente, uma forte crise de asma. O quadro era tão intenso que meu filho vomitou a noite inteira. Eu, na qualidade de pastor, senti-me no dever de repreender aquela enfermidade. Orei, orei e orei. Minha oração parecia vazia. Nenhuma resposta.

Lá pelas tantas, já quase amanhecendo o dia, eu vi meu filhinho de joelhos na cama, orando as seguintes palavras: "papai do céu, eu não quero mais vomitar. Você pode me ajudar?". Tal oração muito me comoveu. Naquela hora, pensei comigo: "certamente Deus vai responder com cura. Ele não negaria um pedido tão ingênuo e sincero". Pois bem, dez minutos depois meu filho continuou vomitando. Tive que levá-lo ao hospital, onde se internou por 9 dias.

Eu quase me desvio – como diria Asafe. Fiquei muito desapontado com minha fé. Como Deus pôde deixar de ouvir uma oração de uma criança? Não prego sempre sobre o Deus da vitória? Onde estava a minha fé? O que houve comigo?

A minha experiência me levou ao equilíbrio. Deus não me deixaria passar por isso se não tivesse o objetivo de me tratar. Posso dizer que fui tratado. Entendi que nós sempre oramos o que queremos, mas Deus somente responde no nível de Seu próprio entendimento. Ou seja, Ele responde o que quer, por saber perfeitamente o fim desde o começo.

Apesar desta experiência, nunca deixei de orar diante de um quadro de enfermidade. Muitas vezes tenho a resposta positiva. Mas aprendi a descansar em paz, mesmo quando Deus não responde como quero. A aparente negativa de Deus não O diminui – Ele continua sendo Deus, faça ou não um milagre.

O conhecimento desta verdade me faz caminhar muito mais firme. Digo sempre que a fé não é um instrumento manipulador de milagres. A verdadeira fé é que produz força para seguirmos firmes, de cabeça erguida, ainda que tenhamos que passar pela "vale da sombra da morte".

A vida familiar compreende as dificuldades e as vitórias. Não posso imaginar uma família que viva NO fracasso. Podemos ter alguns fracassos, mas não podemos viver neles. Isso sugere que, embora tenhamos derrotas, precisamos viver EM vitória. A vitória na vida familiar se constrói pela administração dos insucessos e dos problemas.

1 - O que é a vitória?

A vitória é resultado da ação, da oração, da compreensão e da consciência de que nada que foge ao equilíbrio deverá ser um desequilíbrio eterno.  Podemos, sim, entender que a nossa "leve e momentânea tribulação produz para nós um eterno peso de glória" ( II Cor 4:17). Isto é viver em triunfo.

 

Quem é o homem que teve o poder de andar sobre o mar ?
Quem é Ele que pode fazer o
mar se calar ?
No
momento em que a tempestade vier te afogar,
Ele vem com toda autoridade e manda acalmar.
Quem é o homem que teve o poder de fazer Israel
Caminhar por entre as águas do
Mar Vermelho.
Fez caminho no meio do mar
Para o povo de Israel passar.
Do outro lado com os pés enxutos
Puderam cantar: O hino da vitória
Quando estiver frente ao mar
E não puder atravessar
Chame este homem com fé
Só Ele abre o mar.
Não tenha medo irmão
Se atrás vem faraó
Deus vai te atravessar
E você vai entoar o hino da vitória
Toda vez que o Mar Vermelho tiver que passar,
Chame logo este homem para te ajudar.
É nas horas mais difíceis que Ele mais te ver,
Pode chamar este homem que Ele tem poder.
Se passares pelo fogo não vai te queimar.
Se nas águas tu passares não vão te afogar.
Faça como Israel que o mar atravessou
E no nome do Senhor um hino de vitória, do outro lado cantou.




