sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse - Estudo 21 - A Derrota do Dragão

Estudos no livro de Apocalipse -  Adélio Silva
 
Estudo 21 –  A Derrota do Dragão-
(12:1-17)

Introdução

            Uma análise em textos bíblicos à semelhança de Ezequiel 28, Daniel 12, Efésios 1:3,10, Lucas 10:18, vai mostrar que o conflito  entre o bem e o mal é bem mais antigo do que se imagina. Mais que isso, ele envolve elementos ligados à desordem e motim que alvoroçaram  o mundo espiritual, estendendo-se até o mundo físico. A solução desse conflito envolverá com certeza o pagamento de um alto preço, cuja vitória final do bem será inquestionável..

            O capítulo 12 do Apocalipse exibe, aos olhos proféticos de João, mais um episódio desse conflito, a que se chama de Tribulação. Sua denominação é  "terceiro ai" ou juízo da sétima trombeta'. O sinal de advertência esclarece que o fim do poder de Satanás está bem próximo, sendo precedido pelos juízos divinos. Como em um ato novelesco, os capítulos 12 e 13 põem vida em alguns personagens (1) A mulher, ( 2)Satanás,(3) O menino,(4) Miguel, o arcanjo,(5) A descendência da mulher,(6) A besta  saída do mar e (7) a besta saíta da terra.

            Principalmente o capítulo 12 é composto por uma coloração astrológica e mitológica, mas nunca perdendo de vista o sentido inspirativo e cristão. João era conhecedor desses símbolos e os usa inteligentemente, até por serem conhecidos também dos destinatários da mensagem.  O uso que ele faz desses símbolos é distintamente de  caráter dinâmico, uma espécie de ajuda literária para que a mensagem atingisse de forma mais vital e impressionante os leitores.

O Dragão Tenta Destruir o Filho (12:1-5)

12:1 – Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

"...Viu-se grande sinal no céu...": Em visão mística, os céus, como um enorme palco, refletem acontecimentos que ocorrem na terra. A palavra grega  usada aqui para indicar 'sinal' é 'semeion', com sentido de 'marca'. Nesse texto, o sentido é de 'uma maravilha' celestial em forma de visão, com objetivo de descrever  algo do conflito cósmico entre o bem e o mal.

"...Uma mulher vestida do sol..."Nesta visão, há algo semelhante com o nascimento de Apolo (comenta Russel Champlin), referindo-se à primeira vinda do seu Messias, como narrado pelos gregos e egípcios. Uma síntese  dessa lenda mostra a deusa Leto levando um filho pequeno de Zeus, perseguida pelo dragão Fiton. Cria, segundo a lenda que se ela tivesse um filho, este cresceria e eventualmente venceria ao dragão. Zeus, para impedir isso ordena a Boreas, deus do norte, levar Leto para o Poseidon, concedendo-lhe refúgio em uma ilha, onde ela deu à luz Apolo. O dragão fugiu para o Parnasso, sendo algum tempo depois morto por Apolo.

Possíveis interpretações das figuras:
o sol:  Pode indicar revelação, poder e presença divinas, operando através da mulher, visando a salvação dos homens (Mal 4:2). Outros acham que o sol seria o próprio Cristo, por ser ela o 'sol da justiça' (Mal 4:2). É mais  provável que o sol seja a glória do Senhor rebrilhanto através da mulher (Sal 104:1,2).

a lua:  Poderia, segundo alguns, ser a 'natureza'. Isto indicaria que a mulher tem poder sobre a natureza, que alcança benevolamente todos os homens. Outros dizem que a lua significa a 'glória terrestre'  emprestada à igreja, que também é o reflexo do próprio Cristo. De verdade, nada pode ser afirmado com convicção, se não  o fato de que a mulher, em sua missão de guardiã da vida humana,  esteja revestida de uma condição especial, visto que através dela é que o Salvador veio a ser gerado.

Uma coroa de doze estrelas:  De uma certa forma a mulher exerce relativo controle sobre  os destinos dos homens e esta bem pode ser a idéia presente no texto. Há quem afirma que seriam os 12 patriarcas de Israel. Ainda alguns pensam ser os 12 apóstolos. O mais aceitável é que seriam as 12 tribos de Israel..

