sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A súplica de um justo - estudo

IGREJA BATISTA EM ARUANA

Material suplementar ao estudo da EBD: "A SÚPLICA DE UM JUSTO PODE MUITO NA SUA ATUAÇÃO"

Textos bíblicos: Hb 10;12; Tg 5; 1 Ped 2; 1 João 3;5; Jd 20-25

EXEGESES DOS TEXTOS (destaques em itálico)

COMO CHEGAR À ORAÇÃO – Heb 10:22 a

"Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza da fé, tendo o coração purificado  da  má consciência e o corpo lavado com água limpa"

"....verdadeiro (sincero) coração..."

Considerações a metáfora do coração:

Ø  Coração é o homem essencial, é a alma, e refere-se às qualidades intelectuais e emocionais;

Ø  Sinceridade é justiça que imita a justiça divina ( Rm 3:21; 5:1). Esse esforço para imitar a Deus  leva a uma vida de vitórias;

Ø  É possível que o coração se distancie  de Deus (Mat 5:8), caracterizando assim os injustos, os pagãos e ímpios;

Ø  É possível um coração ficar endurecido ( Heb 3:8,10) pela prática da vida de pecado deliberado , continuando regredindo  para a prática das ´paixões pecaminosas;

Ø  Um coração pode se tornar odioso aos olhos de Deus ( Prov 6:16), cheio de maus pensamentos ( Gen 6:5; Jer 17:9; Ez 11:19);

Ø  Mas ele pode ser preparado por Deus (Sal 10:17), sendo honesto e bom ( Luc 8:15), obediente (Sal 119:112) e um depósito de  coisas boas;

"...em plena certeza da fé..." A fé assim colocada significa a entrega da alma aos cuidados de Cristo de forma determinada a apropriar-se dos benefícios espirituais  por Ele prometidos. É a prontidão em se deixar transformar pelo Espírito Santo  segundo a imagem moral e metafísica de Cristo. Ela é que nos dá a certeza  plena da entrada no Santo dos Santos e nesse sentido conduz a vida do crente;

"....coração purificado da má consciência..." no grego é 'coração aspergido'.  O sangue do sacrifício era aspergido  no Santo dos Santos e simbolizava purificação ( Heb 9:12 e 10:4). Na nova dispensação  o  Espírito Santo com seu poder confere aos crentes a eficácia do sacrifício de Cristo e a vida ressurreta;

"...da má consciência..."    o antigo sistema sacrificial  levítico não foi eficiente por mudar a natureza moral (consciência) dos adoradores ( Heb9:9). De forma diferente a relação com Cristo purifica a alma  pois conduz a atitudes de mudanças íntimas, a que se pode chamar de 'purificação da má consciência'. Coração é uma simbologia da personalidade interior . A consciência  é a qualidade pessoal que possibilita se distinga o que é bom e o que é mal ( Rm 13:5) 

A ORAÇÃO QUE PODE MUITO EM SEUS EFEITOS – Tig 5:16

"Confessai, portanto os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito em seus efeitos".

Está em vista o encorajamento mútuo e a busca de reconciliação  e perdão quando os pecados  em questão são prejudiciais a outros.

A confissão  de pecados, no caso particular é principalmente a do indivíduo enfermo, que busca a cura.

A confissão de pecados deverá ser a crentes mais maduros, dotados do dom de cura.

Exageros a serem evitados:

 Primeiro:  a utilização do confessionário, que atribui ao  sacerdote o direito de  interceder em favor do penitente, absolvendo-lhe os pecados (ainda não havia tal abuso à época da escrita da carta  a Tiago);

Segundo: alguns grupos  protestantes  tem exagerado  os sentimentos do versículo, enfatizando as confissões públicas (nos cultos), trazendo desgraça e desgosto. É fato que algumas pessoas , perturbadas psicologicamente, sentem certo prazer em contar aos outros as suas vidas pervertidas.

"...outros..."  : irmãos espiritualmente mais maduros, dotados do poder de cura. Tal extensão pode ser .ampliada para outros irmãos com características idênticas.

A pessoa que prejudicou outra deverá aproximar-se da parte ofendida e confessar a sua falta. Mas não deverá fazer isso de forma aberta para encenar um drama em público.

"...orai..."  principalmente pela cura física, mas extensivamente por outras causas.

"...serdes sarados..."  cura do corpo e também da alma, tendo em vista a obtenção de perdão.

Nota: Influência do judaísmo - :  na época do vigor e fervor do dom de cura, era comum a prática  de sentimentos judaicos antigos como:  unção com óleo, confissão de pecados como um ato meritório (incentivado pelos rabinos)  capaz de elevar o pior dos pecadores a uma condição de salvação ( ref. Ao rabino Johnan bem Zakkai).

"....Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo..."  -   o grego diz literalmente: "...muito vale a oração do justo em sua operação."

Importante: A oração é um ato criador; modifica as pessoas e altera as circunstâncias, mas só tem verdadeira eficácia nas mãos do justo; não através de instrumentos defeituosos. Assim, toda a oração, feita por crentes justos, pode fazer muitas coisas, além da cura.

Já os injustos não estão ligados a Deus por correntes de ouro , pois são rebeldes e alienados. Não se pode esperar efeitos poderosos de suas orações. Se algo ocorre é pela pura graça de Deus em benefício  do necessitado.

