segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mensagem - O homem deficiente

O homem defificiente

Por Adélio Silva

.  
II Samuel - capítulo 9 - versos 1-4

E DISSE Davi: Há ainda alguém que tenha ficado da casa de Saul, para que lhe faça benevolência por amor de Jônatas?
E havia um servo na casa de Saul cujo nome era Ziba; e o chamaram à presença de Davi. Disse-lhe o rei: És tu Ziba? E ele disse: Servo teu.
E disse o rei: Não há ainda alguém da casa de Saul para que eu use com ele da benevolência de Deus? Então disse Ziba ao rei: Ainda há um filho de Jônatas, aleijado de ambos os pés.
E disse-lhe o rei: Onde está? E disse Ziba ao rei: Eis que está em casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar


"Deficiente" é aquele que apresenta  Insuficiência em quantidade, qualidade e valor. O termo mais ameno é portador de necessidades especiais. A sociedade organizada provê meios legais que minimizem as  dificuldades e desvantagens dos que possuem tais características, para tornar suas vidas mais fáceis.

 

TIPOS DE DEFICICIÊNCIAS
"Louco" é aquele que perdeu a razão. Doido. É internado em manicônios e Casas para tratamento mental. É incapaz perante a Lei. Vive em um mundo particular e estranho aos outros.

Espiritualmente:

Jó 5:2 Porque a ira destrói o louco.(perda do auto-controle. Se deixa dominar pelo seu temperamento raivoso e descontrolado).

Prov 1:7 O temor do Senhor é o princípio da ciência: os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.

Prov 10:8 O sábio de coração aceita os mandamentos, mas o louco palrador será transtornado.(Vida sem regras morais ou sociais, religiosas)

Is 32:6 Porque o louco fala loucamente, e o seu coração pratica a iniquidade, para usar de hipocrisia, e para proferir erros contra o Senhor, para deixar vazia a alma do faminto, e fazer com que o sedento venha a ter falta de bebida.

Luc 12:20 Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? (insensato)


"Cego"  Indivíduo privado da visão. Destacar suas dificuldades, dependência, etc. Cirurgia corretiva ou instrumentação adequada, quando possível. Não vê a salvação só em Cristo  como a única alternativa para o homem pecador)

Espiritualmente:

Is 59:10 Apalpamos as paredes, como cegos; sim, como os que não têm olhos, andamos apalpando: tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros, somos como mortos

II Cor 4 Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos que não crêem, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

II Ped 1:9 Pois, aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.Precisam ter seus pecados perdoados.


"Surdo/Mudo".  Privado total ou parcialmente do sentido da audição/fala. Geralmente  o surdo  tem sua fala não desenvolvida.

Espiritualmente: insensível às palavras e ações provindas do Senhor . Vítima de opressão espiritual.

Is 42:18 Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver. Deus está tão perto mas não é percebido ou sentido.


"Paralítico"  Aquele que está privado  total ou parcialmente da sensibilidade ou dos movimentos voluntários , manifestada em órgãos ou sistemas do organismo. Impossibilidade de agir  e operar. A paralisia é causada por distúrbios  circulatórios cerebrais, infecções,  hemorragia.. A poliomielite é a mais conhecida pois atinge crianças, debilitadas ou não vacinadas. Causa dependência física.

Espiritualmente:  Falta de ação pessoal contra a ação do pecado. 

Mt 9:2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados

At 9:33,34 E achou(Pedro) ali certo homem, chamado Eneias, jazendo numa cama havia oito anos, o qual era paralítico.

E disse-lhe Pedro: Eneias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama. E logo se levantou.

"Anão" Aquele ou aquela cuja altura é muito reduzida.Nanismo. Doença causada por herança genética, em geral. Obriga o deficiente a adaptar-se a um modo de vida diferente.

Luc 19:3 E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.

Espiritualmente: Pouca estatura espiritual. Dificuldade para alcançar o nível da mentalidade de Cristo, assumindo suas características excelentes. O nanismo espiritual se corrige pela prática da leitura da Bíblia, oração, meditação  e transformação de vida.


"Miséria" Necessidade de recursos. Extrema pobreza. Digno de piedade.  

Rm 7:24 Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte? Não consegue se libertar da ameaça diabólica do pecado. 

