sábado, 8 de maio de 2010

Mensagem

PRESTANDO CONTAS DOS TALENTOS

 

Por Adélio Silva

 

Texto: Mat 25:14-30

 

"Porque isto é, também, como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens;

E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.

E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos.

Da mesma sorte, o que recebera dois granjeou, também, outros dois;

Mas o que recebera um foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.

E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e fez contas com eles.

Então aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.

E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.

Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.

Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;

E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.

Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei;

 Devias, então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.

Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.

Porque, a qualquer que tiver, será dado, e terá em abundância; mas, ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado.

Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes"

 

Introduçao:

 Avaliaçao do ano que passou.

a)se estabeleceu metas e objetivos,  seria a hora de testar os resultados;

b)Desejos pessoais, foram todos realizados? Para muitos sim, para outros, não. Vida pessoal, sentimental, profissional.

c)Sucessos e decepções marcam  a trajetória de todos. A felicidade seria então um presente para os planos bem sucedidos. A tristeza e decepção  enfeia os fracassos;

d)Uns ou outros, são sempre possíveis ao vermos os resultados.

e)AS coisas que julgamos importantes são avaliadas então.

 

1 – E nossa relação com Deus?

 Pactuamos algo com ele? Se sim, o que julga ter sido cumprido? Se não houve compromissos, por que não os fez? Ao final deste período, como acha que está sua vida diante do Senhor? Um crente operoso, responsável, presente? Ou um crente distante, faltoso? Sua vida devocional, sua Fe no Senhor e Salvador? Seu testemunho intimo?

 

2 – E nossas relaçoes familiares?

 – esposo, esposa, filhos, pais, irmãos? Que tipo de ambiente foi construído nesse intervalo? Qual a avaliação que todos se fazem? Faria um 'teste de satisfaçao'. Se negativo, estaria disposto a mudar algo?

 

3 – E nossa relação com  os amigos próximos

 Como eles tem visto você? Uma luz nas trevas ou um desastre de exemplo? Sal e tempero? Vida de testemunho ou um desastre ambulante?

 

4 -  Liçoes dos talentos: (1 talento = 6.000 dias de trabalho)

a)Deus nos confia bens em várias proporções e na medida que julga termos capacidade de administrar. Os talentos são valores a nos entregues. O maior deles e a vida.

b)Muitos ainda não descobriram que tem uma missão a cumprir diante do Senhor. Outros já assumiram suas responsabilidades.

Missões, objetivos alcançados ou não

 I – Quem recebeu os talentos? Vs 14. . Os servos  chamados pelo Senhor

II – Qual a capacidade de cada um? VS 15. Variada, mas todos tinham.

III – Quais os valores?( VS. 15). 5, 2 e 1  segundo a capacidade de corresponder como servos

IV – Deu liberdade de ação, mas com responsabilidade. VS 15;...seguiu viagem

 

Reaçoes:

Cinco e dois talentos: Açoes  imediatas, apesar de serem tarefas diferenciadas. O negocio foi bom, o comercio intenso e as condições gerais boas.Mercado vantajoso. Qualquer fracasso seria indicativo de relaxamento ou negligencia , descuido ou estupidez. O Senhor tinha deixado normas para a aplicação do dinheiro, mas o servo usou sua inteligência, desenvolvido suas habilidades e agido com sabedoria  nos investimentos . Assim duplicaram  os  talentos.

 

Responsabilidades diferentes:

Um homem de dois talentos ficaria confuso se lhe tivessem sido confiados cinco talentos. Poderia falhar inteiramente, não arcando com as pesadas cargas de empregar  e de cuidar de tão altas responsabilidades. Por isso recebeu apenas dois, enquanto seu companheiro recebeu cinco. Mas sua vida tem tanto significado quanto a do de cinco talentos . O que importa e a fidelidade no mais alto grau, segundo as habilidades individuais . A negligencia nos tira o  sentido da existência. A vida indisciplinada não é digna de ser vivida (Socrates).

