sábado, 10 de abril de 2010

Mensagem - O Túmulo Vazio

O TÚMULO VAZIO

 

Adélio Silva

 

Texto: João 19:38 a 42;  20:8,9,13,17

Depois disto, José de Arimateia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.

E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira, de noite, a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis, com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro.

E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.

Ali, pois (por causa da preparação dos judeus e por estar perto aquele sepulcro), puseram Jesus.

E NO primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro, de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.

Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram".Então entrou, também, o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.Porque ainda não sabiam a Escritura: que era necessário que ressuscitasse dos mortos.

E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram;

Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai: mas vai para os meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus."

 

Introdução:

O  capítulo 19 do evangelho de João encerra assim  a  agitada narrativa  que desfechou a história do Senhor Jesus Cristo neste mundo físico.

Destaques masculinos: José de Arimatéia, Nicodemos.

Destaques femininos contidos nos outros evangelhos:  Maria Madalena,  Maria, mãe de Tiago, Salomé e Joana.

Somente João narra a corrida solitária de Maria Madalena ao Jardim e seu relato aos apóstolos.

 

1 – O túmulo vazio e a  esperança de Madalena

Os fatos: Ao raiar do domingo o Senhor Jesus já havia ressuscitado nas noras sombrias da madrugada .  ELE saiu do sepulcro levantado por uma energia desconhecida para os homens, embora disponível para os crentes por intermédio  dele mesmo.  

Madalena ali chegou ainda escuro. O raiar da esperança descera sobre sua alma mas não de forma completa, definitiva.. Os raios do sol começaram a incidir sobre a terra, do oriente, anunciando o raiar de um novo dia para toda a humanidade.

Mas ao sair de casa para ir ao túmulo  ainda era noite. Ela foi impelida pelo seu profundo amor ao senhor Jesus. Sua alma ainda se debatia nas trevas; mas não demorou que a escuridão fosse espantada do firmamento pelo sol que surgia no horizonte, e as trevas e as sobras que lhe empanavam o coração tenham fugido perante o filho de Deus ressurreto. Maria Madalena,em tudo isso, fez  tão-somente o papel de precursora e represente de toda a humanidade. Ela se distinguiu pelo fato de ter sido a primeira pessoa a ver o Senhor Jesus ressuscitado. Havia algum vínculo espiritual entre o Senhor Jesus e Madalena desde o momento em que fora libertada dos demonios que lhe assolavam a alma. Ela foi profundamente transformada. Isto nos ensina que Deus pode fazer qualquer coisa por qualquer pessoa desde que se disponha a lhe entregar a vida. 

2 -  O túmulo vazio e as dificuldades de Madalena . vs 2

 a - Dificuldades a mais para uma mulher...mas foram  vencidas por ela

...."Correu...e  foi ter com Pedro e João..."

b- Sem o corpo, como encontrar o Mestre?  Houvera uma violação do sepulcro?

 "....tiraram do sepulcro o Senhor..."

c – Alguém talvez houvesse roubado o corpo.

"Foi um julgamento prévio. Ditado pelo temor, em um amor que ainda não estava aperfeiçoado ; um erro que foi incorrido, mas que começou a desvanecer no caminho para a verdade ".

d – "...e não sabemos onde o puseram"

Já ali o Senhor Jesus queria dizer: "Querida discípula! Teu Senhor morto é para ti o Senhor ainda".

 

3 -  Os dois apóstolos e o túmulo vazio.  Vs 4

"...os dois apóstolos a correr desde o interior da cidade, atravessaram atalhos, escolhendo a rota mais curta possível,correndo sempre o máximo de sua resistência física, passando por caminhos antes familiares e assim cruzaram a porta da cidade, chegando a divisar claramente o Calvário. Fizeram a volta em torno dessa colina  e chegaram ao jardim, o qual, atravessando-o, na subida  íngreme de um de seus lados, os conduziu ao sepulcro. João, por sua vez, o mais jovem e vigoroso, chegou primeiro. Foi uma corrida digna de ser ganha.  A princípio os dois apóstolos corriam juntos. Embora Pedro fosse sempre uma agradável companhia  e não fosse uma exibição de boas maneiras deixá-lo para trás, algo mais importante ocupava naquele momento os pensamentos de ambos. E eles chegaram ao túmulo vazio .

 

4 – Os apóstolos e as provas da vida -  vs -20:5,6,7

A caminho do túmulo, os passos de João eram mais ligeiros que os de Pedro. Ao chegar o primeiro ao sepulcro parece ter sido atemorizado por uma triste descoberta. Em seguida admirou-se  pelo fato de que os panos de linho estavam dobrados em ordem, o que era indício de que sucedera algo bem diferente daquilo que fora informado por Maria Madalena. O apóstolo João viu tão somente  a pela de pano que envolvera o corpo de Jesus, mas não viu o  lenço que lhe envolvera a cabeça. É provável que isso indique o fato de que o Senhor Jesus  foi posto no sepulcro com os pés voltados par a entrada . Pedro, entretanto, tendo entrado completamente no sepulcro, pode perceber tanto o pano que lhe envolvera o corpo como o lenço que lhe cobrira o rosto.

Conclusões do apóstolo Pedro:

 a.- Se o corpo de Jesus houvesse sido furtado, provavelmente as mortalhas também teriam sido levadas, pois a pressa não  permitiria desatá-lo;

b – Se o corpo de Jesus houvesse sido furtado pelos seus inimigos, a regra seria a mesma;

c – Se seus adversários houvesse furtado o corpo, não deixariam as peças caprichosamente arrumadas .

d -  Excluindo as possibilidades de furto,  restou a conclusão de que Jesus houvera, de uma forma misteriosa se libertado das mortalhas, provavelmente passando por elas sem ao menos tocar nelas e desmanchar-lhes as dobras.

e-O Senhor Jesus, sem pressa alguma, se livrou dos panos agora inúteis, dobrou o lenço que lhe envolvera a cabeça e deixou tudo em ordem. Cristo morrera para um mundo de homens pecaminosos. Havia enfrentado  e vencido os poderes do inferno, que não puderam contê-lo.

O  inferno e o túmulo juntaram forças

Para reter o senhor, mas em vão.

De repente levanta-se o Vitorioso,

E rebenta aquelas débeis cadeias.

(Hino de Isaac Watts, estrofes II e III)

 

5 – O túmulo vazio e a esperança para o mundo

a – Onde tem procurado o teu Senhor? Ainda está no túmulo?–  Luc 24:5 - E, estando elas muito atemorizadas, e abaixando o rosto para o chão, eles lhes disseram: Por que buscais o vivente entre os mortos?

b – Quem nos removerá a Pedra? -  Mc 16:3,4 "E diziam umas às outras: Quem nos revolverá a pedra da porta do sepulcro?E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

c – O túmulo está vazio. Cristo já ressuscitou!  I Cor 15:  13,14 – "E, se não há ressurreição de mortos, também Cristo não ressuscitou;E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé";

d -  é preciso confessar que o túmulo está vazio e que  Cristo já ressuscitou! - Rom 10:9  "A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo"

e -  Entender que Cristo já pagou o preço pelos seus pecados e deles não se lembrará jamais! -  Miq 7:19 "Tornará a apiedar-se de nós: subjugará as nossas iniquidades, e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar".



Quer usar o Messenger sem precisar instalar nada? Veja como usar o Messenger Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.