segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apoclapise - Estudo 6

Estudo no livro de Apocalipse – Adélio Silva
 
Estudo 6 - Apocalipse cap 2 e 3 -  Cartas às sete igrejas (Coisas que são)
 
Carta a Esmirna  (2:8-11)
 
Introdução - Esmirna foi uma cidade construída e colonizada pelos gregos aproximadamente no século VI A. C. por Lisíaco entre 301-281, tendo-se tornado uma das mais prósperas cidades da Ásia Menor . Em 195 A. C. ali foi erigido um templo em homenagem à Deusa de Roma.  (Tácito ). Sua grandeza comercial foi favorecida por  estar situada no final de uma  das grandes estradas  que atravessavam a Lídia partindo da Frígia. Em 26 D. C tornou-se um centro dedicado a Tibério. Tornou-se um forte centro de culto ao imperador, o que foi desesperador para os cristãos. A perseguição e a morte  era comuns. Esmirna foi a terra da fábula de Dionísio. Era local da celebração dos jogos  olímpicos gregos  e contava com um dos maiores  anfiteatros  de toda a Ásia. Atualmente o local pela cidade chamada Izmir, sendo a maior da Turquia Asiática.
 
  O nome dessa cidade significa mirra,substância extraída de uma planta, por esmagamento. Essa substância era usada no fabrico de perfumes e embalsamamentos. Serve isso para ilustrar as condições que existiam na comunidade cristã ali quando o livro de Apocalipse foi escrito. Os crentes foram literalmente esmagados, tornando-se  um perfume  de suave cheiro a Deus. Embora esmagados até morrerem foram preservados em espírito, podendo assegurar-se na esperança da ressurreição.
 
2:8 - Ao anjo da Igreja em Esmirna escreve: isto diz o primeiro e o último, que foi morto e reviveu 
 
"...anjo..."  Como visto antes os anjos das igrejas eram seres angelicais e sobrenaturais, guardiães da igreja, e não os "pastores" humanos das igrejas, conforme alguns comentários afirmam (ver comentários em Apoc 1:16 e 1:20. Cristo é o Senhor dos anjos e nosso também.
 
"...da igreja..."  A instalação da igreja em Esmirna não possui data certa, embora, mui provavelmente tenha sido estabelecido por Paulo. Muitas outras cidades foram fruto do labor de Paulo. Outra hipótese é que algum discípulo de Paulo, de Éfeso, tenham organizado aquela igreja.
Quanto ao simbolismo de "igreja", temos: I - Igrejas históricas, reunindo as condições contidas nas cartas; II - Profeticamente  representando os sete estágios da história eclesiástica; III - Seriam representação  das condições que podem e realmente existem em qualquer igreja da atualidade. Cada uma das Igrejas contém uma representação adjetivada de Cristo.
 
"...diz o primeiro e o último..." Foi comentado em Apoc 1:6. Resumidamente, ele é o primeiro quanto à importância e ao tempo, sendo a fonte  originária de qualquer vida. É o Alfa.  É o Ômega, visto ser o principio da vida após a morte  e o alvo da existência.
 
"...esteve morto e tornou a viver..."  Comentado em 1:18, serviu tal declaração para confortar a Igreja de Esmirna. Cristo ressuscitou  e é a primícia entre os mortos, sendo que tal capacitação será transferida para os crentes que forem mortos na esperança de vida eterna em Cristo. Um contraste para o deus Dionísio, morto. A esperança da vida eterna manteve-se acesa na igreja ao longo de sua história.
 
2:9 - Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus e não são, são sinagoga de Satanás.
 
"...Conheço a tua tribulação..." A expressão grega é "thlipsis", que significa pressão, opressão. aflição. No Novo Testamento indica perseguição e todas as pressões que atingem aos crentes. Nesse caso seriam as perseguições movidas  pelas autoridades romanas , sob a direção do imperador Domiciano . Uma interpretação profética permite dizer que seriam todas as perseguições movidas contra a Igreja, desde o primeiro século até o quarto século D.C. , quando a aparente conversão de Constantino deu fim às perseguições. Tais perseguições eram tão comuns que alguns  procuravam o martírio.
 
"...pobreza..." A pobreza deles era devido ao confisco que o estado romano exercia sobre seus bens. A sobrevivência física tornou-se um dilema. A escassez de alimentos e a fome era uma realidade.
 
"...tu és rico..." Nas riquezas espirituais . Era o oposto à Igreja de Laodicéia, que era rica materialmente mas pobre espiritualmente . É tentador para o crente buscar a fama e a fortuna  bem como o acúmulo de riquezas materiais.
 
"...a blasfêmia dos que a si mesmos se declaram judeus e não são..."  Isto pode significar: 1 - Hereges gnósticos, que pelas atitudes de menosprezo à pessoa de Cristo e pervertido as lei judaicas, poderiam ser chamados de sinagoga de Satanás; 2. Seriam judeus de nacionalidade  autêntica que ajudavam os romanos na perseguição contra os cristãos , descaracterizando-se como "Israel de Deus" (O judaísmo era forte em Esmirna). Em Esmirna a rivalidade entre judeus e cristãos era forte. O judaísmo era como que reconhecido como legítimo pelas autoridades romanas enquanto o cristianismo  era recente   e numericamente fraco.
 
"...blasfêmia..." Seria a difamação da pessoa de Cristo, que foi rejeitado pelos judeus  ou a crueldade e insultos dos judeus contra os discípulos de Cristo.
 
"...não são..." Por desejarem o seu próprio Messias  (Rom 2:28,29). Verdadeiros judeus são os que confiaram em Cristo, conquistando os privilégios espirituais de serem filhos de Deus .
 
