segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse - Estudo 9 - Cartas às Igrejas

Estudo no livro de Apocalipse -  Adélio Silva
 
Estudo 9 - Apocalipse cap 2 e 3 -  Cartas às sete igrejas (Coisas que são)
 
Carta a Sardes  (3:1 a 6)

 Interpretação Profética:  É opinião de muitos intérpretes que Sardes representa  a época da Reforma Protestante. É contraditório entretanto considerar a "Reforma" como um movimento de renovação espiritual. O nome dado ao movimento (Reforma) não é apoiado pela prática da decadência interna que prevaleceu na igreja. O texto revela prática de carnalidade.

Introdução:

Alguns fatores foram decisivos para a criação de um ambiente propício à execução do movimento reformista nos séculos XV e XVI:  A renascença, que levou homens a pensarem por sí mesmos,  rejeitando as imposições religiosas principalmente movidas pela Igreja Católica, que emergia forte da Idade das Trevas. A invenção da imprensa aproximadamente em 1450 D. C, fez com que surgisse em primeiro plano a bíblia em latim e mais tarde, o N, T. grego, impresso pela primeira vez por Erasmo de Roterdã  no início do século XVI.Isto foi básico para a tradução do NT para vários idiomas modernos. Esse novo interesse despertado pela Bíblia e pela santidade pessoal fez surgir homens como Lutero, Erasmo e Zuínglio, Le Fevre e Calvino. Lutero evidenciou-se na Alemanha e  países escandinavos, enquanto que Calvino propagou-se pela Inglaterra e Escócia. Foram organizadas aproximadamente 2150 igrejas reformadas. Porém os reformadores levavam consigo seus antigos preconceitos, ódios e intolerâncias, governando com pesada mão ditatorial, igualando-se à prática romana. Assim, as igrejas reformadas dividiram-se em outras denominações. A luta chegou a ser armada. A reforma Protestante  ao invés de purificar a igreja, resultou em ortodoxia morta. Cristo viu assim na igreja reformada  um amortecimento espiritual.

No aspecto histórico, tratou-se de uma igreja do primeiro século, cuja reputação ia além da verdadeira espiritualidade, fato encontrado em muitas igrejas atuais. A mensagem de Cristo a Sardes possui conteúdo universal e adverte que a igreja de Cristo melhore suas condições espirituais

Sardes: Antiga capital da Lídia na Ásia Menor e centro de adoração de uma deusa asiática relacionada com Ártemis ou com Cibele. A cidade situava-se ao sul do rio Gediz. Ficava a uns 50 hm ao sul de Tiatira (atual Akhisar) e a uns 75 km ao leste de Esmirna (atual Izmir). A acrópole da cidade ocupava um penhasco quase inacessível. Embora uma cadeia montanhosa limitasse as comunicações com as regiões ao sul, Sardes dominava a rota comercial leste-oeste. Suas atividades comerciais, a grande fertilidade de terras circunvizinhas e a manufatura de tecidos e tapetes de lã contribuíram muito para tornar Sardes abastada  e importante. Chegou a ter cerca de 50.000 habitantes.

O historiador judeu Flávio Josefo informa que, no primeiro século A. C.  havia grande comunidade judaica em Sardes. Lá no final do primeiro século D. C a igreja cristã estabelecida em Sardes  precisava despertar espiritualmente. Entretanto, em meio à problemática espiritual haviam aqueles que não  poluíram suas vestes exteriores ( Apoc 3: 1 e ss). 

3:1 – Ao anjo da igreja em Sardes escreve: Estas coisas diz aquele que tem os sete Espíritos de Deus e as sete estrelas: Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto.

"...escreve..." Ordem freqüente em todo o livro. O Apocalipse não é um livro selado. Só há um comando para João não escrever, em Apoc 10:4.

"...estas coisas..." O conteúdo da carta que se seguirá.

"...diz aquele que tem os sete espíritos de Deus..."  Aquele que tem os sete Espíritos de Deus: Sete representa a totalidade e a perfeição divina (veja comentários sobre 1:4). Diante do trono de Deus, "ardem sete tochas de fogo, que são os sete Espíritos de Deus" (4:5). Os sete olhos do Cordeiro "são os sete Espíritos de Deus enviados por toda a terra" (5:6). Deus sabe tudo e vê tudo (veja 2 Crônicas 16:9). Nada em Sardes seria escondido de Jesus. Parte da explicação está em Apc 1:4 que afirma: todos os poderes celestes estão sob a autoridade de Cristo ( Apoc 3:1) e eles seriam seus agentes de controle e autoridade sobre este mundo. Não podem ser identificados como arcanjos.

"...as sete estrelas..." Vimos em Apoc 1:20 que as sete estrelas são os anjos guardiães das igrejas. Cristo as tem na mão direita, indicando que as controla e que são instrumentos de poder.

