segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse - Estudo 19 - O rolo Doce e Amargo

Estudos no livro de Apocalipse -  Adélio Silva
 
Estudo 19 – Julgamentos das Sete Trombetas

Intervalo entre a 6ª e a 7ª Trombetas – O Rolo Doce-Amargo – 10:1-11

Introdução

            Autores concordam em que o texto em estudo tem como referencial os três primeiros capítulos do livro de Ezequiel, sendo de interesse avaliar o seu conteúdo antes de se iniciar o estudo do capítulo 11 de Apoc, detectando elementos semelhantes nas duas narrativas.

            Naquele texto, Ezequiel viu os céus se abrirem, uma nuvem sendo empurrada por um forte vento vindo do norte, lampejando com luzes e rebrilhando com chamas de fogo que saíam do seu interior. Um exame mais próximo mostrou dentro da nuvem o trono de Jeová. A figura de Jeová mostrava-se ser semelhante a de um homem, sendo muito superior em aparência. A forma corporal da cintura para cima era parecida com o âmbar em fogo (cor do metal no estado derretido) . Da cintura para baixo era parecido com o fogo  brilhando ao seu redor como se fosse um arco-iris. Essa visão é chamada de teofania. Ali também Ezequiel recebe ordens de comer um livrinho e que profetizasse contra os filhos rebeldes de Israel. Tal rolo, escrito de ambos os lados continha lamentações, suspiros e ais (Ex 2:8 a 3:3). Após comer o livro, foi percebido que seu sabor era doce como mel  em sua boca. Ao receber as profecias escritas no livrinho, Ezequiel percebeu que se tratava de reprodução de um livro celestial.

            Por semelhança, aplica-se ao livro de Apocalipse igual sentido. Seu conteúdo significa o as revelações que estão por vir que lhe seriam transmitidas ao comer o livrinho (Apoc 10:11). O fato de ser pequeno indica que é 'uma parte' do rolo de sete selos referido  no capítulo 5 de Apocalipse.   

O décimo capítulo introduz a mensagem  do terceiro ai (que é juízo da sétima trombeta). A sétima trombeta anunciará que não haverá mais demora antes do cumprimento do mistério de Deus (estabelecimento do reino de Cristo e  da nova era).

10:1 – Vi outro anjo forte descendo do céu, envolto em nuvem, com o arco-íris por cima de sua cabeça; o rosto era como o sol, e as pernas, como colunas de fogo;

Nota: Notamos que a partir de Apoc. 4:1 , João passou a escrever como se estivesse nos céus. Ao iniciar este relato ele se desloca para a terra, de onde viu um anjo que  descia do céu (compare com Eze1:4). Em Ezequiel ele viu uma nuvem aproximando-se até se tornar no trono de Jeová.

"...outro anjo..."  Era um anjo grande em inteligência e poder, pois representava a Deus ( Apoc  5:2). Era poderoso em obras. Alguns dizem que seria o próprio Jesus Cristo. Outros dizem que seria o arcanjo Grabriel, pois seu nome significa "Homem de Deus" É surpreendente que a redenção elevará os remidos acima do próprio Gabriel (Luc 1:11-22, 26-28).

"...Envolto em nuvem...":  Está claro que este detalhe  é paralelo a Eze 1:4. Este símbolo lembra a majestade oculta, um respeito  inspirador em seu caráter (Sal 104:3; Dan 7:13). Não será uma nuvem literal, mas uma glória misteriosa , uma nuvem metafísica. 

:

"...Com o arco-íris por cima de sua cabeça...": Como vistoem Apoc 4:3, o arco simboliza a esperança, da mesma forma que aconteceu ao término do dilúvio. Em meio aos horrores da Grande Tribulação, haverá um lampejo de esperança. Deus estabelecerá um acordo de misericórdia, sendo Cristo o seu remidor (Ef. 1:23)

"...O rosto era como o sol...": Como em Apoc 1:6, o rosto de Cristo é visto como 'o sol na sua força'. É símbolo de poder e majestade e glória. O sol nos dá luz, calor e vida. Cristo é a luz do mundo.

"...E as pernas, como colunas de fogo..": O fogo purifica e castiga, restaura e refina. João se utiliza de Ez 1:7; Dan 10:6 12:7; Em Apoc 1:15 os pés de Jesus são vistos como bronze polido. Tudo isso indica a chegada do juízo divino.

