segunda-feira, 11 de abril de 2011

mensagem

E AGORA JOSÉ? Adeus ou até breve?

Adélio Silva

Textos: Luc 12:20 "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"

Tg 4:14" Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a nossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece;"

Introdução:

Ocupou os noticiários nos últimos dias, matérias que acompanharam a trajetória do Vice Presidente José de Alencar até seu desenlace após longo  e penoso processo  no embate contra a doença que vitimou.

 

Afirmou  o comentador Antonio Brandileone :  " Tomba um jequitibá (uma das maiores árvores da floresta nacional), que se tornou símbolo da dignidade da política brasileira: o ex-vice-presidente da República que, depois de uma insanável luta de 13 anos contra uma terrível doença e de ter passado por mais de uma dezena de cirurgias delicadas e perigosas, morreu na terça-feira. O Brasil perdeu um dos seus maiores filhos e um tenaz lutador.

Um respeitado professor de Filosofia de Direito da nossa sempre querida Faculdade do Largo de São Francisco, Miguel Reale, já dizia: "Se não existisse a morte, a vida não teria razão de ser". Assim, a morte de José Alencar nada mais é do que a confirmação da sua vida aqui, na Terra, onde deixou exemplos indeléveis, indestrutíveis de homem público, que amou sua Pátria mais do que a si mesmo. Era uma pessoa de tanto bom humor que, mesmo atacado pelo terrível câncer, e ao receber uma merecida homenagem, brincou, perguntando se depois da sua morte também seria tão homenageado. Está sendo muito mais pelo exemplo de vida que nos legou!"

Mas ao lado de incontáveis demonstrações de aplausos ao referido personagem, houveram os que disseram não ser preciso tanto alarde.  Ele não seria tanto um herói nacional, um rei da moral, uma figura de extremada relevância., como este comentário proferido pelo médico Humberto de Luna Freire:  "HERÓI? Vamos respeitar o morto. Todos são merecedores, porém considerar nosso ex-vice-presidente um herói é exagero. Heróis, na minha opinião de médico, são os cancerosos do SUS, que em muito pouco tempo passam a rezar não para viver, mas para morrer."

Contudo, para nossa reflexão hoje, pensemos sobre algo bem mais importante para o Sr. Alencar do que sua aplaudida vida moral e sua persistência na luta contra a enfermidade.

 

Que dizer em temos bíblicos do seu possível destino:

Observemos esta poesia de Carlos Drumond de Andrade, musicada e sumariada como abaixo:

José

E agora, José?
A festa acabou,
a luz apagou,
o povo sumiu,
a noite esfriou,
e agora, José?

 

1 – Adeus e Até logo

Adeus:

Até que a morte nos una novamente. Enfim, geralmente quer dizer que você não tem previsão de quando vai voltar a ver aquela pessoa.

O termo encerra em sentido de separação permanente, pelo menos no campo físico. A palavra põe como que um ponto final nas possibilidades de reencontro. Seu peso encerra um sentimento de que tudo o que havia para ser feito, dito, cumprido, não possui  chances de perpetuação. É o ponto final para a história da relação de alguém com seus semelhantes.

Adeus é um prognóstico de que não a verá jamais, algumas pessoas usam de forma errada, mas é uma palavra muito forte, que determina, "estou indo para sempre".

Até Logo:

Saudação de despedida que indica regresso ou reencontro dentro de pouco tempo.

 

 2 – Relacionamentos, Adeus e Até Logo 

Relacionamento horizontal. Diz respeito  àquilo que dizemos ou fazemos, fortalecendo ou não possíveis amizades com pessoas ao nosso redor. Dependendo  de construirmos sólidas e profundas relações com as pessoas, criamos vínculos sentimentais positivos que dificilmente serão desfeitos, mesmo com a morte. Ao nos separarmos dessas pessoas definitivamente poderemos dizer Adeus ou Até Logo.

Relacionamento vertical diz respeito à nossa intimidade com Deus. Se o temos como nosso Deus e ao seu filho Jesus Cristo como Senhor, mesmo havendo morte física, estaremos com o Senhor  e não existe expressão verbal que possa nos separar: Nem Adeus nem Até logo.

