quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Mensagem - Vivendo com um cadáver

VIVENDO COM UM CADÁVER

 Por Adélio Silva

 

Texto: Rom 7:15-20, 24

"Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro, e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum: pois o querer o bem está em mim; não porém o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero esse faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e,sim, o pecado que habita em mim.....Desventurado o homem que eu sou! Quem me livrará  do corpo desta morte?

 Introdução

•Terror no corredor da morte, diante da expectativa certa que vai morrer;

•Estado de Angústia por saber o que o aguarda;

•Terror por presenciar outros morrerem

•Resto de esperança pela possibilidade do perdão

Um clamor que se levante: QUEM ME LIVRARÁ  DISSO? Um único  gesto de perdão do Presidente.

Difícil possibilidade que o perdão ocorra

Em quase todos os casos a morte vem e as esperanças se vão.

 

1 – A VISÃO COMPARATIVA DE PAULO 

•Homem comparado à figura de uma prática comum, horrenda, na antiguidade: O assassino era amarrado face a face, membro a membro com a vítima em estado de putrefação, até em que era levado também à morte. Era uma prática  aplicada nos prisioneiros de guerra.   

•Paulo compara com o homem controlado pelo reino das trevas, sem possibilidades de restauração e recuperação,com morte horrível e repugnante;

•Semelhante àquele que aguarda no corredor da morte.

 

2 – ONDE AS SEMELHANÇAS

•Todos travamos uma luta inteior;

•Temos  todos pensamentos maus ( pecaminosos);

•Temos  todos más atitudes;

•Temos lutas interiores contra nossa natureza imperfeita

•É uma luta desigual, quando não se dispõe de defesas apropriadas;

•É uma luta no nível espiritual;

•Luta reforçada e alimentada pela crueldade de um ser chamado Diabo, que injeta o germem do pecado nos homens;

•Essa luta deporta os homens para longe de Deus e seus ideais;

•É um conflito contra o pecado, que exaure e extermina as faculdades espirituais, mentais e físicas, deixando-nos como personalidades miseravelmente derrotadas;

 

Como afirmou Artur Gosupi: "Tal como tropas inimigas aquarteladas sobre um povo conquistado, os hábitos que abominamos se demoram à vontade em nossa personalidade. E embora possamos olhar carrancudos para nós mesmos, somos forçados a cumprir suas ordens, buscando  e carregando coisas, quando nos ordenam a isso".

Somos pois escravos do pecado-morte.

O verso 24 mostra ser angustiante a situação de alguém que clama desesperado: "Quem me livrará"?

 

3 – EXISTEM ESPERANÇAS

•No corredor da morte: um indulto, um perdão, mesmo que pareça impossível;

•Para as pessoas angustiadas, escravizadas pelas forças do mal que trabalham em suas vidas, a esperança é  Cristo;

•O clamor teve uma resposta e ela vem de Deus: No verso 25: "Graças a Deus, por Cristo Jesus Nosso Senhor".

4 – COMO?

•Entregando-se a Cristo. Permitindo que Ele assuma seus pesares, dores e aflições;

•Ele já pagou o preço (Is 53:6)

•Ele te ajudará a livrar-se do peso  do cadáver e da morte/morte

•Ele te resgatará e o tomará para si

•Ele quer ser o teu Salvador•



Chegou Windows 7. Agora com exibição de redes sem fio. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.