segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse - Estudo 8 - Csartas às Igrejas

Estudo no livro de Apocalipse - Adélio Silva

Estudo 8 - Apocalipse cap 2 e 3 - Cartas às sete igrejas (Coisas que são)

Carta a Tiatira (2:18-29)- Interpretação Profética: Idade das Trevas, 500 a 1500 D. C., onde a igreja incorporou diversas formas de paganismo.

Idade das Trevas – "A idade das trevas produziu uma igreja cristã parecida com a que é aqui descrita. Em alguns casos, exibiu feroz lealdade a Cristo e certamente se caracterizou por muitas obras de amor, especialmente através das ordens religiosas, nas quais, geralmente, se requeria grandes sacrifícios pessoais em serviço do próximo. Mas o paganismo tomou conta da igreja e o adultério literal e espiritual foi apenas um subproduto disso.. Emergiu uma forma de romanismo que contém elementos mesclados de cristianismo, de judaísmo e paganismo. Foi necessária a Reforma para começar a purifica a cristandade. Mas a Reforma não foi completa.A Igreja de nossos dias, em muitos lugares ainda não é grandemente diferente daquela da quela da Idade das Trevas. Onde quer que algum indivíduo permita que a ética do mundo corrompa a vida e destrua o autêntico discípulo cristão, o paganismo continua imperando, sem importar a teologia defendida. Na Idade das Trevas surgiram a instituição das imagens na igreja, devido às pressões do paganismo. Até mesmo Tomás de Aquino, Boaventura, se inclinaram a aceitar tais práticas. A introdução do confessionário ainda hoje adotado pelo romanismo surgiu nessa fase profética da Igreja". ( com base em comentários de Russel Champlin)

Obras positivas: lealdade, obras de amor fraterno, ordens religiosas como a de Bernardo de Clairveau, ano 1091 D. C;

Obras negativas: Paganismo, adultério, imagens, confissão auricular, culto ao imperador e demais práticas de Jezabel incluídas no gnosticismo.

Introdução

Houve, historicamente, uma igreja em Tiatira, com as mesmas condições descritas no texto. Em qualquer época se encontrará igrejas reunindo tais situações , daí o caráter universal da carta. É a carta mais longa, visto ser aquela igreja que apresentava condições piores de corrupção. Seus padrões morais eram muito baixos, com tolerância a costumes sexuais presentes entre os líderes da igreja inclusive.

"A cidade de Tiatira situava-se no caminho entre Pérgamo e Sardes. Atualmente, chama-se Akhisar (significa "castelo branco"), na Turquia. Lídia, a primeira pessoa convertida por Paulo na Europa, era de Tiatira (Atos 16:14), mas não temos mais nenhuma informação sobre esta igreja. O que sabemos da igreja vem das referências no Apocalipse.

A cidade de Tiatira era conhecida pela produção de púrpura, uma tinta usada em tecidos (veja Atos 16:14), além de roupas, artigos de cerâmica, bronze, etc. Havia em Tiatira grupos organizados de artesãos e profissionais, semelhantes às associações profissionais de hoje, mas com elementos religiosos de influência pagã. Como as outras cidades da época, Tiatira teve seus templos e santuários religiosos, incluindo templos aos falsos deuses Apolo, Tirimânios e Ártemis (uma deusa chamada Diana pelos romanos – veja Atos 19:34) e um santuário a sibila (orácula que cochicha) Sambate. A importância de figuras femininas na cultura religiosa de Tiatira pode ter facilitado o trabalho de Jezabel, a mulher que seduzia os discípulos e incentivava a idolatria e a prostituição".(Dennis Allan)

Obs.: Em Tiatira morava Lídia, a primeira convertida por Paulo na Europa

Atualmente o nome da cidade é Akhisar

2:18 – Ao anjo da igreja em Tiatira escreve: Estas coisas diz o Filho de Deus, que tem os olhos como chama de fogo e os pés semelhantes ao bronze polido:

"...ao anjo..." O guardião angelical da igreja, por trás da liderança. São a mesma coisas que as "sete estrelas", conforme Apoc 1:20.

"...igreja..." Representam: 1- Totalidade da igreja universal e todas as igrejas na Ásia Menor (sete); 2 – Profeticamente, sete estágios da história da igreja cristã, até à segunda vinda de Cristo; 3 – Historicamente, são as condições espirituais das igrejas cristãs.

"...escreve..." É a forma de comunicação mais segura. Foram escritas para que fossem propagadas e preservadas. Não foi mensagem selada. A única mensagem selada foi a dos trovões, em Apoc 10:3,4

"...estas coisas..." A mensagem geral da carta.

