segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse - Estudo 10 - Cartas às Igrejas

Estudo no livro de Apocalipse -  Adélio Silva
 
Estudo 10 - Apocalipse cap 2 e 3 -  Cartas às sete igrejas (Coisas que são)
 
Carta a Filadélfia  (3:7 a 13)

            O conteúdo  dos capítulos dois e três de Revelação (Apocalipse) mostra que todas as igrejas endereçadas (sete) foram repreendidas, à exceção de Esmirna e Filadélfia. É evidente que o nível espiritual de Filadélfia sobrepujou ao das demais igrejas. Comenta  Delcyr de Souza: " ...embora fosse uma igreja fraca, sem grandes possibilidades, situada numa pequena cidade , era fiel à Palavra de Jesus e mantinha-se firme em não adorar o imperador e em não participar das imoralidades  do paganismo ao seu redor".

Profeticamente ela representa a igreja cristã de nossos dias.  Historicamente, houve uma igreja local dessa natureza na Ásia Menor que, pela sua lealdade, foi-lhe permitido escapar da  perseguição dura que levantou-se contra o cristianismo daquela época, pela não participação no culto ao imperador. Relativamente. Ainda do ponto de vista profético, pode-se admitir que  haverá um escape ou uma proteção especial para a igreja que passará pela Grande Tribulação. Há quem admita que a Igreja de Filadélfia identifica-se com a igreja das Missões Modernas,  cujo período que iniciou-se em fins do século XVIII até a atualidade.

 A igreja em Filadélfia ( a palavra significa amor fraternal): informa-nos Dennis Allan que: " As únicas referências bíblicas a Filadélfia se encontram no Apocalipse (1:11; 3:7). A cidade de Filadélfia gozava de uma localização estratégica de acesso entre os países antigos de Frígia, Lídia e Mísia. Foi fundada pelo rei de Pérgamo, Atalo, cerca de 140 a.C. Ele foi conhecido por sua lealdade ao seu irmão, dando assim origem ao nome da cidade (Filadélfia significa "amor fraternal"). A região produzia uvas, e o povo especialmente honrava a Dionísio, o deus grego do vinho. A cidade servia como base para a divulgação do helenismo às regiões de Lídia e Frígia. Localizava-se num vale no caminho entre Pérgamo e Laodicéia. Filadélfia foi destruída por um terremoto em 17 d.C. e reconstruída pelo imperador Tibério. Em alguns momentos de sua história, a cidade recebeu nomes mostrando uma relação especial ao governo romano. Depois de ser reconstruída, foi chamada brevemente de Neocesaréia. Durante o reinado de Vespasiano, foi também chamada de Flávia (nome da mulher dele, e a forma feminina de um dos nomes dele). Atualmente, a cidade de Alasehir fica no mesmo lugar, construída sobre as ruínas de Filadélfia".

3:7 Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Davi; o que abre e ninguem fecha; o que fecha, e ninguem abre:

"...anjo..." é o guardião angelical da igreja, que atua fortalecendo os ministros  humanos .

"...igreja...."  O corpo visível de Cristo. Historicamente são as igrejas do primeiro século: Profeticamente , são os períodos históricos da igreja; Simbólicamente  e espiritualmente  são as condições diversas existentes em qualquer período da história da igreja, com seus indivíduos ou comunidade cristã.

""...Filadélfia..."  ver informações históricas acima.

"...estas coisas..." Conteúdo  da carta.

"...diz o santo..." Descrições acerca dos nome de Cristo. Cristo é santo e exige santidade da sua igreja . Considerações: I ) Somente Deus é Santo e tal título foi transferido também para o Filho ( Atos 2:27; 13:35 e Heb 7:26); II) Representa uma afirmação ao caráter messiânico de Jesus, que foi rejeitado pelos judeus; III) Sendo ele santo, todos nós que somos seus filhos também o somos ( Gal 5:22,23); IV) Cristo possui santidade absoluta em si mesmo.

"...o verdadeiro..."  É verdadeiro em suas afirmações, por ser a própria verdade ( João 14:6), É por isso digno de confiança. Mesmo que a igreja decline e caia, Jesus não cairá. Ele cumprirá todas as suas promessas  em meio às tribulações da Igreja perseguida em qualquer época.