Apc 3:17 Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu,


No texto lido, vimos a história  de um homem. Ele era aleijado de ambos os pés de Mefibosete, seu nome, quer dizer: vergonha.
Você então pode entender comigo que, a começar pelo nome, aquele homem já era infeliz, mas, além do nome vergonha, Mefibosete trazia consigo a realidade de uma deficiência física, e o texto ainda fala mais, diz que Mefibosete estava na casa de Maquir, ou seja, estava dependendo da casa de alguém e do favor de alguém, afinal um aleijado de ambos os pés precisa de ajuda para fazer tudo, comer, ir ao banheiro, enfim.

Eu preciso chamar sua atenção para Ziba, nesses quatro versículos que eu transcrevi aqui, você percebeu que chamaram a Ziba e então Ziba falou de Mefibosete sem mesmo mencionar o nome Mefibosete? Ziba fez questão de colocar a deficiência de Mefibosete em destaque e até mesmo falar da dependência de pessoas que o aleijado tinha, mas não falava o nome de Mefibosete, dizia: a um filho de Jonatas aleijado de ambos os pés.

Será que Ziba fazia isso por se importar com Mefibosete? Será que queria mexer com o coração de Davi dizendo da triste realidade de Mefibosete para que Davi usa-se de bondade para com o aleijado? Creio que não!


Bom, Mefibosete  foi levado até o rei Davi que o restituiu de todas, todas, todas as terras de Saul veja o verso abaixo:
E disse-lhe Davi: Não temas, porque de certo usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, pai de Jônatas, e tu sempre comerás pão à minha mesa.

Um homem até então chamado vergonha, miserável, humilhado, agora como que da noite para o dia era dono de terras e muitas terras, além do que passaria a comer à mesa do rei. Isso te lembra alguma coisa?


Você que está me ouvindo agora pode não ser fisicamente deficiente, mas talvez o seja espiritualmente. Quem sabe você tem carregado sobre você o nome vergonha, na sua família você talvez seja, aquele que só trás problemas.
Assim como Mefibosete, talvez você tenha um Ziba na sua história, alguém que te conhece e que sempre aponta sua deficiência, sua fraqueza.

Ou quem sabe você mesmo se ache uma vergonha. Mefibosete se via dessa forma, veja o que  fala no verso 8:
"Quem é teu servo, para teres olhado para um cão morto tal como eu?"

Mefibosete se via como um cão morto. Você já viu um cão ou qualquer bicho morto? Ninguém gosta nem de olhar, muitos nem são enterrados . Fica como algo nojento que não merece consideração. É assim que  Mefibosete  se via, por causa de sua debilidade física apenas.
O Rei mandou chamar Mefibosete, restituiu o que era direito, e ainda chamou Ziba para servo de Mefibosete, o capítulo 9 de II Samuel diz que Ziba passou a servo de Mefibosete segundo as ordens de Davi e que toda a família e todos os servos de Ziba agora deviam servir a Mefibosete.

Deus fez isso para comigo e com você.. Deus tomou as chaves das mãos do Diabo e fez você livre de toda deficiência e se ainda há alguma em você.Ele pode ajudá-lo a consertar sua vida.
Deus coloca todos os dias uma mesa a sua frente, assim como Davi fez a Mefibosete,. Deus conquistou algo para nós e precisamos viver isso. Jesus veio ao mundo, morreu e ressuscitou pelos nossos pecados..


Mude seu nome de" vergonha" para" justiça de Deus". O que te prende, o que te impede de viver a plenitude com Deus é muito pequeno, você é que vê grande. Desafie sua "deficiência", desafie a sua fé, teste a sua fé, LEVANTA E ANDA. Vá até a mesa e coma, você precisa se alimentar..
Não há nada que Deus fez a Davi, a Mefibosete, que Deus não possa fazer a você, alias, Deus já fez, tudo que era preciso ser feito, Deus fez. Agora é hora de você olhar para essa verdade e vivê-la.

Deus mudou o seu nome, conquistou tanto pra você e se você não está vivendo por um motivo ou por outro,  não se veja como um cão morto sem valor.Cristo hoje quer te dar uma nova vida.


Quer conexões de rede mais fácil? Clique e conheça o Windows 7.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.