quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estudo: Entendendo a Conversão - Arrependimento

ENTENDENDO A CONVERSÃO -Parte 1 – Arrependimento

Adélio Silva

 

Introdução

                A salvação não pode ser medida por acontecimentos que se coloquem em ordem cronológica (um se sucede ao outro), dessa forma: conversão, justificação, regeneração, união com Cristo, adoção. Isto porque eles começam a acontecer simultaneamente. Só a santificação pode ser entendida como um processo, isto é, ela vai progredindo na medida da estatura espiritual adquirida pela ação renovadora do Espírito Santo em harmonia com o espírito da nova criatura.

                A conversão é a atitude de 'voltar-se para Deus' .  e ela consiste em dois elementos básicos :

Primeiro - arrependimento, fé e crença  não podem  acontecer  por iniciativa do homem  à parte de Deus . Mediante a 'graça de Deus' o homem é movido a uma reação pessoal. As Escrituras dão exemplos de pessoas que agiram dessa  forma: Salm 85:4; Cant 1:4; Jr 31:8; Lm 5:21; II Tim 2:25.

Segundo - A Bíblia não autoriza ao homem que a si mesmo se justifique, regenere ou adote, pois  só Deus pode fazer tais coisas.

                Então, em uma sequência lógica de atitudes, teríamos: Arrependimento e fé levam à justificação e esta conduz à vida ( Rm 5:17,18). Veja que primeiro ocorre o arrependimento e após vem a fé.

Neste primeiro momento estudaremos o Arrependimento  e o que ele compreende.

1. Importância do Arrependimento.

 É uma prática viciosa dos pregadores apelarem aos não salvos para aceitarem a Cristo e crerem , sem mostrar a condição de perdição e necessidade  de ter o Salvador. As Escrituras destacam sim a pregação que leve ao arrependimento, mesmo porque esta era a mensagem do AT ( Dt 30:10; II Rs 17:13; Jr 8:6; Ez 14:6;  18:30). No NT João Batista e Jesus  pregavam o arrependimento ( Mt 3:2; Mc 1:15). Os apóstolos também ( Mc 6:12). Pedro fez o mesmo  em pentecostes ( At 2:38). Assim fez Paulo ( At 20:21; 26:20). Esta ordem permaneceu para a igreja de ontem e de hoje (Atos 17:30; 24:47). O arrependimento é indispensável para a salvação (Luc 13:3).

2. Significado do Arrependimento.

Arrependimento é uma mudança da mente e compreende três aspectos ;  (a) intelectual, (b) emocional e  (c)volitivo.  Vejamos então:

(a) O Elemento Intelectual. Para que haja arrependimento é preciso que haja mudança de idéia com relação ao pecado, a Deus e ao próprio eu.. O pecado passa a ser reconhecido como culpa pessoal; Deus passa a ser reconhecido como Aquele que exige (justamente) a retidão; o eu passa a ser ser visto como maculado e desamparado.  Para a Bíblia este aspecto do arrependimento é chamado de 'conhecimento do pecado' (epignosis hamartias) (Rm 3:20 conferido com 1:32 ; Sl 51:3,7; Jó 42;56; Lc 15:17,18 conferido com 19).

(b) O elemento Emocional. Está contida aí uma  mudança  de sentimento.  Nesta fase pensamos com mais freqüência. . A palavra 'arrepender' vem do latim  re plus poenitere, que significa 'ficar triste de novo'. Em termos práticos, isto significa atitudes de tristeza pelo pecado e desejo de perdão que levam ao arrependimento ( Sl 51:1,2; II Cor 7:9,10).  As Escrituras apresentam  a idéia do arrependimento   utilizando a palavra grega metamelomai, que significa 'ser um cuidado para alguém depois'  ( II Cor 7:8; Heb 7:21). Dá a idéia de manter-se vigilante para evitar reincidências.

(c) O Elemento Volitivo. É a mudança da vontade e da disposição. É a volta íntima contra o pecado.  Nas escrituras é usada a palavra grega  metanóia, que significa 'uma  mudança de idéia'.  São citações no Novo Testamento ( Mt 3:8,11; At 5:31; 20:21; Rm 2:4; II Cor 7:9,10; II Pe 3:9; Mt  3:2; Lc 13:3;  15:7; At 2:38; 17:30; Apc 2:5).

Notas: Confissão de pecado e reparação de erros cometidos contra os homens ( Luc 19:8)  são frutos do arrependimento  mas não são arrependimento. Não somos salvos para o arrependimento mas sim se nos arrependermos. Arrependimento não é uma satisfação dada a Deus  mas uma condição do coração necessária para que possamos crer para a salvação. O verdadeiro arrependimento nunca existe independentemente da fé, isto porque não se pode voltar contra o pecado sem ao mesmo tempo se voltar para Deus. A verdadeira fé nunca existe sem arrependimento e mudança moral.

3. Meios de Arrependimento . Por parte de Deus o arrependimento é uma dádiva. Somos chamados a nos arrepender para que possamos sentir nossa própria incapacidade de fazer isso e consequentemente  sermos jogados para Deus  e pedirmos a Ele que execute esta obra da graça em nossos corações (At 11:18 ; II Tim 2:25)

 Já do lado humano o arrependimento é trazido por várias atitudes.  É ensino de Jesus que:

Milagres não conduzem ao arrependimento ( Mt 11:20,21);

Ressurreição de morto não pode levar ao arrependimento (Luc 16:30,31);

A Palavra de Deus  pode levar ao arrependimento ( Luc 16:30,31);

A Pregação do evangelho pode levar ao arrependimento ( Mt 12:41; Luc 24:47; At 2:37,38; II Tim 2:25);

A  bondade de Deus  para com suas criaturas,pode ( Rm 2:4; II Ped 3:9);

A correção do Senhor pode (Apc 3:19; Heb 12:10,11);

A crença verdadeira pode ( Jonas 3);

Uma nova visão de Deus pode ( Jó 42:5,6).

 

Fontes de Consultas: Bíblia Sagrada;  Palestras em Teologia Sistemática- Henry Thiessen

TRANSFORME SUAS FOTOS EM EMOTICONS PARA O MESSENGER. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.