segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Mensagem - Fardos inúteis

FARDOS INÚTEIS

Adélio silva

 

 

 Texto: Is 53:4 "Verdadeiramente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si: e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido."

Introdução

            Conta uma lenda que dois monges atravessavam uma área deserta quando diante de um rio violento avistaram uma linda jovem que tentava atravessá-lo sem sucesso.

Um dos monges, não sem dificuldades, atravessou o rio colocando a mulher em suas costas, conseguiu atravessar o rio em segurança.

            A jovem abraçou-o e, agradecida, comovida com o seu gesto seguiu o seu caminho.

            Retomando a jornada, o outro monge, que assistiu a tudo calado, repreendeu o amigo, falando do contato carnal que houve com aquela  jovem, da tentação de ter aquele contato mais direto com uma mulher, o que era proibido pelas suas leis, e durante um bom trecho do caminho, esse monge falou sobre a mulher e sobre o pecado cometido até que aquele que ajudou a jovem na travessia falou:  - Querido  amigo, eu atravessei o rio com a jovem e lá eu a deixei. Mas você ainda continua carregando-a em seus pensamentos. (transcrito)

1 – O que é um fardo?

No hebraico a palavra é kabed, usada com o sentido de  pesado e difícil.

No grego, o verbo bareomai, o adjetivo barus, o advérbio baréos (peso). Todas estas palavras referem-se, simbolicamente, a algum tipo de tristeza, como em Prov 10:1 "Um filho sábio alegra a seu pai mas um filho insensato  deixa pesado o coração de sua mãe".

Então, os fardos ou pesos  são dificuldades que  subtraem o vigor da luta pela vida, seja ela material ou espiritual.

Os fardos causam tristeza  e abatimento da alma.

Só através do conhecimento do evangelho da graça de Cristo é possível aos espíritos entristecidos   pelos  pesos dos pecados adotarem uma posição de louvor ao Senhor. Isaías 61:3 passando a ter alívio para suas almas entristecidas. "A ordenar, acerca dos tristes de Sião, que se lhes dê ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado." 

2 – Fardos que o  ser humano carrega?

PECADO: Salmos 38.4 "Pois já as minhas iniquidades ultrapassaram a minha cabeça: como carga pesada são demais para as minhas forças."

O pecado é um fardo que pesa sobre nossas vidas até Jesus vir e nos aliviar totalmente.

 PREOCUPAÇÕES: Mateus 6.25 e 34" Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos, quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestido? Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.

As preocupações excessivas com o futuro esgotam o ser humano com contas e expectativas muito altas.

RELIGIOSIDADE: Mateus 23.4" Pois atam fardos pesados e difíceis de su-portar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los;"

A religião de homens põe um peso da LEI sobre o ser humano que ele não pode suportar com sacrifícios que nada podem fazer.

RESPONSABILIDADES: Gálatas 6.5" Porque cada qual levará a sua própria carga."

Os compromissos assumidos impensadamente se tornam fardos pesados para carregar.

3 – O que impede de livrar-se dos fardos?

Fraqueza:  Sal 63:2" Tem misericórdia de mim, Senhor, porque sou fraco; sara-me, Senhor, porque os meus ossos estão perturbados."

Prática do pecado:Isa 59:12 "Porque as nossas transgressões se multiplicaram perante ti, e os nossos pecados testificam contra nós; porque as nossas transgressões estão conosco, e conhecemos as nossas iniquidades;:

Altivez(orgulho):  Prov 16:18 "A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda".

CONCLUSÃO:

Precisamos entregar ao Senhor nossos fardos e pedir a Ele forças para carregar e nos ajudar a levantar. Salm 37:5-7 "Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará".     Muitos dos nossos fardos já poderiam estar abandonados em outras  curvas da vida, mas nós insistimos em carregá-los. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia.

Descansa no Senhor e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa astutos intentos.

            Levamos nossas dores e frustrações ao extremo. Dramatizamos demais, damos valor demasiado a cada dor, cada ofensa, cada contrariedade, e por isso não conseguimos nos apropriar do perdão que Cristo já nos deu, pois o peso que vamos  acumulando em nossas costas  é demais para qualquer cristão.

            Reflita:  Quais os fardos que você continua carregando e que já não estão com você? 

Qual é a dor das que você anda revivendo e fazendo com que velhas feridas voltem a sangrar? Por que você não consegue perdoar quem lhe magoou? Quantas oportunidades você anda deixando para trás por estar amarrado ao passado?
            Desarme-se: dos velhos pensamentos, do espírito de revolta, da tristeza.

            Hoje é dia de desmontar o velho acampamento do comodismo e seguir adiante na longa jornada que a vida apresenta. Quanto mais  leve a sua mochila, mais fácil a subida rumo à felicidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.