segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse- estudo 4 - Cap 1:9-20

Estudos no livro de Apocalipse  - Adélio Silva
Estudo  4 -  Apocalipse 1:9-20

Introdução

Um esboço do livro de Apocalipse pode muito bem caber  dentro de 3 pontos de abrangência: Primeiro Ponto: As coisas já vistas, que é a visão de Cristo, no primeiro capítulo, que serve como introdução ao livro inteiro.  Segundo Ponto: As coisas que são, isto é, o estado das igrejas da Ásia Menor, nos capítulos segundo e terceiro. Terceiro Ponto: as coisas que virão, isto é, o futuro do mundo , os últimos dias, as condições que antecederão  imediatamente o segundo advento de Cristo, que servirá de introdução ao reino milenar e o estado eterno. Ela vai do capítulo quarto ao final. 
Neste estudo iremos ver , no texto de Apoc 1:9-20, as coisas que eram. Lembremos que a orientação interpretativa que adotamos é a futurista, como o fazem alguns bons intérpretes, inclusive mencionados nestes estudos. A interpretação futurista  admite que o conteúdo do livro de Apocalipse se refere aos "últmos dias" que antecederão  o segundo advento de Cristo.
1:9 – Eu João, irmão vosso e companheiro na aflição, no reino e na perseverança de Jesus, estava na ilha chamada Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.
"...João..."  o autor do livro de Apocalipse. A teoria mais  aceita é de que tenha sido João, o vidente, e não João o apóstolo ou o ancião João (ver comentários no VS. 1:1).
  "...irmão..." Título comum cristão.  Destaque-se que, apesar da sua elevada posição espiritual, o autor nivela-se aos demais irmãos "filhos de Deus" . Sugere ainda  a comunhão e respeito prevalecente na comunidade de Cristo.
"...companheiro na tribulação..."  Há evidências de que o imperador romano Domiciano  quando da escrita desse livro, estivesse perseguindo a Igreja, pelo que  havia necessidade encorajamento aos que sofriam  por amor a Cristo e à fidelidade.  É aceito por quase todos os comentários que João foi exilado em Patmos por tais motivos. As perseguições impostas pelo império romano passava por indignidades, aprisionamentos, confisco de propriedade, provações , torturas e martírios . Diz Champlin que a palavra  grega "thlipsis" usada por João indica "pressionar", "apertar".
 É sabido que "...  as imagens de deuses e dos imperadores eram postas até mesmo  nos tribunais e os suspeitos de serem cristãos eram  forçados a prestarem adoração a tais deuses..." (Plínio, História Natural IV 12.23).
 Eusébio, em História Eclesiástica III 18.5, afirma que "...Domiciano foi chamado de o segundo Nero, mostrando-se severo e altivo. ....Baniu e assassinou alguns de seus próprios parentes. Baniu Domitila, sua sobrinha e executou o marido desta..."
"...no reino..."  Pode-se interpretar como  a) Um reino político, focado sob a expectativa judaica da hegemonia  pelo Messias prometido(Mat 3:2);  b) A vida e a conduta cristão em geral( Rm 14:17);  c) A espiritualidade íntima, o reino de Deus na alma ( Luc 17:21); d) Versão cristã do reino  político milenar em que a Igreja será firmada como  governante das nações, após o retorno de Cristo, sendo esta a aplicação neste  versículo . Para  João  e demais companheiros de  provações, o reino de Cristo ocorreria "em breve", pois tal mensagem aliviaria a angústia das perseguições ( II Tim 2:12).
"...Patmos..." Local  do exílio de João.  Ilha vulcânica com cerca de 16 km de comprimento por 10 de largura . É estéril e rochosa com colinas de até 300 m de altura. Artur P. Stanley, descreve, de forma poética,o cenário de Patmos: " A esterilidade severa dos seus promontários  interrompidos se prestavam bem ao fato histórico de que às  suas  praias eram relegados cristãos condenados , como que a uma prisão. A visão do seu pico mais elevado , ou de fato, de qualquer elevação maior da  ilha , desdobra uma cena incomum , como bem se presta ao apocalipse. , o desvendamento do futuro aos olhos do vidente solitário. Acima, sempre houve o espaçoso céu do firmamento  grego, algumas vezes brilhante com suas nuvens brancas  ( Ap 14:14); algumas vezes com relâmpagos  e trovões , obscurecido por grande saraiva , ou alegrado por um arco-iris como uma esmeralda  (Apoc 4:3; 7:7; 11:19 e 16:21)....."
