terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Um mundo doente - mensagem

UM MUNDO DOENTE

Adélio Silva

                                                                     

Texto bíblico : Isaías  1. Texto básico: 1: 1-7  "VISÃO de Isaías, filho de Amós, a qual ele viu a respeito de Judá e Jerusalém, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz, e Ezequias, reis de Judá.Ouvi, ó céus, e presta ouvidos, tu, ó terra, porque fala o Senhor: Criei filhos, e exalcei-os; mas eles prevaricaram contra mim.

O boi conhece o seu possuidor, e o jumento a manjedoura do seu dono; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende.Ai da nação pecadora, do povo carregado de iniquidade, da semente de malignos, dos filhos corruptores: deixaram ao Senhor, blasfemaram do Santo de Israel, voltaram para trás.Porque seríeis ainda castigados, que mais vos rebelaríeis? toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.Desde a planta do pé até à cabeça, não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres, não espremidas, nem ligadas, nem nenhuma delas amolecida com óleo.A vossa terra está assolada, as vossas cidades abrasadas pelo fogo: a vossa região os estranhos a devoram em vossa presença; e está devastada, como numa subversão de estranhos.

 

 

Introdução:

Que vemos ao nosso redor? Quem negaria com segurança que vivemos dias de grandes conturbações gerais?  Seria louco quem afirmasse que tudo está bem. Exemplos do dia a dia. Dentro e fora de casa. No trabalho, na vizinhança, na escola....Tudo faz lembrar um grande reboliço. E somos envolvidos pelos seus movimentos.  A  palavra bíblica, desde há muito apontava tais momentos de inquietude, sobressaltos, medo, agonia.

 

1 – Que disse o profeta Isaías há mais ou menos 2700 anos?

Ele não só apontou situações semelhantes, como identificou suas causas, conseqüências e soluções

Causa atual: Revolta contra o criador: VS  2....revoltados contra mim.

Causa primitiva: Desobediência. Gen cap 3

Ingratidão: VS 3.... o boi conhece o seu possuidor...Mas Israel não tem conhecimento...

Pecado, iniqüidade VS  4: "...iniquidade em grande escala, maldade, corrupção, abandono da fé.

...pecaminosa...: deriva de um verbo que significa 'errar o alvo' . Deus nos propôs um alvo.

...iniquidade... perversão.. significa 'dobrar ou torcer' algo. A santidade e vontade de Deus foi como que torcida, indicando que o homem preferiu achar que Deus era mentiroso.

Malignos...ou seja malfeitores... significando danoso ou prejudicial.

Corruptores... que fazem apodrecer. Apodrecem a si próprios. Sua alma e seus espíritos desviados da santidade de Deus.

 

2 – Qual o estado da humanidade aos olhos de Deus?  5 a 7

Estado pessoal:   Totalmente enferma (física e espiritualmente). "...desde a planta do pé até à cabeça....Nada escapa...só feridas...contusões e chagas inflamadas...incuradas e incuráveis...

Estado geográfico: Terra desolada..cidades consumidas pelo fogo...lavouras devoradas pelos invasores e dominadores..devastação.... (como está sua alma, seu espírito?)

 

3 – Qual o pensar de Deus?

 

Ouvi a palavra... v s 10" Ouvi a palavra do Senhor, vós príncipes de Sodoma; prestai ouvidos à lei do nosso Deus, vós, ó povo de Gomorra."

Deus não aceita culto misturado com pecado... v s  11-15" De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais nédios; e não folgo com o sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto das vossas mãos, que viésseis pisar os meus átrios? Não tragais mais ofertas debalde: o incenso é para mim abominação e as luas novas, e os sábados, e a convocação das congregações; não posso suportar iniquidade, nem mesmo o ajuntamento solene.As vossas luas novas e as vossas solenidades as aborrece a minha alma; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.

Pelo que, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.

Deus se esconde do adorador pecaminoso.. v s  15... escondo de vós os meus olhos...

Que exige Ele?: v s 16-17. Mudança e arrependimento. "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade dos vossos atos de diante dos meus olhos: cessai de fazer mal:Aprendei a fazer bem; praticai o que é reto; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas.

 

4 – O que Deus oferece ao arrependido?

Perdão pleno VS. 18...." Vinde, então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã."....

 

Conclusão –

 Qual sua opção?

SE aceitar a oferta de Deus VS 19... o melhor...

Se recusar.. v s 20.." Mas, se recusardes, e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse.

Eentrega-se ao destino da destruição.  Que fazer? Seja sensato: escolha a vida, a bênção, a salvação.

Deut 11:26-28 "Eis que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:

A bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando;

Porém, a maldição, se não ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, e vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.