terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Estudo - Crenças Esotéricas

CRENÇAS ESOTÉRICAS

Por Adélio Silva

 

Textos bíblicos:

Gál 1:8 "Mas, ainda que nós mesmos, ou um anjo do céu, vos anuncie outro evangelho, além do que já vos tenho anunciado, seja anátema".

I João 4:1-3

"AMADOS, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;E todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há-de vir, e eis que está já no mundo".

 

Definição:

Esoterismo é a ciência dos fenômenos que não são explicados pelas leis naturais, tais como: levitação, telepatia, artes ocultas, magia, necromancia, astrologia, adivinhação, etc.

O problema é tão antigo ou mais que a Igreja Cristã nascente do primeiro século. Tanto que os cristãos de Colossos, estavam sendo influenciados e ameaçados a seguir as crenças esotéricas,  em  mistura com elementos pagãos (gregos, principalmente), judaicos e cristãos, atribuindo excessiva importância aos elementos cósmicos, ao poder dos anjos, que segundo eles, influenciavam a sorte de seres humanos em especial..
O surgimento de tais doutrinas foi o bastante  para que o apóstolo Paulo dedicasse espaço e tempo no doutrinamento daqueles irmãos. A estratégia paulina foi acentuar a sobreposição de Jesus como o único e capaz mediador entre Deus e  sua criação. A fé em Cristo morto e ressuscitado é a base suficiente para a obtenção da verdadeira sabedoria. Uma examinada nesta Carta de Paulo mostra que Cristo  é único caminho que conduz à sabedoria e à liberdade. Os cristãos, despojados do homem velho e revestidos de Cristo, pelo batismo, nasceram para novas relações humanas baseadas n amor cristão ( Col 3:5-15).
1 – Esoterismo na antiguidade:
►Egito antigo:  as pirâmides e templos e nos cultos aos deuses;
►Judeus: com os Baalins ( Jz 2:11) cultos nas florestas e bosques;
►Sumérios da Mesopotâmia: deus-céu, deusa-terra, deus-água, deus-vento;
►Gregos: gnósticos (forma primitiva de esoterismo), cultuando fenômenos da natureza, impulsos e paixões humanas;
►Chineses: taoismo (com yin e yang sendo o bem e o mal  elementos opostos);
►Outros grupos primitivos:  culto aos espíritos dos ancestrais, atribuição de forças anímicas à natureza, crença em gênios malígnos ou benignos da natureza (duendes, fadas, gnomos, etc), magia práticas de adivinhação, satanismo, bruxaria, curandeirismo, estados de transe, ritos de iniciação com provações físicas, sacrifícios de animais e seres humanos;
►muitas das práticas acima são hoje utilizadas por tribos indígenas da África, Américas e Oceania, Europa e Ásia (vudu);
2 -  No transcurso da história
►René Guenon (filósofo francês). O ponto básico do s eu pensamento era "Na experiência mística toda a iniciativa advém dos esforços do nomem. O homem é um deus e deve procurar evoluir para alcançar tal posição". Todos os valores sociais e morais estão fora de moda, são aberrantes.
►AMORC: Antiquus Mysticusque Ordo Rosae Crucis (ou simplesmente Rosa Cruz);
►Maçonaria;
►Aldous Huxley (autor de Admirável Mundo Novo);
► Movimento beatniks (1962);
►Ecologia;
►Movimento Hippie (amor à natureza, liberdade sexual, como consequencia a rejeição  dos valores cristãos);
►Nova Era de Aquário;
►Helena Petrovina (fundadora da Sociedade Teosófica em 1875);Shirley Maclyne;
►Paulo Coelho
3 -  Humanismo
►O centro da doutrina esotérica é o homem, sendo este a expressão máxima da evoluão divina;
►A solução humana está no autoconhecimento, conseguido através das meditações como yoga, hipnose, viagens astrais, saídas do corpo, etc.;

4 – Formas atuais de esoterismo (todos retratam seres humanos com superpoderes e salvadores do mundo)
►Flash Gordon;
►Super Homem;
►Jornada nas Estrelas;
►He-Man, She-ha, Smurfs;
►Cristais, pirâmides, gurus, astrologia, necromancia, espiritismo, figuras holísticas, energização, Nova era, Movimento gnóstico Perfect Liberty, yoga, teosofia, música, produtos, artistas, políticos, líderes religiosos, etc.
 
Conclusão
Notamos que a diversidade de frentes utilizadas por Satanás para alcançar  seu objetivo principal, isto é, prover a raça humana de alternativas aparentemente auto-suficientes, está plenamente em uso. Algumas delas, no decurso dos anos não mudou em quase nada, principalmente as que estão associadas à prática religiosa oriental.
A versatilidade está presente entretanto na amalgamação da doutrina esotérica à modernidade, com a criação, mentalização e perpetuação de figuras que atendam às expectativas das mais variadas faixas etárias. Assim,  é mantida a gradual assimilação do conteúdo esotérico primordial: O homem é auto suficiente, forte, independente, e Deus não é necessário..
Cabe aos defensores,  conhecedores  e propagadores da Palavra de Deus erguerem suas armas e marcharem em oposição as forças do mal : Deus é o grande Rei do Universo, Podedroso e Fonte de todo o amor. A Ele a glória, a honra e o domínio eternamente.  Sem Ele, nada somos, não existimos.
Amem


Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.