"...tem a chave de Davi..."  Como comenta Champlin: a) É uma referência ao rei Eliaquim em Isaías 22:22.   A Chave de Davi simbolizava poder e autoridade  do rei. Cristo, assim, possui essas características em porção elevadíssima; b) A posse da chave dá ao rei autoridade para abrir todas as portas palacianas, inclusive dos tesouros, que dará aos seus súditos na medida que achar apropriada; c) Escatologicamente, Cristo dará ao mundo os benefícios do seu evangelho  pois terão acesso ao Reino de Deus; d) A igreja missionária, de posse do poder do evangelho, estenderá tal posse às pessoas que serão conduzidas ao seu reino ( Col 1:13).Davi é o tipo simbólico de Cristo  ( Jer 30:9; Eze 34:23 e 37:24)

"...que abre e ninguém fecha e fecha e ninguem abre.." O texto de Mat 28:18 confirma isto. Cristo tem toda a autoridade no céu e na terra , pois ele possui as chaves. Cristo também possui as chaves da Morte  e do Hades ( Apoc 1:8).

3:8 Conheço as tuas obras (eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, que ninguém pode fechar), que tens pouca força, entretanto guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.

"...Conheço as tuas obras..." Significa: conheço as tuas condições espirituais ( Apoc 2:2) que seriam enumeradas em seguida.

"...tenho posto diante de ti uma porta aberta..."  O sentido profético da porta, refere-se à era missionária da igreja, que começou nos fins do século XVIII  e que chega até à atualidade. Essa idéia foi defendida por John Gill(contemporâneo da Igreja profética de Sardes) que visualizava ser a era da Igreja de  Filadélfia caracterizada pelo amor ao evangelismo, com grande desenvolvimento da pregação evangelística, efusão espiritual dos pregadores e corações abertos para ouvir a palavra. Diz Champlin que "...foi da própria denominação de Gill, Batistas Primitivos,  da Inglatrerra, que saiu Adoniram Judson (1788-1850), o pai das missões modernas. Ele traduziu a Bíblia para o birmanês. As missões modernas permitiu  que a Igreja penetrasse nas camadas consideradas pagãs das terras não-cristãs".

"...a qual ninguém, pode fechar..." Só Jesus Cristo tem poderes para definir os rumos dos seus planos (ele tem as chaves!). Como vimos, o movimento das missões modernas era mal visto dentro da própria igreja, mas nada pode fechar tal porta. Inúmeras sociedades missionárias foram criadas.

"...que tens pouca força..."  Não era uma igreja numerosa nem influente política e socialmente e nem tinha recursos financeiros. . Talvez não tivesse muitos dons espirituais  mas fez grandes coisas e poderia fazer bem mais. Venceram a hostilidade do mundo, o pessimismo de outras pessoas. As limitações financeiras. Mas valeram-se do poder de Deus sendo fiéis e persistentes, tornando-se assim fortes (II Cor 12:10). Eles amavam a Cristo (João 14:23).

"...entretanto guardaste a minha palavras..." Observavam  em primeiro plano os mandamentos do Senhor  e conseguiram a santidade, em contraste com os ensinos gnósticos. Propagaram e evangelizaram (Mat 28:19-20).

E nós, temos aproveitado as portas abertas? Aquele que tem as chaves do reino nos promete vitórias.

3:9 E eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que dizem ser judeus e não são, mas mentem, -  eis que farei que venham  e adorem prostrados aos seus pés, e saibam que eu te amo.

"...são sinagoga de Satanás..." Comentários mais amplos estão em Apoc. 2:9. Sempre houve rivalidade entre judeus convertidos e os judeus que freqüentavam as sinagogas, sendo que o livro de Atos registra ocorrências de traições, quando patrícios entregavam os próprios irmãos. A severidade das palavras do Senhor pode ser medida ao não considerar o grupo pervertido de sinagoga e não de igreja. Daí a expressão sinagoga de Satanás. Em sentido profético, a sinagoga de Satanás pode ser comparada à apostasia que haverá nos últimos dias, quando os crentes negarão  abertamente o nome de Cristo, sua divindade e missão redentora e introduzirão no ambiente de culto toda a sorte de libertinidade e obras carnais, à semelhança das doutrinas gnósticas.

3:10- Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei na hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra.

"...Porque guardaste a palavra da minha perseverança...": Permaneceram fiéis a Cristo. Não desistiram

"...Eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra...": Os discípulos em Filadélfia seriam guardados num período de provação que afligiria o mundo.Historicamente pode ser uma referência à perseguição que começou no reinado de Domiciano e que causou terrível sofrimento e a morte de centenas de milhares de pessoas. Independente da natureza específica desta provação, Jesus prometeu proteger os fiéis em Filadélfia, que foi preservada. Observamos que ele não prometeu isenção de sofrimento. Ainda precisariam conservar o que tinham (3:11).

"...farei vir e prostrar-se aos seus pés..." Os maus crentes seriam humilhados, desmascarados, a verdade do evangelho apareceria e o bem triunfaria sobre o mal ( Fil 2:9 e SS).

