domingo, 19 de junho de 2011

O Náufrago

(1)O NÁUFRAGO

Adélio Silva

(2)Textos bíblicos: Jonas 2:3 "Porque tu me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado por cima de mim."

(3)Introdução

 

 

Trailer do Filme "O náufrago". Por que naufragamos? Como se sente  um náufrago? Seu isolamento, sua angústia. Suas esperanças. Até quando e quanto suportaria. Solidão. Dor da ausência

 

(4)1 -  Afinal, por que naufragamos? Fatos esclarecedores:

 

۞Naufragar não é o destino humano. O que diz a Bíblia em Gênesis 1:31 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom: e foi a tarde e a manhã o dia sexto."

۞Perfeição não comporta possibilidades de quedas. A criação humana, obra de Deus, levava consigo o mais perfeito design criativo imaginável. Homem, ser perfeito.

۞A desobediência foi o elemento surpresa.Sua prática voluntária detonou o processo de naufrágio, afundamento físico, moral e espiritual. (Gen 2:16-17) "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,

Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás"

 

۞Naufragar pode ser comparado a pecar: Rom 5:21 "Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.

Rom 5:17: "Porque se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais, os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só—Jesus Cristo."

 

(5)2 –Aonde estamos indo, como náufragos?

۞Sem destino  certo: Mat 9:36 "E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor."

 

۞Perdidos em meio ao pecado Jud 1:13" Ondas impetuosas do mar, que escumam as suas próprias abominações; estrelas errantes, para as quais está eternamente reservada a negrura das trevas."

 

۞Para longe de Deus -  Mat 7:13 "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho, que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;"

 ۞Para a morte - Rom 6:23 "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus, nosso Senhor. Estando mortos à lei, sirvamos a Deus em novidade de espírito. A lei opera em nós a morte. Luta da carne com o espírito

 

 

(6)3 – Há esperança para os nautas?

۞Mesmo estando como que em uma ilha, isolado, sem contato com Deus, ainda existe esperança. Mas saiba que (7)

A esperança não está no próprio homem

Não está em outras pessoas

Não está na prática religiosa

Também não está nos poderes econômicos ou políticos(8)

Não na beleza física

Não na inteligência sem Deus.

Nem no conhecimento científico

 

۞Então, onde está a esperança?

Não em uma potente embarcação humana (um transatlântico)

۞(9 )O que diz a Palavra de Deus?

Está em Deus Pai; Jó 8:5-7 "Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-Poderoso pedires misericórdia,Se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça.O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo.

(10)Jó 11:18 "E terás confiança, porque haverá esperança; olharás em volta, e repousarás seguro".

Salmo 39:7 "Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti."

Rom :5:2 "Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.

Está em Cristo . Mc 10:45 "Porque o Filho do homem, também, não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos."

 

 

 

(11)Conclusão: ilustração


 

Um certo homem saiu em uma viagem de avião. Era um homem temente a Deus, e sabia que o Senhor o protegia.
Durante a viagem, quando sobrevoavam o mar, um dos motores falhou e o piloto teve de fazer um pouso forçado no oceano. Quase todos morreram, mas o homem conseguiu agarrar-se a alguma coisa que o conservou em cima da água. Ficou boiando à deriva durante muito tempo até que chegou a uma ilha não habitada.

Ao chegar à praia, cansado, porém vivo, agradeceu ao Senhor por este livramento maravilhoso da morte. Ele conseguiu se alimentar de peixes e ervas. Conseguiu derrubar algumas árvores e com muito esforço construiu uma casinha para ele. Não era bem uma casa, mas um abrigo tosco, com paus e folhas. Porém significava proteção. Ele ficou todo satisfeito e mais uma vez agradeceu ao Senhor, porque agora podia dormir sem medo dos animais selvagens que talvez pudessem existir na ilha.

Um dia, ele estava pescando e quando terminou, havia apanhado muitos peixes. Assim, com comida abundante, estava satisfeito com o resultado da pesca. Porém, ao voltar-se na direção de sua casa, qual não foi sua decepção,ao ver sua casa toda incendiada.
Ele se sentou em uma pedra chorando e dizendo em prantos:
-Senhor! Como é que foi deixar acontecer isto comigo? O Senhor sabe que eu preciso muito desta casa e o Senhor deixou queimar todinha. O Senhor não tem compaixão de mim? Eu sempre faço minhas orações diárias.
E assim permaneceu o homem durante algumas horas, envolvido em sua revolta e dor.

Passado algum tempo, uma mão pousou no seu ombro e ele ouviu uma voz dizendo:

-Que bom encontrá-lo... você está bem?
Ele se virou para ver quem estava falando com ele, e qual não foi sua surpresa quando viu em sua frente um marinheiro acompanhado de uma equipe: -Vamos rapaz, nós viemos te buscar...

-Mas como é possível? Como souberam que eu estava aqui?

-Ora, amigo! Vimos os seus sinais de fumaça pedindo socorro.
O capitão ordenou que o navio parasse e nos mandou vir lhe buscar naquele barco ali adiante. O grupo entrou no barco e o homem foi para o navio que o levaria em segurança de volta para os seus familiares tão queridos.

E você, como está?

Se nada mais existe que possa lhe elevar as possibilidades de resgate, veja Cristo, o Senhor, Salvador, a estender sua mão. Segure enquanto é tempo. Hoje, agora pode ser o seu dia de salvação, Sai da ilha do pecado e volte-se para Deus. Só ele, por seu filho Jesus Cristo podem te dar a alegria de uma nova vida.

Mc  4:37-41 "E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para a outra banda.E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia, também, com ele outros barquinhos.E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia.E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?

E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança."

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.