2 - .Ser vencedor em Cristo supera as derrotas

O triunfo é uma coisa preciosa. Nós sempre honramos os vitoriosos. Ninguém gosta de estar perto de um "perdedor"… Eu mesmo percebo que quando não estou muito bem, vivendo dias difíceis, muitos se distanciam… talvez porque não percebem que vitória para sempre não é andar sempre montado num cavalo triunfante. Vitória para sempre é você acordar pela manhã sem saber o que fazer e sobreviver. Vitória para sempre é você aceitar aquele amigo que lhe vendeu por um prato de lentilhas. Vitória para sempre é você acreditar que mesmo que tudo esteja atestando o contrário, você conseguirá.

Mas as pessoas não vêem assim… Elas avaliam o vitorioso por suas conquistas perceptíveis… O atleta que chegou em primeiro lugar… aliás ele é o único vencedor. Não entendo esse negócio de que fulano de tal venceu em segundo… Para mim quem chega em segundo já é o primeiro perdedor rsrs… mas… vamos voltar ao que estava dizendo…  Nós amamos o triunfo… Amamos os troféus, as honrarias, sim amamos e não venha me dizer que você não ama, porque você ama sim. rsrsrs.

O triunfo traz consigo um aumento de propósitos e significados. Quando estou vencendo, sou digno. Quando estou triunfando, eu tenho significado.

No entanto, o triunfo é passageiro. A vitória mal chegou e de repente já se foi. Alcançou, mas agora é história. Ninguém é campeão para sempre. O vencedor precisa sempre se preparar para outra vitória, porque aquela, apenas aquela será um conto apenas.

Talvez esse seja o cúmulo do absurdo da alegação de Paulo: "Mas graças, porém a Deus que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo…" (2 Corintios 2.14)

O triunfo de Cristo não é temporário. Ser vencedor em Cristo não é um evento ou uma ocasião. Não é passageiro. Ser triunfante em Cristo é um estilo de vida… um estado de espírito! Ser triunfante em Cristo não é algo que fazemos, é algo que nós somos.

Perceba a diferença… Temos vitórias no mundo… Somos vitória em Cristo!

Um vitorioso naturalmente se alegra por algo que fez… atravessar um grande lago a nado… compor uma música em que as pessoas choram quando ouvem… entrar para o livro dos recordes com a façanha mais inacreditável… juntar seu primeiro milhão de reais… comprar um carro novo… entrar para a faculdade… conseguir subir profissionalmente… e por aí vai…

Mas o vitorioso em Cristo se alegra não pelo que ele fez e sim pelo que ele é. Um filho de Deus, um pecador perdoado, um herdeiro da eternidade, um cara que sabe que Deus o conhece pelo nome. Um vitorioso em Cristo, pode até estar em crise cotidiana, perdendo batalhas físicas e emocionais, mas é um vencedor invicto.

"Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?"  (Romanos 8.35)

Um vencedor em Cristo não depende das circunstâncias que o cercam, pois seu triunfo é essência.

Nada pode me separar do meu triunfo em Cristo. Nada! A minha vitória não é baseada sobre os meus sentimentos, mas sobre o dom de Deus. A minha vitória não é baseada sobre as minhas perfeições  mas sim sobre o perdão de Deus. Quão precioso é essa vitória em Cristo!

Ainda que eu seja pressionado por todos os lados, a vitória continua sendo minha. Ainda que digam que eu não conseguirei, que sou isso ou aquilo, a vitória permanece comigo.

 

A VITÓRIA FINAL

Apoc 15:2 "E vi um como mar de vidro misturado com fogo e também os que saíram vitoriosos...e tinham as harpas de Deus".

As vitórias que esperamos neste mundo podem não vir ou não. Se não vêm, temos decepções e frustrações, tristezas e revoltas.

A vitória em Cristo está ao seu alcance. Você pode pertencer à grande multidão dos que só cantarão vítória.

 

Para isto, você precisa:

a)      Arrepender-se de sua vida de enganos e pecados;

b)      Crer que Cristo é o Senhor da vitória e o único que pode te salvar;

c)      Iniciar hoje mesmo uma vida transformações continuadas. Vitórias eternas.

d)     Aceite Cristo como teu senhor e Salvador.  



PARA NAVEGAR COM MAIS PRIVACIDADE USE O INTERNET EXPLORER 8. INSTALE GRÁTIS.

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.