SALVAÇÃO E PREDESTINAÇÃO
Por Adélio Silva
Textos bíblicos: Romanos 9:6 a 10:21; Efésios cap 1
Introdução
"Nossa teologia se arrasta capenga diante da elevadíssima verdade divina. É uma insensatez eliminar uma verdade a fim de salientar uma outra, meramente com o fito de obter uma teologia sistemática. Não há motivos para não aceitarmos essas verdades sem contorções espirituais e mentais".(Russel Champlin)
1- A controvérsia que envolve o assunto
Como conciliar a onisciência de Deus, seu amor, soberania, com o livre arbítrio humano, admitindo-se a possibilidade da predestinação? Eis a questão.
2 - O que é Predestinação?
Princípio religioso-filosófico que afirma que "Deus guia e determina os acontecimentos previamente, sejam físicos, celestiais, cosmológicos ou humanos, desde toda a eternidade passada. Todas as coisas foram ordenadas de antemão de tal modo que elas terão de acontecer necessariamente dentro do tempo. Isto inclui também a salvação final e a reprovação final dos homens, sendo que o homem, com seus esforços, não pode interferir na vontade de deus quanto a isso".
2.1 Subdivisão
a) Eleição: Textos: Rm 8:29,30; Ef 1:4; I Ped 1:2
Sentidos da palavra eleição:
► Coletivamente, como sendo nação ou povo ( Is 45:4), abrangendo primeiramente os israelitas e depois os gentios;
► Individualmente (I Ped 1:2; Rom 9:11,13), abrangendo tanto gentios comoindivíduos em geral;
► É uma eleição para a vida eterna ( Rom 8:29,30);
► É conforme a presciência de Deus, que previu não somente qual grupo creria mas quais indivíduos creriam ( I Pe 1:20);
► É segundo a vontade divina e não segundo o mérito humano ou fé prevista ( Ef 1:11; João 15:16);
► É através da graça divina, visto que o homem não merece nada de Deus ( Ef 2:8):
► A eleição ocorreu antes da fundação do mundo, à parte do homem, sua fé,suas obras, ou esforços;
b) Reprovação ( Ativa ou Passiva)
► (o lado oposto da eleição)
► Reprovação Ativa – Afirma que o mesmo Deus que elege também endurece, proposital e ativamente alguns homens, a fim de fazer deles vasos de ira, para que, finalmente, sejam destruídos ( Rm 9:11,13; Prov 16:14; Sal 58:3; Ez 3:20; Mal 1:2,3)
► Reprovação Passiva - Afirma que a reprovação divina é atuada pelo próprio homem, em razão do que a ação de deus é passiva quanto a somente permitir que os homens sejam o que eles desejam ser (vontade permissiva);
c) Predestinação seletiva – Conceito de que Deus poderia preferir "não conhecer" previamente, de forma indiscriminada, todas as ações futuras de suas criaturas (como pensam os Testemunhas de Jeová);
3 – Outros Conceitos relacionados
Voluntarismo – Noção filosófico-teológica de que a vontade de Deus é suprema, pois Deus agirá principalmente de acordo com a sua vontade e não de acordo com sua razão. Isto é, tudo o que Deus determina por sua vontade é correto, sem importar o que o homem possa pensar sobre a m oralidade dos atos divinos ( Atos 9:16).
A teologia do V T era preponderantemente voluntarista, numa convivência pacífica entre os conceitos de eleição e reprovação (predeterminismo).
A posição de Paulo, no texto de Rm 9:6-29) é também voluntarista, num reflexo da sua formação judaica.
Fé prevista - Deus vê, no futuro, o grupo daqueles que se salvarão, e elege este grupo (predeterminismo nacional);
Assim se pronuncia Champlin: "A compreensão intelectual nem sempre é o critério certo para aceitarmos algum ensinamento como doutrina. Não existe problema mais difícil, tanto para a ciência como para a filosofia ou teologia do que aquele apresentado pelas evidências dadas tanto pelo livre arbítrio (ou liberdade de agir), como pelo determinismo, sob o que a predestinação e a eleição podem ser classificadas como subcategorias . Por conseguinte, a antiga batalha verbal acerca das doutrinas da predestinação e do livre arbítrio humano, que tem dividido denominações evangélicas e causado contendas entre crentes é uma batalha inútil e desnecessária. Ambos os lados desse conflito têm razão, embora não saibamos determinar de que maneira".