A associação histórica bíblica é com o sonho de José (Gen 37:9 e ss), onde aparecem o sol, a lua e as estrelas. É evidente que ali se fala da nação de Israel.

A mulher celestial:     opiniões variadas

 1-Virgem MariaEsta é a idealização católica- romana. Essa interpretação é rejeitada pela maioria dos estudiosos, visto que segundo  relato bíblico, Maria nunca foi ferozmente perseguida por satanás. Seu ataque foi contra o menino.

 2 -  A Igreja. Ela é vista como a noiva , sendo assim uma mulher. Só que a igreja não pode ser a mãe de Cristo. Isso é forçar muito a interpretação.

3-  Congregação do Antigo Testamento. Não há base bíblica que dê suporte a essa interpretação.

 4- Seriam os propósitos divinos que trouxeram Cristo a este mundo.  Essa é uma opinião pouco aceita, pois o quadro aponta para personagens pessoais e não para fatos (impessoais).

 5 – Seria a nação de Israel, segundo os argumentos: a)não há muitas objeções a esse ponto de vista; b)os símbolos usados associam a história de José com a nação de Israel; c) as vestes da mulher lembram a glória de Israel ao ser escolhida para pátria do Messias; d)os testemunhos dos profetas falam  de Israel como alguém que sofria de dores de parto ( Miq 5:2,3); e)o dragão persegue Israel , como faraó perseguiu a nação israelita. O anticristo também o perseguirá.

6). Esta mulher representa o povo de Deus, como podemos perceber pela descrição dela. Ela é vestida do sol e tem a lua debaixo dos pés. O sol e a lua são os dois luzeiros principais dados por Deus para iluminar a Terra. O povo de Deus serve como luz no mundo de trevas (Mateus 5:14-16), revelando ao mundo a luz divina.

Não é apenas o povo físico de Israel, nem apenas o remanescente israelita do cativeiro, pois os descendentes desta mulher são as pessoas obedientes em Jesus (Apocalipse 12:17)

Em nosso modo de ver a interpretação "6" é a mais equilibrada.

 

12:2 – que, achando-se grávida, grita com as dores de parto, sofrendo tormentos para dar à luz.

Semelhante ao estado de expectativa que toma conta da mulher grávida, O povo de Israel esperou durante muito tempo, ansioso para a vinda do Messias. Iniciando-se no Éden, as promessas em Gênesis 3:15, foram foram reeditadas a Abraão, Isaque e Jacó. Sempre revividas pelas falas dos profetas do Antigo Testamento, chegando ao seu fiel cumprimento com o nascimento do Messias vindo de Deus, Jesus Cristo (Lucas 2:25-28).Israel.

12:3 – Viu-se, também, outro sinal no céu, e eis um dragão, grande, vermelho, com sete cabeças, dez chifres e, nas cabeças, sete diademas.

"... um dragão...": O segundo sinal desta cena é de um dragão. Esta é a primeira de doze vezes que a palavra dragão aparece no Apocalipse. Não há dúvida sobre a identidade do dragão (12:9). O diabo age  através  dos poderes  pagãos. Historicamente ele age através do Império romano  Profeticamente ele usa a figura do anticristo . O dragão simbolizava (ou simboliza)  as forças do mal, tanto na cultura judaica como nas culturas pagãs . Além do dragão, são usados outros símbolos como crocodilos, serpentes e leviatã, a serpente tortuosa (cfe. Isaías 27:1). Em outras partes se usa feras de múltiplas cabeças, por exemplo, a hidra de nove cabeças dos gregos . Já os egípcios tinham o Sete-Tifom, um crocodilo vermelho . Os persas tinham o seu Azhi Dahaka, que era um monstro de três cabeças , sendo que duas delas eram serpentes que nasciem de seus membros. No livro de Daniel encontramos  uma fera de dez chifres, sendo eu o chifre pequeno representava o perseguidor Antíoco Epifânio IV. Tudo isso serv e pare representar a ação de Satanás,  através dos poderes humanos.

            No caso em foco, o vocábulo grego "drakon" significa dragão, serpente, crocodilo ou leviatã (Jó 41:1). Nos faz lembrar a narrativa de Gênesis  com a serpente tentadora enredando Eva. Quase todos os intérpretes bíblicos concordam que referida serpente é Satanás o diabo.

