sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem - Progresso espiritual

PROGRESSO ESPIRITUAL

 

Por Adélio Silva

Texto:  Lucas 14:26,27,33

"Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

E, qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.

Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo".

 

Todo cristão deve ter progresso espiritual. Mas, o que é progresso espiritual? Como pode alguém ter progresso espiritual? Quais  as evidências de que u m cristão está tendo bom progresso espiritual? ( Rm 8:9)

 

Progresso espiritual é o acréscimo da essência de Deus em você. Considerem por exemplo o quanto tinha da essência de Deus logo que foi salvo . Se teve progresso em questões espirituais, a essência de Deus duplicou ou triplicou em você. Isto é, Deus cresceu em você.

Se houver alguma coisa, acontecimento ou pessoa que ocupe  lugar em você, você abandonará a presença de Deus e não poderá crescer espiritualmente.

Desde o dia em que você foi salvo até agora, quantos homens, acontecimentos ou coisas  ocupam e despojam Deus do lugar que Ele tem por direito?


Às vezes estamos apegados a uma vida fácil e outras vezes amarrados à ambição pessoal. Sempre que nos apegamos a alguma coisa, não podemos amar a Deus adequadamente. Não apenas nos apegamos ao que temos, mas também ao que não temos.

Também podemos estar presos às nossas dificuldades, imaginação ou vanglória. Não importa ao que o seu coração esteja apegado. Uma vez que haja usurpação ao lugar de Deus , isto é uma queda ou declínio espiritual.

O alvo de deus é ter o homem como seu vaso. Enquanto estiver ocupado com outra coisa além de Deus , e enquanto você não conceder o lugar devido a Deus você está caído. Se existe algo que ocupa o lugar de Deus em você isto é claramente mostrado pelo fato de você amar ou não a Deus.

Quando algo se desprende de dentro de você, isto é progresso espiritual. Quando algo que usurpa o lugar de Deus é  lançado fora, isso é progresso espiritual.

 

Exemplo: Um homem que fala  muito. O progresso ocorreria quando seu falar excessivo fosse  lançado fora. Você não deve pensar que pode ter progresso espiritual apenas ouvindo e entendendo uma mensagem. Progredir não  é simplesmente adicionar, mas também subtrair.

O progresso espiritual é alcançado quando nos libertamos das outras coisas que usurpam o lugar de Deus. Abandonar os prazeres do pecado apenas não basta.

O fato de nada nos corromper apenas não basta. Precisamos também ser puros.

Se não há nada sendo  lançado fora de nós, não há progresso espiritual.

Um cristão que faz progresso rapidamente está se diminuindo diariamente.

Ele progride quando vê que a vaidade, orgulho, os mexericos a impaciência, etc., não têm lugar em sua vida.

O homem que morre para si mesmo enche-se de Deus e está progredindo espiritualmente.

Sempre que não houver despojamento é provável que tenhamos cessado de progredir espiritualmente.



Agora a pressa é amiga da perfeição. Chegou Windows 7. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.