10:2 – e tinha na mão um livrinho aberto. Pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo, sobre a terra,

"...E tinha na mão um livrinho aberto...": Vamos ver o significado deste livrinho nos versículos 9-11. Aqui, observamos algumas diferenças entre este livrinho e o livro do capítulo 5: a) Este é um livrinho, mas Jesus recebeu um livro (maior) da mão de Deus. b) O livrinho está na mão do anjo que desceu do céu, não na mão de Deus no trono. C) O livrinho está aberto e, assim, não precisa de uma pessoa "digna" para abri-lo; o livro estava selado com sete selos  mas eles já foram rompido pelo Leão/Cordeiro.

"...Pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo, sobre a terra...":  No comentário de Dennis Allan, temos: "Imagine o tamanho e o poder deste anjo forte! Pode colocar os pés sobre a terra e o mar, assim mostrando domínio sobre o mundo inteiro. Daqui a pouco, bestas vão subir do mar e da terra (13:1,11). Antes de ver esses servos do diabo emergirem, Deus nos lembra que o anjo dele tem poder superior a toda a força de Satanás e de seus servos". Comparar com Dan 12:5

10:3 – e bradou em grande voz, como ruge um leão, e, quando bradou, desferiram os sete trovões as suas próprias vozes.

"...E bradou em grande voz, como ruge um leão...": O anjo forte em 5:2 fez sua proclamação em grande voz. O segundo anjo forte, também, tem voz forte, como a de leão. O leão claramente representa a força da voz deste anjo. (Apoc 1:10,15)"O leão, o mais forte entre os animais, que por ninguém torna atrás" A forma como ele clama é clara, poderá e compreensível, exigindo a atenção de todos .Cristo é o Leão da Tribo de Judá e a mensagem vem da parte dele. O rugido do leão  lembra o juízo severo.Mas nem todos compreenderão a voz de Deus, cfe. João 12:28,29

"...Desferiram os sete trovões as suas próprias vozes...": Agora chegamos a mais uma série de sete – os sete trovões. Com toda a força da voz que vem do céu, eles proclamam mais uma parte da vontade de Deus. Por diversas vezes nas Escrituras, trovões acompanham os castigos enviados por Deus. A sétima praga no Egito incluiu trovões, chuva de pedras e fogo (Êxodo 9:23-34). No salmo  29:3-9, é relatada todo o alcance da voz do Senhor.

10:4 – Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever, mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram e não as escrevas.

"...Logo que falaram os sete trovões, eu ia escrever...": Em sinal de obediência, João prepara-se para relatar as mensagens dos sete trovões.

"...Mas ouvi uma voz do céu, dizendo: Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram...": Não se sabe exatamente o motivo pelo qual João foi proibido de escrever, desvendando o sentido da visão. Só futuro revelará.

10:5-6 – Então, o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita para o céu  e jurou por aquele que vive pelos séculos dos séculos, o mesmo que criou o céu, a terra, o mar e tudo quanto neles existe: Já não haverá demora,

"...O anjo ... levantou a mão direita ... e jurou...": Se precisa guardar em segredo as palavras dos trovões, será que o cumprimento será adiado? O juramento do anjo responde imediatamente a esta possível dúvida. Ele levanta a mão direita (veja Daniel 12:7) e jura pelo eterno Deus. Não há dúvida! Mesmo sem revelar todos os pormenores, a palavra de Deus será cumprida.

"...que vive pelo séculos dos séculos..."  Está em jogo a eternidade de Deus, pois é firme e duradouro. Séculos dos séculos  é uma frase grega usada pelo vidente e indica eternidade.

"...mesmo que criou  o céu e terra..." Deus é o criador de tudo (Ver Apoc 4:11) 

"...Já não haverá demora...": Não há designação específica de quando ocorrerão tais coisas , mas tudo se inclina para o final da  Grande Tribulação, quando se iniciará a parousia ou segundo advento de Cristo. Se interpretarmos historicamente, seria o término do poder romano.

10:7 – mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando ele estiver para tocar a trombeta, cumprir-se-á, então, o mistério de Deus, segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas.