"...sinagoga de Satanás..."  Tinham-se tornado adoradores ativos  e agentes de Satanás. Em textos como Apoc 3:9 comparado com 2:13,14 onde Satanás é visto como  quem exercia influência  sobre certos lugares onde havia a igreja cristã  (João 8:44). Note que João os chamou de sinagoga e não de Igreja 
 
2:10 - Não temas o que hás de padecer. Eis que o Diabo está para lançar alguns de vós na prisão, para que sejais provados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida.
 
"...Não temas as coisas que tens de sofrer..."  Ao crente não é prometida a isenção da perseguição e das tragédias , mesmo que ore bastante.  Em algumas vezes osofrimento é inevitável . Cristo é o exemplo: em nada foi poupado, mas triunfou. Os sofrimentos resultarão, no final, em glória ( Rom 8:18; II Cor 4:17 e ss ). Tristeza e sofrimento possuem elementos disciplinadores.
 
"...o diabo está para lançar alguns de vós em prisão..." O diabo é um ser real  e pessoal ( Luc 10:18 e João 8:44). Ele mostra-se ativo na terra  e conta com inúmeros agentes  para confundir e prejudica aos homens . As perseguições foram vistas por João como obras de Satanás.
 
"...prisão..." As prisões antigas romanas eram verdadeiros centros de tortura: falta de comida, frio, maltratos, doenças, morte. Os crentes deveriam estar preparados para suportar tudo isso( Heb 11:36,38).
 
"...para serdes postos à prova..." As provas eram os espancamentos, insultos, fome, celas escuras, frias e imundas.
 
"..tereis tribulação de dez dias..."  Os 10 dias podem indicar: 1 - Sendo o número do sistema mundial, pode indicar um violento assalto contra o maligno sistema político de Roma; 2 - Provavelment indica um período curto; 3 - Historicamente, entende-se que a igreja sofreu  sob 10 perseguições distintas, desde Nero até Diocleciano, sendo que sob o último, foi a mais dura e intensa. Em uma só catacumba romana foram encontradas ossadas de 174.000  cristãos. Foram imperadores terroristas: Nero, Domiciano, Trajano, Marco Aurélio,  Severo, Máximo Décio, Valeriano, Aurélio  e Diocleciano.
 
"... sê fiel até a morte..." Até o martírio, até o fim. Esmirna foi a igreja dos mártires. A morte é vista como o portal pra a vida. A fidelidade deve ir até o ponto de morrer por Cristo.
 
"...coroa da vida..."  O autor quis exemplificar usando a figura das competições gregas, onde o fundista recebia a coroa de louros. Uma outra idéia seria  a coroa usada na coroação real. Os crentes de Esmirna reinariam com Cristo., visto que o Rei os recompensaria tornand0-os participantes de sua glória. (Apoc 1:6). Igual quinhão seria dado aos sacerdotes (Zac 6:11.14; Tiago 1:12).

"Coroa" representa poeticamente a recompensa ou galardão. Galardãonão deve ser entendido com tudo aquilo que recebemos, pois não está envolvida a materialidade . Consiste sim naquilo em que seremos transformados para servirmos eternamente ao Deus eterno. Consiste no grau de participação da vida e natureza de Cristo  com seus respectivos poderes ( II Cor 5:10).

Comenta Russel N Champlin que  a tradução melhor  seria "a coroa que é vida". No estado eterno os crentes participarão da forma de vida de Deus. Obterá a plenitude de Deus ( Ef  3:19), mas não de forma absoluta ( Col 2:9,10). É o que se chama de glorificação. É um processo eterno de enchimento de Deus . Deus sempre será o alvo a ser procurado.

Em Tiago 1:12, encontramos que a coroa será dada aos que suportarem a provação. Alguns se parecem mais com Cristo que outros, sendo mais abençoados. Outros serão dotados de mais poder e glória. Ainda outros serão mais espiritualizados  ( Ef. 1:3). Assim, a coroa que é vida será adaptada, sendo diferente de um para outro  quanto à  extensão da glória, dependendo do merecimento de cada crente. A coroa da vida será o ponto final de todo o temor e sofrimento .

2:11 – Quem em ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. O que vencer, de modo algum sofrerá o dano da segunda morte.

"...quem tem ouvidos, ouça.." A atenção ao que será dito é essencial, pois a mensagem é importante, pois proveniente do próprio Jesus Cristo.

"...às igrejas..." Igrejas, em suas várias interpretações: Histórica, profética.

"...o vencedor..." Em todas as cartas há vencedor. Na história da Igreja sempre houve e haverão vencedores, apesar dos problemas e crises. Sobre ele a segunda morte não tem mais poder.  Quanto aos restantes, nada. Só aos leais são oferecidas as coroas que são  vida.Os demais são espectadores, pessoas não transformadas e não arrependidas.

"...de nenhum modo sofrerá dano da segunda morte..." A segunda morte significa o juízo final (Apoc 20:14,15) que ocorrerá após o reino milenar de Cristo  (Apoc 21:8). Virá depois da segunda ressurreição e consistirá do lançamento no "lago do fogo" . Simboliza isto tudo o fracasso em chegar à vida verdadeira que Cristo dá, em participar da natureza do Filho e da plenitude de Deus ( Ef 3:19). Quem estiver aquém desse destino estará morto para Deus, sem importar o que mais tenha para ele como prêmio de consolação. O Alcance da exaltadíssima forma de vida será como uma perdição, pois representa perda infinita e eterna (I Ped 3:18-20 e 4:6). 

 

Fontes de Pesquisas:

Bíblia Sagrada. Novo Testamento Interpretado ( Champlin, Russel N. Um estudo do Apocalipse(Dennis Allan). Outras fontes

O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.