Estas são suas características:

Grande: Apesar da indicação de enorme dimensão, ele não é infinitamente poderoso. O poder absoluto,pertence a Iavé. Mas, não devemos subestimar a força do Adversário.

Vermelho: É a  cor do pecado, do sangue, do fogo e da violência, qualidades possuídas  por Satanás em grau supremo. Em Apoc 6:4  ele eé representado como o cavalo vermelho , figurando guerras e violência. Ele foi e é original homicida (João 8:44).

Sete cabeças:  Simbolicamente as sete cabeças significam grande sabedoria , inteligência tremendamente poderosa.Isso é indicativo da sagacidade de Satanás.Lembra poderes políticos terrestres por meio de quem Satanás operará  na terra. Históricamente as cabeças (poderes políticos) agiram sempre que perseguiram a Igreja de Cristo. Profeticamente, o anticristo perseguirá  também a Igreja. Sejam quais forem as interpretações, as sete cabeças sempre terão por trás a inteligência satânica em sua sanha de destruir as obras de Deus.

Dez chifres: Está presente a idéia de poder. O poder de Satanás em todas as dimensões. Uma interpretação histórica associa os dez chifres a reis ou imperadores vinculados a Roma, ajudando-a a ampliar seu domínio. Há intérpretes que, profeticamente, admitem que esses dez chifre se referem à federação de dez reinos que serão usados como instrumentos de pressão do anticristo, nos últimos dias Seriam elas: Inglaterra, França, Itália, Canadá, Japão, Bélgica, Alemanha, Holanda, Suécia, Estados Unidos da América. Essa coligação lutará contra a China e União Soviética, na batalha chamada de Armagedom. Vale lembrar que são interpretações livres, isto é, formas de pensar, sem compromisso com a exatidão, uma vez que só o futuro poderá responder se isso é verídico ou  são só suposições.

Nas cabeças, sete diademas: Diademas são adornos de realeza. A palavra aparece apenas três vezes no Novo Testamento, todas no Apocalipse. Aqui, são os diademas do dragão. Em 13:1, são os diademas da besta do mar. Em 19:12, são os muitos diademas do verdadeiro Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus. Lembremos que Satanás em tudo procura imitar Jesus Cristo. Através de suas representações soberanas terrenas, o Diabo procura mostrar todo o seu poder, que será utilizado na tentativa de destruir a igreja de Cristo.

12:4 – A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra; e o dragão se deteve em frente da mulher que estava para dar à luz, a fim de lhe devorar o filho quando nascesse.

"...A sua cauda arrastava a terça parte das estrelas do céu, as quais lançou para a terra...":  Está claro aqui um simbolismo representativo da ação gigantesca de Satanás. É suposto que é uma referência à revolta original do Diabo, que levou consigo um terço dos anjos (Isaías 14:12 em diante) Note que a simbologia usada por João foi buscada em Daniel cap 8:10. A luta que existe em toda a criação entre Deus e Satanás envolve a decisão  de todos os seres inteligentes  acerca de a quem prestarão lealdade. Os seres inteligentes aprenderão, após longa etapa de experiências  que é melhor prestar lealdade a Deus do que a Satanás.Eles (os anjos caídos), foram lançados para a terra para perseguirem à mulher, ao menino e aos discípulos do menino. .

"...O dragão se deteve em frente da mulher...a fim de lhe devorar o filho quando nascesse...": Bons intérpretes defendem que a mulher é a nação de Israel e o filho dela é Cristo Jesus. Satanás, aquele que combate contra Deus , também faz combate contra o Filho, que se encarnou para redenção dos homens, na tentativa de neutralizar sua ação remidora. Ao nascer, Jesus, começou o fim da carreira de Satanás, pois em Cristo termina seu domínio sobre os homens ( Ef 1:10). O diabo não só tentou destruir a}Cristo, mas tem tentado destruir o alvo da redenção de Cristo: os homens.   .

12:5 – Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferro. E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono.

