segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse - Estudo 11 - Cartas às Sete Igrejas

Estudo no livro de Apocalipse -  Adélio Silva
 
Estudo 11 - Apocalipse cap 2 e 3 -  Cartas às sete igrejas (Coisas que são)
 
Carta a Laodicéia  (3:14 a 22)

            Laodicéia era uma cidade da província romana da Ásia Menor, situada a 145 km de Éfeso. Seu nome anterior era Díóspolis ( que significa julgamento ou governo do povo). Ficava no entroncamento entre vias comerciais e estava ligada por meio de estradas a Éfeso, Pérgamo e Filadélfia. Usufruia de grande prosperidade em conseqüência da manufatura de lãs e roupas e centro bancário. Tanto era sua independência financeira que após o terremoto que a destruiu em 65 D. C  foi reconstruída sem a ajuda do império romano. Sede de uma famosa escola de Medicina, também produzia  o remédio para os olhos conhecido como "pó frígio" . A principal divindade venerada em Laodicéia era Esculápio (ou Asclépio), um deus da medicina.  Um aquaduto fornecia água que era transportada de grande distância.

                No primeiro século D . C, havia uma congregação cristã em Laodicéia, que provalvelmente se reunia na casa de Ninfa, uma irmã cristã que morava ali ( Col 4:12,13,15).

                A Igreja em Laodicéia era uma das sete da Ásia menor, tomadas pelo Senhor Jesus como referencial na revelação que estamos estudando.

                A carta a Laodicéia é a mais lamentável, pois representa a igreja que existirá imediatamente antes do segundo advento de Cristo. Estará na sua fase mais corrompida. Cristo estará 'do lado defora' da Igreja.

                Simbólicamente, representa qualquer igreja, qualquer denominação, qualquer indivíduo  que, pelas suas atitudes, mereçam ser vomitados da boca do Senhor. Qualquer pessoa que apostada a fé no Senhor Jesus Cristo está nessa situação. São ateus práticos, pois agem como se Deus não existisse. São filhos espirituais da igreja de Laodicéia.

                Históricamente,  há consenso que a igreja de Laodicéia, no fim do século II D. C, pela sua posição financeira e prestígio político, pode ter escapado de alguma perseguição romana.

                Proféticamente Laodicéia pode muito bem representar qualquer igreja que, na doutrina e na prática não tem Cristo como Senhor. É A Igreja apóstata, como um todo que antecederá ao segundo advento de Cristo.

                Cada igreja local de todos os séculos exibe alguma coisa de todas as sete igrejas do Apocalipse. Contudo, a igreja do fim dos tempos, salvo algum restante fiel, será dominada pela condição pecaminosa horrível da igreja de Laodicéia. Como diz Champlin, "...não terá coisa alguma do calor espiritual de Éfeso, do destemor de Esmirna, da lealdade ao nome de Cristo e à sua fé de Pérgamo ou das boas obras  elogiadas em Tiatira, ou ainda do remascente fiel de Sardes".  É a igreja investida de todos os males. Sem amor,  é nomeada como sinagoga de Satanás (pelo tipo de adoração que adota),  pratica a imoralidade de Balaão (Pérgamo). Igreja que tolera o adultério de Jezabel e é maligna como foi Tiatira.  É pobre, cega e nua. Como a própria cidade, não tinha a fonte de águas vivas.  Seria uma igreja só de perdedores?????

3:14 Ao anjo da Igreja em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da Criação de Deus:

"...anjo..."  Não é pastor humano da igreja e sim seu guardião angelical (Apoc 1:20 e 2:1). As sete  estrelas são os sete anjos (Apoc 1:20).

"...igreja..."  O corpo de Cristo. No contexto, a representação que compunha a congregação em Laodicéia.

"...Laodicéia..."  Ver comentários sobre a cidade e o contexto histórico acima.

"...escreve..."  A ordem costumeira  contida em todas as cartas. A informação precisava passar adiante.

