sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mensagem - O Alto Preço da Desobediência

O ALTO PREÇO DA DESOBEDIÊNCIA

 

Por Adélio Silva

 

Texto: II Reis 6:25-30

E houve grande fome em Samaria, porque eis que a cercaram, até que se vendeu uma cabeça de um jumento por oitenta peças de prata, e a quarta parte de um cabo de esterco de pombas por cinco peças de prata.E sucedeu que, passando o rei pelo muro, uma mulher lhe bradou, dizendo: Acode-me, ó rei, meu senhor.E ele lhe disse: Se o Senhor te não acode, de onde te acudirei eu, da eira ou do lagar?Disse-lhe mais o rei: Que tens? E disse ela: Esta mulher me disse; Dá cá o teu filho, para que hoje o comamos e amanhã comeremos o meu filho.Cozemos, pois, o meu filho, e o comemos; mas, dizendo-lhe eu, ao outro dia: Dá cá o teu filho, para que o comamos; escondeu o seu filho.

E sucedeu que, ouvindo o rei as palavras desta mulher, rasgou os seus vestidos, e ia passando pelo muro; e o povo viu que trazia cilício por dentro, sobre a sua carne.

Introdução

Samaria (Jerusalém) estava sitada pelos assírios. Havia fome e sede em extremo. Uma cabeça de jumento era vendida por 1 kg de prata  e um punhado de grãos por 50 gramas de prata.

Atos de assassinatos infantis seguidos de canibalismos eram comuns.

Houve perda de todo e qualquer sentimento moral, numa afronta aos princípios mais rudimentares de respeito à dignidade e direitos humanos;

Israel era retrato de uma sociedade em situação desesperadora

Outros fatores que atestaram o declínio: desobediência a Jeová, práticas idolátricas, degradação moral, assassinatos.

Uma  regra fundamental foi quebrada: Tanto mais os homens se divorciam de Deus, quanto mais pagam um alto preço pelas suas atitudes rebeldes. Isto é prova de que não podemos  viver isolados do criador.

1 – Como estamos hoje?  Há diferença?

II Tim 3:1-5

"SABE, porém, isto; que, nos últimos dias, sobrevirão tempos trabalhosos;Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus".

E a decadência espiritual? -  Isaías 44: 9-19

"Todos os artífices de imagens de escultura são vaidade, e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas mesmas testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos.Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo?Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos, pois os mesmos artífices são de entre os homens: ajuntem-se todos e levantem-se; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos.O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o lavra com a força do seu braço: ele tem fome, e a sua força falta, e não bebe água, e desfalece.O carpinteiro estende a régua, emprega a almagra, aplaina com o cepilho, e marca com o compasso: e faz o seu deus à semelhança de um homem, segundo a forma de um homem, para ficar em casa.Tomou para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho, e esforça-se contra as árvores do bosque: planta um olmeiro, e a chuva o faz crescer.Então servirão ao homem para queimar; com isso se aquenta e coze o pão: também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura e ajoelha diante dela.Metade queima no fogo, com a outra metade come carne; assa-a e farta-se; também se aquenta, e diz: Ora já me aquentei, já vi o fogo.Então, do resto, faz um deus, uma imagem de escultura: ajoelha-se diante dela, e se inclina, e ora-lhe, e diz: Livra-me, porquanto tu és o meu deus.Nada sabem, nem entendem; porque se lhes untaram os olhos, para que não vejam, e os seus corações, para que não entendam.E nenhum deles toma isto a peito, e já não têm conhecimento, nem entendimento, para dizer: Metade queimei no fogo, e cozi pão sobre as suas brasas, assei sobre elas carne, e a comi: e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ia eu ao que saiu de uma árvore"?

2 -  O que Deus tem preparado para os que se voltam para Ele?

Jeremias 31:3 : "Há muito que o Senhor me apareceu, dizendo: Pois que com amor eterno te amei, também com amorável benignidade te atraí".

Isaías 43: 7,21,25: "A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para minha glória; eu os formei, sim, eu os fiz. Esse povo que formei para mim, para que me desse louvor. Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões, por amor de mim, e dos teus pecados me não lembro".

Isaías 49:15: "Pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que se não compadeça dele, do filho do seu ventre? mas, ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, me não esquecerei de ti".

Isaías 41: 13, 17, 18 : "Porque eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela tua mão direita, e te digo: Não temas, que eu te ajudo. Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede: mas eu, o Senhor, os ouvirei; eu, o Deus de Israel, os não desampararei. Abrirei rios em lugares altos, e fontes no meio dos vales: tornarei o deserto em tanques de águas, e a terra seca em mananciais".

Conclusão

Vivemos em um mundo agressivo, sem amigos, frio, muitos problemas sem solução, depressão e angústias. Tentações

As garras do diabo, quais mães famintas, têm dilacerado e devorado as suas esperanças por um futuro mais brilhante e seguro.? Cristo é a única esperança e salvação.

O mundo tem sido desumano com você? Sente-se  impotente diante das angústias diárias? Cristo é a saída. Os vendavais açoitam sua fé? Está indeciso sem saber o caminho? Cristo é o abrigo que falta.

Aceite-o hoje. Agora.



Windows 7: agora com recursos que economizam bateria. Clique para conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.