quinta-feira, 6 de maio de 2010

Mensagem: Mundo em Crise

MUNDO EM CRISE

 

Por Adélio Silva

 

Textos: Mat 24:6-14

"E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim.Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terramotos, em vários lugares.Mas todas estas coisas são o princípio de dores.Então vos hão-de entregar para serdes atormentados, e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes, por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim

 

I Tim 3:1-4

"SABE, porém, isto; que, nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos;

Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus",

 

Introdução

Estamos num mundo em crise. Crise de fé, crise moral, crise econômica. Ela é universal, avassaladora, onipotente. Atinge os indivíduos, as famílias, as instituições. Não há povo que tenha sido poupado por ela. É triste esta constatação, que a generalidade dos homens faz a todo momento.

Crise nas almas:o isolamento, a falta de esperança e de ideais lançam os indivíduos no desespero, nas drogas, nos crimes bárbaros e hediondos, na eutanásia, no suicídio.

Crise nas famílias: o deperecimento do casamento monogâmico entre homem e mulher, segundo a natureza, dá lugar a uniões de todos os tipos: homossexuais, poligínicas, poliândricas, entre velhos e jovens, entre adultos e crianças, uniões temporárias ou a prazo fixo; o aborto, praticamente introduzido nas legislações de quase todos os países do mundo, aniquilando qualquer vestígio de senso moral, prepara os espíritos para descalabros ainda maiores, pois " um abismo atrai outro abismo".

Crise nos países: impera o medo; ninguém se sente seguro, incólume diante do alastramento da criminalidade e do terrorismo; nenhum futuro está garantido face à crise econômica internacional; focos de tensão, como os do Oriente Médio, podem se transformar de um momento para outro no estopim de uma grande guerra mundial.

Crise na Igreja: o satanismo, o ocultismo, encontra acolhida junto a boa parte da juventude atual.

Nesta perspectiva sombria, vem à mente os versos de Camões:

 

No mar tanta tormenta e tanto dano,

Tantas vezes a morte apercebida!

Na terra tanta guerra, tanto engano,

Tanta necessidade aborrecida!

Onde pode acolher-se um fraco humano,

Onde terá segura a curta vida,

Que não se arme e se indigne o Céu sereno

Contra um bicho da terra tão pequeno?

(Lusíadas, Canto I, 106)

*    *    *

Como se pôde chegar a essa situação praticamente sem saída? Existe uma solução definitiva, humanamente falando, para essa grande crise universal? São perguntas angustiadas que muitos se fazem.

Uma crise é uma anomalia, uma doença que atinge um organismo antes sadio. Ora, nenhuma moléstia pode ser combatida sem o conhecimento de suas causas e de seus efeitos, de seus grandes traços e características essenciais.

*    *    *

1 -  Como começou o problema?

A grande crise universal tem raízes morais, e se assemelha a um tsunami que destrói tudo à sua passagem. Ameaça o mundo inteiro. E ao Brasil também.

Rom 5:19

"Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos.

Gen 2:16-17

 "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás"

Gen 3:9-11

 "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses"?.

 

2 – Para onde estamos indo?

Rom 5:11

". Por um homem vieram o pecado e a morte; por um homem, também, veio a graça que superabundou ao pecado"

Salm 53:3

"Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um."

Isaías 1:4

"Ai da nação pecadora, do povo carregado de iniquidade, da semente de malignos, dos filhos corruptores: deixaram ao Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás."

3 -  Quando Deus interferirá na história?

Ele já está agindo

Rm 5:17

"Porque se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais, os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só—Jesus Cristo.

Ef 2:1-16

"E VOS vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados,Em que noutro tempo andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência;Entre os quais todos nós, também, antes andávamos, nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como os outros também.Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou,Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos),E nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus,

 

4 – Todo o mal vai passar

Isaías 1:18

"Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã."

Heb 10:9

"Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade....."

Apoc 16:15

"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas."

 

O convite

Sal 95:7-8

"Porque ele é o nosso Deus, e nós, povo do seu pasto e ovelhas da sua mão. Se hoje ouvirdes a sua voz,Não endureçais os vossos corações,

Mat 4:17

"Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia, e guarda os seus vestidos, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas."

Atos 3:19

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério, pela presença do Senhor,"

I Ped 1:21

"E por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos, e lhe deu glória, para que a vossa fé e esperança estivessem em Deus. "



USE O MESSENGER DENTRO DO HOTMAIL SEM PRECISAR INSTALAR NADA. CLIQUE PARA VER COMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.