"...perseverança..."  A palavra grega aqui  é "uponome" , significando  "resistência" sob testes e pressões. É a lealdade a Cristo sob circunstâncias as mais difíceis.
"...por causa da palavra de Deus..." No versículo 2, o sentido é o conteúdo do livro. Aqui, o sentido é mais amplo, podendo incluir o próprio evangelho.
1:10 – Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,
"...Achei-me no Espírito..." João se encontrava em estado de êxtase místico quando recebeu a comissão divina (Ver Apc 4:2; 17:3; 21:10 e Ez 3:12. As visões foram recebidas por ele enquanto estava desperto  e não dormindo. A experiência  de outros  místicos tem mostrado que  quando recebem alguma visão, dependendo de sua grande importância,  sofrem influência da mesma,  mantendo um sentimento de paz ou de busca espiritual agitada. As experiências místicas   válidas  conduzem  a um estado de santificação  e elas são sempre de fundo ético e moral.
 Russel N  nomeia algumas provas do misticismo autêntico: 1) As visões e comunicações místicas devem ser de conformidade com as Escrituras Sagradas. 2) Servem de agentes purificadores. 3) Exaltam sempre a pessoa de Cristo.
 Continua ele ainda, relacionando tipos de experiências misticas: a) Puramente psíquicas.  Podem ser projeções mentais do próprio ser , sem qualquer contato com outros seres  de natureza espiritual. A mais comum das experiências psíquicas é  a do sonhos de pré-conhecimento (há  vários exemplos bíblicos. b) Alucinações.  Provocadas por transtornos químicos  ou inclinações neuróticas.. Nesse tipo de experiências há  visões de monstros , demônios e seres espirituais malignos, sendo semelhantes a pesadelos. c) Provocadas por drogas . é possível provocar certas formas de experiências místicas  através do uso de drogas, embora  isso não seja desejável e nem moral . Tal  tipo de experiência é danosa e imoral. d)  
Provindas de um nível altíssimo, isto é, da parte do Espírito Santo. Os grandes profetas e videntes possuíam esse tipo de  experiência. Os dons espirituais verdadeiros, na igreja, são mediados por  seres angelicais a serviço do Espírito Santo. Outros tantos homens de valor espiritual enorme, podem ser influenciados diretamente pelo Espírito Santo. O propósito de experiências místicas é unicamente  transformar os crentes segundo a imagem de Cristo.
A fé cristã é de natureza mística, pois baseia-se nas experiências místicas de profetas e   homens de Deus, que transcreveram as mensagens bíblicas.
"...no Espírito..."  O  espírito humano se desprende do corpo, se desliga do mundo material  e se dá a conexão com o mundo invisível.  No estado de êxtase espiritual, se dá a separação entre corpo e espírito. O corpo dorme ou perde os sentidos , o mundo visível se apaga, o espírito se une ao senhor ; todas as limitações humanas são dissolvidas. O misticismo consiste no contato com o mundo espiritual, por mediação do espírito humano, enquanto este se acha ainda preso no corpo. Na eternidade, viveremos eterna experiência mística.
"...no dia do Senhor..."  É usada a palavra gregas "kuriakos", isto é, pertencente ao Senhor.  Contrasta com   a expressão "hemera  sebaste",  "dia de Augusto", que era o primeiro dia de cada mês, o "dia do imperador", quando eram feitos pagamentos em dinheiro ( I Cor 16:1; Atos 20:7). Os cristãos primitivos tomaram por empréstimo a expressão  e aplicaram-na ao domingo , o primeiro dia da semana.  O vidente João costumava reunir-se com os crentes naquele dia e anelava pelo companheirismo com eles. Foi agraciado com a própria presença do Senhor. Isto sucedeu em um domingo, o dia do Senhor. Não significa que ele foi transportado  para "o dia da vinda do Senhor", ou o "dia do julgamento do Senhor".
