segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Mensagem - A maravilhosa espiritualidade do dar

A MARAVILHOSA ESPIRITUALIDADE DO DAR

Por Adélio Silva

Textos : II Cor 9: 6-15

"E digo isto: Que, o que semeia pouco, pouco, também, ceifará, e, o que semeia em abundância, em abundância ceifará.Cada um contribua, segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria.E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;Conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça;Para que em tudo enriqueçais, para toda a beneficência, a qual faz que, por nós, se dêem graças a Deus.Porque a administração deste serviço não só supre as necessidades dos santos, mas, também, abunda em muitas graças, que se dão a Deus;Visto como, na prova desta administração, glorificam a Deus pela submissão que confessais, quanto ao evangelho de Cristo; e pela liberalidade dos vossos dons para com eles, e para com todos;E pela sua oração por vós, tendo de vós saudades, por causa da excelente graça de Deus que em vós há.Graças a Deus, pois, pelo seu dom inefável.

Marcos 12:41-44

"E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

Introdução:

A situação de penúria pela qual a igreja de Jerusalém estava passando, devido a vários fatores, fez com que o apóstolo Paulo apelasse para a generosidade dos irmãos corintianos .
A razão motivadora seria o próprio exemplo de Cristo. Paulo então condiciona o valor da espiritualidade deles à prática do amor ( I Cor 1:15 ; II Cor 8:7). Exalta a atitude dos irmãos macedônios, uma igreja empobrecida  materialmente, mas que levantou uma substancial oferta.

 

Qual o propósito de dar?

 I – As necessidades que existem ao nosso redor requerem de nós um coração generoso;

II – Desenvolver atitudes  não legalistas (como o dízimo). A verdadeira espiritualidade não está presa a predeterminações de quantias ou valores. O dízimo é o mínimo, o ponto de partida;

III – Damos para desenvolver o trabalho da Igreja e aliviar os sofrimentos humanos dos agregados;

IV – Demonstrar ser movido pelo amor.Amor é o princípio do altruísmo divinamente guiado;

V – Imitarmos a Cristo, que se doou;

VI – Para amadurecer espírito voluntarioso . devemos sempre dar com alegria ( Ex 25:2; II Cor 9:7);

VII – É garantia da recepção de outras bênçãos ( II Cor 9:10, 11);

VIII – É uma forma de cultuar a Deus. Aquele que recebe a ajuda vê isto como uma expressão da providência de Deus ( II
Cor 9:12);

IX – Fortalece as escrituras da Igreja como corpo. As vidas humanas que se aproximam mais umas das outras pela ação beneficiente, e a realidade de que o irmão se importa com ele como se fosse  seu próprio corpo ( II Cor 9:13)



O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.