sexta-feira, 7 de maio de 2010

Mensagem

QUANTOS PÃES TENDES?

 

Por Adélio Silva

 

Texto: Mat 14:13-21

"E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali, num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé, desde as cidades.E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e, possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos.E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si.Jesus, porém, lhes disse: Não é necessário que vão: dai-lhes vós de comer.Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.E ele disse: Trazei-mos aqui.E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços que sobejaram, doze alcofas cheias.

Introdução:

Este é um dos milagres sobre a natureza feitos por Jesus relatado em todos os quatro evangelhos. Apesar das posições reveladamente incrédulas de alguns sobre a veracidade e historicidade deste milagre , não há como roubar do Mestre todo o extremo poder e glória manifestados na narrativa. Resta aderir à verdade dos fatos e nos quedarmos diante da inquestionável espiritualidade do Senhor Jesus. As preciosas e elevadas lições retiradas deste e de outros eventos envolvendo o Mestre, nos faz compenetrar sobre as preciosas promessas liberadas sobre o povo salvo de Deus.

O texto encerra lições voltadas para necessidades básicas do ser humano, remetendo-nos à reflexão sobre outras necessidades de mais elevado sentido, que são as espirituais. Jesus como o pão da vida (João 6:48)

Este milagre envolveu a multiplicação de matéria física, que é um ato de criação e não simplesmente transformação.

A verdade está longe dos que argumentam que o milagre   foi de origem psicológica ou psíquica. Manifestadamente está expresso o poder do Senhor Jesus de forma sobrenatural e não simplesmente humana. Este milagre encerra  algo além da capacidade humana, pois se trata de um milagre que ilustra os poderes divinos de Jesus.

Vejamos o que mais podemos extrair  desta narrativa.

1 – Jesus mostra sua humanidade -  vs 13

Estava extremamente abatido pois acabara de saber da morte de João Batista, seu precursor e colega de ministério. Sempre foi natural da formação sentimental do Mestre sua sensibilidade para com o sofrimento dos homens  e Ele jamais assumiu qualquer  atitude severa contra as fraquezas humanas. No barco estava acompanhado apenas de seus discípulos mais íntimos . Dentre eles provavelmente estavam alguns que anteriormente seguiram João Batista e agora já procuravam associação com o Senhor Jesus.

Estava extremamente cansado pelo desgaste do agitado ministério. Buscava descanso. Marcos 6:31 "E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer". Por isso foram de Genesaré para Betsaida, atravessando o mar de Galiléia.

 

2 – Jesus é movido por compaixão -  vs 14

►As multidões chegaram antes. Estavam ansiosos por uma nova liderança, pois João Batista já estava morto.

Campadeceu-se.... Mesmo com seu coração dolorido pela perda de João , sentiu  intensamente o peso da aflição alheia. Jesus mostra sua grandeza espiritual, sempre pronto a  simpatizar com os outros e ajudá-los. A palavra grega traduzida por "compadeceu-se", significa 'intestinos' , emprestando a idéia dos antigos de que  os intestinos eram a base das emoções (hoje ainda se pensa ser o coração a sede das emoções). A principal característica de Jesus é sua participação simpática nos sofrimentos da humanidade. Ele aliviou os sofrimentos alheios sem qualquer objetivo de elevar sua popularidade. Jesus sempre agiu movido pela misericórdia.

 

3 -  As limitações humanas -  vs 15

 Era tarde...lugar deserto...despede as multidões... para que comprem comida....

Um lugar solitário, sem comércio, sem possibilidade de comprar alimentos. Os discípulos tinham bem pouco o que fazer. E o Senhor? Os homens são limitados em suas possibilidades...! Por mais que queiram, não atendem ao impossível...Seu limite é sua humanidade e pouca a sua espiritualidade.

►A quantia era alta ( Mc 6:37)....duzentos denários! É possível que o dinheiro, equivalente a duzentos dias de trabalho, só conseguisse comprar  uma fraca ração para as mais de 10.000 pessoas. Havia ali famílias inteiras . O que tinham era humanamente pouco. Qual a solução?

Necessidades espirituais , sendo mais críticas  e urgentes entre os homens  não podem ser atendidas com pequeno esforço. Só Deus pode atender através de Cristo.  