"...Nos dias da voz do sétimo anjo..." Isto é, após o fechamento do parêntesis, Em Apoc 11:15-19, Reforçando ainda mais a iminência do cumprimento do mistério de Deus, este anjo que domina a terra e o mar olha para a sétima trombeta. As primeiras seis já passaram

"...O mistério de Deus..."  Que seria este mistério? Dizem os críticos e intérpretes no NT que um mistério não é algo  misterioso em absoluto, impossível de ser compreendido. É sim algum segredo de Deus, algum plano de ação traçado pelo Senhor (como comenta Russel Champlin), que antes estivera oculto. É um segredo desvendado. Representa a totalidade do plano de Deus concernente à terra. É tudo quanto Deus pretende fazer à terra, incluindo o término da era presente  e o início de uma nova era  onde habitarão a paz e a justiça . Dentro deste mistério maior estão outros: arrebatamento e ressurreição (I Cor 15:51),  da igreja (Ef 3:3), da restauração universal ( Ef 1:9,10), redenção de Cristo ( (Col 1:26),  conteúdo do livrinho  também está encerrado no mistério de Deus. 

"..., segundo ele anunciou aos seus servos, os profetas...": Estão espalhados pelo Antigo Testamento e no Novo Testamento, incluindo o autor do livro de Apocalipse.

10:8 – A voz que ouvi, vinda do céu, estava de novo falando comigo e dizendo: Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo em pé sobre o mar e sobre a terra.

"...A voz  ..".Podendo ser a A voz de Cristo: A mesma voz do versículo 4. A primeira vez, esta voz proibiu que João escrevesse sobre os sete trovões. Esta vez, ela lhe dará outra instrução.

"...Vai e toma o livro que se acha aberto na mão do anjo...":É o livrinho , isto é, o restante do livro de Apocalipse . Agora a voz manda João a tomar o livro da mão do anjo.

"... em pé sobre o mar e sobre a terra...": Novamente, o narrativo destaca a posição de autoridade  deste anjo (cf. 10:2). Muito diferente do anjo caído do céu que abriu o poço do abismo, este anjo tem seus pés firmemente plantados sobre a terra e o mar. João recebe as suas ordens da mão deste anjo forte.

10:9 – Fui, pois, ao anjo, dizendo-lhe que me desse o livrinho. Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o; certamente, ele será amargo ao teu estômago, mas, na tua boca, doce como mel.

"...Fui." : João foi obediente à voz do céu e foi pedir o livrinho.

"...Ele, então, me falou: Toma-o e devora-o...": Comer, em muitos idiomas orientais representa o ato de receber (Jer 15:16; Ez 3:1: Jó 23:12; Salm 19:10). Receber as verdades divinas.

"10:10 – Tomei o livrinho da mão do anjo e o devorei, e, na minha boca, era doce como mel; quando, porém, o comi, o meu estômago ficou amargo.

"...Tomei o livrinho ... e o devorei...": João foi obediente. Ele não fez desculpas e não fugiu da sua missão. Comeu o livrinho.

"...Na minha boca, era doce como mel; quando, porém. O comi, o meu estômago ficou amargo...":  O recebimento da revelação é alguma coisa doce. Sua mensagem é doce pois leva esperança. Também o juízo de Deus contra o mal  é doce, pois conduz ao seu fim. . Mas a forma como Deus fará cessar o  mal é amarga. Assim o livro era doce-amargo. Comendo-o, João recebeu revelação e conhecimento quanto ao futuro. Deus espera e deseja que adquiramos verdades espirituais e possamos crescer. O próprio Jesus  é o pão da vida  (João 6:48)

10:11 – Então, me disseram: É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis.

"...É necessário que ainda profetizes a respeito de muitos povos, nações, línguas e reis...": Este versículo reforça o significado do livrinho. João é obrigado a profetizar sobre nações e reis. Já falou sobre pragas e castigos atingindo um número cada vez maior de pessoas, até causando a morte de grandes multidões. Mas tem mais pela frente. A difícil missão de João incluirá profecias sobre muitos povos. A antiga Comissão de Mat 28:18-20 é relembrada por Cristo.  É necessário....... E nós, como estamos?

 

Bibliografia:

A Bíblia Sagrada. O Novo Testamento Interpretado, de Russel Champlin. Lições no Apocalipse, de Dennis Allan. O Apocalipse, de Delcyr de Souza Lima.Outras fontes informais de autorias não identificadas

O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.