"...eficácia..."  a tradução mais correta seria: "...a oração do justo, em sua operação , muito faz.

Condições para a eficácia da oração:

Primeira: Só é eficaz a oração feita pelo justo. Daí ser imprescindível para o grau de poder da oração:  o desenvolvimento espiritual, incluindo a santificação e a transformação do crente segundo a imagem de Cristo;

Segunda: Crentes espiritualmente dotados, especialmente  do dom de curas;

Terceira: Que o enfermo confesse e abandone seu(s) pecado(s);

Quarta: Quando aplicada com bom propósito e com diligência.

 

CULTIVANDO UM ESPÍRITO DE ORAÇÃO (COMO ELEMENTO DO CRESCIMENTO ESPIRITUAL)

1 Pedro 2:2

"Desejai afetuosamente como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que com ele vades crescendo."

Buscar  a espiritualidade como a criança de peito busca o leite. Ela depende disso para viver;

Etapas a serem insistentemente buscadas e cumpridas no crescimento:

Primeira: Estudo intelectual da Palavra de Deus; trabalhar com a mente na  captação do conhecimento bíblico;

Segunda: Prática da oração constante. Como ato criador ela transforma  os sentimentos do crente, bem como muda as pessoas em redor ( Ef 6:18);

Terceira: Meditação (dar ouvidos à voz de Deus que fala a nível da inteligência espiritual -  da alma);

Quarta: Busca dos dons espirituais ( Ef 4:11);

Quinta: Prática da lei do amor (boas obras) ( I João 4:7); Amar é a prova da espiritualidade.

Sexta: A santificação é elemento básico para o desenvolvimento espiritual.

"...desejai ardentemente..."  Anelar, desejar muito. Pedro quis dizer que sem importar o estado espiritual presente e do tempo que já conheciam a Cristo, deveriam ter anelo pela Palavra de Deus, tal como uma criança recém-nascida anela pelo leite materno. E regra para todos os crentes.

"...genuíno leite..."  no grego' "dolos", isto é, sem mistura adulteradora, só encontrada em Cristo e seu evangelho. A verdadeira Palavra, se misturada com falsidade torna-se veneno;

"...espiritual..."  A totalidade da nutrição espiritual da qual precisamos e sem a qual não poderemos crescer de forma alguma.

"...crescimento..."  O avanço na maturidade espiritua é: purificação dos antigos vícios e  obtenção dos atributos positivos  e santos de Cristo como amor,  bondade, fé, justiça....(Gal 5:22,23). Tal desenvolvimento moral provoca  o crescimento metafísico, que é o recebimento da própria natureza essencial de Cristo, para nos tornarmos verdadeiros filhos de Deus e da consequente natureza divina (II Ped 1:4; Col 2:10; Ef 3:19.

"...para salvação..."  salvação em  sua maior  extensão no futuro, incluindo aí a glorificação ( Rm 8:29,30). Está compreendido a evolução  das etapas posteriores à conversão  inicial.

A  ORAÇÃO COM CONFIANÇA E SEGURANÇA -  (i João 5:14)

O contexto deste versículo  é a confiança na possessão, desde agora, da vida eterna, mas pode ser estendida a outrasaplicações que levam o crente a pedir ao Senhor. Temos lições:

Primeira: Deus se importa com o nosso bem-estar (Rom 8:32)

Segunda: A vida cristã impõe confiança e declaração segura na proximidade de Deus, ao ponto de estarmos seguros ao apresentarmos nossas petições ( I João 3:21,22).

Terceira  "....segundo sua vontade...."  a vontade de Deus sempre inclui nosso benefício e não nosso prejuízo ( Mat 7:7-11; 6:33).

Quarta: "...nos ouve..."   Sempre abrindo nossos olhos quanto à realidade do que queremos.

Quinta: Deus não nos ouve quando oramos de maneira contrária à sua vontade .

Sexta: O amor de Deus para com os seus não é uma atitude irresponsável

Sétima: Toda a oração se origina do nosso senso de necessidade ( Mat 6:32);

Oitava: A oração do crente reflete o tipo de vida que ele vive;

Nona: A oração é condicionada à santidade e obediência ( I João 3:22). O crente sabe como orar e sobre o que orar.

COMO ORAR COM VERDADEIRA UNÇÃO ESPIRITUAL           -  Rm 8:26 e Jd 20

"....edificando-vos na vossa santíssima fé ..." A edificação espiritual com base nas exigências já vistas produzirá um templo pessoal do Espírito Santo , uma habitação para o próprio Deus. Isso implica na infusão (mistura) da natureza divina na natureza humana (  II Ped 1:4). A edificação é sobre as bases da fé santíssima. Que tipo de alicerce temos?

".....orando no Espírito Santo..."  Não necessariamente uma manifestação de línguas (glossolalia). Algumas pessoas são tão bem afinadas com o Espírito Santo que se tornam gigantes na oração, como outras são gigantes na fé, na pregação, etc.

Nota: Rom 8:26,27  ensina que o Espírito Santo ora por nós e conosco. Isto significa que não há limite quanto ao poder da oração pois o que está por trás é extremamente grandioso, podendo realizar qualquer coisa. Porém, como visto em Tiago 5:16, há condições sobre esta forma de oração.

O Espírito de Deus é quem inspira a fé e a oração e Ele está por trás de ambas. Ele sabe como e sobre o que orar.

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.