 

O que recebeu um talento: Não se mostrou desonesto, não gastou o dinheiro e nem o desperdiçou . Ele simplesmente deixou de emprega-lo vatajosamente. Foi preguiçoso e indigno da confiança. Nos tempos antigos o dinheiro era escondido  para ficar em segurança ( Mat 13:44), pois não havia casas bancárias seguras. A maioria das moedas antigas foi preservada por terem sido enterradas. Este escravo não era um malfeitor, mas não estava também isento de culpa.  Recebera ordens e um deposito, da parte do seu Senhor, para que o usasse com sabedoria. Não foi mau mas não foi produtivo. Foi despreocupado e egoísta. Não obteve qualquer atividade ou negocio. E  símbolo da preguiça e da indiferença espirituais.

 

Liçoes:

O Senhor requer de nos conhecimento e ação e a busca ativa pelas coisas espirituais, sob pena de não ser considerado um verdadeiro discípulo. Fala de oportunidades espirituais perdidas, ignoradas e desprezadas. Muitos crentes tem desperdiçado suas vidas seguindo coisas que não são compatíveis com a verdadeira vida de um discípulo, pois negligenciam seus deveres. Isso pode resultar em juízo por parte do Senhor ( II  Cor 5:10; Apoc 14:11).

 

O homem de um só talento esta no centro do palco e dele extraímos a principal lição. Existem muitos crentes de um só talento e eles são mais numerosos do que os de dois e cinco talentos.

Perigos cercam o homem de um só talento. Ele e tentado a dizer: Com minhas poucas aptidões nada se pode esperar de mim. Que posso fazer? Ele pode se ressentir da própria vida e de seus semelhantes por ter sido insuficientemente dotado, em contraste com seus brilhantes companheiros

Ele culpa a Deus -  VS 24'   "Senhor, sabendo que ES homem severo." Chegou a acusar Deus  de ceifar onde não semeara. Essa e a desculpa de muitas pessoas.

A todos as pessoas são dadas oportunidades espirituais, algum conhecimento ou dom. Deus espera que todos  tirem o Maximo proveito do conhecimento recebido E que desenvolva suas habilidades. O HOMEM DE UM TALENTO E AQUELE CUJA CARNE ABAFA-LHE O ESPIRITO.

O VERSO 19 DIZ que a prestação de contas diante de Deus pode parecer demorar, mas um dia chega. Ele é inevitável. E impossível escapar. Para Deus, os prazos que parecem longos  não importam. O que interessa e a correta aplicação das oportunidades e dotes que nos tiverem sido proporcionados.

 

Ao fim de cada período de prestação de contas, sejam dias, anos, meses, séculos, e preciso para cada servo esperar sempre ouvir do Senhor

VS 21,23: Muito bem, servo bom e fiel, sobre o pouco fostes fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor

 

Musica de Thais

Perdao. Mais uma vez Senhor eu venho a Ti

Prá confessar os maus momentos que vivi

E minha tristeza pois bem sei que eu errei

Perdao. Há pouco tempo novamente venho a ti. Pra prometer e novamente não cumprir

Pois fui tão tolo que sonzinho quis seguir

 

Senhor. Me e importante uma aliança contigo

Quero chorar agradecido no em ombro amigo

Meus sentimentos de culpa e esquecer

Eu quero uma nova vida ao teu lado começar

Novos caminhos por tua graça vou andar

Me da agora teu perdão mais uma vez

 

Perdão. São tantos erros cometidos sem saber. Que meu falar feria tanto e meu viver

Ficam tão longe do que eu queria ser

Perdao por minha Fe tão fria e meu pequeno amor

Queria amar como tu amaste e não consigo

Queria andar como tu andaste meu Senhor



POR DIA 63.912 COMPUTADORES SÃO INFECTADOS POR VÍRUS. LEIA DICAS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.