quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

mensagem

À Procura da Felicidade


Adélio Silva

Texto Bíblico:

Atos 17:18: "E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos. Porque lhes anunciava Jesus e a ressurreição."

Salmo 128:2 "BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Pois comerás do trabalho das tuas mãos: feliz serás, e te irá bem.

Salmo 1:1 "BEM-AVENTURADO o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores."

Introdução

 

Epicuro, grande nome da filosofia antiga, foi um grande estudioso do comportamento humano, principalmente no que se refere ao ramo da felicidade. Querendo saber por que alguns poucos são felizes e outros tantos não, o filósofo reuniu questionamentos que até hoje são de grande valia para nos direcionar rumo a tão almejada felicidade.

 

Segundo Epicuro, o ser humano só será feliz se conseguir desenvolver três importantes elementos: amigos, liberdade e uma vida analisada. Quem souber valorizar cada um destes aspectos encontrará a verdadeira felicidade.

 

Epicuro valorizou – e muito – a importância da amizade. Construiu uma grande casa e lá convidou seus melhores amigos para viverem ao seu lado. Dizia que não há amizade na distância. O homem só é amigo de verdade quando vive ao lado das pessoas que gosta. Considerava a hora da refeição um bom momento para viver a amizade. Para ele, não faz sentido sentar-se à mesa sozinho, pois, quem come na solidão é o urso ou o leão.

 

Entender o sentido da liberdade em Epicuro exige compreender a ânsia do consumismo reinante em nossa sociedade. Envolto numa atmosfera do "ter para ser" o homem gasta sem necessidade e compra coisas que nunca irá utilizar. E é justamente este excesso que rouba de nós o direito de ser feliz. Para Epicuro, encontrar a felicidade é também ser livre para decidir. A liberdade de dizer não aos padrões impostos pela massa e viver uma vida equilibrada.

 

Equilíbrio. Outro grande desafio para os que buscam a felicidade. Não é possível falar em bem-estar sem valorizar os momentos de introspecção, onde o homem se permite analisar sua história de vida e mudar quando a situação o permitir. Epicuro  sabia que ninguém consegue ser feliz se não tiver a capacidade e a coragem de analisar os rumos da sua trajetória para encontrar o equilíbrio tão necessário num mundo onde as pessoas olham mais para as outras e se esquecem de si.

 

Entende-se que a felicidade é tão necessária quanto o ar que respiramos. Procurá-la longe de nós é o principal obstáculo a nos impedir de encontrá-la. Por isso, os discípulos de Epicuro construíram uma grande muralha na entrada da cidade onde residiam e lá escreveram coisas acerca da felicidade. Queriam que cada um que por lá passasse tomasse consciência da importância de ser feliz. Pena que, assim como hoje, muitos estavam preocupados mesmo era com as contas a pagar.

 

1 -  Qual o significado comum de felicidade

Conta bancária?             

Amores?

 

2 – Outras Idéias sobre felicidade

A felicidade é a única razão de viver; quando a felicidade falha, a existência torna-se uma louca e lamentável experiência.
(George Santayana,fillósofo americano )

Sim, mas não existe razão de viver fora dos propósitos de Deus e de Cristo. Quando a fé verdadeira não reside em Jesus como Senhor e Salvador, não existe possibilidade de felicidade.

Não sei se o universo, com o seu número infinito de galáxias e astros, tem um significado mais profundo, mas é no mínimo claro que todos nós, que vivemos nesta Terra, nos defrontamos com o objetivo pessoal de uma vida feliz.
(Dalai Lama, líder político e espiritual tibetano)

Sim. Mas tudo centrado em Cristo como Criador e Senhor de tudo (Heb 1)


Todos os seres são iguais no seu desejo de felicidade e no seu direito de a obterem.
(Dalai Lama, líder político e espiritual tibetano).

Sim. Mas todos são também responsáveis por suas atitudes  por não aceitarem Cristo como fonte da felicidade.


Penso que o propósito presente nas nossas vidas é a felicidade. Todo o ser humano quer ser feliz, e não sofrer, desde que nasce. O desejo de alegria radica-se no nosso íntimo mais profundo.
(Dalai Lama, líder político e espiritual tibetano)

Sim.  Mas toda a expectativa de felicidade é nula, se tivermos em vista só esta vida, o que nos reserva a eternidade sem Deus e distante dele?

3 – Que diz Deus sobre isto?

Salmo 128:

"BEM-AVENTURADO aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos.

Pois comerás do trabalho das tuas mãos: feliz serás, e te irá bem.

Primeira situação: Temer ao Senhor. Isto envolve não um acatamento de imposições religiosas originadas de Deus. Temor é um profundo respeito e reconhecimento por tudo o que Deus é, representa, faz e fará por seus filhos.

Segunda Situação: Andar em seus caminhos. Uma vida de retidão moral e ética é característica do homem regenerado, que marcha em busca de sua maturidade espiritual em todos os momentos, faz de sua vida uma constante reflexão do amor de Deus. É uma nova criatura, um pecador arrependido e rendido. E o melhor: todos vêem Cristo em sua vida. Andar nos caminhos do senhor significa trilhar sua maneira de ser, sendo semelhante ao que Ele é.

Salmo 2:12

"Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando, em breve, se inflamar a sua ira; bem-aventurados todos aqueles que nele confiam.

Salmo 32:1

"BEM-AVENTURADO aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto."

Salmo 32:2

"Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano."

Salmo 84:5

"Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração estão os caminhos aplanados"

Salmo 119:1

"BEM-AVENTURADOS os que trilham caminhos retos, e andam na lei do Senhor.

Apoc 22:14

"Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas."

 

Conclusão

 

A humanidade tem buscado por todos os meios intensificar seus momentos de alegria e prazer, numa interpretação muita estreita de que a felicidade está resumida na consumação desses momentos.

Se pensa como Epicuro,  o segredo da felicidade está fundamentada em adquirir amigos, liberdade e uma vida de reflexão. Mas não é o bastante. Epicuro expressou idéias voltadas para a realização no que é meramente material. A relação com Deus não exerce papel expoencial.

Isto tem feito com que o distanciamento entre ela e Deus se torne mais largo. A busca pela felicidade nunca deverá se valer de expectativas puramente terrenas e passageiras. A eternidade está no homem. A felicidade plena está na reaproximação entre Deus e o homem. Só isto poderá conduzi-lo a um estado pleno de regozijo.

Criado à imagem de Deus,  para ser bem-aventurado, viu o homem, no passado distante, em razão de suas escolhas pessoais, terem se distorcido suas expectativas voltadas para uma vida feliz, pois Deus foi excluído dos seus planos.

Através de Jesus Cristo, sua vida, sua  morte, sua ressurreição, seu sacrifício, seu amor ao ser criado, será possível novamente o reencontro com a felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.