"...conheço as tuas obras..." Isto é, a condição espiritual em geral.

"...tens nome de que vives e está morto..." Do ponto de vista profético, Sardes representa o período da reforma protestante, a qual não satisfez plenamente a qualidade de santidade que seria de  se exigir da Igreja de Cristo. A reforma foi superficial, visto que a Igreja ainda manteve muitas das práticas pagãs  e doutrinas adotadas e introduzidas no período anterior. Apesar de muitos a elogiarem , a reputação da igreja não correspondia. Para o cristianismo prático atual, Sardes representa a condição da grande maioria dos crentes locais. Imaginemos se as vidas ocultas dos membros dessas igrejas fossem conhecidas , haveria muita decepção. A falha está em sempre parecermos melhores do que realmente somos.

3:2 -  Sê vigilante e confirme o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus.

"...Sê vigilante..."  Afirma Hough que: ' o pensamento que alguém pode estar morto, sem sabê-lo, é suficientemente ruim. Isto é o que a igreja de Sardes ainda tinha de aprender...' A tradução literal do grego seria: Torna-te desperto, e põe-te a vigiar. A igreja morrera e ninguém ao menos notara.. Era bastante insensível para aqueles crentes  que não entendiam o sentido da espiritualidade. Eles eram piedosos formais mas a prática não mostrava isso ( II Tim 3:5)

"...consolida o resto que estava para morrer..." Esclarece o versículo que ainda restava uma parte da igreja que respirava, o que representava esperança de vida ( Ef 5:14). Era necessário despertar do sono mortal. Estavam estonteados e parados. Tinhas sinais de vida: obras de justiça, alguma demonstração de amor, embora imperfeitos. Era preciso salvar o restante.

"...não tenho achado  íntegras as tuas obras..." A Igreja de Sardes, para estar ainda viva, deveria ter alguma atividade. O problema não foi a ausência total de obras, mas a falta de integridade delas. É possível defender a doutrina de Deus sem amar ao Senhor (2:2-4). É possível obedecer mandamentos de Deus sem inteireza de coração (2 Crônicas 25:2). É possível fazer coisas certas com motivos errados. Os homens podem ver as obras; Deus vê, também, os corações.

"...na presença do meu Deus..".Conforme o  ponto de vista de Deus, significa que as nossas obras sempre são avaliadas pela forma como Deus pensa e não para aparecermos diantes dos outros, ao buscarmos projeção individual, fama e grandeza. As obras assim praticadas são como que mortas. A fidelidade de uns poucos não podiam compensar a infidelidade de  muitos outros. Aquele era uma igreja doente. Vejamos o que o apóstolo Paulo pensava sobre o assunto em I Cor 4:1 e ss

3:3 .- Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei.

"...Lembra-te, pois, do que tens recebido e ouvido, guarda-o e arrepende-te...": Sobre isto comenta  Dennis Allan: '..., a igreja precisava lembrar das grandes bênçãos recebidas e voltar a valorizar a sua comunhão especial com Deus. Se esquecermos da palavra de Deus e da salvação do pecado, facilmente cairemos no pecado (veja 2 Pedro 1:8-9). Para nos firmarmos na fé, temos de lembrar do que temos recebido. Mas não é suficiente lembrar das coisas que ouvimos; precisamos guardar. O evangelho não é apenas para ouvir; é para ser obedecido (2 Tessalonicenses 1:8; 1 Pedro 4:17). No caso do povo desobediente de Sardes, eles teriam que se arrepender para voltar às boas obras de obediência'.

"...Porquanto, se não vigiares, virei como ladrão, e não conhecerás de modo algum em que hora virei contra ti...":  A figura de um ladrão (kletes, no grego) encontrando pessoas despreparadas é comum nas Escrituras. Jesus empregou esta idéia várias vezes no seu trabalho entre os judeus (veja Mateus 24:43; Lucas 12:39) e os apóstolos imitaram este exemplo nas suas cartas (1 Tessalonicenses 5:2-4; 2 Pedro 3:10). Existe outra palavra (lestes), usada no sentido de assaltante. O ladrão (kletes) geralmente rouba sem violência, com astúcia e habilidade. O assaltante (lestes) usa a violência para praticar seus crimes e faz isto a qualquer hora  No Apocalipse, Jesus prometeu vir como ladrão(kletes) para pegar despreparadas as pessoas que não vigiavam. A vigilância garantirá não sermos surpreendidos com a vinda do Senhor em um momento de descuido.É preciso estar desperto para o dever, fortalecer o que resta de bom em nós, reparar o que falta, para que Cristo não venha sobre nós como um ladrão furtivo.

Provérbio grego: "Os pés das divindades vingativas são calçados de lã". Cristo, ao vir para exercer sua justiça, o fará de modo inesperado, Estejamos alertas.

