quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mensagem

O ARQUEIRO, A FLECHA  E O ALVO

           

Texto: Fil 3:14 "Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus."Lam 3:12 "Armou o seu arco e me pôs como alvo à flecha."

 

Introdução: A flecha  e o alvo. Relação entre eles. Robin Hood

 

Robin Hood

Segundo a lenda, Robin Hood roubava dos ricos para dar aos pobres e vivia com a sua gangue e Maid Marion na Floresta Sherwood, perto de Nottingham. Mas isso é um mito ou realidade?

Alguns dizem que ele realmente existiu e viveu de 1160 -1247.A história diz que Robin (ou Robert) foi nomeado Conde de Huntingdon por Ricardo, Coração de Leão e que a inscrição na lápide em Kirkles é uma cópia do original.

Mas historiadores contemporâneos não citam Robin Hood, o que é raro considerando a sua popularidade. Isso fez com que muitos acreditassem que ele na verdade foi uma figura mítica, simbolizando a luta pela liberdade contra as leis injustas dos barões das Idades Médias.

Seu instrumento de justiça era o arco e flecha. Seu alvo os posses dos ricos para dar aos pobres.

 

                                                                                                    

 

1 – Homem, flecha viva

Isa 49:1-2 "OUVI-ME, ilhas, e escutai, vós, povos de longe: O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome. E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu: e me pôs como uma flecha limpa, e me escondeu na sua aljava;

 

Esta pronunciação de Isaías ao tempo em que o aponta como pessoa especial de Deus com uma  missão também especial, lembra que Deus, desde o princípio, a todos fez perfeito. Gen 1:27 e 31 "E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom"

 

Vejamos:

A -  Criado à perfeita imagem de Deus

B – Chamado pelo nome;

C – Coberto pela mão do Senhor;

D – Flecha limpa, isto é, perfeita estrutura moral e espiritual, pronta para assumir seu papel como homem ;

E – Flecha protegida, guardada pelo favor do Altíssimo

F – Boa e perfeita criação

G -  Seu alvo: Deus

 

A FLECHA
A flecha é  você.
Deus, o arqueiro, é a força que  impulsiona e dá vida. Como  tendo características semelhantes a Deus, cabia ao homem ser  cristalino, reto, bem equilibrado.Afinal, Deus o fez para ser feliz.

 

2 – A flecha torna-se torta, imperfeita

Pv 26:18,19 "Como o louco que lança de si faíscas, flexas e mortandades, Assim é o homem que engana o seu próximo, e diz: Fiz isso por brincadeira.

Onde errou, então?

Diz a Bíblia que o homem errou o alvo, isto é, pecou. Gen 2: 16-17 "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Gen 3:9-12: "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses?

Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi".

 

Uma flecha imperfeita foi arremessada. Uma vez que ela parte, não voltará. O que restava era corrigir seu rumo.Os movimentos que a levaram  estavam imprecisos.. O alvo estava ameaçado! E Ele não foi acertado. Por que, Senhor? Por que?

Após o erro, como reencontrar de novo o alvo perfeito? Cada erro cometido deixa marcas e determinam um preço a pagar. Há uma lembrança e uma  herança cruel. O homem, qual flecha arremessada no calor da auto-suficieência, tem se distanciado cada vez mais do alvo perfeito: Deus.

 

3 -  O alvo,  os ideais divinos
Heb 12:2

Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."


O alvo é o objetivo a ser alcançado.
Ele se confunde com o próprio arqueiro.A flecha, por suas falhas e imperfeições, não permite um trabalho perfeito do arqueiro e então ela parte, em constantes vaivens,  subidas e descidas em busca do alvo. Muitas o têm atingido, outros o erram e ainda outros  estão indiferentes   quanto a isso.

Você pode até dizer que  é  maior, menor, está à direita ou à esquerda, mas você tem que sempre colocar-se diante dele, fazer com que ele se torne próximo..
Se você olhar o alvo como inimigo, poderá até mesmo acertar o seu tiro, mas não conseguirá melhorar nada em você mesmo.

Por isso, você precisa persistir em mirá-lo com precisão, olhá-lo com respeito e dignidade: precisa saber o que ele significa e quanto custou ao próprio Deus .

 4 -  O arqueiro é Jesus, o Senhor

 

Ele, sempre será perfeito. A flecha um dia perdeu seu prumo, seus valores santos. Assim, está sujeita no seu percurso às ações, como o vento, o peso e a distancia,.

Muitas e muitas vezes o arqueiro tem insistido em aprumar as setas.


O que justifica a  existência  da flecha é o desejo  do arqueiro atingir  o alvo.  João 6:39 "
E a vontade do Pai que me enviou é esta: que nenhum, de todos aqueles que me deu, se perca, mas que o ressuscite no último dia." João 3:16" Porque Deus amou o mundo, de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

 

Quando caminhamos, geralmente temos a tendência de olhar as coisas à nossa volta, bem perto. Experimente ampliar seu campo de visão, olhando para  Cristo, o exemplo a ser seguido. Heb 12:2 "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus."

O arqueiro quer modelar sua vida de uma forma diferente: Is 64:8" Mas, agora, ó Senhor, tu és nosso Pai: nós o barro, e tu o nosso oleiro; e todos nós obra das tuas mãos."

 


Conclusão
Estabeleça o alvo  em Cristo Jesus. Decida-se agora.

Se você também quer se libertar dos pecados que te fazem, como flecha, errar o alvo maior, Deus,  através do arqueiro Jesus Cristo, comece agora a pesquisar sua própria mente. Verifique seus padrões de pensamento atuais. Verá que há atitudes a serem mudadas.


Permita que o maior dos arqueiros, Jesus te use como flecha em suas perfeitas mãos.

Pergunte-lhe: Senhor, quero ser um instrumento teu,Quais são meus alvos principais?
Que intenções eu devo ter para contigo, de forma a reconstruir minha vida ao lado da tua?
Como trabalharei persistentemente para atingir o alvo?
Pense em tudo isso agora. E, comece a agir agora, ciente de que você pode ser uma parte ativa em sua trajetória para uma minha com Cristo.

Ele, o arqueiro, você, a Flecha, o alvo, uma vida com Cristo agora e na eternidade.



Quer usar o Messenger sem precisar instalar nada? Veja como usar o Messenger Web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.