sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mensagem - As tres faces da morte

AS TRÊS FACES DA MORTE

 

Por Adélio Silva

 

Texto: I Cor 15:55 "Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão"?

Introdução

A morte é a força perseguidora que aparentemente ameaça toda a existência e que todos os homens temem, de uma maneira ou de outra e contra a qual ele luta com a sua ciência, procurando prolongar a vida do corpo embora seus esforços na realidade jamais possam ser bem sucedidos. Muitos, em função das suas crenças pessoais, quando chega o tempo de morrerem o fazem com graça e voluntariamente. O amor de Cristo assegura-nos que podemos morrer desse modo. Também não tememos ao que está do outro lado da morte, como o julgamento ou a segunda morte, pois o mesmo amor que nos outorga a graça de morrer. também nos dá a coragem  de enfrentar todas as eventualidades da eternidade.

Há entretanto inquietudes diante do fato da morte. PERGUNTAS COMO: Por que morremos? Quando surgiu a morte? Quando  morreremos? Assim, pensemos sobre os pontos abaixo:

1 – Por que morremos? A resposta é simples e direta e está intimamente ligada ao desgaste da relação do homem com Deus.

Morremos em consequência da  desobediência, uma quebra de regras antes estabelecidas.

2 – Os tipos de morte:

 a) Espiritual > É a perda da capacidade de comunicar-se plenamente com Deus.

b) Morte física> É a deterioração do corpo, que é a sede da vida;

c) Morte eterna ou segunda  morte> É a separação eterna de Deus

3 -  O homem, como Deus o vê e criou

a) Com capacidade física e mental para comunicar-se e relacionar-se com o mundo maravilhoso criado (corpo  físico, provido dos sentidos, que são as extensões para as percepções espirituais);

b) Com capacidade de comunicar-se com o domínio espiritual, isto é, Deus (composto de alma e espírito).

4 – Corpo. É a formação atômica, material. Invólucro para a alma e área de gravitação da individualidade espiritual . Nele há opções dos cinco sentidos, instrumentos próprios para auxiliar a alma em suas expressões.

 

5 – A Alma.´É o dispositivo instalado no corpo que comporta o intelecto, emoções, raciocínio moral, vontade, existência eterna. Relaciona-se intimamente com o espírito.

 

6 – O Espírito. É a sede da inteligência humana. Ele absorve as experiências vividas através do corpo físico e dos seus instrumentos de captação externa, a alma.

7 – A tragédia. A queda ou pecado foi o elemento destrutivo que desvinculou e desproveu o espírito da sua capacidade imanente de relacionar-se com Deus. Ao pecar o homem optou por partir o elo espiritual que o ligava ao Criador, tornando-se independente à sua maneira. Ao pecar o homem assumiu as responsabilidades de todas as suas decisões em termos morais e éticos.

8 – A tragédia  se constitui a barreira que separa o Deus santo do homem rebelde. Isto porque as naturezas santa e pecaminosa não se adaptam.

9 – Verdades sobre a morte

A) James Denny disse: O horror diante da morte é aniquilado pelo amor de Cristo;

b) Cristo já venceu a morte;

c) Com o novo nascimento em Cristo, a parte espiritual morta em você começa a renascer para

Deus;

d) Esta realidade pode ser sua realidade hoje, se aceitar o convite de Cristo ao arrependimento dos pecados e mudança de vida.



Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.