"...e conhecer que eu te amei..." Todos os inimigos da igreja, haverão de admitir  a realidade da vitória de Cristo e sua igreja .

Obs.: Embora coubesse, não traremos comentários ou discussões sobre a segunda vinda de Cristo (parousia), arrebatamento da igreja ou Grande Tribulação neste ponto do estudo. Posteriormente voltaremos ao estudarmos Apoc 19:11 e paralelamente I Tes 4:15.

3:11 – Venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

"...venho sem demora..." Era esperança dos cristãos primitivos que Jesus Cristo voltasse em seus próprios dias ( I Cor 15:51 e I Tes 4:15). A expectativa da volta iminente (rápida, imediata) objetivava manter o estado de alerta da igreja. A palavra grega para "sem demora"  é tachu,  para breve. O termo brevemente alimenta a idéia que a Igreja (inclusive a de Filadélfia) não seria extinta mas continuaria sua história. Mas ficou bastante claro no conteúdo das cartas que a mensagem sempre apontou a esperança única baseada na volta do Senhor.

"...conserva o que tens..." O incentivo era que alimentassem os ideais nobres que foram elogiados pelo Senhor . Visava o encorajamento dos fiéis. Visava um alerta para os crentes fracos  no sentido de que não perdessem suas coroas.

"...para que ninguém tome a tua coroa..." Consultanto II TIM 4:8, veremos que as coroas ou galardões se relacionam com os variados níveis de espiritualidade  com o qual seremos contemplados na eternidade, à medida em que formos nos conformando à imagem de Cristo ( Ef. 3:19). Assim, a Bíblia fala de coroa da justiça, indicando que essa qualidade divina será implantada nos galardoados na medida em que prosseguirão em sua jornada eterna. Em Fil 3:10-14, as coroas são identificadas com a vida eterna (coroa que é vida). É possível que o Senhor Jesus tenha alertado quanto à perda da salvação, como explicado está em II João 8: "Acautelai-vos para não perderes aquilo que  temos realizado com esforço, mas para receberdes  completo galardão". Para receber a coroa é preciso ser diligente e vencedor.(Apoc 4:10).

3:12 Ao vencedor, eu o farei coluna no templo do meu deus, donde jamais sairá; e escreverei seobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, da parte do meu Deus, e também o meu novo nome.

"...Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu Deus...": As colunas de Filadélfia racharam e caíram em um terremoto algumas décadas antes, mas as colunas no verdadeiro templo de Deus jamais seriam destruídas. As colunas não são de pedra; são colunas vivas e firmes. Jesus não fala somente de líderes nas igrejas (veja Gálatas 2:9), mas de todos os fiéis que vencem com ele. Os discípulos do Senhor são, ao mesmo tempo, pedras vivas e sacerdotes (1 Pedro 2:5-9).

Que significam as colunas?: Establiidade, glória na estabilidade, comunhão mística com Deus, aquisição da natureza divina, segurança, unidade e comunhão profundas.

"...Daí jamais sairá...": Os vencedores permanecerão no templo para sempre. Gozarão comunhão eterna com Deus.

"...Gravarei...sobre ele...": Várias descrições mostram a posição privilegiada do vencedor. Nomes gravados sugerem posse. O vencedor pertence a Deus. Ele faz parte do "povo de propriedade exclusiva de Deus" (1 Pedro 2:9). Ele também pertence à cidade de Deus, a nova Jerusalém. A nova Jerusalém é a noiva de Cristo (21:2). O vencedor faz parte da noiva, da igreja que pertence somente a Jesus. Ele recebe, também, o nome de Cristo. Jesus confessará abertamente os nomes dos seus servos (Mateus 10:32).

3:13 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas

É o termo final de todas as cartas. "O crente possui ouvidos espirituais  e sensibilidade  dados por Deus. Cabe-lhe estar atento às promessas e advertências das cartas, agindo conforme as mesmas. O Espírito é o mesmo e continua agindo e falando a todos os ouvidos que estejam abertos e dispostos. E nós, estamos ouvindo? ( Newell).

Fontes de Pesquisas:

Bíblia Sagrada. Novo Testamento Interpretado ( Champlin, Russel N.) Um estudo do Apocalipse (Dennis Allan);  Manual Bíblico -  Halley; Ajuda ao Entendimento da Bíblia (STV) ; O Apocalipse -  Desvendando os mistérios da revelação (Delcyr de Souza Lima); As 7 cartas do Apocalipse -  Paulo Silva e Milton Magalhães; Conheça a Verdade – Bruce Milne

Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.