"...diz o Filho de Deus..." Jesus. Um contraste com Apolo, o deus-sol (filho de Zeus), divindade protetora de Tiatira. Jesus detém o poder. Ele é o único Filho de Deus.

"...olhos como chama de fogo..." Indica um conhecimento profundo sobre cada crente e o estado real de cada igreja. Conhece as vontades do coração e a motivação do adorador. . Indica julgamento severo. O poder ilimitado pertence a Deus e não a Apolo. Na Bíblia o "fogo" indica a ira divina que antecede ao julgamento. Cristo julga com sabedoria. Outras explicações estão em Apoc 1:14

"...pés semelhantes ao bronze polido..." Explicado em 1:15. Simboliza o juízo prestes a chegar. Os pés indica a chegada do juiz. Além disso existia em Tiatira uma indústria de bronze. Cristo, em sua pureza, impõe um evangelho moral, onde a santificação é totalmente necessária para a salvação.l

2:19 – Conheço as tuas obras, o teu amor, a tua fé, o teu serviço, a tua perseverança e as tuas últimas obras, mais numerosas do que as primeiras.

Jesus conhecia e elogiava as qualidades boas da igreja em Tiatira:

"... Obras/serviço/últimas obras mais numerosas do que as primeiras..."A igreja em Tiatira era uma congregação ativa. Ao invés de esfriar, ela se tornou cada vez mais ativa no serviço a Deus. A fé que agrada a Deus é a fé ativa que se mostra pelas suas obras (Tiago 2:14-17). Os servos de Deus devem ser "sempre abundantes na obra do Senhor" (1 Coríntios 15:58), pois Deus nos criou para boas obras (Efésios 2:10).( São condições externas)

"... Amor..."O princípio fundamental na vida do cristão (Mateus 22:37-40). Faltava amor em Éfeso (2:4), mas Jesus viu esta qualidade boa em Tiatira. ( É condição interna)

"... Fé..." Junto com as suas obras, os discípulos em Tiatira mostraram a sua fé. As pessoas podem ser identificadas conforme a sua fé. Há crentes e há incrédulos, e não pode existir comunhão entre os dois (2 Coríntios 5:7; 6:14-15).

"... Perseverança..."O bom solo produz fruto com perseverança (Lucas 8:15), uma qualidade freqüentemente incluída nas características que definem os servos de Deus (Colossenses 1:11; 2 Timóteo 3:10; 2 Pedro 1:6). A tribulação produz a perseverança (Romanos 5:3-4; Tiago 1:3-4,12).Resistência constante


2:20-23 – Tenho, porém, contra ti o tolerares que essa mulher, Jezabel, que a si mesma se declara profetisa, não somente ensina, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição e a comerem coisas sacrificadas aos ídolos.
21 Dei-lhe tempo para que se arrependesse; ela, todavia, não quer arrepender-se da sua prostituição.
22 Eis que a prostro de cama, bem como em grande tribulação os que com ela adulteram, caso não se arrependam das obras que ela incita.
23 Matarei os seus filhos, e todas as igrejas conhecerão que eu sou aquele que sonda mentes e corações, e vos darei a cada um segundo as vossas obras

Crítica (sobre os versos 20 a 23, comenta Dennis Allen):

"... Tenho, porém, contra ti...": O problema principal da igreja em Tiatira foi uma atitude tolerante em relação a uma falsa profetisa, cuja história está narrada em I Reis 16 em diante. É possível que a mulher realmente chamava-se Jezabel, mas é mais provável que Jesus tenha escolhido este nome por representar toda a maldade da mulher do rei Acabe no século IX a.C. Essa rainha teve uma influência terrível em Israel, conduzindo o povo à idolatria. A Jezabel de Tiatira agiu de maneira semelhante, seduzindo os cristãos às práticas de idolatria e prostituição (imoralidade sexual literal, ou impureza espiritual). Ela incentivou os servos de Deus a comerem coisas sacrificadas aos ídolos, uma prática condenada que representa comunhão com os demônios (veja Atos 15:20,29; 1 Coríntios 10:19-22).

O problema da igreja foi a sua tolerância para com a falsa profetisa. O povo de Deus deve repreender e rejeitar falsos mestres (Efésios 5:11; Romanos 16:17-18; Gálatas 1:6-9; Tito 3:10-11). A igreja em Tiatira, possivelmente enfatizando o amor ao ponto de esquecer da pureza da doutrina, tolerava esta falsa mestra. Devemos sempre lembrar que a sabedoria de Deus é mais importante do que a paz com homens (Tiago 3:17; Mateus 10:34-38).