4 – O grande momento da prova -  vs 16,17

 ►Não precisam ir embora.... E a solução para as dificuldades relacionadas? Por que ir embora sem solução?

►Dai-lhes  vós de comer. Os discípulos incrédulos concluíram apressadamente que sob o padrão humano nada mais poderia ser feito pela multidão. Mesmo que pudesse fazer algo, seria insignificante.

►Os recursos humanos são poucos, limitados:...Não temos aqui senão....cinco pães e dois peixes. Era uma desculpa razoável. Nada poderia ser feito beneficiando a multidão. Mas Jesus usa o que parece ser insignificante aos olhos humanos. Não se pode duvidar do poder de Jesus  quando toda a sua vida foi milagrosa e assombra o mundo ate hoje!

►O que podemos fazer se temos tão pouco? Uma vida desgastada. Decepções, frustrações, desânimo, revolta? Desajustes, intrigas... é isto que temos

5 – O que diz Jesus: (vs 18) Trazei-mos aqui.

►Uma ordem. Ela vem do Mestre.

►Um desafio. Ele nos provoca a fazermos do pouco que é nossa vida em muito.

►Uma missão. Mudar radicalmente. Voltar atrás.

►Mas é preciso uma atitude decisiva. Voltar-se para o Mestre. Aguardar e estar pronto para ouvir suas ordens! Nossa parte é ir a Ele. A parte dele é ajudar nas mudanças pessoais necessárias.

6 - A  ação ordenada do Mestre,  vs 19 e Mc 6:39-40

"E ordenou-lhes que fizessem assentar a todos, em ranchos, sobre a erva verde.E assentaram-se, repartidos, de cem em cem e de cinquenta em cinquenta"

►Jesus começou a dominar a situação de urgência mediante um processo ordeiro. Assim é o plano divino. Deus nos aponta as soluções e circunstâncias mais favoráveis para que possamos ser assistidos em nossas necessidades. Normalmente, Deus se retira para as sombras  após dar-nos o material com que iremos trabalhar e permitindo que façamos o que está ao nosso alcance. Já em outras situações Ele entra no quadro para fortalecer-nos e encorajar-nos.

►O plano divino exige a reação humana  favorável. O que foi ordenado deverá ser obedecido. Deus tem suas regras e aquele que não as obedece é desqualificado e não pode tornar-se vitorioso. O povo se  pôs em ordem e isso facilitou a distribuição do pão. Ao ato de conversão deve seguir-se  a santificação . Não haverá conversão autêntica sem a santificação e nem poderá haver glorificação sem santificação  (II Tes 2:13).

 

Conclusão.

Quantos pães tendes?( Vs 20)

►Que vida tem reservado para o Senhor Jesus. Ainda resta alguma coisa  que se possa aproveitar, mesmo que pouco pareça?

Jesus ensina nesta história a que desenvolvamos atitude de confiança nele, rejeitando as tendências que endurecem o coração. Marcos 6:52 "Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes, o seu coração estava endurecido."

Como está seu coração? Ainda teima em rejeitar a opção do Mestre Jesus?

Em Jesus todos se fartam e ainda sobra para tantos quantos queiram.

►Na história antiga lemos que os judeus costumavam carregar cestos em suas viagens, especialmente quando atravessavam  territórios gentílicos, provavelmente para evitar a necessidade de comer com os estrangeiros. Jesus e seus discípulos tinham o costume de  distribuir comida  aos pobres; provavelmente os fragmentos de comida, que encheram doze cestos foram guardados com este propósito.  O fato de terem sobrado doze cestos  ilustra a verdade da demonstração que, depois de saciados todos, havia ainda muito mais comida do que Jesus tinha, a princípio, para começar a multiplicação. Esta é a grandeza do milagre..

►Jesus tomou  a pequena provisão humana e mediante a sua graça, tornou-a suficiente para as necessidades de uma grande multidão.

►Cristo pode usar sua vida, mesmo que pareça pequena, um nada. A vida é tudo que Ele lhe confiou. Multiplicá-la é tarefa do Senhor Jesus. Quantos pães tendes?



EM 2009 ACONTECERAM 250.362 FRAUDES NA INTERNET. CLIQUE PARA LER DICAS DE SEGURANÇA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.