segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Estudo Doutrinário - Predestinação e Salvação

SALVAÇÃO E PREDESTINAÇÃO

 

Por Adélio Silva

 

Textos bíblicos: Romanos 9:6 a 10:21; Efésios cap 1

 

Introdução

"Nossa  teologia se arrasta capenga diante da elevadíssima verdade divina. É uma insensatez eliminar uma verdade a fim de salientar uma outra, meramente com o fito de obter uma teologia sistemática. Não há motivos para não aceitarmos essas verdades sem contorções espirituais e mentais".(Russel Champlin)

 

1-  A controvérsia que envolve o assunto

Como conciliar a onisciência de Deus, seu amor, soberania, com o livre arbítrio humano, admitindo-se a possibilidade da predestinação? Eis a questão.

2 -  O que é Predestinação?

Princípio religioso-filosófico que afirma que "Deus guia e determina os acontecimentos previamente, sejam físicos, celestiais, cosmológicos ou humanos, desde toda a eternidade passada. Todas as coisas foram ordenadas de antemão de tal modo que elas terão de acontecer necessariamente  dentro do tempo. Isto inclui também a salvação final e a reprovação final dos homens, sendo que o homem, com seus esforços, não pode interferir na vontade de deus quanto a isso".

2.1 Subdivisão

a) Eleição: Textos: Rm 8:29,30; Ef 1:4; I Ped 1:2

Sentidos da palavra eleição:

Coletivamente, como sendo nação ou povo ( Is 45:4), abrangendo primeiramente os israelitas e depois os gentios;

Individualmente (I Ped 1:2; Rom 9:11,13), abrangendo tanto gentios comoindivíduos em geral;

É uma eleição para a vida eterna ( Rom 8:29,30);

É conforme a presciência de Deus, que previu não somente qual grupo creria mas quais indivíduos creriam ( I Pe 1:20);

É segundo a vontade divina e não segundo o mérito humano ou fé prevista ( Ef 1:11;  João 15:16);

É através da graça divina, visto que o homem não merece nada de Deus ( Ef 2:8):  

A eleição ocorreu antes da fundação do mundo, à parte do homem, sua fé,suas obras, ou esforços;

 

b) Reprovação ( Ativa ou Passiva)

 (o lado oposto da eleição)

Reprovação Ativa – Afirma que o mesmo Deus que elege também endurece, proposital e ativamente alguns homens, a fim de fazer deles vasos de ira, para que, finalmente, sejam destruídos ( Rm 9:11,13; Prov 16:14; Sal 58:3; Ez 3:20; Mal 1:2,3)

Reprovação Passiva -  Afirma que a reprovação divina é atuada pelo próprio homem, em razão do que a ação de deus é passiva quanto a somente permitir que os homens sejam o que eles desejam ser (vontade permissiva);

c) Predestinação seletiva – Conceito de que Deus poderia preferir "não conhecer"  previamente, de forma indiscriminada, todas as ações futuras de suas criaturas (como pensam os Testemunhas de Jeová);

3 – Outros Conceitos relacionados

Voluntarismo – Noção filosófico-teológica de que a vontade de Deus é suprema, pois Deus agirá principalmente  de acordo com a sua vontade e não de acordo com sua razão. Isto é,  tudo o  que Deus determina por sua vontade é correto, sem importar o que o homem possa pensar sobre a m oralidade dos atos divinos ( Atos 9:16).    

A teologia do V T era preponderantemente voluntarista, numa convivência pacífica entre os conceitos de eleição e reprovação (predeterminismo).

A posição de Paulo, no texto de Rm 9:6-29) é também voluntarista, num reflexo da sua formação judaica.

Fé prevista -  Deus vê, no futuro,  o grupo daqueles que se salvarão, e elege este grupo (predeterminismo nacional);

Assim se pronuncia Champlin: "A compreensão intelectual nem sempre é o critério certo para aceitarmos algum ensinamento como doutrina. Não existe problema mais difícil, tanto para a ciência como para a filosofia ou teologia do que aquele apresentado pelas evidências  dadas tanto pelo livre arbítrio (ou liberdade de agir), como pelo determinismo, sob o que a predestinação e a eleição podem ser  classificadas como subcategorias . Por conseguinte, a antiga batalha verbal  acerca das doutrinas da predestinação e do livre arbítrio humano, que tem dividido denominações evangélicas e causado contendas entre crentes é uma batalha inútil e desnecessária. Ambos os lados desse conflito têm razão, embora não saibamos determinar de que maneira".