Todos que não têm Cristo vivem o dilema de dizer Adeus um dia.

E se pertencemos ao mesmo grupo que forma a Igreja de Cristo, isto é, os salvos, ou seja,  pessoas que têm a mesma expectativa eterna mesmo que venhamos a nos separar pela morte física, poderemos dizer Até Logo e Não Adeus pois temos a esperança de nos encontrarmos na eternidade com Deus.

 

3 -  A incerteza que leva ao Adeus.

Todos nós enfrentamos a luta diária pela vida. Por isso, às vezes, perdemos a esperança.
Tentamos encontrar saída para esse vazio comprando, viajando, conversando com outros, lendo livros de auto-ajuda. Conseguimos até rir durante o dia.
No fundo, sentimos que a vida é mais do que isso. E é aqui que aparecem as maiores discussões. Uns acham que rituais religiosos resolvem, outros se esforçam na prática de boas ações. Una procuram respostas na filosofia, outros na psicanálise. Livros e mais livros são escritos.
Começamos uma procura insistente, não conseguindo preencher esse vazio com os próprios esforços e assim, caminhamos em qualquer direção e, pior: sem qualquer esperança.  É o vazio interior.
Por que temos este vazio interior?
Resposta: "Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça."(Isaías 59:2). "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia."(I João 3:4). Os nossos pecados nos separam de Deus porque não seguimos as orientações divinas e o nosso espírito começa a sentir a falta de Deus.
Isto acontece com todo o mundo?
Resposta: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."(Romanos 3:23). Todos estão separados de Deus, mesmo aqueles que acreditam que são bons e justos.
 Apesar da condenação, ainda há esperança?
Resposta: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."(Romanos 6:23)
A recompensa para o pecado é a morte, que significa separação de Deus por toda a eternidade. A vida agora não tem paz, esperança e segurança da eternidade com Deus. Diante desta verdade, a Bíblia nos apresenta apenas uma alternativa.
Por que uma única Esperança?
Resposta: "E em nenhum outro há salvação: porque debaixo do céu nenhum outro nome (Jesus Cristo) há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos."(Atos 4:12)
A salvação só pode ser conseguida por meio de Jesus Cristo. E Deus pelo seu amor tem colocado esta esperança ao alcance de todos. A Bíblia diz: "Porque Deis amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. (João 3:16)
Como conseguir esta Esperança?
Resposta: "Porque se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo; pois é com o coração que se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação."(Romanos 10:9,10). Declarar que Jesus Cristo é o Senhor da sua vida significa que você não é mais rebelde, e que deixa de confiar em religiões, filosofias e boas ações para a sua salvação, passando a crer somente em Jesus Cristo como o único Mediador e Salvador.
Posso ter esta Esperança Agora?
Sim! A Bíblia diz: "Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será alvo."(Romanos 10:13).                          "No tempo aceitável te escutei e no sai da salvação te socorri; eis aqui agora o dia da salvação." (II Coríntios 6:2)                  Faça isso neste momento!
Diz ainda em Fil 1:20 "Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte."
Conclusão:
 
LEMBRE-SE: Se sua esperança está em Cristo e só nele, você faz parte da grande família dos salvos. Isto permitirá que em seus momentos finais nesta vida, possa dizer : Irmãos meus, até logo.
Mas se esta não é sua realidade, só poderá dizer: Adeus.
Se é uma pessoa salva por Cristo, poderá começar a ter uma nova visão da vida nova que  Deus outorga através de Cristo.
Se deseja ter a salvação agora, faça a seguinte oração:
"Senhor Jesus, reconheço que sou um pecador. Perdoa os meus pecados. Creio que tu és o Filho Unigênito de Deis que veio me salvar, morreu na cruz em meu lugar e foi ressuscitado dentre os mortos Tu és o meu único e suficiente salvador. Entra em meu coração e sê o Senhor da minha vida. Amém."

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.