terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Mensagem - Encontros com |esus

ENCONTROS COM JESUS

 

Por Adélio Silva

Textos: Mac 15:21" E constrangeram um certo Simão, cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz".

Luc 23:39-43 "E um dos malfeitores, que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que estarás comigo, hoje, no Paraíso.

Introdução:

Os encontros fazem parte da vida de cada um.

Quando planejados, geralmente nos preparamos para eles, visto que representam algo de significativo.

No aspecto temporal, isto é, com relação a serem planejados ou não, podemos dizer que eles são previsíveis e imprevisíveis. Se previsíveis, há toda uma elaboração de agenda, pois se pretende ordenar a sequência de fatos a serem abordados pelas partes, com vistas ao alcance das metas pretendidas. Se imprevisíveis, não há definição prévia da agenda coloquial, o que empresta à ocasião um clima de indefinição, fluindo a conversação aleatoriamente, ao sabor de questões variadas. 

Jesus encontrou-se com muitos personagens do seu tempo. Foram figuras que, sem importar sua menor ou maior  projeção social, ficaram marcadas profundamente em função desses encontros. Que grande privilégio!!!!

Escolhemos três encontros: O centurião, o ladrão da cruz e Simão o Cirineu.

Podemos primeiramente traçar uma relação entre o oficial militar e o terrorista ( chamado de ladrão).

Perante a cruz de Cristo são sem valor as patentes militares do poder romano e a ideologia antiimperialista (resistentes ao domínio romano).

Eis que, por caminhos misteriosos, dois homens que militam em frentes opostas são atraídos pelo Senhor que dividiu a história em duas. Importa pensar que ambos foram igualados e alcançados pelo poder salvador do Galileu.

Entendemos que o termo ladrão não reflete a trajetória existencial de um dos personagens fixado ao lado do Senhor Jesus. Segundo o professor de história romana da Universidade de Chieti na Itália, Lugi Firpo, a palavra ladrão expressa unicamente um ponto de vista romano.

Para os judeus, o ladrão deveria ter sido visto por uma perspectiva inversa.  Era ele, com toda a probabilidade, um guerrilheiro que lutava contra a autoridade invasiva romana. A palestina por volta do ano 6, havia passado por uma revolta popular liderada por um homem chamado Judas, o Galileu, sendo que mais duas outras insurreições ocorreram. Era tempo de profunda tensão política.

A luta de resistência era alimentada por dois tipos  de grupos armados: os salteadores e os sicários. Os salteadores agiam nos campos e os Sicários nas feiras, usando um punhal chamado sica .

Barrabás era era um salteador, chamado no grego de ladrão.

Segundo o historiador Vitorio Messori, Barrabás era quase certamente não um bandido ou delinqüente comum, mas um agitador político, um guerrilheiro. Isto é válido para os dois crucificados ao lado de Jesus  no Gólgota. Faziam parte do grupo de Barrabás. Assim testifica o evangelho de Marcos, cap 15:7 "...presos com outros agitadores que, num motim, haviam cometido homicídio."

Os Sicários e os salteadores eram zelotes, ou seja, rebelados contra a dominação romana. Modelados pelo sagrado queimor da lei mosaica. Barrabás seria então um apelido, um nome de guerra: Em aramaico seu nome significa Filho do Pai, até mesmo um apelativo messiânico. Assim era também o chamado ladrão da cruz.

Foi na cruz que o terrorista viu seus sonhos desmoronarem, ao entabular um diálogo com Jesus. Lucas nos conta o discurso em Luc 23:39-41 "E um dos malfeitores, que estavam pendurados, blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez.E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que estarás comigo, hoje, no Paraíso".

Que estaria pensando aquele guerrilheiro?

O escritor Giuseppe Ricciotti em seu livro Vida de Jesus Cristo, reflete:

"Provavelmente ele conhecia a fama de Jesus  de Nazaré e tinha ouvido falar da sua bondade, dos seus milagres e do reino de Deus pregado por ele; tinha certamente, apesar de seus delitos, um resíduo de consciência. Ele arrependeu-se, independentemente do que possa ter feito no passado.

Encontrou o que tinha buscado durante toda a sua vida. Ele devia ter interiormente este fio de simpatia pelo bem, que expressou com relação a Jesus sobre a cruz, mesmo tendo cometido crimes. Esta esperança, para o seu salvador ao lado, valia mais do que a condenação reclamada pelos justiceiros.

E num ato final diz: Jesus, lembra-te de mim quando chegar o teu reino".

 

Lá embaixo, ao pé da cruz, estava o segundo personagem, o centurião.

Sua história é oposta à do guerrilheiro. Mas ambos chegam ao mesmo resultado. O guerrilheiro, em sua luta contra o império, reconhece a grandeza do rei, que está sendo morto no lugar de Barrabás, o amigo do guerrilheiro. O centurião foi educado segundo os valores da ordem, da disciplina, da lealdade aos superiores. Nele, igualmente, Jesus, depois de ter expirado, algo despertou. Segundo o relato de Lucas "...depois de ver o que aconteceu, o centurião glorificava a Deus dizendo: verdadeiramente este homem era Filho de Deus". Seu destino mudou-se instantaneamente. Aprendeu a respeitar sempre os superiores, agora concluiu que Jesus era seu superior,  de origem divina, e faz seus subordinados compreenderem igual verdade.

Diante de Cristo e da sua cruz caem as barreiras culturais, étnicas, ainda que as diferenças não sejam anuladas.

O zelote, guerrilheiro, que sonhava com a vitória sobre os romanos converte-se na hora  da morte;  o soldado, que representava a  força romana fica tocado com o poder desse homem aparentemente derrotado.

Diante da cruz os esquemas não contam. O que importa é a história pessoal de cada um. Qual sua história?

Diante da cruz, dispara a centelha da fé e da esperança . Os corações dos homens, das mulheres, dos aflitos, com todas as suas diferenças e distancias, seus temperamentos, suas culturas, seus ambientes, comovem-se, choram, se derramam, se quebram.

Assim também se comoveu Simão, o cireneu. Esse  entrou nos evangelhos por um desses acasos incompreensíveis. Enquanto voltava para casa, depois de uma manhã de trabalho, topa na rua com Jesus sendo levado ao Gólgota. É obrigado a se curvar à lei do mais forte: o centurião, aquele do qual já falamos. Foi forçado a carregar a cruz de Jesus.

A história não dá indícios que Simão conhecesse a Jesus ou fosse seu discípulo, pr isso não deve ter recebido a ordem de bom grado. Mas essa estranha experiência deixou rastros dentro dele. Se não fosse assim, por que Marcos o destaca como "um certo Simão de Cirene que vinha do campo" como sendo o pai de Alexandre e Rufo? Por que tal observação? A resposta está no capítulo 16 da carta de Paulo aos romanos, quando diz: "Saudações a Rufo -  esse eleito do Senhor, e à sua mãe, que é também minha. É fácil imaginar que esses poucos minutos mudaram a vida de Simão, pois que mesmo seu filho se tornou mais tarde uma pessoa importante na história da Igreja, sendo a própria esposa de Simão chamada  reverentemente por Paulo com o nome de mãe.  Por certo o serviço involuntário prestado a Jesus produziu, de maneira que desconhecemos, ótimos resultados.

 

Amigo, Jesus que ter hoje um encontro com você.

Não interessa sua posição social, sua cultura, seus problemas ou seus pecados.

Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.