"...ouvi..." O som fez parte da visão. Algumas visões  são apenas visuais, não audíveis.
"...voz, como de trombetas..."  A trombeta lembra ruído e poder , anunciando acontecimentos fabulosos que se seguirão . Era usada para alertar os exércitos romanos , pondo-os em estado de prontidão militar . Abala o indivíduo em sua condição de relaxamento, colocando-o em prontidão. A voz a ser ouvida é a de Cristo . Ela anuncia a mensagem divina. Foi  a impressionante voz divina.
"...por detrás de mim..."  O invisível que estava por detrás, de forma súbita e inesperada, começou a ser revelado e visto  e real.
1-11 – que dizia: O que vês, escreve-o num livro, e envie-o às sete igrejas: a Éfeso, a Esmirna, a Pérgamo, a Tiatira, a Sardes, a Filadélfia e a Laodicéia.
 
"...escreve..." Esta ordem encontra-se por 12 vezes em todo o livro: 1:11,19; 2:1,8,12,18; 13:1,7,14; 14:13; 19:9; 21:5
"...em livro..."  O livro de Apocalipse.
"...manda às sete igrejas..."  Ver o versículo  1:4 quanto aos simbolismos possíveis .
"...livro..."  O fato de ter sido registrado em um livro garantiu a preservação e fidelidade do material. É o mais poderoso  meio de comunicação, do bem e do mal. Todas as visões observadas por João foram mandadas escrever, exceto  as vozes dos sete trovões, relatada em 10:4, que foram seladas, com ordem para que não registrasse.
1:12 – E voltei-me para ver quem falava comigo. E, ao voltar-me, vi sete candeeiros de ouro,
"...candeeiros de ouro..."  A identificação dos candeeiros encontra-se em Apoc  1:20 e é indicada como sendo as 7 igrejas, ou, numa linguagem  simbólica, a totalidade da Igreja de Cristo.
Outras idéias sobre os candeeiros, segundo comentários de Alford: a) São portadores da luz ( Mat 5:14,16) e representam a totalidade da Igreja de Deus ( Apoc 1:20); b) São iluminados ( Ef 1:17,18). O Espírito Santo é quem os ilumina, sendo ele o azeite das lâmpadas ( Mt 5:14); c) Dão luz aos outros , sendo essa luz "a palavra da vida"  ( Fil 2:15,16) e Apoc 2:5), e se não fornecerem luz ao mundo serão removidos; d) São feitos de ouro, indicando preciosidade. São propriedades de Deus, sendo os guardiões de sua bondade e poder. O evangelho transforma os homens em "ouro", isto é, seres preciosos. O ouro é de valor grande, de grande duração, não enferruja e possui  força comercial ( Is 13:12; II Tim 2:20);  e) Eles são em número de 7, indicando sua participação nas perfeições divinas , além de representarem a igreja universal ; f) Embora representem uma unidade (igreja), cada candeeiro também se destaca; cada igreja, individualmente  é responsável pela sua própria pureza e uso da luz de Deus.
1:13 -  e no meio dos candeeiros um semelhante a filho do homem, vestido de uma roupa talar, e cingido à altura do peito com um cinto de ouro;
"...no meio dos candeeiros..."  Podemos entender assim; a) A presença de Cristo com sua Igreja; b) sua proteção e orientação permanentes.
"...filho do homem..." Está em mira a pessoa de Cristo como o Messias ( Dan 7:13). Lembra sua grande associação aos homens, embora também destaque sua natureza transcendental como o Messias. Fala de sua humanidade sem esquecer sua missão celestial. . O Filho do homem será visto  assentado à mão direita da majestade, vindo sobre as nuvens dos céus. É ele quem usa a coroa de ouro, quem branda a foice do juízo. Ele se movimenta  entre suas igrejas com dignidade e   autoridade (Moffat).
"...semelhante..." João contemplou o Filho de Deus, mas apesar de ser "semelhante" a homens e possuir a natureza humana, naquele momento já glorificada , era mais que simples homem. A palavra "semelhante"  pode ter sido usada para indicar que Jesus se assemelhava  à figura indicada na visão de Daniel.