"....Nasceu-lhe, pois, um filho varão, que há de reger todas as nações com cetro de ferr..."o: O filho é Jesus. Conforme diversas profecias do Velho Testamento, ele veio para reinar sobre as nações com o cetro de ferro. Salmo 2 é a passagem mais específica que fornece a linguagem deste versículo.. O propósito da vinda de Jesus focaliza o ponto de conflito com o diabo. Satanás aparece com suas cabeças, chifres e diademas, querendo se mostrar o verdadeiro rei do mundo. Mas ele sabe que a sua posição como rei nunca será estabelecida se ele não vencer o Messias. Toda a esperança diabólica de uma vitória do mal depende desta luta contra o filho que nasceu. Se ele conseguir devorar o Messias, o dragão se estabelecerá como o monarca dos reinos da terra.

"...E o seu filho foi arrebatado para Deus até ao seu trono. Aqui, toda a vida terrestre de Jesus é resumida em um versículo que afirma a sua vitória absoluta. Do nascimento até à coroação no céu, onde Jesus atualmente senta à destra do Pai no Santo dos Santos, a missão bem-sucedida de Jesus é resumida neste versículo (veja Atos 2:22-36; Hebreus 9:12). Sem entrar em pormenores, este versículo se torna um dos mais poderosos da Bíblia. Pela sua vida perfeita, a sua morte sacrificial e a sua ressurreição de entre os mortos, Jesus é totalmente vitorioso sobre o diabo!.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Dragão Tenta Destruir a Mulher (12:6)

12:6 – A mulher, porém, fugiu para o deserto, onde lhe havia Deus preparado lugar para que nele a sustentem durante mil duzentos e sessenta dias.

"...A mulher, porém, fugiu para o deserto...": Vimos que as possibilidades de  interpretação mais racionais apontam que a mulher é o povo de Deus. Se visto à luz do A.T. seria a nação de Israel, através da qual  Jesus  surgiu. Já sob o ponto de vista do Novo Testamento, a mulher poderia ser a Igreja, em todo o seu trajeto, até os tempos da Grande Tribulação. Aqui, a mulher fugiu para o deserto para escapar da ira do dragão. A alusão ao deserto faz lembrar os tempos das peregrinações hebraicas após a fuga do Egito. Por mais de uma vez, em relatos bíblicos mostram Deus protegendo seu povo em desertos. Ele, o deserto, representa então, quaisquer situações que ocorram em que Jeová fornece sua proteção e sustentação. É bom lembrar que tal proteção em tempos difíceis não livrará os mártires fisicamente, mas somente espiritualmente. 

"...Durante mil duzentos e sessenta dias...": Seria um período reduzido da tribulação, ou metade dela..

O Dragão Peleja contra Miguel (12:7-12)

12:7 – Houve peleja no céu. Miguel e os seus anjos pelejaram contra o dragão. Também pelejaram o dragão e seus anjos;

Notas sobre Miguel, o arcanjo:

 Seu nome significa "Quem é semelhante a Deus?" Há na Bíblia várias  referências  a esse ser, representando Deus em batalhas contra inimigos diversos.

Há várias referências, nos textos canônicos, sobre esse poderoso ser:

 Em Dan 10:13,21 é  apresentado como o anjo guardião da nação de Israel. É bom lembrar, na teologia judaica,era aceito que Israel como nação possuía seu anjo guardião protetor, que luta contra  os anjos guardiães de nações ímpias.  Também, todos os indivíduos possuem anjos guardiães. Vimos em Apoc 1:20 esta idéia ampliada para cobertura às igrejas locais.

Em Dan 12:1 é retratado como defensor do povo de Deus

Em Judas 9 Miguel é destacado em disputa com o próprio Satanás a respeito do paradeiro do corpo de Moisés.

Em livros não reconhecidos como I Enoque, Testamento dos Doze Patriarcas, Testamento de Levi, Miguel também é citado com destaque.

Aqui no Apocalipse  Miguel é o arcanjo intercessor por Israel, nos últimos dias, quando  isso se tornar efetivamente necessário.

"...Houve peleja no céu...": Há intérpretes que defendem estar transparecendo aqui uma referência à queda original de Lúcifer, o mais alto dos arcanjos, quando tentou arrebatar o governo dos céus (Isaías 14:12 e Ezequiel 28), sendo aí o início do mal cósmico, estendendo-se para  todos os seres, ou toda a criação. Resultou isso em divisão da lealdade dos anjos (1/3). A questão não resolvida no  passado foi prorrogada para o período da Grande Tribulação, quando Satanás será definitivamente derrotado.

