quinta-feira, 10 de junho de 2010

mensagem - A vida eterna

A VIDA ETERNA

Adélio Silva

 

Texto: João 3:15,16

Introdução

A vida provém de Deus. Ele é a sua fonte  ( Gen 2:7; At 17:25)  e é também o único que tem vida em si mesmo. Quando diz 'Deus vivo' a Bíblia o credencia como estando presente e ativo no mundo, sendo  Criador, Sustentador de um povo e sua fonte inesgotável de vida física e espiritual. Toda a vida no universo  depende  de  Deus  e está sob sua responsabilidade.

 

1 – Palavras usadas na Bíblia traduzidas por 'vida'

a) No Antigo Testamento (palavras em hebraico)

hay (hayyîm no plural), corresponde a  zoe no grego .Para que exista o homem deve possuir   hayyîm.

Nepés. No grego é psyche. Seu sinônimo é rûah (Is 26:9). Significa 'energia vital' ou 'fôlego', tanto de homens como de animais (Ec 3:19; Gn 6:17; 7:15,22) e tem sua origem no próprio Deus. Por estar vivo o homem possui  nepés . Esta palavra geralmente é traduzida por "alma" ou fôlego ou vida . Quando se aplica ao homem esta palavra  designa uma existência como ser vivente à parte de Deus ( Gen 2:7; 12:13; Ex 12:15)de Deus ). Já a palavra rûah designa o homem como um ser que obtém de Deus a sua vida.

Obs:  O Velho Testamento não ensina claramente algo sobre a vida depois da morte. Alguns casos isolados como os arrebatamentos de Enoque e Elias nos dão pequenos indícios . Um outro caso isolado é o de Jó. Ele cria que  seria vivificado depois da morte ( 19:25-26). Referências como Salm 71:20; 73;23 e cap 19 são indicativos de uma vida no além.

b) No Novo Testamento

Existem Três palavras no grego que são traduzidas por 'vida': Bios, zoe, e psyche.

Bios – Indica vida como o estado presente da existência bem como os recursos mediante os quais ela é mantida, semelhantes a 'sustento', 'haveres' e' bens' ( Lc 8:14; I Tim 2:2; 2 Tim 2:4; 1 Ped 4:2; 1 João 2:16; Mc 12:44; Lc 21:4; Luc 8:43; 15:12,30; 1 João 3:17).

Zoe -  é usada frequentemente , e correponde a hayyîm (heb) . É usada para indicar o estado de quem possui vitalidade, ânimo.  É a palavra mais completa para indicar 'vida eterna' pela amplitude do seu significado ( Luc 12:15;  AT 8:33; 1 Ped 3:10; João 3:15-16,36; 4:14; Rm 6:23; 1 Tim 6:12).

Psyche -  Geralmente equivale a nepés no VT. É o princípio animados da vida ( At 20:10) e representa o 'eu' do homem (At 2:43; 3:23; Rm 13:1). Representa bem o tipo de vida que é vivido na terra e posteriormente no 'reino de Deus' (Luc 21:19; Heb 10:39).

2 -  A vida Eterna

Jesus, ao começar seus ensinos sobre a vida eterna, estava  como que 'espiritualizando' aquilo que Ele ensinou sobre o 'reino de Deus'. A entrada no reino seria uma doutrina pertencente ao outro mundo, um equivalente à vida eterna.  Aliás, esta foi a missão fundamental de Jesus Cristo na terra.

Se vista pelo ponto de vista temporal, a vida eterna  indica  uma vida sem princípio, sem fim, ou ambas as coisas. . Porém, nesta passagem, o sentido é de determinar 'uma qualidade de vida'. Isto para pela verdade de que existe um  reino celestial, habitado por seres transformados , que, apropriadamente são chamados de filhos de Deus . São homens (e mulheres) regenerados, que receberam o revestimento  da natureza metafísica de Cristo. Compartilham da vida de Deus . é um contraste se comparado ao tipo de vida vivida nesta dimensão terrena.

Mas, o que é vida eterna? ?Assim comente Champlin:

"I.  Se olharmos humanamente, incluiremos todas as condições e todos os efeitos da conversão,  da santificação  e das operações do Espírito sobre a alma. Os homens começam a participar da vida de Cristo  quando ainda estão aprisionados ao corpo físico (Rm 6:3);

II – Em seu aspecto celeste, a vida eterna inclui a glorificação da alma, a participação na natureza e imagem do Logos (Jesus), o que importa na  participação da vida necessária e independente do próprio  Pai ;

III -  é a participação na plenitude de Deus, isto é, na natureza e nos atributos  divinos ( Ef 3:19);

IV – É a participação na plenitude de Cristo  ( Ef 1:23);

V – Não é simplesmente vida sem fim (simples imortalidade), e sim um tipo de vida, a vida mais elevada que existe;

VI – Trata-se de uma vida na qual a imagem de Deus  é duplicada no homem , segundo o padrão do Filho mais velho;

VII – Os eleitos compartilham de modo finito  dessa forma de vida divina, ao passo que o Filho goza de uma participação infinita. Porém a eternidade toda terá o propósito de ir intensificando essa participação. Assim, os eleitos irão de um estágio  de glória a outro "ad infinitum" (II Cor 3:18);

VIII – A qualidade dessa vida é simbolizada pelas coroas (doações ou participações espirituais)  -  II Tim 4:8;

IX – Ela capacita os eleitos a realizarem obras poderosas  e elevadas, com o intuito de ajudar a criar a unidade de todas as coisas  em torno de Cristo  ( Ef 1:10), para que Ele, afinal, seja tudo em todos  ( Ef 13). A igreja será o principal agente dessa restauração;

X -  Ela inclui lindas moradas nas esferas celestiais, porém consiste sobretudo do que acontece à própria pessoa , e não do que ele virá a possuir.

Fontes de Consulta: Bíblia Sagrada, Enciclopédia Hitórico-Teológica da Igreja Cristã – Walter Elwell. O Novo Testamento Interpretado -  Russel N Champlin

VEJA TODOS OS SEUS EMAILS DE VÁRIAS CONTAS COM UM SÓ LOGIN. CLIQUE AQUI E VEJA COMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.