"...vestes talhares..."  Vestes longas e flutuantes, estendendo-se até os pés (DanIEL 10:5,6). Vestes reais. De sumo sacerdote Régio. Vestes da dignidade e honra ( Isa 6:1).
"...cingido à altura do peito com uma cinta de ouro..."  Diz o historiador Josefo (Antiq. 7:2) que apesar do cinto usualmente ser usado na  altura cintura, os sacerdotes levitas usavam-no  na altura do peito. No VT  o cinto é usado para indicar poder , dignidade, retidão e verdade ( Isa 22:21). Em Ef. 6:14 o cinto do crente é a verdade, sendo visto a reunir todo o conjunto de virtudes e graças espirituais. Quando aplicado a Cristo, indica sua dignidade como rei e Sumo Sacerdote. O cinto lembra também serviço. Jesus cingiu-se para lavar os pés dos seus discípulos  (João 13:4,5). Como rei celestial ele continua a servir os homens . Aparecendo cingido à altura do peito e não da cintura, indica sua função sumo-sacerdotal em evidência  constante. "O cinto é inteiramente  de ouro elevando sua função muito acima do normal.
1:14 – e sua cabeça e cabelos eram brancos como a lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo.
Tais características físicas são devidas ao Deus Pai (Dan 7:9), e aplicadas a Deus Filho igualmente, indicando sua divindade.  A cor branca simboliza  a dignidade da idade avançada, que exige veneração. Indica também sabedoria e poder de instruir ( Prov 20:27). Neste versículo, pode muito bem indicar a imortalidade.
"...olhos como chama de fogo..."  Referências semelhantes são Apoc 2:18,19 e 19:12, baseada em Dan  10:6. Nos escritos gregos e latinos os olhos de fogo indicam os terríveis e penetrantes olhos dos deuses e dos heróis.  Os olhos de Cristo são perscrutadores, penetrantes, dotados de aspecto temível. Isto indica que seu juízo está próximo  e dele ninguém poderá escapar. Ele é o fogo consumidor, pronto a extinguir Satanás. O fogo em seus olhos representa a ira divina . Toda a humanidade, inclusive a Igreja, precisa de purificação  e ela virá pela chama dos olhos do Mestre.
1:15 – e os seus pés, semelhantes a latão reluzente que fora refinado numa fornalha; e a sua voz como voz de muitas  águas.
Outras referências são Dan 10:6 e Ez 1:4,27 e 8:2
"...bronze polido..."  A aparência do bronze ao ser refinado é  da cor branca.
"...refinado numa fornalha..."  a aparência do bronze  ainda quente, na fornalha.  Na Bíblia, o bronze é usado para  simbolizar o juízo prestes a chegar. Na visão ele aparece aos pés do juiz pois ele estava prestes a surgir em cena . O pés como bronze derretido indicam  a ira e o julgamento contra o pecado , devido à santidade de Deus . Ele está entre as igrejas da terra . Apesar da sua graça ele julgará valorizando a glória  pela qual morreu pelos homens.
"...e voz como de muitas águas..."  Sua voz traz julgamento aos homens. É semelhante à voz das multidões celestiais que louvam a pessoa de Deus.  É referência ao mar. Em Patmos o barulho do mar era assustador. O Poder das ondas ao se abaterem sobre as rochas  da ilha, o faziam lembrar da voz de Deus, irresistível e poderosa, forte e  cheia de majestade .
1:16 – Tinha ele na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois gumes; e o seu rosto era como o sol, quando resplandece na sua força.
"...na sua mão direita sete estrelas..."  Estando as estrelas em sua mão direita, indica que estão sob seu domínio  para serem usadas em seu trabalho. Estão em sua mão e não em seus dedos  como se fossem enfeites. As estrelas protegem as igrejas.
"...sete estrelas..."  Buscando  em Apoc 1:20, vamos entender que tais estrelas representam "anjos" das igrejas e são seus guardiães .
