quinta-feira, 10 de junho de 2010

Mensagem - A constituição psicológica do homem

A constituição  Psicológica do Homem

Adélio Silva

O Homem possui duas naturezas: material e imaterial. Material: é o  corpo. Imaterial  é a alma e espírito. Questão: espírito e alma são a mesma coisa?

HOMEM

Natureza material

 

(Corpo)

 

 

 

 

 

Natureza imaterial

 

(Alma e Espírito)

 

Questão: Alma e Espírito são a mesma coisa?

Sim:  Dicotomistas

Não:  Tricotomistas

 

Teoria  Dicotomista:

Parte imaterial do homem► A parte  imaterial do homem é consciente e capaz de possuir  e animar o corpo físico. É chamada também de  psuche  e também de pneuma.  Ela  é o agente moral e racional, sujeita à influencia e habitação de Deus.

Pneuma é  a natureza do homem voltada para Deus. Psuche  é a natureza do homem voltada para a terra através dos sentidos humanos (gosto, olfato, audição, visão e outros).

Pneuma é a parte mais elevada do homem relacionada com as realidades espirituais ou capaz desse relacionamento.

Psuche  é a parte mais elevada do homem relacionada ao corpo ou capaz  desse relacionamento.

O Pneuma  e a psuche apesar de terem usos diferentes possuem unidade de substância.

Textos: Gn 2:7;  Gen 41:8 ;Jó 27:3; Sl 42:6; João 12:27;  13:21; Mt 20:28; 27:50; Hb 12:23. Apc 6:9;  16:3.

Teoria Tricotomista

Homem é composto de Corpo, Alma e Espírito.

Corpo é a parte material da constituição humana. Alma é o princípio da vida animal (capacidade de desenvolver movimentos). Espírito é o principio da vida racional (raciocínio lógico, inteligência diferenciada, etc).

Com a morte o corpo retorna ao pó, a alma deixa de existir e o espírito permanece em  standby  em algum estado ou situação  imaterial, aguardando a ressurreição.

Em outras palavras:  a parte imaterial do homem é composta de uma parte inferior e outra superior.

À alma pertencem as funções de: imaginação, memória, compreensão  do homem.

Ao Espírito as funções de raciocínio, consciência, livre arbítrio.

O Corpo é  a habitação para a alma e o espírito. Às vezes as partes são usadas para indicar todo o ser.

Nota: para os aniquilacionistas, ao pecar o homem extinguiu o elemento divino  chamado de espírito, passando a readquiri-lo através da regeneração. Os não salvos perecem ao morrer.

Outros textos: I Tes 5:23;  Heb 4:12; I Cor 2:14 a 3:4; Mc 12:30

 

Fonte: Palestras em Teologia Sistemática – Henry Clarence Thiessen pg 150 a 157



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