Apesar das doutrinas de alguns grupos religiosos, a Bíblia não diz que Miguel é Jesus. Jesus aparece neste capítulo como o filho varão (5), Deus (cf. o comentário sobre o verbo plural acima – 6), o Cristo de Deus (10), o Cordeiro (11) e Jesus (17). Nem aqui, nem em outro lugar, encontramos alguma prova que identifica Miguel como Jesus. Quando chegamos à vitória de Miguel e os seus anjos nos próximos versículos, lembramos que é um representante de Deus que vence o diabo. Se os servos do Senhor têm poder para derrotar Satanás, muito mais o próprio Senhor será vitorioso.

"...Pelejaram contra o dragão...e seus anjos...": O diabo não conseguiu devorar o filho. A mulher escapou dele, sob a proteção divina. Agora enfrenta o exército de Miguel. Tem todo o apoio de seus anjos. Como entender esta batalha? Há diversas explicações, incluindo, segundo Dennis Allan

a)             Uma batalha literal em que o diabo tentou invadiu o céu, depois da ascensão de Cristo, para vencer o filho varão. Se fosse literal, além de desviar da natureza figurada do livro, apresentaria uma nova doutrina sobre a derrota de Satanás. A vitória sobre o diabo seria pela força de Miguel e seus anjos, e não pela eficácia do sangue de Jesus. Qualquer interpretação que nega a vitória total de Jesus deve ser rejeitada.

b)                    Uma batalha primeva em que Satanás e seus anjos fossem derrotados e expulsos do céu. Mas o contexto liga esta derrota do diabo à vitória de Jesus na cruz.

c)                    c)   Uma batalha simbólica, da mesma forma de outras cenas simbólicas, dando aos fiéis a confiança da vitória sobre    o adversário. Esta explicação se enquadra melhor no contexto do livro. A batalha aqui seria parecida com as de Daniel 10, símbolos espirituais para consolar os fiéis.

12:8 – todavia, não prevaleceram; nem mais se achou no céu o lugar deles.

 Está em vista a queda gradual de Satanás, que seguiu um roteiro mais ou menos assim definido:

1)     Foi lançado como  do lugar principal da liderança angelical  por ser usurpador do Trono de Deus (Ez 28:14-16), como bem testificou o Senhor Jesus no evangelho de Lucas: 'Eu via a Satanás caindo do céu como relâmpago. Apesar dessa queda parcial, ainda é grande o seu poder;

2)     Neste versículo, Satanás é derrubado de qualquer posição (como Em Jó 1:12; I Reis 22:21 e Zac 3:1);

3)     Satanás será lançado no abismo, por ocasião da volta de  Cristo (Apoc 20:1);

4)     Após o milênio, será solto por pouco tempo para tentar levar os homens a mais uma  rebelião contra Deus  e seu povo, sendo então lançado para sempre no lago de fogo e enxofre (Apoc 20:10)

12:9 – E foi expulso o grande dragão, a antiga serpente, que se chama diabo e Satanás, o sedutor de todo o mundo, sim, foi atirado para a terra, e, com ele, os seus anjos.

"...Foi expulso o grande dragão..." Expulso pela força maior de Jeová. É tão grande que preenche os céus  e as estrelas são alcançadas pela sua cauda.

"...A antiga serpente...": Comenta Lange: "O grande dragão , na qualidade de inimigo mortal de Cristo , desde há muito dera início ao seu esporte assassino , na qualidade de antiga serpente . A serpente do paraíso transformou-se  no grande dragão do inferno"  .

Ele é tanto serpente como dragão . O dragão  é um animal semelhante à serpente . Sendo destruidor ele também é chamado de 'leão que ruge'. Como enganador ele é serpente . É destruidor por possuir grande poder em sua cauda.  

"...Diabo...": Do grego diabollo, significa acusador, difamador, caluniador. A palavra bem descreve o caráter e o procedimento do dragão.