 4 -  Livre arbítrio

É a capacidade que tem os homens, de, no exercício da sua vontade decidir com relação às atitudes que venha a tomar, sem que seja para isso coagido ou impulsionado por força alheia ou exterior a si próprio ( Rm 10:8-10)

Compreendendo o livre Arbítrio

►É um ensinamento bíblico. Cristo veio salvar os pecadores e deles se espera que correspondam  à chamada divina de arrependimento (At 2:38; João 7:17 ; Rm 11:32; João 12:32);

É uma experiência humana ( Rm 1:18);

Não existe obrigação moral sem livre arbítrio. Nenhum sistema moral seria possível  a menos que o indivíduo seja considerado  responsável pelas ações  e decisões pessoais ( I Cor 9:27; II João 8.9; Fil 2:12);

Não existiria sentido para a chamada ao arrependimento  se o  homem não tivesse a opção de arrepender-se  ( I TIM 2:4; At 17:30; João 3:16);

No convertido o livre arbítrio  é desenvolvido na busca de algo melhor, no esforço de tornar-se  como o seu Senhor é  ( Mt 5>48);

5 -  Universalismo

É a doutrina mediante a qual Deus, no final da história, salvará a todos.

6 -  Principais defensores e correntes Predeterministas  

Calvino, da Igreja Evangélica Ortodoxa;

►Presbiterianos, baseados na Confissão de Westimister;

Igreja anglicana em seus Trinta e Nove Artigos de Fé;

Algumas igrejas Batistas;

Agostinho, no século IV DC;

Anselmo, Pedro Lombardo, Erigina, Tomás de Aquino,  todos na idade média;

Wicliff e João Huss, na pré-reforma;

Lutero e Zwinglio, Melancton, João Knox, na reforma;

Puritanos da Inglaterra, da América do Norte, Escócia e Huguenotes franceses, o pós-reforma;

Whitefield, Hodge, Darby, Cunninham, Shedd. Strong, Kuyper, Smiter, no movimento modernista

7 – Pontos Fortes do Predeterminismo para a Eleição

Salvação exclusivamente pela graça divina;

►Harmonia com a doutrina da salvação eterna (segurança eterna do crente);

►Harmonia com a doutrina da Soberania de Deus;

8 – Pontos Fracos do Predeterminismo para a Eleição

►Destroe completamente o livre arbítrio humano em qualquer de suas expressões, exceto para o mal e o pecado;

►Retira as bases lógicas da responsabilidade humana, que é o fundamento de todos os sistemas éticos e morais

►Opõe-se às doutrinas bíblicas da liberdade, da vontade humana e da reação humana favorável à chamada divina;

9 -  Pontos Fortes da Reprovação  (Ativa ou Passiva)

►Harmonia com a doutrina da Soberania de Deus;

 ►Alocação do homem em sua posição de vaso submisso ao oleiro;

►Elevação da autoridade de Deus;

►Exposição da Misericórdia  e Graça de Deus como de sua exclusividade;

10 -  Pontos Fracos da Reprovação (Ativa e Passiva)

►Faz de Deus o autor do mal e do pecado;

►é contrário às doutrinas bíblicas da liberdade , da vontade humana e da reação humana favorável à chamada divina;

11 -  Modalidades de Predestinação

a)Eleição Individual

Jacó (Rom 9:11,13); Jeremias ( Jeer 1:5); João Batista ( Luc 1:15); Jesus Cristo (Apoc 13:8); Davi (Sal 139:16); Sansão (Juizes 13:3-5).

b) Eleição de uma nação

Israel espiritual ( Jer 18:6; Deut 7:6,8); Rom 8:29,30); Ef 1:4,5); Rm 9:23; João 6:65; At 13:48; At 18:10; II Tes 2:13).

c) Reprovação Individual

Esaú (Rom 9:11,15); Faraó ( Ex 4:21; 7:3)

d) Reprovação de Pessoas

Rom 9:22; prov 16:1-4; João 12:39-40; I Ped 2:8; Apoc 17:8).  



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