sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Mensagem - As mãos feridas de Jesus

AS MÃOS FERIDAS DE Jesus

 

Por Adélio Silva

 

Texto: João 20: 19-,25

"Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado, chegou Jesus, e pôs-se no meio, e disse-lhes: Paz seja convosco.E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor.Disse-lhes, pois, Jesus, outra vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós.E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.Àqueles a quem perdoardes os pecados, lhes são perdoados; e àqueles a quem os retiverdes lhes são retidos.Ora Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles, quando veio Jesus.Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sinal dos cravos nas suas mãos, e não meter o dedo no lugar dos cravos, e não meter a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei".

Introdução

Corria a notícia de que Jesus ressuscitara. Uma mulher dizia tê-lo visto; Pedro e João haviam visto o túmulo vazio; os discípulos se reúnem no primeiro dia da semana, à tarde, para conversarem sobre o assunto. Estando as portas fechadas, Jesus apareceu, saudando-os, e lhes mostrou as mãos feridas. Que representariam, para os apóstolos, as mãos feridas de Jesus? Que representam essas mãos para cada um de nós?

Um dos costumes do homem do campo ou trabalhador braçal, para provar sua honestidade como 'homem trabalhador', é mostrar suas mãos calejadas pelo duro trabalho. Elas são a comprovação de sua honestidade enquanto cidadãos.

E as mãos de Jesus, que nos provam?

1 – Provam ser ele mesmo, ressuscitado

■O evangelho é o conjunto de fatos da providência de deus que foram testemunhados ( I João 1:1);

Ilustração:

As mãos feridas de Jesus -  mais um fato mostrado às testemunhas  que falaram, depois, sobre a ressurreição do Mestre. Elas curaram, levantaram mortos e se ergueram para abençoar.

 

2 – Provam ser  Ele o Cumprimento das profecias

  Isaías 53:1-5:  Jesus, o homem de dores;

■Rom 1_1-4: Promessa da vinda do Messias;sua comprovação pela ressurreição;

 

3 – Provam o seu poder sobre a morte

■Ele venceu a morte e cumprirá o mesmo conosco

 

4 – Provam o amor que Deus tem por nós

■João 3:16: Suas mãos, cravadas, são lembrança da tortura  que o levou à morte;

 

Ilustração/Conclusão

Uma menina pequena, de seis ou sete anos, era constantemente zombada na escola porque sua mãe tinha as mãos enrugadas e feias. Ela  era constantemente envergonhada a ponto de não querer mais estudar.  Um dia perguntou à sua mãe por que suas mãos eram cheias de cicatrizes.

Sua mãe então contou que um dia, quando  ainda era muito pequena, houve um incêndio em sua casa . Ao socorrê-la salvando-a da morte, teve suas mãos queimadas, por isso tinha as mãos tão feias. A filha, então disse: Mamãe, suas mãos não são feias. São as mãos que me salvaram. São as mais lindas do mundo.

Assim são as mãos de Jesus, feridas pelo amor.Como diz a composição sacra:

" Mãos santas, dolorosas, se estendem carinhosas...Elas nos estancam o pranto..."

 

E você, já foi tocado pelas mãos do mestre?



O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.