3:4: Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas.

"...  Mas..." Apesar de estamos diante de uma igreja "morta", com forma aparente de vida, ali havia alguns elementos de boa qualidade. É razoável pensarmos que em toda a história da igreja, mesmo levando-se em conta toda a maldade  e declínio, sempre haverá crentes verdadeiros. É o que demonstram  essas cartas que estamos estudando no Apocalipse. A prudência então recomenda que os as barreiras denominacionais  devem ser vistas com bastante crítica.Nenhuma denominação conserva sobre si todo o bem.

"...umas poucas pessoas que não contaminaram as suas vestiduras..." As vestes são figuras de linguagem ou metáforas usadas em grande parte das Escrituras como em Ef 4:22,23,31; Gal 3:27 e Col 3:8,9,10,14. A nova criatura, no processo de conversão,  se reveste de uma nova roupagem , uma nova natureza. Há uma reforma moral , quando ele se despe da roupagem velha e suja. Ocorre contaminação quando se permite que formas de paganismo  sujem o caráter cristão. No presente versículo, segundo comentários outros, a referência história é aos gnósticos  e sua visão imoral e libetrina. A igreja de Sardes, associado a isso, também estava envolvida com o culto ao imperador, cujas práticas eram semelhantes aos ritos de fertilidade dos deuses pagãos ( Apoc 2:6,15,16,20; col 2:18).

"...andarão de branco.." Branco é a cor da retidão e da inocência. Os sacerdotes acusados mas justificados diante do Sinédrio eram vestidos com um manto branco, indicando sua inocência. O fato de que andarão com Cristo indica o companheirismo que haverá na glória celeste. Andar indica uma ação habitual, constante, uma maneira de vida ( Gal 5:16,25)

"...são dignas..." Esta dignidade foi conquistada  por terem mantido: pureza de vida e coragem em face da oposição e por terem confessado ao Senhor Jesus em suas vidas. Não foi uma confissão verbal somente. Suas vidas eram exemplos e foram mudas pela ação auxiliadora do Espírito Santo. À medida em que somos transformados segundo a imagem de Cristo e vamos adquirindo sua natureza essa dignidade vai sendo implantada em nós.

"...não contaminaram as suas vestiduras..." A firmeza moral, a bondade, o caráter santo, a dignidade, são indicativos dos que não  contaminaram suas vestes em meio às perseguições e ameaças, fome e nudez e perigos.

Disse Seis: "As estrelas não desaparecem todas, somente porque o céu estava nublado. Em meio às neves e aos rios gelados dos Alpes e dos Apeninos, podem ser encontradas, aqui e ali, algumas flores solitárias. Busca-se em vão um deserto tão estéril onde não haja nenhum manancial, nenhum óásis, nenhuma árvore, arvoredo, ou inflorescência. Quando Acabe destruíra os profetas do Senhor e Elias pensou que somente ele sobrevivera, fiel entre os fiéis, o olho de Deus ainda podia observar sete mil que não tinham dobrado os joelhos diante de Baal".

3:5:  O que vencer será assim vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; antes confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

"...o vencedor..."  Expressão comum a todas as cartas do Apocalipse, se refere àquele que ouve as advertências feitas, cumpre os deveres determinados segundo as exigências de cada carta.. conserva a confiança no evangelho , se arrepende,, vigia , espera a volta de Cristo. Tem vestes puras e evita males morais.

"...vestido de vestes brancas...Já explicado no versículo 4. Indica pureza de vida e caráter, qualificando-o para adentrar às regiões celestiais com Cristo.

"...confessarei o seu nome diante de meu Pai e dos seus anjos..." É uma referência a Mat 10:32 e Luc 12:8, uma vez que tais manuscritos já circulavam pelas igrejas.

O que compreende a Confissão  a Cristo: a) A vida transformada exposta ao público; b) Nossas atitudes como crentes são registradas na memória de Deus  que avalia a sinceridade e santificação de cada um. De pouco vale uma confissão oral sem atitudes práticas de vida e exemplo; c) A transformação da alma resulta em transformação moral e ambos são acompanhados pela ação do Espírito Santo. Sem isso não há regeneração.

3:6 Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas.

É exigida atenção universal ao apelo da mensagem. São questões profundas escritas especialmente para cada crente e sua observância só trará benefícios.

 

Fontes de Pesquisas:

Bíblia Sagrada. Novo Testamento Interpretado ( Champlin, Russel N.) Um estudo do Apocalipse (Dennis Allan);  Manual Bíblico -  Halley; Ajuda ao Entendimento da Bíblia (STV) ; O Apocalipse -  Desvendando os mistérios da revelação (Delcyr de Souza Lima); As 7 cartas do Apocalipse -  Paulo Silva e Milton Magalhães; Conheça a Verdade – Bruce Milne  

Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.