quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mensagem - Um novo coração

UM NOVO CORAÇÃO -  UMA ESTRANHA CIRURGIA

 

Por Adélio Silva

 

Texto: Ezequiel 11:19

"E lhes darei um só coração, e um novo espírito porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne".

 

 Introdução

O coração  humano  é responsável  pelo percurso do sangue bombeado através de todo o organismo, que é feito em aproximadamente 45 segundos.

Neste tempo o órgão bombeia sangue suficiente a uma pressão razoável, para percorrer todo o corpo nos sentidos de ida e volta, transportando assim, oxigênio e nutrientes necessários  às células que sustentam as atividades orgânicas.

Assim, constantemente está a contrair e relaxar, bombeando o sangue do nosso corpo. É uma bomba hidráulica, em que os tubos de saída são as artérias e os tubos de entrada as veias; o líquido que anda a circular é o sangue. Seu sincronismo atua como se fossem duas bombas trabalhando simultaneamente. Uma das bombas engloba a aurícula e o ventrículo direitos e a outra a aurícula e o ventrículo esquerdos. Suas funções é arrastar o sangue para os pulmões, onde se liberta o dióxido de carbono e se fornece o oxigênio. Por outro lado, a aurícula e o ventrículo esquerdos têm o trabalho de arrastar o sangue enriquecido de oxigênio para todas as partes do corpo .

 

1 – Usando uma linguagem figurada, a Palavra de Deus  mostra o coração como órgão indispensável  à vida humana.  Mas tudo funciona em função da transmissão da vida recebida originariamente de Deus.

Os livros da Bíblia no Novo Testamento, seguindo a  forma de pensar da época apresenta o coração como sendo o centro das emoções humanas. Assim, ao dizermos que alguém não tem sentimentos e sensibilidade  humanos dizemos que esse alguém 'não tem coração'.

As referências abaixo mostram como as alterações efetuadas no coração repercutirão no comportamento humano:

Primeira: O homem sem Deus, que vive praticando o pecado, é considerado como tendo o coração longe de Deus. Efésios 4:18 " Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza  do seu coração".

Segunda: É necessário submeter-se ao processo de cirurgia espiritual, de modo a limpar o coração sujo pelo pecado. O grande cirurgião é Deus. Ezequiel 11:19 "Eu lhes darei coração único, e um espírito novo porei dentro deles; e tirarei da sua carne o coração de pedra, e lhes darei um coração de carne".

Terceira: Amar a Deus é passo indispensável para que Ele  opere no seu interior. Deute 6:5 "Amarás pois ao Senhor teu Deus de todo o coração, e de toda a tua alma,  e de todas as tuas forças".

Quarta: Seu coração transformado estará pronto para louvar ao Senhor. Salm 9:1 " Eu louvarei a te, Senhor, com todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas".

Quinta: Você passou a confiar nele completamente e está satisfeito com isto. Salm 28:7 "O  Senhor é a minha força e  o meu escudo ; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; assim o meu coração salda de prazer, e com o meu canto o louvarei".

Sexta: Viverá alegremente em retidão moral. Salm 32:11 " Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos vós justos; cantai  alegremente, todos vós que sois  retos de coração".

Sétima: Viverá mais perto de Deus. Sal 34:18 " Perto está o Senhor dos que têm coração quebrantado, e salva os contritos de espírito".

Oitava: Poderá dizer então: Salm 57:7 " Preparado está o meu coração, ó Deus, preparado está o meu coração; cantarei e darei louvores".

Nova: Feita a cirurgia, limpo estará o seu coração  e então poderá ver a Deus. Mat 5:8 " Bem aventurados os limpos de  coração pois eles verão a Deus".

Décima: Terá plena con fiança  e tranquilidade. João 14:1 "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus. Crede também em mim".

Décima Primeira: Viva com um coração voltado para a justiça divina, confessando a salvação  por Jesus Cristo. Rom 10:10 "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação".

Décima Segunda:  Tenha uma vida pura e dedicada ao Senhor. II Tim 2:22 Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam ao Senhor".

Décima Terceira: Tenha sua vida e seu coração purificados, transformados pela ação salvadora do Senhor.  Heb 10:22 " Cheguemo-nos com o verdadeiro coração, em inteira certeza da fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado  com água limpa".

 

Conclusões:

•Coração na linguagem bíblica, é uma figura de linguagem para indicar sentimentos;

•Coração refere-se  à parte do ser que coordena nossos sentimentos;

•Entender como funciona o nosso 'coração' possibilitará uma vida  mais feliz;

•Cuidar do coração requer cuidados diferentes;

•Jesus é Cardiologista espiritual; A Bíblia seu receituário

•Cuidados preventivos: Evite amarguras ou mágoas; (Heb 12:15)

•As doenças da alma ameaçam o coração ;

•Alegre seu coração com os ensinos do Senhor -  Prov 15:13

•Descubra a causa da sua amargura.  (Sal 42:5 e 11)

•Faça seu coração descansar no Senhor (Mat 11:28-29)

•Deixe Que Jesus entre em seu coração(sua vida).Ele pode lhe dar a salvação. Ele é o maior de todos os cirurgiões. Ele pode mudar seu coração, sua alma, sua vida.



Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.