quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estudo: Entendendo a Conversão - A Fé

ENTENDENDO A CONVERSÃO -Parte 1 – Elementos da Fé

 

 

 

Adélio Silva

 

Introdução

Texto:  Heb 11:1 "Ora,  a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas  que não se vêem ( tradução Almeida)".

Vimos ao estudarmos inicialmente sobre a conversão, o papel  do Arrependimento e sua característica como elemento precedente  à fé. Neste estudo iremos ver  qual o significado da fé bem como suas variadas formas de expressão e sua importância na construção da estrutura espiritual daqueles que seguem na marcha para a glorificação.

As dificuldades impostas  pela manutenção de uma vida de santidade são manifestadas através  de circunstâncias como: perseguições, privações, pobreza, feitos poderosos, sofrimentos e até mesmo o martírio. Tais situações exigem que  o 'homem de Deus' mantenha a sua fé. A convocação do versículo inicial é que não se pode retroceder, abandonar a batalha, desviar-se de Cristo  ( Heb 10:39).

                O 'homem' espiritual é convocado a  corresponder ao mundo invisível  e a fé é o elemento de ligação.  A fé se fundamenta sobre uma autêntica sabedoria espiritual; possui um fundamento firme; seus objetos são invisíveis aos olhos humanos  mas são bem reais, até mais do que os deste mundo material,  pois fazem parte do mundo espiritual que tem um caráter eterno e inabalável. A fé não consiste em crermos em algo, a despeito  da ausência de provas. Ao contrário, consiste em cremos em firmes evidências espirituais. Essas evidências são conhecidas intuitivamente pela alma,  ou por meio de revelação divina.

                O conhecimento da fé envolve mundos invisíveis  mas perfeitamente reais . A fé inclui as crenças (doutrinas), mas não pode ser equiparada a elas. É possível alguém ter mais fé e menos crenças. A fé haverá de ser firme na realidade da pessoa de Cristo e sua posição como Cabeça e Salvador, na realidade da alma e sua  sobrevivência , seu destino  ligado à pessoa de Cristo.

 

1 -  Tipos principais  de fé no Novo Testamento

 

a) Fé objetiva – É aquilo em que se crê. É o sistema de princípios religiosos. No nosso caso, é o elenco de doutrinas e ensinamentos que compõem o cristianismo. As epístolas pastorais (  I e II Timóteo e Tito) representam esses ensinamentos inteiramente.

b) A fé como virtude-  Virtudes são qualidades espirituais . A fé é uma virtude.  Como virtude a fé é subjetiva, isto é, se exterioriza pelo testemunho diário na vida do crente. Por este testemunho a fé é manifestada e comprova que a pessoa está constantemente sendo orientada pelo Senhor.

c) A fé subjetiva – É o exercício da fé pelo crente. É a crença do crente na pessoa de Cristo. O crente deixa sua alma aos cuidados do Senhor. Cristo é o alvo de sua vida e ele quer participar de sua imagem moral e metafísica. Aliás, esta é a única maneira de se conseguir a 'plenitude de Deus' ( Ef 3:19; Col 3:10). A fé subjetiva é o meio da justificação ( Rm 5:1). Quando o homem toma a atitude de se entregar a Cristo, lhe é concedido o Espírito Santo para dar início o processo transformador e aí estão incluídos a justificação ( Rm3:24,28), a santificação ( I Tes 4:3)     e a glorificação ( Rm 8:29,30). Está envolvido aí também a participação na natureza divina  do Filho ( Heb 2:10....).