"...profetisa...a si mesma..." Essa função era exercida na igreja também por mulheres, cfe. Atos 21:0 e 11:27. Jezabel incorporou a representação satânica dos dons proféticos. Deveria ter sensibilidade psíquica e talvez inspiração demoníaca,conseguindo autoridade e reconhecimento sobre alguns. Ela se considerava profetisa.

"...ensine, mas ainda seduza os meus servos a praticarem a prostituição..." Sua doutrina era liberal e incluía o adultério. Seduziu vários homens da igreja e os prendia com sua imoralidade, incluindo também a fornicação em sua prática religiosa bem como outras perversões e excessos sexuais. Representava o gnosticismo. O pecado cativa e corrompe a personalidade inteira, inclusive o espiritual. O evangelho adverte: Sem a santificação ninguém jamais verá a Deus ( Heb 12:14).

"...a comerem cousas sacrificadas aos ídolos..." ver comentários em 2:14

"....Dei-lhe tempo para que se arrependesse...": Jesus é longânimo e paciente (Romanos 2:4). Ele deu tempo suficiente para Jezabel se arrepender, mas ela não quis.

"...Eis que a prostro de cama...": Esta não é a cama da prostituição (ela já se deitava naquela cama por vontade própria), mas a cama de doença e sofrimento. Jesus forçaria esta mulher e seus cúmplices a se deitarem na cama de tribulação (veja Mateus 8:14; 9:2; II Reis 9:30-17).

. Não só os da igreja histórica de Tiatira, mas de tantos que simbolicamente, em todas as épocas , permitem e praticam a imoralidade em suas vidas, cometendo adultério espiritual

"...Matarei os seus filhos...": Pode ser que ele se refere literalmente aos filhos da profetisa, mas a palavra "filho", freqüentemente, se refere às pessoas que seguem o ensinamento ou o exemplo de alguém. Assim, os descendentes de Abraão são aqueles que praticam as mesmas obras que ele praticou (João 8:39), e os filhos do diabo são aqueles que imitam as obras dele (João 8:44). Da mesma maneira, é provável que os filhos de Jezabel sejam aqueles que seguiam os seus ensinamentos e praticavam as obras dela. Se não se arrependessem, Jesus mataria os malfeitores.

"...Todas as igrejas conhecerão...": O castigo divino tem vários propósitos. Um destes, obviamente, é o castigo dos culpados. Neste caso, Jesus prometeu matar as pessoas que praticaram a idolatria e a prostituição, caso não se arrependessem. Mas há um segundo motivo atrás deste castigo. A morte de alguns serviria de alerta para outros. As igrejas entenderiam que Jesus realmente sabe de tudo que acontece, e que ele julga retamente segundo as obras de cada um. Observamos a importância da disciplina divina para deter o pecado dos outros. Veja alguns exemplos: Acã (Josué 7; 22:20); Ananias e Safira (Atos 5:11); A correção pública de pecadores (1 Timóteo 5:20). Nós devemos aprender as lições dos pecados do passado, e considerar as conseqüências da desobediência.

2:24 – Digo-vos, porém, a vós os demais que estão em Tiatira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram as chamadas profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.

" ...a vós outros..." são os membros daquela igreja que não se deixaram influenciar pela imoralidade dos gnósticos e nem pela paganização geral da igreja, resistindo às pressões do paganismo, opondo-se às liberalizações de Jezabel. É focalizada a semelhança do que ocorreu nos dias de Elias, quando 7.000 profetas permaneceram fiéis a Jeová.

"...tantos quantos não têm essa doutrina..." É uma referência histórica direta ao gnosticismo ( Col 3:18), doutrina imoral e licenciosa, em mistura com o culto ao imperador (onde havia excessos sexuais e orgias. Profeticamente, está em mira a paganização da igreja na Idade das Trevas. No sentido espiritual e simbolicamente podem ser consideradas quaisquer corrupçoes da doutrina e da ética cristãs, que corrompem moralmente a igreja, pois não têm imperativo moral.

"...cousas profundas de Satanás..." É oportuna a opinião de Russel Champlin sobre esta pronunciação: ' ...numa interpretação simbólica e espiritual, pode-se entender qualquer doutrina que afasta o homem de Cristo, qualquer prática moral ou estado espiritual que nos leva a dar preferência a qualquer coisa acima de Cristo, na realidade é um meio usado por Satanás para afastar-nos do Senhor e conduzir-nos à destruição. Modernamente, a crença fácil seria uma forma de gnosticismo, pois não exige a entrega da alma à Pessoa de Cristo Jesus ( Heb 11:1)'.

