domingo, 27 de dezembro de 2009

Mensagem - Derrubando muralhas

DERRUBANDO MURALHAS

 

Por Adélio Silva

 

Texto: Isaías 59:2 "Mas as vossas iniqüidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós para que não vos ouça".

 

Introdução

Muralhas fazem divisão. Separam. Se interpõem.

Nas antigas cidades elas simbolizavam: segurança, fortaleza, abrigo contra o inimigo. Estabelecem uma diferença entre o externo e o interno. Um lado ou outro. Uma situação favorável ou contrária.

Construímos muralhas por uma questão de segurança: casa, quintal, varandas, são isolados por muros, cercas que limitam nossos direitos frente a outros direitos. Pretendem dar privacidade, mas distanciam pessoas e induzem a gestos de desconfiança.

Jericó, cidade Cananéia. Deus a entregara aos israelitas liderados por Josué. Mas havia uma  muralha entre eles. Era um obstáculo decisivo: Constituída de 2 muros paralelos de 9 m de altura, 4 m de espessura, distante entre si 5 m. Carros poderiam perfeitamente transitar sobre elas. Nelas estavam construídas casas como a de Raabe.

Segundo o arqueólogo Jonh Gastrang, diretor da Escola Britânica de Arqueologia, Jericó foi tomada no ano de 1400 A.C., confirmando o relato bíblico contido no livro de Josué.

 

A queda das muralhas de Jericó significaram:

►A vitória do Deus Poderoso sobre o paganismo cananeu;

►A posse das promessas feitas por Deus ao povo israelita;

►A vitória da incredulidade sobre a fé;

►O avanço do domínio eterno de Deus sobre as forças do mal;

►Uma conquista histórica, envolvendo a liberdade pra um povo;: o vencedor

►A vergonha para o povo derrotado: os vencidos;

 

A CHINA, a partir do século III, iniciou a construção daquilo que seria uma das sete maravilhas do mundo antigo: suas muralhas. Foram construídas para dificultar as invasões de suas terras  ao norte por povos nômades. Foi um desafio à paciência e determinação daquela raça asiática. Com 9 m de altura e seus 2400 km de extensão, é a única arte humana que pode ser visível até da lua.

Simbolizam:

►A busca pela segurança física e material de uma nação;

►A vitória da persistência e da paciência sobre o tempo, na conquista dos objetivos;

►A marca de um povo;

►Uma maravilha que orgulha um povo.

 

O muro da vergonha

Dividindo a Alemanha em Oriental e Ocidental no pós guerra de 1945, foi demolido em 1989 pelo impulso  do próprio povo alemão.

Sua construção significou:

►A imposição da vontade política de poucos sobre a de muitos;

►A diferença entre pobres e ricos;

►A medição de forças entre potências mundiais;

►A separação entre famílias, amigos, irmãos, negócios e interesses comuns;

►O fim da cultura unificada;

►Dor e morte para muitos;

►Vergonha.

Sua derrubada significou:

►A vitória do bom senso sobre a violência separatista. Uma conquista histórica. O choro e a emoção de um povo que se reencontrou após quarenta anos de intensa dor e sofrimento.

1 – A mais cruel muralha já construída

Construída entre o homem e Deus. A Bíblia ensina sobre a existência do pecado. Ele separa o homem do seu Criador. Nenhum ser humano na condição de pecador pode remover esta muralha. Pecar significa perder a comunhão com Deus e separar-se dele pela muralha da imperfeição.

Entendendo esta muralha:  

a) Deus é Santo em sua essência. Deus é perfeito e a natureza humana decaída é imperfeita. São posições antagônicas, contrárias. Deus é ainda justo, amoroso, eterno, onipresente, onipotente, imutável e verdadeiro e tudo o que o verbo humano possa empregar de bom para defini-lo. É por esta razão que o homem não conseguirá jamais derrubar  esta muralha. Ele é imperfeito e falho. Se praticasse um único pecado por dia durante 25 anos, teria um total de 21.915 pecados acumulados. Significa que em todas essas vezes deixou de alcançar a medida da santidade de Deus. Como o  homem não pode pagar esses pecados, torna-se devedor a Deus.

b) A dívida do pecado é uma muralha. Ela precisa ser paga ou extinta.  E isso só pode ser feito por quem pratica ou pecado ou alguém com autoridade para fazê-lo. O castigo por essa dívida é a morte. Falamos da morte física e espiritual. E não adianta afirmar que não tem pecado, pois o modo de vida oscilante que leva prova justamente o contrário. Negar uma realidade não a fará extinta.

A queda da muralha espiritual já aconteceu. Você não precisa mais se preocupar com isso. O próprio Deus veio ao mundo na figura de seu filho  Jesus Cristo e derrubou a barreira  do pecado em seu lugar,  e pagar o preço da justiça que era exigido.

Isaías 7:14 "Portanto, o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome EMANUEL."

Isaías 9:6-7 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.

Do incremento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de David e no seu reino, para o firmar e o fortificar em juízo e em justiça, desde agora para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto".

João 1:14 "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigêFil 2:8 "nito do Pai, cheio de graça e de verdade".

Fil 2:8 "E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz".

I Tim 2:5,6 "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.

O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo".

Mat 27:50,51 "E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito.

E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras."

(Um fato sobrenatural, visto que o véu do templo possuía as seguintes dimensões: largura de um palmo, com 72 dobras torcidas, cada uma delas com 22 fios. Dezoito m de altura e 22 de  largura)

Essa muralha simbólica foi totalmente derrubada pelo sacrifício de Cristo. A vitória alcançada e o acesso restabelecido.

Conclusão

Como em Jericó Deus derrubas muralhas  sempre que necessário for para cumprir sua vontade.



Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.