 

Outros sentidos para a palavra fé:

I – A fé como capacidade espiritual ( Gal 3:11).  Aí está incluído o "dom da fé" ( I Cor 12:9). É um poder especial fundamentado na confiança incomum em Cristo: é uma das manifestações do Espírito Santo. Através dessa modalidade de fé é possível realizar grandes obras espirituais;

II – A fé como uma  resposta , derivação da fé subjetiva ( Gal 2:20 e 3:2);

III -  A fé como uma confiança , outra derivação da fé subjetiva (Gal 2:16);

IV -  A fé como uma crença na dependência na pessoa de Cristo ( Gal 2:20);

V -  A fé como um pacto ( Gal 3:15-22);

VI -  A fé como uma aventura ( Gal 5:5,6)

 

2 – A fé na epístola aos Hebreus

 

 -  O autor vê a realidade de duas formas:  o mundo físico, que é temporal e se desintegra, está sujeito ao mal. O mundo espiritual  (celestial) . Alí Cristo aparece soberano. O mundo físico é uma copia do mundo espiritual até mesmo  quanto  às formas de adoração.Assim, a alma humana  reconhece essa realidade do mundo celestial  pela intuição; esse reconhecimento é chamado de fé. Quando o homem se entrega a Cristo  está exercendo fé. Então a fé consiste em prestarmos  lealdade ao mundo celestial já compartilhando das dimensões eternas. Tudo isso está compreendido em Heb 11:1 "...é a certeza  das coisas pelas quais esperamos , a prova da realidade das coisas que não podemos ver..."

A fé é um  atributo da alma, atitude geral da alma para com as realidades espirituais . É o conhecimento espiritual e íntimo das Forças Criadoras do universo. Assim como tomamos conhecimento do corpo físico  através dos sentidos , também podemos tomar conhecimento da alma  mediante as atividades de seus atributos. A fé pode ser negada ou repelida até deixar de existir  dentro da consciência da mente humana. Ela  pode, ao contrário,  ser reconhecida e exercida até ao ponto de remover  montanhas.

A fé como 'substância das coisas esperadas, a prova das coisas invisíveis' sabe que já recebeu e age segundo isso, de nada duvidando. É a construtora do que parecia impossível . É aquilo que trouxe à vida tudo aquilo que já existiu . É a evidência do cumprimento  da promessa de Deus.

 

No mundo material a fé se confunde com confiança. Mas existe uma inclinação a dependermos dos nossos sentidos  físicos, quase sempre ilusórios.  Isto não é fé, é confiança. A confiança vem através dos sentidos físicos . A confiança sucumbe  quando aparecem as provas, fora do controle individual. ( Luc 12:28).

 

3 – Como desenvolver a fé

 

 – Ela se desenvolve mediante o uso. Não pode ser ensinada ou forçada. A verdadeira fé não pode ser destruída.

 

a) Tendo a mente de Cristo.  Abrindo os corações  pela meditação sobre as forças invisíveis que circulam o trono da graça  e lançando ao redor a proteção achada no pensamento de Cristo;

b) Acrescentando à nossa fé as obras.  Isso irá mostrar ao mundo que temos os atributos de Cristo . Precisamos mostrar por nossas ações, na vida diária , que cremos, que temos fé e que sabemos que se usarmos a fé que possuímos, mais fé será dada;

c) Somente no coração liberto de amor  egoísta é que pode aninhar-se a fé que sustentará o crente  em todas  as circunstâncias da vida;

d) Quando a fé em nós habita, temos a verdadeira liberdade e a certeza de que não temos outro senhor além de Jesus Cristo.

 

4 -  Significado e função da fé

 

a) A fé é um atributo da alma e não pode ser aprendida pela experiência física. Não vem pelo exercício dos sentidos . Por exemplo: não é só esperar o recebimento de um cheque  no mês seguinte -  se estivermos trabalhando  costumamos receber nosso salário  desse modo. Isso é confiança e não fé.  Confiamos que receberemos mais um  cheque, e a confiança se baseia na experiência humana . Não é a fé que nos faz sentar em uma cadeira , sem testá-la. Isto também é confiança, pois nossos sentidos nos ensinaram  assim.  A fé tem a sua base no conhecimento  diretamente intuitivo sobre as realidades espirituais como a realidade de Deus , seu governo e o destino das almas humanas. A alma é o elo entre Deus, as coisas espirituais e a consciência humana. A alma sabe, por isso ela crê. A fé é um atributo da alma.

