sábado, 13 de março de 2010

Mensagem - Estudanto o Salmo Primeiro

ESTUDANDO O SALMO PRIMEIRO

Por Adélio Silva

 

Autor provável: Davi

Primeira parte: vs 1-5 -  O homem justo descrito  negativamente;

Segunda parte: vs 4-6 – A sorte do ímpio é descrita.

 

1.1  Bem aventurado... No hebraico a expressão é "oh, felicidade de" ou "feliz".. O  justo é provido de felicidade interior e exterior;. Quem guarda a lei é espiritual e por isso pratica o bem.

Andar – Diz respeito à maneira de se conduzir.

Não participa dos conselhos dos ímpios nem aceita  seus conselhos. Não imita as maneiras do ímpio, não se detém onde eles estão e nem quer a companhia deles.

Não se assenta junto aos que zombam nem acompanha os ímpios onde eles se reúnem para planejar, promover e praticar atos maldosos. Há uma progressão em cadeia.

1.2 Antes o seu prazer está na lei do Senhor. A lei é o código mosaico, o manual de conduta. Aí é onde está o interesse do homem piedoso.

Medita  - A palavra em hebraico indica "produzir sons baixos, inarticulados, como se estivesse lendo para si próprio em voz alta. Significa também murmurar como uma pomba ou o leão ao rugir baixo. A meditação há de ser praticada constantemente 'de dia e de note'

Para a fé religiosa judaica a justificação vinha mediante a observação da lei. A experiência da fé como elemento ativo na justificação e graça é uma revelação bem posterior, aos poucos introduzida na teologia judaica.

1.3 – Ele é como a árvore.  Prosperidade espiritual e econômica. O progresso espiritual trás consigo o progresso material. A árvore frutífera é fonte de renda e alimento.

Correntes de água -  No hebraico a expressão é 'palgey maym' , referindo-se ao costume  de preparar irrigação derivando dos rios e outras fontes naturais. Nos lugares desérticos a irrigação é imprescindível. Já no N. T. o fruto do Espírito produz  virtudes  por parte do crente.

A irrigação e as águas profundas alcançam as raízes das grandes árvores que assim se alimentam.

 1.4 – Os ímpios não são assim.  Não são árvores forte e bem regadas e nem frutíferas. São como a palha que para nada serve e é levada pelo vento. No lugar das bênçãos receberão julgamentos severos. Os grãos ao serem trilhados dispensam as palhas, que sendo inúteis serão queimadas.

No oriente as eiras estão nos lugares altos . O grão é lançado para ser tangido como palha. Os ímpios não resistem diante de Deus.

1.5 – Por isso os perversos não subsistirão no juízo. Segundo intérpretes, o julgamento em vista não é o juízo final , mas o juízo imediato ainda em vida. Serão arruinados espiritualmente. Se interpretarmos à  luz do Novo testamento, aí sim, teremos os juízos de Deus atingindo os infiéis como joio é separado do trigo.

Na congregação dos justos. A Congregação aqui refere-se a Israel como nação. As nações ímpias são o contraste .

 

1.6 – Pois o Senhor conhece o caminho dos justos. Jeová conhece o comportamento dos bons e dos maus. O destino é vida e morte.

Conhece. Deus conhece os que lhe pertencem. Ele tem intimidade com cada um dos seus.  O verso 6  é a conclusão  do verso 1.



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