"...Satanás...": Palavra hebraica que significa adversário ou acusador . O dragão é o inimigo que procura derrotar e destruir os homens e se opõe a Deus e a todas as coisas boas e santas.Porém seu poder está sujeito às limitações impostas por Deus. Esse liberdade relativa só será permitida até que  os homens aprendam  a dar lealdade voluntária a Deus  e ao bem.

"...O sedutor de todo o mundo...": Satanás seduz as pessoas ao erro.Seduziu anjos nos céus.Espalhou a sedução no Éden.  Depois, tem enganado os homens para os induzir ao pecado (1 Timóteo 2:14). Ele procura seduzir todas as pessoas. Sua influência sedutora é então cósmica e geral.O fato de o diabo ainda agir na terra não nega a vitória total de Jesus. Satanás foi derrotado, e jamais terá a vitória.

12:10 – Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

"...Ouvi grande voz do céu...": De autoria não identificada ela anuncia a vitória ressoando pelo céu.

"...Agora, veio a salvação..."  Com a destruição do poder satânico  a salvação está próxima. A tribulação terá seu fim.

"... o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo...":O poder de Deus que governa, derrubando as forças cósmicas  do mal. O reino de Deus em seu aspecto geral, indicando não só  o reino terreno milenar mas  o próprio estado eterno  que será uma era posterior ao milênio. A autoridade de Cristo será manifestada pelas ações governativas, definindo princípios que serão seguidos pelos crentes salvos. Sua autoridade prevalecerá igualmente na eternidade quando ' Deus será tudo para todos'  (Ef 1:10).  .

"... foi expulso..." A palavra grega aqui indica que Satanás foi expulso definitivamente.

"... o acusador de nossos irmãos..de dia e de noite...." É uma tarefa contínua de acusação. Satanás tem acesso à presença de Deus  e acusa os justos diante dele  para que percam o favor divino.Um trabalho incansável em favor do mal

 12:11 – Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.

"... o venceram..." Confere com Rom 8:31 em diante. Nada pode voltar-se contra os escolhidos de Deus. Somos favorecidos mediante Cristo . Ninguem pode nos condenar com êxito .

 "...por causa do sangue do Cordeiro..." É um dos dois únicos meios para a vitória dos crentes. O sangue de cristo lava os pecados . A expiação, sob o simbolismo de 'lavagem'  liberta a alma do pecador condenado  e nos dá benefícios (leia Apoc 5:9).

"....E por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida.  Este é o segundo meio que, junto ao primeiro nos habilita à  justificação diante de Deus. A fidelidade  levou os mártires a resistir frente às facilidades oferecidas pela opção por uma adoração ao imperador.

12:12 – Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.

"...Por isso, festejai, ó céus... e vós, os que habitais nele..." Diante da certeza da vitória, os mártires e os seres angelicais são convocados a festejar ( I Cor 15:24).

"...Ai da terra e do mar...pois o diabo desceu." Terra e mar são os locais de habitação dos seres humanos rebeldes. O grito de 'ai' será ouvido por aqueles que por acaso não aceitarem as advertências de arrependimento pelas suas ações pecaminosas. Satanás ainda terá uma oportunidade de descarregar toda a sua ira.

"...cheio de grande cólera..." A ira satânica será causada pela sua recente derrota nos céus. Partirá paa enganar os homens através do seu anticristo , levando-os adorar a sua pessoa. Poderes deoníacos invadirão a terra  distribuindo violência e ódio. Doenças e enfermidades aumentarão em quantidade . A depravação e pecado serão praticados como nunca.

".... Sabendo que pouco tempo lhe resta...": à medida em que as calamidades vão aumentando, os juízos divinos são derramados, Satanás Sab que seu fim está se aproximando e seu tempo é bem pouco..

Suas derrotas estão sendo cada vez mais próximas: Não conseguiu extinguir o filho varão;. Queria pegar a mulher, e não conseguiu. Pelejou contra Miguel e perdeu. Tem razões suficientes par estar irado.

O Dragão Persegue a Mulher (12:13-16)

12:13 – Quando, pois, o dragão se viu atirado para a terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão

Aqui cabe pelo menos três  interpretações: a) Pode ser uma nova fase de perseguição da igreja, ou  b) pode ser que João continua o relato do aspecto terrestre da batalha onde parou no versículo 6. De qualquer forma, a mensagem é a mesma. Ele persegue (ou tem perseguido) a mulher c) há os que admitem ser Israel a figura da mulher perseguida.

