segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

VIVENDO COM UM CADÁVER

 

Por Adélio Silva

 

Texto: Rom 7:24 "Miserável  homem que eu sou. Quem me livrará do corpo dessa morte?"

Introdução: Paulo se refere  ao costume horrível antigo, em que um assassino, como cstigo por seu crime, era amarrado face a face e membro a membro com a sua vítima. Até que, através do horror desse estado, o próprio assassino morria. Era uma forma bábara de se tratar prisioneiros de guerra, torturar os inimigos.

Como bem explica versos da Eneida, VS. 485, descrevendo as ações do tirano Mezêncio.

Que língua pode descrever tais barbaridades. Ou enumerar os massacres da espada implacável dele. Não foi bastante que os bons, os inocentes sangrassem; Ainda pior, ele amarrou  os mortos aos vivos; Estes, membro a membro, rosto a rosto, ele fixou; Ó crime monstruoso ! Crime sem precedente. Os vivos, sufocados com fedor, miseráveis deitados lá; E neste abraço repugnante, aos poucos morreram! 

1 – Por que é dito que se vive com um cadáver?
Relato Bíblico: Genesis narra que com a queda da humanidade, na figura de Adão e Eva, a humanidade passou a trazer em sua genética a imperfeição chamada pecado e a morte conseqüente. Desde o nascimento carregamos a sentença da morte física. Por isso é que adoecemos, envelhecemos e morremos. A ciência ainda não encontrou respostas satisfatórias para a razão do fatal envelhecimento do corpo, que levará à morte um dia. Por isso todos temos que conviver até o fim das vidas com a única certeza que nos ameaça: a da morte.Por isso clamam: quem nos livrará?

2 – A morte espiritual

Com o pecado, herdamos também a morte. No princípio havia um diálogo aberto entre  Deus, o Criador, e a raça criada. Era uma relação espiritual, pois que, sendo Deus um ser espiritual, se entendia com seus filhos espiritualmente. O pecado, matou a parte espiritual do homem (espírito). Pois Deus não se comunica com o pecado.Desde então a criação humana de Deus ficou incompleta. Ele carrega dentro de si um ser espiritual morto. O espírito caído é o espírito humano morto pelo pecado. Sempre que se confronta com uma situação pecaminosa, trava-se uma luta interior no ser humano. Como seu espírito está morto, está enfraquecido para manter a vontade que o fará resistir à prática do pecado. Ele se acha miserável, isto é : aflito, coitado, desventurado.

3 – A triste situação – VS. 24

Por isso ele clama. Quem me livrará? Passa por um inferno interior. Agoniza em sua vida espiritual morta. Ele é um escravo do pecado. Ele leva o pecado sobre seus ombros como se fosse um corpo morto. Ele até mesmo quer ser agradável a Deus, mas seu espírito, por estar morto, não dá condições de diálogo. O canal foi fechado um dia.

É uma negra noite da alma aflita. É uma miséria que lhe sangra as forças físicas e mentais . Ele fica está com sua personalidade miseravelmente derrotada. "Tal como tropas inimigas aquarteladas  sobre um povo conquistado, os maus costumes se ficam dentro do homem  e dominam sua personalidade. Até se olha enraivecidos para esses vícios e pecados, mas somos forçados a cumprir suas ordens.

4 -  Quem nos livrará então -  VS 24

O corpo da morte é um dilema. Por isso a humanidade sofre e clama: Quem nos livrará?. Quem livrará da lei da servidão ao pecado, conduzindo em liberdade para moral e espiritual, no qual o corpo não mais servirá de sede  para a expectativa de morte e agonia?  Segundo Inácio, Quem nega a especialidade e suficiência  de Cristo é semelhante a um 'nekrophoros', isto é aquele que carrega um cadáver.

Ser alguém amarrado  a esse corpo de morte é idêntico a ter o próprio corpo controlado pelo Reino das trevas , estando reservado para tal uma sorte horrível e repelente. Alguém que está atado a um cadáver clama desesperado por ajuda, desesperado. A alma humana humana, clama, pedindo livramento do pecado que domina o corpo e a vontade.

5 – Só Cristo pode livrar. Rm 7:25

"Graças a Deus, por Jesus Cristo  nosso Senhor!

 (Rom 6:6 – Pois sabemos que o nosso homem  velho foi crucificado com ele , para que o corpo do pecado fosse desfeito, a fim de não servirmos mais ao pecado".

A graça de Deus, nos doando seu Filho Jesus pelos nossos pecados nos livra do corpo da morte.Em Rm 6:14: " Pois o pecado não mais terá domínio sobre vós, pois estás debaixo da graça".

O Espírito Santo de Deus pode habitar dentro de cada um, nos ajudando a desembaraçar do corpo da morte.

A vitória sobre o pecado está finalmente garantida , pois seremos, por Cristo participantes da santidade de Deus ( Mat 5:48)

Jesus Cristo, sendo o Senhor absoluto, derrota a morte e o pecado.

Os desejos e a mente são libertados do poder do pecado, então passamos a cumprir a vontade santa de Deus. Passamos a ser novas criaturas. Podemos vencer a guerra contra a vontade carnal, e o corpo da morte vai aos poucos sendo desprendido de nós. Vamos nos tornando novas criaturas. Nossa mente passa a servir a Deus, pois deixamos de ser escravos de Satanás e do pecado .

A batalha contra o pecado é ferrenha, a menos que tenhamos entrado em pactos secretos com o diabo.

Pode-se melhorar isso, clamando para o Cristo de Deus! Senhor me livre do corpo dessa morte. Justifica-me Senhor: ( Rom 8:30) aos que predestitnou, a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. Gloficia-me, Senhor Jesus.

Clame por regeneração, novo nascimento: A salvação está fora de suas possibilidades humanas. Ela está em Deus e seu Cristo;

Só os regenerados podem dizer: eu odeio o mal e amo o bem ( Salmo 97:10);

Só os regenerados dizem: Não sou mais desventurado. Cristo me livrou

Que hoje você se liberte completamente do cadáver do pecado e da morte que porventura ainda está preso a você. Só Cristo Jesus, o que dá a nova vida, pode fazer isso.      



Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.