sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem - Declaração Universal dos Deveres do Homem

DECLARAÇÂO UNIVERSAL DOS DEVERES DOS HOMENS

 

Por Adélio Silva

 

Texto: Miquéias 6:8  "Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a beneficência, e andes humildemente com o teu Deus"?

 

 

Introdução

 

Direitos humanos na história. Na antiguidade os direitos humanos foram delineados em culturas diversificadas como por exemplo, no Código de Hamurábi. Entre os Hebreus com a Lei (Levítico a partir do capítulo 11). Na Roma antiga, o berço da democracia, encontram-se verdadeiros compêndios cuja legislação demonstra a maturidade daquele povo ao delinear sobre normas sociais do direito individual e coletivo. Bem mais para a frente, nos movimentos antiescravagistas espalhados pelo mundo já no século XIX. Notamos traços claros na Convenção de Genebra, elaborada entre 1864 e 1949. São atitudes de denotam  comportamentos desse gênero: Segurança Pessoal contra o tratamento arbitrário do  Estado; direitos de consciência, direitos de julgamento justo, direito à privacidade e a uma família, direitos políticos, econômicos e de igualdade. Direitos de liberdade  e expressão.

Na atualidade, podemos mencionar os 'direitos da criança e do adolescente",  e os "direitos da mulher".

P descumprimento das leis que regem os direitos humanos trazem conflitos, intrigas, insatisfações ou mesmo guerras.

Preservar os direitos humanos só traz benefícios para o próprio homem.

Isto nos faz pensar que, desde o início, Deus nos fez e nos deu vida e uma direção a seguir (teísmo).

E que dizer dos deveres humanos?

 

1 – Os deveres humanos e a Bíblia

 

Deus  expõe sua vontade de forma clara. Assim temos:

Aspectos dos deveres:

a) Eles foram declarados por Deus (Deut 30:16) "Porquanto te ordeno, hoje, que ames ao Senhor, teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra a qual entras a possuir"

b) Prática da justiça> Um dos atributos de Deus. Um dos reclamos do mundo atual (Salm 89:14) "Justiça e juízo são a base do teu trono; misericórdia e verdade vão adiante do teu rosto"..

c)Amor (IJoão 4:8) "Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor".

d)Misericórdia (Números 14:18)" O Senhor é longânimo e grande em beneficência, que perdoa a iniquidade e a transgressão, que o culpado não tem por inocente, e visita a iniquidade dos pais sobre os filhos, até à terceira e quarta geração".

e) Andar humildemente com deus (Salm 138:6)" Ainda que o Senhor é excelso, atenta para o humilde; mas ao soberbo conhece-o de longe".

f) Senhorio de Deus ( Miq 7:18) "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade, e que te esqueces da rebelião do restante da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na benignidade".

Conclusão

Absorver a essência de Deus faz parte do processo de santificação. Reger-se pela sua mente é dever de toda nova criatura e fora disto não existe regeneração. Assim. A prática dos deveres humanos será uma reação  natural ao que foi alcançado pela sua graça

Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.