12:14 – e foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto, ao seu lugar, aí onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente

 

 

"...Foram dadas à mulher as duas asas da grande águia, para que voasse até ao deserto...": "Esta figura da proteção do povo da perseguição pelo diabo vem diretamente de Êxodo 19:4, onde Deus falou com Moisés sobre a libertação dos israelitas: "Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim". Isaías empregou a mesma figura para consolar os fiéis de Judá: "mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam" (Isaías 40:31) " (Dennis Allan)

"...Onde é sustentada durante um tempo, tempos e metade de um tempo, fora da vista da serpente...": O deserto representa o lugar onde o povo encontra proteção. Os israelitas foram protegidos, longe do alcance dos egípcios, no deserto de Sinai. Deus os sustentou, e aqui promete sustentar a mulher quando esta foge do diabo. O período é da mesma duração citada no versículo 6, um tempo limitado de angústia. Confiando no Senhor, estes servos fiéis se escondem em Deus: "...a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus" (Colossenses 3:3).

12:15 – Então, a serpente arrojou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, a fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio.

"... água como um rio..." Usando de sua astúcia, a serpente (diabo) procurará de todas as maneiras destruir ou atingir a mulher. Na primeira tentativa, a mulher ganhou asas e voou. Na segunda tentativa a água foi usada como arma de ataque. É natural que a água seja um elemento simbólico aqui. Suas investidas foram através  inclusive de uso de agentes da natureza ou humanos, seres demoníacos, impiedade  que trazem mal aos cristãos.

A imagem deste rio de água saindo da boca da serpente reforça a idéia da destruição que vem como resultado das mentiras, acusações e falsas doutrinas que o diabo profere. O que sai da boca de Satanás, desde a primeira vez que nós o encontramos nas Escrituras, tem o propósito de destruir as pessoas que o ouvem.

"...A fim de fazer com que ela fosse arrebatada pelo rio...": Uma ameaça terrível contra a Igreja de Cristo que passará pela Grande Tribulação.

12:16 – A terra, porém, socorreu a mulher; e a terra abriu a boca e engoliu o rio que o dragão tinha arrojado de sua boca.

A terra, criação de Deus restaurada, ela própria ´será uma evidência do fim do mal e acolherá os que nela forem habitar. Como diz Carpenter : "A criação, afinal de contas, é uma testemunha em favor da justiça e da verdade..."r

12:17 – Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em pé sobre a areia do mar.

"...Irou-se o dragão contra a mulher...": A frustração do diabo aumenta! Não conseguiu devorar Jesus. Perdeu na batalha contra Miguel e foi expulso do céu. Não conseguiu destruir o povo de Deus como um todo.

"...Foi pelejar com os restantes da sua descendência..." O restante da descendência simboliza os crentes (ou a igreja) em geral.Agora, resta somente a possibilidade de vencer, individualmente, os descendentes dela. Jesus é "o primogênito entre muitos irmãos" (Romanos 8:29; cf. Hebreus 2:11).

 O dragão é um perdedor em todas as batalhas anteriores – contra o Filho, contra Miguel e contra o povo coletivo de Deus. Agora ele vai contra os indivíduos. Cada cristão pode resistir e vencer (1 Pedro 5:8-9; Tiago 4:7-8), mas o resultado destas batalhas individuais não é garantido. Cada servo enfrenta sua própria batalha, com todo o apoio de Deus (Romanos 8:31,37), mas a vitória de cada um depende de sua própria obediência e fidelidade. Que desafio!

12:18 "... E se pôs em pé sobre a areia do mar...:" A. areia da praia do mar seria a seria a multidão dos habitantes da terra. O dragão, Satanás, é visto como quem domina sobre todo o mundo . Sua posição ainda é de ataque. A partir do próximo capítulo  iremos estudar  quais  armas usará.

Conclusão

Bibliografia:

A Bíblia Sagrada. O Novo Testamento Interpretado, de Russel Champlin. Lições no Apocalipse, de Dennis Allan. O Apocalipse, de Delcyr de Souza Lima.Outras fontes informais de autorias não identificadas 



Chegou Windows 7. Agora com exibição de redes sem fio. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.