"...estas coisas..."  O conteúdo da carta.

"...diz o Amém..."  Pode ser uma alusão a Isaías 65:16. Nas cartas, os adjetivos referentes a Cristo são distintos e associados às suas qualificações e poderes, todos eles também aplicáveis a Deus o Pai.  (Heb 1:3). Essa palavra indica confirmação ou afirmação 'assim seja'. Era uma prática comum nos cultos  de adoração, confirmando a afirmação ou validade da fé  na mensagem que era lida ou proferida.

Como Cristo é o Amem?

Primeiro: Cristo dá validadade à mensagem (Palavra de Deus) dada aos homens, sendo Ele o centro dessa mensagem;:Segundo: Ele é a afirmação da boa vontade de Deus para com os homens; Terceiro: Cristo é o meio pelo qual Deus concede aos homens as bênçãos que se originam da sua boa vontade, sendo Ele o mediador  entre Deus e os homens; Quarto: Cristo é a verdade de Deus e quem transmite essa verdade; Quinto: É a garantia de que Deus se importa com os homens, sua expressão de amor; Sexto: é a confirmação da aliança entre Deus e os homens; Sétimo: Seu testemunho é confirmado mesmo que os homens sejam infiéis (como em Laodicéia).

"...a testemunha fiel e verdadeira..."  Como explicado em Apoc 1:5, ´a mensagem de Cristo é verdadeira, o seu serviço é completo e sem falsidade. Testemunha é mártir. A Igreja de Laodicéia tornou-se uma igreja de falso testemunho. Uma testemunha precisa ser: verdadeira, genuína, sincera, segura da mensagem, competente, convincente aos ouvintes, disposta a entregar sua mensagem e cumprir sua missão de esclarece a verdade.

"...o princípio da criação de Deus..."  A palavra grega usada aqui é arché, que atribui a Cristo a função de originador, iniciador da criação divina. . Ele é o iniciador tanto da criação física como da espiritual, da antiga e da nova ordem. É a fonte originária  de toda a vida, sendo assim seu princípio ( Col 1:16). Ele é a causa primária e final, a fonte e o alvo da criação (Heb 1:1-6).

 3:15 Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; oxalá foras frio ou quente!

"...Conheço as tuas obras..."  As condições espirituais daquela comunidade.

"...nem és frio nem quente..."  Laodicéia não possuía manancial de água próprio, sendo servida por um aqueduto. Era dessa forma que a água chegava morna. Assim eram os de Laodicéia, mornos, referenciando às suas condições religiosas.

É oportuna a opinião de Russel Champlin sobre a mornidão espiritual:

I – Hitóricamente, pode-se dizer que uma das coisas envolvidas era a recusa da igreja em abandonar abertamente o culto ao imperador. Faziam isso e diziam tratar-se apenas de uma formalidade (não uma prática de coração). Evitavam assim a perseguição e participavam das riquezas da cidade. Ao mesmo tempo mantinham a imagem de igreja cristã. Não eram quentes nem frios, eram uma igreja cristã-pagã.

II – Profeticamente, isto é, considerando a igreja que antecede ao segundo advento de Cristo, o anticristo exigirá lealdade dos homens e sua adoração. Muitos se unirão a eles e manterão seu nome de cristãos. Satanás se tornará o deus da igreja, onde será adorado.

O princípio se aplica a qualquer igreja ou indivíduo que não se queira separar do paganismo e seus costumes. São meio-crentes e por isso não avançam espiritualmente. Não são frios à mensagem pois a aceitam teoricamente. Mas não são quentes pois  não se comportam como a mensagem cristã ordena.

São mornos porque a satisfação deles não está em Cristo. Não sabem se servem a Cristo ou ao diabo. Até não podem ser acusados de pecados graves como os nicolaítas (seguidores de Baal), mas são simpáticos com a adoração carnal e o compromisso com o mundo.