Considerações aceitáveis sobre as sete estrelas na opinião de Champlin:
I – Há poderes espirituais que exercem controle sobre as nações, sobre indivíduos e sobre a igreja, e é verdade que não estamos sozinhos. Nem por isso esses anjos são "mediadores"  da salvação, visto que este papel é exclusivo do Senhor Jesus ( I Tim 2:15). Mas nossa atuação é auxiliada pelo ministério dos anjos . Cristo é o Senhor de todos nós. O Fato de estarem em sua mão indica que lhe são obedientes e servos.
II – As sete estrelas são os sete anjos da igreja.  Não é correto dizer que as estrelas são os "pastores" das igrejas.  Eles podem até manter relação íntima com tais líderes, pois orientam às comunidades cristãs.  Esses anjos estão ligados intimamente com o crescimento e a expressão da igreja, quando usam homens como instrumentos. Os anjos glorificam a Cristo.
"...e da boca saía-lhe uma afiada espada de dois gumes..."   Textos relacionados são Apoc 2:12,16 e 19:15,21; Isa 11:4 e 49:2; Heb 4:12 e II Tes 2:9.
Sentidos prováveis do versículo:
I -  Significa o poder de Cristo como juiz, pois trará juízo da espada  que procede de sua boca, na sua segunda vinda ( II Tes 2:8). II -  A espada é a Palavra de Deus ( Heb 4:12), ou a espada do Espírito ( Ef 6:17) nas mãos de Jesus Cristo.III – A espada tem dois fios, o que lhe dá poder especial para cumprir o julgamento como  temível, não havendo como escapar do juízo de Deus.
"...o seu rosto brilhava como o sol na sua força..."  Jesus como a luz do mundo é um dos temas espalhados pelo evangelho de João (1:4-9; 3:19-21; 8:12; 9:5; 12:35-36,46). Três dos apóstolos viram a glória resplandecente de Jesus no monte da transfiguração (Mateus 17:2), e Saulo de Tarso viu esta mesma glória numa luz "mais resplandecente que o sol" (Atos 26:13).Ele é sem igual e não tem limites. Ele é a luz de Deus ( Heb 1:3). Ilumina os homens , sendo a própria luz de Deus (João 1:9). É o resplendor da justiça divina.
1:17 –Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último
"...Quando o vi, caí a seus pés como morto...":  João  mostrou reverência absoluta para com o Cristo. Ele reage com respeito e temor diante de Jesus. Ele acabou de ver Jesus pronto para julgar, e caiu como morto. Compare a reação de Isaías a uma visão semelhante (Isaías 6:5). Como nós todos devemos reagir a Cristo? Devemos nos prostrar diante dele com respeito absoluto.
"...Porém, ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo...": A mesma mão que segurava as sete estrelas agora estava consolando a Joâo e o levantando. .
"...Eu sou o primeiro e o último...": Jesus afirma a sua eternidade e divindade com a mesma força de expressão usada no versículo 8 (veja 2:8; 22:13). É uma afirmação de divindade usada por Isaías (41:4; 44:6-8; 48:12). A aplicação deste termo a Jesus é uma das muitas provas de sua divindade. Qualquer pessoa ou doutrina que negue que Jesus é Deus necessariamente o trata como um mentiroso, pois ele mesmo alegou ser divino.
1:18 – e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
"...E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos...": Jesus vive eternamente, mas é o mesmo que esteve morto. A morte, sepultamento e ressurreição de Jesus são fatos fundamentais do evangelho (1 Coríntios 15:3-4). Ele morreu pelos nossos pecados, e vive para nos governar e ajudar. "Estive morto", ele diz. A morte não segurou Jesus (Atos 2:24-32). Este fato é de grande importância ao cristão. Paulo argumenta que, se Jesus nos salvou dos pecados do passado pela sua morte, ele é capaz de fazer muito mais para nos preservar pela sua vida (Romanos 5:8-11). Que mensagem necessária para discípulos perseguidos. Jesus morreu, mas ele vive! Nós podemos morrer, até pela fé em Cristo, mas viveremos!
".. chaves...": Indica o controle  sobre algo a fim de abri-lo  ou fechá-lo. Em Mat 16:19 a chave é o sinal de autoridade, do poder de uso, de instrumento de controle.
