sábado, 12 de dezembro de 2009

Deus está nas sombras - mensagem

DEUS ESTÁ NAS SOMBRAS

Por  Adelio Silva

 

Texto:  Salmo 23:4 - Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.

 

Introdução: o que representam as sombras? Intercepção da luz por um corpo opaco. Nesse caso, a luz não pode chegar até onde está a parte que reclama por iluminação. Tem sentido de escuridão, trevas.

Dizeres figurados:

I –Vestígio, aparência (Não há sombra de dúvidas)

II-Pessoa que segue ou acompanha de perto outro (é a sombra dele/dela)

III-o que perdeu o poder, o brilho, a influência do que foi ( é uma sombra  do que foi)

IV-Sombras da morte (aproximação da morte)

V-Sombras da noite (trevas escuridão)

VI-Passar como uma sombra (ser de curta duração)

VII-Viver na sombra(viver na solidão)

VII – À sombra de (esta sob a proteção de alguém)

No bom sentido, entendemos que a sombra lembra espaço de relaxamento ou tempo de bonança e descanso. Quem  nunca se deliciou com momentos debaixo de uma boa sombra?

No sentido ruim, todos temos nossas sombras ou períodos sombrios

Quem  ainda não passou pela experiência das sombras? (Dificuldades, temores, tristezas, angústias, tribulações....?).

1 -  O que o salmista queria dizer?

Informações sobre o salmo 23. Ao usar as imagens de um pastor e de um gracioso conviva, Davi refletiu sobre  os muitos benefícios que o Senhor lhe dera em meio aos perigos da vida, e concluiu que a proteção persistente e amorosa de Deus o restauraria à plena comunhão.

Mostra Deus como ser dominante na qualidade de guia e protetor, através das sombras da vida. Passa a imagem de um pastor amoroso e atento aos perigosos que ronda seus filhos ou ovelhas.

 

2 – No vale da sombra da morte

·         É um dos fatos duros da vida

·         Experiência gloriosa para alguns

·         Todas as ovelhas, um dia, experimentarão a morte. Sem importar se foram atribuladas ou não;

·         A experiência do vale da sombra da morte inclui 15 acontecimentos distintos. Um desses acontecimentos, como narrado por pessoas que isso, relata a passagem por um vale  ou corredor escuro. Esse túnel leva à Luz  e uma Nova Vida. Muitos dizem que ali encontram o Senhor Jesus. O Senhor estará ali. Porque temer? O Senhor estará conosco. Ele nos consola com sua vara e cajado. Nos conduz de uma vida para outra;

·         O vale da sombra da morte nos conduz  de um vida para outra.

·         Das sombras passaremos para a eternidade, a imortalidade.

·         Nas sombras, da morte ou da vida temos um pastor, que muitas vezes parece escondido   e é ele quem nos conduz.

·         O Senhor Jesus, lá das sombras nos tem conduzido por esta vida e nos levado para, no final, na outra esfera, nos dar uma vida melhor, superior.

·         Ele por isso é chamado de Bom Pastor. Nos guia e conduz. Ele garante que nenhuma delas, de suas ovelhas, se perderá afinal. . Todas um dia estarão na sua presença.

3 – Experiência real . Quando o Senhor está nas sombras.

Ilustração:

Era uma cerimônia funerária. O morimbundo era um homem bom, mas  alguém que certamente não exibia nenhuma fé religiosa. Ele havia caído em profundo estado de coma. Seus familiares, ao pé ao lado dele esperavam receber algum sinal que lhes dissesse: "Tudo está bem com a alma dele"  Mas ele jazia ali, naquele coma profundo, sem reagir diante de nada. Que poderiam eles fazer?  /simplesmente leram o salmo 23. Foi uma cena inesquecível, porque durante algum tempo o homem não reagia, mas quando chegaram "não  temerei mal algum, porque tu estás comigo", de súbito o homem despertou  e repetiu essas palavras com os familiares. Logo depois mergulhou de novo em seu estado de coma e logo morreu, sendo aquelas suas últimas palavras.Partiu com a certeza de que Deus o aguardava na eternidade. Sombras, não mais.

4 – Deus  cuida de nós das sombras, da vida ou da morte.

·          Sal 17:8 Guarda-me como à menina do olho, esconde-me à sombra das tuas asas;

·         Salm 36:7   Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade, e por isso, os filhos dos homens se abrigam à sombra das tuas asas.

·         Sal 57:1 TEM misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia de mim, porque a minha alma confia em ti; e à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.

·         Sal 121:5 O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita

·         Is 4:6 E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e contra a chuva.

·         Luc 1:79 Para alumiar aos que estão assentados em trevas e sombra de morte; a fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.

·         Apc 7:15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem, de dia e de noite, no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.

Como tem sido suas sombras?

Sejam quais forem elas, Deus estará lá, cobrindo com suas asas, refrigerando, consolando, protegendo.

Mesmo que pareça que está ausente, ele está agindo. Nas sombras....

Não se assuste com as sombras. Deus está nas sombras.

Sal 37:5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.



Agora a pressa é amiga da perfeição. Chegou Windows 7. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.