A situação dos incrédulos é bem mais segura do que a lealdade morna, pois podem ser convencidos e conquistados, restando-lhes esperança.  Já os cristãos nominais ou ateus práticos  são incapazes de reconhecer que necessitam de arrependimento e que Jesus está fora de suas vidas.

"...Quem dera  fosses frio, ou quente!..."  Segundo o comentarista Adam Clarke, os crentes de Laodicéia eram bons demais para irem para o inferno e maus demais para irem para o céu.  (Oséias 6:4).  Tinham boas disposições que eram cativadas por más motivações e tinham más disposições que cediam a boas motivações. Laodicéia era uma igreja de crença fácil, que não exigia mudança moral. Venha como está e fique como estava.

3:16 Assim, porque és morno, e não és quente nem frio, vomitar-te-ei  da minha boca.

"...vomitar..."  Os médicos usam  a água morna para provocar vômito; Bebidas frias e quentes eram comuns nas festas, mas nunca mornas. Havia fontes frias  e quentes perto de Laodicéia. O cristão morno é aquele que serve a Deus e a Mamom; capenga entre duas opiniões, que não sabe qual religião é melhor , se importando pouco com qualquer delas. Cristo então disse: vomitar-te-ei da minha boca. Significa a total rejeição por parte de Cristo , como algo que provoca nojo.

3:17 Porquanto dizes: sou rico, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és coitado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

Era uma igreja que se avaliava pela sua riqueza material, visto que era mundana. Estava e fazia parte do mundo, sendo ignorante de sua realidade espiritual. Se comprometeram com o império e não com Cristo. Escaparam das perseguições, do martírio e confisco de propriedades mas perderam a real espiritualidade.

"...nem sabes,,,"  A consciência e maturidade espiritual são qualidades raras em qualquer época. Julgamos as coisas segundo falsos padrões  e conforme nossas intenções  e assim nos deparamos com nossa pobreza espiritual, a mornidão.

"...estou rico..."  Assim diziam ser não só materialmente mas espiritualmente. Porém a pobreza espiritual deles  era tão grande que podiam ser chamados de miseráveis (párias da sociedade) . E o pior é que nem mesmo sabiam reconhecer tal estado. Isto acontece com qualquer um que se dá excessivo valor pessoal; são sim espiritualmente cegos.

"...não preciso de coisa alguma..." Tinham uma mente carnal e uma espiritualidade frágil ( I Tim 6:6).

"...infeliz..."  A felicidade não se compra com dinheiro, prazeres, luxo. Ela está na grandeza de uma vida espiritual, regrada por normas morais conscientes. Não está na crença fácil, na prosperidade e nas bênçãos indiscriminadas e negociadas. Os verdadeiros crentes encontram felicidade mesmo em meio às perseguições e adversidades, morte e tortura.

"...miserável..."  Tinham pão, vestimenta, cuidados médicos, dinheiro, diversões. Mas eram miseráveis pois suas almas estavam a morrer à míngua. Laodicéia era a pior das igrejas da Ásia.

"...pobre..."  Mesmo em meio às riquezas econômicas da cidade. Cristo via claramente onde estava a verdadeira pobreza. Estava com aqueles que dilapidavam suas oportunidades espirituais, de mãos dadas com um mundo hostil. Quem se dá excessivo valor pessoal é pobre espiritual.

"...cego..."  A cegueira era uma doença comum nas cidades orientais. Os cegos possuem grandes limitações pois perdem muito do prazer da vida. Laodicéia  , com sua escola de medicina  e produtora de medicamentos, estava apta a combater tais males físicos. Faltava à igreja os meios de combater a cegueira espiritual e o mal era crescente. Seus olhos só contemplavam suas riquezas materiais e os prazeres de uma vida carnal. Não viam a esterilidade do templo de Deus (suas almas).