"...outra carga não porei sobre vós..." A decadência da igreja era tanta que somente uma mudança histórica como a parousia poderia modificar profundamente as coisas. A carga que estava sobre aqueles crentes consistia de observarem, pelo menos os principais mandamentos éticos: evitar idolatria, devotando a alma inteira a Cristo; evitar os pecados mais grosseiros como os pecados do sexo, a fim de não prejudicarem a alma e receberem o favor divino . Cristo pode tornar o fardo leve ( Mat 11:28-30).

2:25 - mas o que tendes, retende-o até que eu venha.

"...retende-o..." Conservar, observando as regras cristãs acerca da conduta das igrejas gentílicas, que se abstivessem da idolatria e das imoralidades pagãs como aquela representada pelo culto de Jezabel. Continuar praticando o amor cristão , a fé, o serviço e a resistência paciente que eram virtudes da igreja de Tiatira.

"...até que eu venha..." Isto pode significar a segunda vinda de Cristo. A igreja primitiva cria que isto poderia acontecer a qualquer momento ( I Cor 15:51). Profeticamente, a "vinda" de Cristo pode representar a renovação espiritual trazida pela Reforma da Igreja ( que iniciou-se em 1500), com a igreja de Sardes. Podemos entender ainda que a segunda vinda de Cristo trará juízo e poderá ocorrer em qualquer período da história eclesiástica , sobre qualquer igreja local .

Contudo, a verdade mais evidente ensinada parece ser que a comunidade religiosa cristã que afundou ao nível da igreja de Tiatira, na realidade não consegue mais auto reformar-se, só podendo ser purificada pela volta de Cristo. Cabe à igreja universal atual manter a obra de Cristo em progresso, até o fim. O exemplo de Tiatira pode e deve ser seguido, pois que viveu em meio à corrupção, tendo apresentado melhor desempenho no final de sua história.

2:26 - 28 Ao que vencer, e ao que guardar minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos de oleiro, assim como eu recebi autoridade do meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã

"...ao vencedor..ao que guardar até o fim as minhas obras." Promessa comum de cada uma das cartas. ( Apoc 2:7). Vencedor é quem atentas para as advertências e instruções da carta, desafiando a doutrina de Jezabel e a combate. A vida cristã exige vitórias.A conversão se completa no arrependimento, fé santificação ( II Tes 2:13). Só dessa forma se verá a Deus (Heb 12:14; II cor 3:18) .Esta fidelidade deve permanecer até à segunda vinda de Cristo ou parousia.

"...eu lhe darei autoridade sobre as nações..." Afirma Fausset: ' Por ocasião da vinda de Cristo, os santos possuirão o reino debaixo de todo o céu ( Dan 7:27) em posições de poder (Apoc 20:4,6). Cristo entregará tal poder aos mártires e seus vitoriosos companheiros na morte. (Apoc 19:14).

"...regerá..." Pastoreará. Será um governo severo, protetor e beneficente .

"...cetro..." o cajado dos pastores.

"...reduzirá a pedaços..." A parousia será a maior intervenção divina na história da humanidade . O mal será tratado severamente. As nações aceitarão jubilosamente o jugo de Cristo. A rrebeldia será algo do passado .

2:28 também lhe darei a estrela da manhã.

Em Apoc 22:16 Cristo é identificado como a brilhante estrela da manhã. Para os antigos, a estrela da tarde simbolizava a morte, mas a estrela da manhã simbolizava a vida e imortalidade. É aplicação semelhante à árvore da vida ( Apoc 2:7), à coroa da vida (Apoc 2:10) e ao maná escondido. A estrela da manhã é símbolo de glória celeste que é própria do Senhor Jesus .Aqueles que receberem a estrela da manhã receberão poderes reais .

2:29 – Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.

Isto figura em todas as cartas . É preciso ouvir as pronunciações do Senhor, pondo-as em prática. Ouvir espiritualmente.

Podemos condenar outros, pensando sobre os romanistas idólatras, os hereges, quando lemos este texto. Mas o Senhor Jesus pode estar pensando em mim ou em você, leitor, ou na minha igreja. Quão tolerantes nos mostramos para com os vícios sexuais na Igreja? Que tipos de idolatria temos nós?

Fontes de Pesquisas:

Bíblia Sagrada. Novo Testamento Interpretado ( Champlin, Russel N.) Um estudo do Apocalipse (Dennis Allan); Manual Bíblico - Halley


O Novo Windows 7 funciona como você quer.
Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.