"...morte..." Em seus aspectos físico e espiritual. Cristo retém as finalidades da criação. Venceu a morte física tendo ressuscitado, começando a conquista da morte espiritual. Cristo pode então, com sua autoridade enfrentar a morte espiritual e se livrar dela . A morte física separa a alma do corpo e o espírito humano de Deus. Cristo então transformou a morte física em portal da vida eterna.
"...inferno..." A tradução mais correta seria "hades". É o mundo intermediário dos espíritos.
Nota: A idéia hebraica original do "após-vida" é que não havia "após-vida". Nos primeiros cinco livros do A.T, em que pese o ensino da vida espiritual, não há ensino sobre a possibilidade de "vida espiritual para os homens".  O pensamento judaico para aquele período, tem muito a ver com os conceitos gregos  ( região invisível dos espíritos) . Os judeus vieram a crer que o "hades" era um lugar literal , localizado no centro da terra. Para esse lugar desceriam todos os espíritos humanos , bons e maus, e ali não teriam qualquer existência real, com memória e consciência. Ali teriam vidas sem formas, uma espécie de energia.
Aos poucos, foram construindo a idéia de que os espíritos têm existência real, sendo o "hades" um lugar de punição e recompensa (modo de pensar originário da religião persa, incorporada presumivelmente ao judaísmo) . A idéia de punição e recompensa permitiu um avanço para a aceitação de que o hades estaria dividido em duas regiões distintas. Tais idéias estão contidas na literatura judaica não bíblica.  Parte dessa doutrina está contida nas Escrituras Sagradas no décimo sexto capítulo de Lucas (parábola do rico e de Lázaro). A idéia do Apocalipse é que todos os espíritos descem ao hades, com exceção dos "mártires", que passam diretamente para os céus, um lugar de glórias, distinto do hades. Para João, o vidente, o hades era um lugar intermediário e não permanente. Essa situação durará até que cheguemos ao estado eterno, quando cada um será localizado  em suas habitações merecidas. As almas dos crentes martirizados aguardam nos céus, pela primeira ressurreição (Apoc 20:4-6), enquanto os demais mortos  permanecerão no hades aguardando a segunda ressurreição geral (Apo 20:12,13). O hades do N.T é equivalente  ao "sheol" do A.T, considerando-se, como foi visto, os vários estágios de evolução do pensamento judaico.o
1:19 – Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas.
O papel de João é de transmitir uma mensagem (1:1-2,11). Jesus falou para ele começar no início da revelação (as coisas que viste), continuar através da cena daquele momento (as que são) até as outras visões que seguiriam no livro (as que hão de acontecer). João fez exatamente isso, até descrevendo a responsabilidade que Jesus lhe deu naquele momento.
1:20 –Quanto ao mistério das sete estrelas que viste na minha mão direita e aos sete candeeiros de ouro, as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candeeiros são as sete igrejas.
"...O mistério das sete estrelas...": Era um mistério, mas agora se tornou manifesto. Não podemos errar esta interpretação, porque Jesus claramente fala que as sete estrelas representam os anjos das sete igrejas. Alguns interpretam como "bispos" ou "pastores" das igrejas, mas o texto não apóia tal explicação. A palavra "anjo" quer dizer mensageiro, e pode se referir a mensageiros do céu (Mateus 24:36) ou a homens que servem como mensageiros (Lucas 7:24). O papel destes anjos era, obviamente, de transmitir a mensagem de Jesus às respectivas igrejas. A fonte da mensagem (Jesus) e o seu conteúdo (as cartas e o livro todo) são muito mais importantes do que os mensageiros usados para transmitir a revelação divina.
"...Os sete candeeiros...": Os candeeiros, que devem transmitir a luz da presença de Deus, são as sete igrejas. A igreja, composta por santos, deve transmitir a luz de Deus no mundo (Mateus 5:14-16).
Fontes de Pesquisas:
Biblia Sagrada
Novo Testamento Interpretado -  Russel N Champlin
Um Estudo do Apocalipse de Jesus Cristo -  Dennis Allan
Outras fontes com autores não identificados



O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.