4 - Livre arbítrio
É a capacidade que tem os homens, de, no exercício da sua vontade decidir com relação às atitudes que venha a tomar, sem que seja para isso coagido ou impulsionado por força alheia ou exterior a si próprio ( Rm 10:8-10)
Compreendendo o livre Arbítrio
►É um ensinamento bíblico. Cristo veio salvar os pecadores e deles se espera que correspondam à chamada divina de arrependimento (At 2:38; João 7:17 ; Rm 11:32; João 12:32);
► É uma experiência humana ( Rm 1:18);
► Não existe obrigação moral sem livre arbítrio. Nenhum sistema moral seria possível a menos que o indivíduo seja considerado responsável pelas ações e decisões pessoais ( I Cor 9:27; II João 8.9; Fil 2:12);
► Não existiria sentido para a chamada ao arrependimento se o homem não tivesse a opção de arrepender-se ( I TIM 2:4; At 17:30; João 3:16);
► No convertido o livre arbítrio é desenvolvido na busca de algo melhor, no esforço de tornar-se como o seu Senhor é ( Mt 5>48);
5 - Universalismo
É a doutrina mediante a qual Deus, no final da história, salvará a todos.
6 - Principais defensores e correntes Predeterministas
► Calvino, da Igreja Evangélica Ortodoxa;
►Presbiterianos, baseados na Confissão de Westimister;
► Igreja anglicana em seus Trinta e Nove Artigos de Fé;
► Algumas igrejas Batistas;
► Agostinho, no século IV DC;
► Anselmo, Pedro Lombardo, Erigina, Tomás de Aquino, todos na idade média;
► Wicliff e João Huss, na pré-reforma;
► Lutero e Zwinglio, Melancton, João Knox, na reforma;
► Puritanos da Inglaterra, da América do Norte, Escócia e Huguenotes franceses, o pós-reforma;
► Whitefield, Hodge, Darby, Cunninham, Shedd. Strong, Kuyper, Smiter, no movimento modernista
7 – Pontos Fortes do Predeterminismo para a Eleição
► Salvação exclusivamente pela graça divina;
►Harmonia com a doutrina da salvação eterna (segurança eterna do crente);
►Harmonia com a doutrina da Soberania de Deus;
8 – Pontos Fracos do Predeterminismo para a Eleição
►Destroe completamente o livre arbítrio humano em qualquer de suas expressões, exceto para o mal e o pecado;
►Retira as bases lógicas da responsabilidade humana, que é o fundamento de todos os sistemas éticos e morais
►Opõe-se às doutrinas bíblicas da liberdade, da vontade humana e da reação humana favorável à chamada divina;
9 - Pontos Fortes da Reprovação (Ativa ou Passiva)
►Harmonia com a doutrina da Soberania de Deus;
►Alocação do homem em sua posição de vaso submisso ao oleiro;
►Elevação da autoridade de Deus;
►Exposição da Misericórdia e Graça de Deus como de sua exclusividade;
10 - Pontos Fracos da Reprovação (Ativa e Passiva)
►Faz de Deus o autor do mal e do pecado;
►é contrário às doutrinas bíblicas da liberdade , da vontade humana e da reação humana favorável à chamada divina;
11 - Modalidades de Predestinação
a)Eleição Individual
Jacó (Rom 9:11,13); Jeremias ( Jeer 1:5); João Batista ( Luc 1:15); Jesus Cristo (Apoc 13:8); Davi (Sal 139:16); Sansão (Juizes 13:3-5).
b) Eleição de uma nação
Israel espiritual ( Jer 18:6; Deut 7:6,8); Rom 8:29,30); Ef 1:4,5); Rm 9:23; João 6:65; At 13:48; At 18:10; II Tes 2:13).
c) Reprovação Individual
Esaú (Rom 9:11,15); Faraó ( Ex 4:21; 7:3)
d) Reprovação de Pessoas
Rom 9:22; prov 16:1-4; João 12:39-40; I Ped 2:8; Apoc 17:8).
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Obrigado pelo estudo...muuiiitoo bom!!!
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