segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Estudo - Intrigantes textos Bíblicos - Batismos pelos Mortos

INTRIGANTES TEXTOS DA BÍBLIA -  Batismos Pelos Mortos

 

Por Adélio Silva

 

 Texto bíblico: I Coríntios 15:29 "De outra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles, então, pelos mortos?"

Introdução:

No contexto bíblico Paulo enfatiza o valor  e importância da ressurreição e  para a vida dos crentes corintianos, como expectativa certa, criticando o descuido de muitos que estavam sendo influenciados por alguns falsos mestres.

Em Corinto, como existia tal prática à qual Paulo se referiu como sendo argumento extremos que  justificaria por si só a existência da crença  na ressurreição futura.

Considerações sobre as possibilidades interpretativas

I – a expressão "...por causa dos mortos..." significaria "na expectativa da ressurreição dos mortos" . Isto é, alguns se batizavam para fortalecer a sua crena em uma futura ressurreição ( a fraqueza desta possibilidade  é que vai de encontro à interpretação honesta do texto);

II – Pessoas pagãs que conheciam os cristãos que haviam falecido, em respeito a eles, como que pra confirmar sua fé, quando se convertiam se submetiam ao batismo (a fragilidade desta possibilidade é que é simplesmente especulativo, sem base lógica);

III – a expressa 'por causa dos mortos'  significaria 'preencher os número  daqueles que haveriam falecido, isto é, preencher a vaga  vago na igreja ( é a hipótese provável);

IV – Crentes vivos eram batizados  em lugar dos crentes mortos, os quais, por alguma razão  desconhecida não haviam sido batizados em água, embora fossem crentes ( não reflete a extensão dessa prática);

V – Batismo equivaleria a martírio, sendo aí simbolizado 'batismo de sangue'. Crentes envolvidos nessa situação teriam o feito com esperança de ressuscitarem (hipótese possível, cfe. Mat 20:22,23, mas não muito forte);

VI – Paulo teria se referido à prática de algumas religiões  misteriosas do paganismo, as quais tinham  certo rito de  batismo pelos mortos, sendo que os crentes  de Corinto tinham conhecimento disso ( Crítica: Paulo não se utilizaria desse expediente  para fortalecer seu argumento  pró ressurreição);

VII – Lutero traduziu como 'por sobre os mortos', isto é, sobre  suas sepulturas, como sendo uma maneira de batizar-se (Crítica:  Agride a tradução do texto grego, forçando);

VIII – Alguns traduzem 'por causa do morto', como se referindo ao morto Jesus Cristo (Crítica: hipótese falha, pois Cristo ainda estava vivo);

IX -  O verbo batizar aí  significa 'ser imerso em sofrimento' (Crítica? O  texto é torcido à vontade livre do intérprete, desprezando as regras gramaticais).

Hipótese considerada mais coerente

Interpretação literal. É bem provável que em Corinto e existisse uma espécie de ministério em favor dos mortos, que recomendava o batismo por eles.

Alguns crentes que seguiam essa prática eram batizados tanto em prol de crentes ainda não batizados bem como em favor de seus amigos e parentes ainda incrédulos, pois eles adiavam seus batismos até quando se sentiam bem perto da morte. Faziam isso por atribuírem certo sentido místico ao batismo, associando ao perdão de pecados.

Objeção 1:  Por que Paulo não se opôs então?. Não se sabe. Paulo mencionou  o fato para provar seu argumento em defesa da ressurreição , não se manifestando se aprovava  ou não tal prática. Paulo agiu de forma semelhante em I Cor 10:8 e 10:14, quando afirma que certos cristãos comiam em templos idólatras.

Objeção 2: Falta evidência histórica. Não é bom esquecermos que a igreja de Corinto  possuía muita herança pagã , preservada por muito tempo, dando um valor sacramental  e místico aos ritos, que teve de ser trabalhada pelo a apóstolo.

Panorama em períodos posteriores: Nas seitas hereges dos Coríntios, os marcionitas conferiam um valor muito maior ao batismo do que o defendido pelo apóstolo , podendo salvar até mesmo a alma.

Crisóstomo conta que "...depois que um catecúmeno falecia, punham um homem vivo oculto debaixo de seu leito; então, aproximando-se do leito do morto, falavam com ele e indagavam se ele queria  receber o batismo. Não dando resposta, o outro respondia em seu lugar. Assim batizavam o vivo pelo morto".

 


Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.