"...nu..."  Produzia lãs e vestuários excelentes. Vestiam-se com elegância. Mas, espiritualmente, estavam e andavam nus e a vergonha da sua carnalidade era clara.

3:18 E aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e vestes brancas, para que te vistas, e não seja manifesta a vergonha da tua nudez; e colírio a fim de ungires os teus olhos, para que vejas.

"...Aconselho-te...: Jesus não elogiou a igreja em Laodicéia, mas ofereceu conselho para guiá-la de volta à comunhão íntima com ele. Sugeriu três coisas necessárias para a igreja:

 Comprar de Cristo ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo.

 Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça (3:4; 19:8).

 Comprar de Jesus colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus (Mateus 15:14; 23:25-26). É o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo (2 Pedro 1:9).

"...a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez..."  Nús espirituais pois  eram crentes arrogantes e cheios de orgulho e pompa. Vestidos pois com as vestes brancas, simboliza que se revestiriam de santidade e da natureza espiritual. Na eternidade os crentes serão revestidos da espiritualidade do próprio Senhor Jesus, cfe. I Cor 15:20,35.

Desnudar alguém era uma forma usada para envergonhar alguém publicamente, costume que ainda continua em algumas regiões do mundo ( II Sam 10:4; Isa 20:4)

3:19 Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.

Confirma Provérbios 3:12; 13:24. Tanto o Pai quanto o Filho usam o método do castigo. É uma medida eficiente que, regada com uma boa dosagem de amor consegue equilibrar as ações divinas ( Heb 12:7,8).Interpreta Russel Champlin da seguinte forma: a) Historicamente, apesar das acusações apontadas contra a Igreja em Laodicéia ali existiam crentes verdadeiros, mas que eram fracos. A disciplina iria fortalecer o seu caráter para retornarem a Cristo; b) Profeticamente , a maioria dos crentes dali não eram crentes verdadeiros, pela prática de um cristianismo corrompido. Apesar disso, eram alvos do amor de Deus. Dentro dessa interpretação, a Grande Tribulação haverá de purificar a muitos, trazendo-os de volta; c) Simbolicamente, as advertências são aplicáveis a todos os crentes verdadeiros, embora fracos.O Amor de Deus aos homens não dispensa o uso do juízo e da moralidade.

"...disciplino..."  O entendimento da palavra indica um treinamento aplicado às crianças, com educação, correção, orientação e disciplinamento. A disciplina divina visa acima de tudo não a destruição mas a restauração em todos os níveis possíveis .

"...sê, pois, zeloso..."  A palavra no grego aponta para atitudes de "fervor", ou "calor" espirituais.

"...arrepende-te..."  Expressão comum a todas as cartas (exceto Esmirna e Filadélfia). O Sentido mais comum é "mudança de mente". O sentido mais profundo, numa visão do Novo Testamento , envolve mudança interior, da alma , uma direção nova, uma revolução moral , gerada pelo Espírito Santo. A conversão é a soma do arrependimento com a fé (Atos 20:21; João 3:3; Atos 2:38)

3:20 Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo.

Este é o panorama do fim da era da Igreja. CRISTO ESTARA DO LADO DE FORA.. Estará passando por profundas mudanças e aberturas na sua forma de culto e moral . Será a apostasia. Ele estará do lado de fora da igreja, pedindo permissão para entrar. Mas isso pode acontecer e aconteceu em qualquer época da história da Igreja.

"...à porta..."  Entra-se pela porta, desde que alguém permita (a vontade humana)  Deixá-la fechada indica rebelião e rejeição. Deus, pelo seu Espírito, chega mesmo a pressionar, fazendo sentir sua vontade de ver as almas libertas (Efésio 1 e Filipenses 2)..

