quinta-feira, 10 de junho de 2010

Estudo: Homem, Imagem e Semelhança de Deus

HOMEM -  IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

Adélio Silva

 

Textos:

Gen 1:26,27

"E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou."

Gen 5:1 "ESTE é o livro das gerações de Adão. No dia em que Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez."

Gen 9:6 "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme à sua imagem."

I Cor 11:7 "O varão, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus; mas a mulher é a glória do varão."

Tiago 3:9 "Com ela bendizemos a Deus, o Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus."

 

O que significa 'imagem" e "semelhança"?  Imagem é a sombra ou traçado  de uma figura.Semelhança  indica que essa sombra se parece com a figura.  Os comentaristas afirmam que "não parece haver qualquer diferença entre essas palavras hebraicas.

 

Pontos a considerar:

Primeiro -  Não é uma semelhança física.

 Sendo Deus um espírito não pode  ter partes físicas como um homem. Os mórmons representam Deus como um grande ser humano, mas isto não representa a verdade. Observemos o que diz o salmo 17:15: "...quando acordar;  satisfazer-me-ei da tua semelhança ....."  Isto de forma nenhuma indica forma física.

Em Exodo 33:20, lemos :" E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face e viverá."

A semelhança entre o homem e Deus significam:  Perfeita saúde física sem contaminação por germens herdados ou comunicados; não sujeição à morte física

Segundo -  Éi uma semelhança Mental. 

Observemos o que diz o comentarista Hodge: "Deus é um espírito e alma humana é um espírito. Os atributos essenciais de um espírito são:  razão, consciência e vontade. Um espírito é um agente racional, moral e portanto livre. Ao criar o homem à Sua imagem, portanto, Deus o dotou com aqueles atributos  que pertencem à sua própria natureza como espírito.  O homem assim difere de todos os outros habitantes  deste mundo, e está imensuravelmente acima deles. Ele pertence à mesma ordem de seres que o Próprio Deus é e  portanto capaz de comunhão com o seu criador. Essa conformidade de natureza entre o homem e Deus ... é também a condição necessária  para nossa capacidade de conhecer Deus e portanto o fundamento de nossa natureza religiosa. Se não fôssemos semelhantes  a Deus não poderíamos conhecê-lo.... "

Pensemos mais sobre isso examinando as Escrituras em Col 3:10 "E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;" Esta renovação começa na regeneração e continua na santificação.

A capacidade de grandes faculdades intelectuais do homem está subentendida na ordem para 'cultivar' o jardim e o 'guardar' (Gen 2:15); a exercer domínio sobre a terra e todas as  criaturas da terra ( Gen 1:26,28)  e na declaração de que ele dê nomes a todos os animais da terra ( Gen 2:19,20).

Comenta Willis Lorde:

"Aqui está, então, no estágio mais antigo da vida de Adão, a fala, pois ele evidentemente diz ou pronuncia nomes. Aqui também se encontra o conhecimento da linguagem em seu poder radical, pois esses nomes não são vazios mas significativos. Aqui também se encontra o conhecimento zoológico, pois as diversificadas naturezas e qualidades dos animais e pássaros  antes de Adão determinam sua ação ao dar-lhes nomes".

Podemos afirmar também que essa semelhança é inalienável (não pode ser retirada do homem) e como constitui a capacidade para redenção do homem , valoriza até mesmo a vida do depravado (Gen 9:6) "Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme à sua imagem."

Terceiro -  É Semelhança Moral

A imagem(ou semelhança) de Deus que serviu de modelo para a formação do homem consistiu de sua natureza racional mais a sua conformidade moral.

Assim, o homem é a imagem de Deus e ostenta e reflete a semelhança divina entre os habitantes da terra, porque ele é um espírito, um agente inteligente, voluntário (com vontade própria) e por estas razões está investido do domínio universal como é direito.

Tal semelhança do homem com Deus fica claro nas Escrituras. Vejamos Ef 4:24 "E vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade."

Se na regeneração o homem é criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade, é válido afirmar que  originalmente o homem possuía tanto retidão quanto santidade . A retidão e santidade  requisitos indispensáveis à prática da comunhão com Deus . Em Ecl 7:29 lemos que 'Deus fez o homem reto'. Também em Gen 1:31 está confirmado que ' viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom".

Santidade  original pode ser definida como 'uma tendência das afeições e vontade do homem, apesar de acompanhadas do poder da escolha do mal, em direção ao conhecimento espiritual de Deus  e das coisas divinas em geral .

Quarto -  É Semelhança Social

A natureza social de Deus tem como base suas afeições voltadas para a Trindade. Assim é que Deus tem uma natureza social. Assim como Deus procura  companhia, o  homem também dela precisa. Deus então dotou o homem de uma natureza social.  No início essa comunhão foi achada no próprio Deus (Gen 3:8)  "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia: e escondeu-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim."

Deus  havia feito o homem para si e este encontrava satisfação na comunhão com seu Senhor.  Deus então providenciou companheirismo humano ao criar a mulher ( Gen 2:18) "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só: far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele."  Eles tinham uma íntima relação ao ponto de serem 'uma só carne' (Gen 2:24). Ora se Deus fez o homem com uma natureza social é porque Ele também tem uma natureza social. O amor humano e interesses sociais  surgem diretamente deste elemento da natureza humana que ele não perdeu com o pecado.



TRANSFORME-SE EM PERSONAGENS ENGRAÇADOS COM O SITE DE I LOVE MESSENGER. VEJA COMO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.