terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FW: Mensagem - O resgate


 

O Resgate

Adélio Silva

 

Texto: Mat 20:28

"Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos."

Introdução – ( Vídeo 1)

                        A mídia  mundial esteve  voltada para as operações de salvamento dos 33 mineiros chilenos, vítimas de soterramento a 633 metros .  É evidente que estavam condenados à morte visto que, apesar de ainda estarem vivos, o mundo exterior  não pensava assim, até o 17 dia  do desastre, quando, por evidente casualidade, foram localizados por uma das sondas, ao se estarem esgotando as possibilidades de sobrevivência em tão difíceis  e desfavoráveis circunstâncias .

                        O desfecho favorável como neste caso nos faz refletir sobre algumas realidades espirituais:

1 – Perdendo o rumo

→A humanidade desobedece ao seu Criador

Texto: Rom 5:17,18

"Porque se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais, os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só—Jesus Cristo.

Pois, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para justificação de vida."

→A humanidade se separa de Deus

Ef 2:12

"Que, naquele tempo, estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos aos concertos da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo."

Ef 4:18

"Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração;"

 

2 – Resgatar é preciso

Ecl 4:1

"DEPOIS voltei-me, e atentei para todas as opressões que se fazem debaixo do sol: e eis que vi as lágrimas dos que foram oprimidos e dos que não têm consolador; e a força estava da banda dos seus opressores; mas eles não tinham nenhum consolador."

Zac 9:12

Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro.

Marc 8:37

Ou que daria o homem pelo resgate da sua alma?

 

 

3 – Agora, por, Cristo não estamos mais condenados.

→Sal 107:14

Tirou-os das trevas e sombra da morte; e quebrou as suas prisões.

Salm 139:11

Se disser: Decerto que as trevas me encobrirão; então a noite será luz à roda de mim

Oséias 13:14

Eu os remirei da violência do inferno, e os resgatarei da morte...

Tito 2:13,14

Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;O qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniquidade, e purificar, para si, um povo seu, especial, zeloso de boas obras..

 

4 – Cristo, o resgatador

Os mineiros soterrados foram favorecidos pela boa vontade das equipes de salvamento. Mas isso não foi o bastante.

Coube ao médico socorrista Manuel Gonçalez a missão de descer na cápsula Fénix até onde estavam os mineiros. Uma missão que exigiu coragem, determinação e amor. Seu esforço foi recompensado pois pode contribuir para a salvação dos soterrados. Foi o homem preparado para tal missão.

No campo espiritual, algo semelhante acontece: Perdida, distante de Deus, com esperanças reduzidas, eis que necessário se fazia um resgatador que lhe acudisse. Mas só existia e existe um com todas as qualidades exigidas : Jesus Cristo, O Filho de Deus.

Mat 20:28

Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.

I Cor 6:20

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus, no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

 

Conclusão
Muitas vezes somos envolvidos por situações desesperadoras;

Nos sentimos sem saída: cercados por todos os lados ;

Escuridão, desespero, angústia, impotência;

Então dizemos como o salmista no Salmo 121:1 "ELEVO os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro?

Montanhas nos sufocam. Ninguem parece ouvir nosso clamor.

Apelamos como ensina o salmista no salmo 61:1 "OUVE, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração.?

E o resgate? Quem o fará?

A resposta pode estar a caminho: Salm 71:20 ". Tu, que me tens feito ver muitos males e angústias, me darás ainda a vida, e me tirarás dos abismos da terra."

Crês nisto? Deixe que Jesus entre em sua vida e transforme.  Olhe para cima e veja a luz da salvação que dele vem.Ele é o Resgatador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.