 

 

A pintura de Holman Hunt demonstra essa verdade. A maçaneta não está do lado de fora, pois a porta só pode ser aberta por dentro. A pergunta da criança: 'Por que não abrem a porta'?  E a resposta: 'porque não podem ouvi-lo batendo', não satisfez a criança. Disse o menino: é que estão ocupados no quarto dos fundos. Os crentes de Laodicéia estavam muito ocupados com seu comércio, seus banquetes, suas riquezas materiais , e não perceberam a pobreza espiritual que os dominava. Cristo estava do lado de fora  e eles não davam a mínima. O bater de Cristo se manifesta de várias formas : testemunho tranqüilo do coração, no sermão, na EBD, no estudo da Palavra , por uma tragédia, enfermidade, abalo, pela razão, a dor ou alegria. Jesus mostra assim que a vida é algo grande, eterno,

O bater dele nos mostra que a vida é algo magnífico, que nós devemos nos esvaziar  para termos comunhão com Deus

 

 

"...ouvir a minha voz..." É uma voz aplicada à consciência do crente, acalmando as tempestades e  curando os corações dilacerados . é a voz do Bom Pastor, que conduz as ovelhas em segurança. Cristo bate e fala.

A voz divina

A voz de Jesus, Cabeça e Alvo do homem, buscando, tranqüilizando,

A voz de Deus, severa, convidando, insistindo, A voz do Espírito, pleiteando suavemente, persistindo,

 A voz no íntimo, insistente, convencedora, convincente.

Todas essas são uma só Voz,

que exige que se faça  uma escolha.

 Essa voz, que conheço há muito, ora dentro, ora fora,

 Algumas vezes a ela cedo, ou então rejeito em dúvida cega;

 Mas nunca sou abandonado e nem ignorado por esse testemunho inexorável,

 Nunca deixado no meu estado de fraqueza  tão deplorável (Russel Champlin)

 

"...abrir a porta..." Ceder à insistência do Mestre e permitir que ele transforme a alma.

"...entrarei em sua casa..."  Na vida, na alma, na Igreja, que é o seu verdadeiro lugar, à mesa do banquete.

"...cearei com ele e ele comigo..."  Fazia parte da hospitalidade oriental e era uma honra e prova de confiança mútuas. A Igreja morna, se restaurada, ceará espiritualmente de novo com o Mestre, habilitando-se às bênçãos dessa relação espiritual.

 

3:21 Ao que vencer, eu lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.

 

"...vencedor,,," Vencerá quem der ouvidos às admoestações e promessas, abandonando a mornidão espiritual, sendo Cristo seu transformador, abrindo-lhe as portas.

 

"...dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono..."   O Cristo vencedor se assentará no trono glorioso ( Col 3:1; Heb; Mat 19:28; 25:31). Já os crentes reinarão juntamente com Cristo em sua parousia .  A coroa 'que é vida' é a recompensa dos crentes. Obterão posições de autoridade  e governo, sendo dotados de poderes muito superiores aos anjos. Serão reis-sacerdotes (Apoc 1:6).

 

"...com meu Pai no seu trono.."'  Nos países orientais os tronos eram lugares largos bastante para neles se assentarem mais de uma pessoa. Neste caso, o trono de Deus (sua glória e poder), serão compartilhados por seu Filho Jesus Cristo e pelos filhos de Deus por adoção, o que é uma maravilhosa e grande promessa.

 

3:22 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas.

 

Igreja é todos os membros da Igreja Universal, que reunirem condições de discernimento espiritual e prática cristã. Há uma aplicação também individual, bem como é válida para qualquer época da história da Igreja de Cristo.

Fontes de Pesquisas:

Bíblia Sagrada. Novo Testamento Interpretado ( Champlin, Russel N.) Um estudo do Apocalipse (Dennis Allan);  Manual Bíblico -  Halley; Ajuda ao Entendimento da Bíblia (STV) ; O Apocalipse -  Desvendando os mistérios da revelação (Delcyr de Souza Lima); As 7 cartas do Apocalipse -  Paulo Silva e Milton Magalhães; Conheça a Verdade – Bruce Milne  



Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.