sábado, 13 de março de 2010

Mensagem - Dor e Agonia no Getsêmani

Dor e Agonia no Getesêmane

 

Por: Adélio Silva

Texto: Mat 26:36,37 "Então chegou Jesus, com eles, a um lugar chamado Getesêmane, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar.

E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito.

Introdução: O cenário do Getsêmane:

Esta palavra significa Lugar de Azeite. Provavelmente um olival equipado com um lugar para o fabrico de azeite de azeitonas. Encontrava-se ao leste de Jerusalém do outro lado do vale do Cédron (João 18:1), no monte das oliveiras ou muito perto dele (Luc 22:39). Jesus Cristo reuniu-se ali muitas vezes com seus discípulos (João 18:2). Na noite da Páscoa de 33 E.C, Ele, junto com seus discípulos  fiéis, retirou-se para esse jardim a fim de orar. Achado e traído por Judas Iscariotes, Jesus foi preso ali por uma guarnição militar.. Não se sabe exatamente  a sua localização, porque, segundo  o historiador Josefo, todas as árvores ao redor de Jerusalém foram cortadas durante o sítio romano em 70 EC. Uma tradição identifica Getsêmani com o jardim cercado pelos franciscanos em 1848, com cerca de 46 por 43 metros e se encontra ao sopé do monte das Oliveiras. Ali ainda se encontram oito oliveiras seculares.

 

1 – O que lembra o    Getsêmane ?

No Getsêmane, sua luta é solitária, com os apóstolos ao longe, sonolentos. "Vai Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar" Como sozinho haveria de subir o Calvário no dia seguinte. Vai rezar. Entristece-se, angustia-se: a natureza humana, vergada sob o peso dos pecados do mundo inteiro, chega quase a vacilar: "Meu Pai, se é possível, afasta de mim este cálice" (v. 39)! Mas a férrea vontade divina é mais forte do que a fraqueza humana: "Todavia não se faça o que eu quero, mas sim o que tu queres" (id. ibid.). O "sim" dado a Deus por Nosso Senhor supera o "não" primitivo dos nossos primeiros pais: em Jesus, a natureza humana, finalmente, dá a Deus a obediência que Lhe convém. E Jesus já começa a saborear o amargo cálice da nossa Redenção, a partir do momento em que o aceita. Diz ao Pai: faça-se a tua vontade. Dobra, portanto, a vontade humana, submete-a à divina. Aceita o Calvário, e já o antecipa neste querer: o solo do Getsêmani – antes mesmo do Gólgota – foi o primeiro a receber o Divino Sangue do Salvador.

Aquele que me trai está perto daqui" (v. 46). Já se aproxima o Traidor; perto estava Judas porque estava nos arredores do Horto, mas também não estaria ele "perto" por ser um dos Doze? Por ser um Apóstolo, do restrito grupo de confiança de Nosso Senhor? Judas estava perto e, com um beijo, entregou a Deus "nas mãos dos pecadores".

►Tristeza   pelo  pavor da inusitada separação do Pai

► O massacre da dor quase insuportável em seu corpo ainda humano, absorvendo as multidões de pecados de toda humanidade, sem nem mesmo ter um se quer que fosse seu. O  pavor da inusitada separação do Pai...

► Tanta pressão, tanta dor, seu semblante antes de paz, agora de agonia, nojo, pavor... O pecado contaminado seu corpo imaculado, em seu paladar o amargo gosto da possível solidão. ( Ele se fez só para que você não precisasse estar só) Em seu rosto agora, gotas de sangue.

► Enfim, o beijo da traição.

► A morte se consagrou em seu corpo. A partir de agora açoites, coroa de espinhos, blasfêmias, a exposição, a vergonha... Tudo não seria absolutamente nada diante do jardim.

►No  Calvário, a cruz, o sangue... A alegria da concretização do seu precioso e penoso trabalho. (A derrota do acusador) Em seu corpo flagelado, a gloria do Pai.

 

2 – Lições que ficam

►A primeira parte da palavra Getsemani é  "Get", que significa pressão. Em todas as plantações de oliveiras existe um local chamado lagar onde uma prensa de pedra é colocada sobre as azeitonas e o óleo é extraído delas.

Prensa é a palavra que serve de raiz para as palavras "Pressão" e "Stress". Todos nós passamos por tremendas pressões na vida que vêm sobre nós para nos desesperar, fazer desistir ou mesmo matar. Satanás é o mestre da Prensa  (II Cor 1:8)
"
Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados, mais do que podíamos suportar, de modo tal, que até da vida desesperamos."

►A segunda parte da palavra é "Semani", que significa "óleo", "perfume", "unção" ou "frutificação".

Onde há "Get" também existe "Shemeni" (Sêmen). Óleo, doçura, unção e muito fruto são alguns produtos resultantes de espremer as azeitonas.

►Sempre evitamos o quebrantamento. Gritamos e choramos para sair da "prensa" pois ela nos incomoda muito.

►Pode nos parecer que as nossas tribulações duram uma eternidade, mas  Deus irá interferir nessas situações, vindo em nosso auxílio ( II Cor 4:16-18) "Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz, para nós, um peso eterno de glória mui excelente;Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas".

 

3 – Como agir para superar a  agonia do Getsêmani?

Entenda que:

Somos 'figuras' imperfeitas da imagem de Deus, que carregam os genes danosos do pecado Rm 3:23 "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"; Salmo 51:5 "Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe".

Esta regra geral nos mantém afastados de Deus provisoriamente. Esd 9:6 "E disse: Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti a minha face, meu Deus: porque as nossas iniquidades se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem crescido, até aos céus".

O pecador não arrependido comete loucura :Salmo 107:17 "Os loucos, por causa do seu caminho de transgressão e por causa das suas iniquidades, são afligidos"

O pecado é como uma prisão : Pv  5:22 "Quanto ao ímpio, as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.

Cristo já sofreu no Jardim por todos: Isaías 53: 4-5 "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si: e nós o reputamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados".

Deus nos perdoa em Cristo Jesus: Sal 103:10 "Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos retribuiu segundo as nossas iniquidades".

►Você pode e deve nascer de novo para ser alcançado na sua dor particular do Getsemani : João 3:3 "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade, te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus".

Nascer de novo significa abandonar os procedimentos  ruins antigos e voltar-se para Deus ( Heb 3:15) "Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação. Salm 51:17 "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus."

 

Um convite

Jesus afirmou em Mat 26:45 "Então chegou junto dos seus discípulos, e disse-lhes: Dormi agora, e repousai: eis que é chegada a hora.....".  O seu Getsêmani pode ter durado até agora. Ele pode ter durado um instante. Prolongar a agonia depende de uma decisão sua ao lado do Senhor Jesus. Mesmo que pareça que as tribulações duram uma eternidade, Deus pode reverter isto agora, já. As pressões da vida (GET) serão modificadas em (SEMANI), quando você aceitar ser ungido pelo Senhor, sendo Ele teu Salvador. Salmo 30:5 "Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida; o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã".



Fale com seus amigos do Messenger direto da Caixa de Entrada do Hotmail. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.