O problema é como permitir que a alma entre em comunicação com a mente consciente. É nesse ponto que o  homem bloqueia o conhecimento natural  e intuitivo de seu ser interior (a alma). Esse conhecimento é bloqueado com pensamentos e ações carnais , enfatizando o que é físico e negligenciando as coisas do espírito;

b) O plano de Deus na criação foi o de dar ao homem a capacidade de conhecer o seu Criador, b em como o de ser capaz de conhecer as realidades espirituais em geral. Deus criou de tal modo a alma humana que ela pode , por dotes naturais, entender tais coisas. A alma age como transmissor para a consciência. A fé não pode ser destruída, como a alma também não pode. A fé pode ser ocultada  pela mente consciente, devido à perversão do indivíduo ou pelo pouco caso para com as coisas espirituais. Esse bloqueio para  a fé pode ser tão grande  que  nenhum único raio de luz poderá iluminar a mente física (a consciência).  O homem pode chegar ao ponto de negar a existência de sua própria alma ou do Criador. Apesar disso a fé continua existindo a nível da alma mas não ao nível da consciência.

       ebreus 11:1

 

5 – Como desenvolver a fé

a) A alma humana (porção espiritual)  deve inicialmente 'interessar-se' em desenvolver  a fé. Esse desenvolvimento sobre as realidades espirituais tornar-se mais agudo na medida em que essa procura se acelera;

b) A oração  e a meditação são instrumentos para desimpedir  o contato entre a mente (consciência) e a alma. Essas práticas amortecem as forças carnais e alimentar as forças espirituais. É o carnal dando lugar ao espiritual. A prática de atitudes espirituais agradam a Deus que  se torna mais aberto ao contato com a alma. Em consequencia a fé é acrescida ;

É bom salientar que a oração e meditação devem ser autênticas. Sempre que valorizamos o físico acima do espiritual não estamos criando condições para a o lugar da oração e meditação. O Senhor Jesus vivia em constante estado de oração e meditação. Orava proferindo palavras  de louvor e solicitação ao Pai.  Meditava  dando ouvidos ao Pai  e sua alma se tornava forte na fé.  Jesus mantinha abertos os canais de sua mente consciente . Jesus andava transbordante de fé. Sendo ele o caminho, mostrou também o caminho;

c) A fé é desenvolvida pelo seu uso. Este uso é a prática  da fé entre as pessoas e para conosco mesmos. Porém antes devemos eliminar os apetites carnais   pois bloqueiam a entrada da fé  até à mente consciente. O pecado que nos cerca deve ser bloqueado  pois ele impede a concretização da fé , lugar onde ela deve ser operada. As boas obras entre os homens são uma expressão da fé. Jesus curava e fazia muitas coisas em benefício dos seus semelhantes  humanos.  Isto fortalece a fé.

6 -  A fé e as Escrituras sagradas

a) Ela nos leva a reconhecer as realidades das coisas espirituais (  Heb 11:1);

b) Ela é possível para todos os homens ( Mc 11:22; I João 3:23);

c) Os objetos da fé são o mundo eterno (Heb 11:1); Deus (João 14:1); Cristo ( João 6:29; Atos 10:21; Heb 12:2); as Escrituras ( João 5:46; At 26:27); o evangelho ( Mc 15)/ as promessas de Deus ( Rm 4:21; Heb 11:13);

d) É um dom de Deus ( Rm 12:3;  Ef 2:8;  6:23; Fil 1:29); é operação de Deus (At 11:21; I Cor 2:5); é preciosa (II Ped 1:1); é santíssima (  Jud  20) ; é fruitífera ( I Tes 1:3) ; é acompanhada pelo arrependimento (  Mc 1:15; Luc 24:47); atua em conjunto com arrependimento , formando a conversão (At 20:21); é seguida pela conversão ( At 11:21) ; tem Cristo por seu objeto e autor ( Heb 12:2);

e) A fé é um dos aspectos do Espírito Santo ( Gal 5:22); é dom do Espírito ( I Cor 12:9);

f) As Escrituras visam produzir a fé em seus leitores (João 20:21; II Tim 3:15);

g) A pregação da palavra é um dos meios para produzir a fé ( João 17:20; At 8:12;Rm 10:14,15,17; I  Cor 3:5);

h) A fé nos traz a remissão dos pecados ( At 10:43); a justificação (AT 13:39); a santificação (At 15:9; 26:18;  II Tes 2:13); a luz espiritual (João 12:36,46);  a vida espiritual (João 20:31; Gal 2:20); a vida eterna (João 20:31);  o descanso celestial (Heb 4:3); a adoção ( João 1:12; Gal 3:26); o acesso a Deus ( Rom 5:2; Ef 3:12);a herança das promessas (Gal 3:22; Heb 6:12); o dom do Espírito Santo ( At 11:15-17; Gal 3:15; Efe 1:13);

i) A fé é o guia da vida espiritual ( Rm 1:17; Heb 10:38);

j) É o meio do recebimento do evangelho (Heb 4:2);

m) É necessária para a guerra espiritual  vitoriosa(l ( I Tim 1:18, 19; 6:12)

n) Torna o evangelho eficaz para seus ouvintes ( I TEx 2:13);

o) Elimina a autojustificação ( Rom 10:3,4); a jactância (Rm 3:27);

p) Opera pelo amor ( Gal 5:6; I Tim 1:5);

q) produz a esperança (Rm 5:2); a alegria ( I Ped 1:8); a paz ( Rm 15:13); a  confiança (Isa 28:16;  I Ped 2:6); a ousadia na pregação (Sal 116:10; II Cor 4:13;

r) É um elemento necessário para a oração eficaz ( Mat 21:22; Tiago 1:6);

s) Pela fé vivem os crentes (Gal 2:20);  se firmam os crentes ( Rm 11:20; II 1:24);  andam (Rm 4:12;  II Cor 5:7);  obtém bom testemunho  (Heb 11:2) ; vencem ao mundo ( I João 5:4,5); resistem ao diabo ( I Ped 5:9); vencem a Satanás ( Ef 6:16); são sustentados (Sal 27:13; I Tim 4:10);

t) os crentes   deveriam exibir fé sincera ( I Tim 1:5); ser abundantes ( II Cor 8:7); continuar nela ( Col 1:23); ser fortes na fé ( Rom 4:20-24) ; estar firmados nela ( Col 1:23); apegar-se a ela ( I Tim 1:18);

u) A verdadeira fé  é demonstrada pelas obras  (Ef 2:10);

v) Sem as obras, a fé está morta ( Tiago 2:17,20,26);

x) A fé vence todas as dificuldades ( Mat 17:20; 21:21; Marc 9:23);  o que é feito sem fé é pecado (Rm 14:23). A prova da fé opera a paciência ( Tiago 1:3);

z)  Os ímpios podem professar a fé ( Atos 8:13,21), mas na realidade, estão  destituídos dela  (João 10:25; 12:37; At 9:9; II Tes 3:2).

 

7 -  A fé e as obras

A fé não é uma nova espécie de obra que agrade a Deus mais do que as obras legalistas, de tal modo a tornar-se um mérito sobre cuja base Deus nos daria a salvação . A verdadeira base da salvação é a graça em função da expiação do sangue de Cristo  ( Ef 2:8 e Rom 3:25).  A fé é um instrumento que recebe a bênção da graça mas não  é a base para esse recebimento . A fé produz o fruto das boas obras . Não existe fé sem santificação, pois a santificação  é o meio da salvação( II Tes 2:13). A fé estéril não é a fé salvadora.

 

 

Fontes de Consulta:

Bíblia Sagrada.

O Novo Testamento Interpretado – Vol  5 -  Russel Champlin

Estudo Persipcaz das Escrituras -  Vol 1 -  STV 



O SEU NAVEGADOR PODE TE PROTEGER DE FRAUDES NA WEB. VEJA DICAS DE INTERNET EXPLORER 8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.