sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Mensagem - Lutando contra o pecado

LUTANDO CONTRA O PECADO

 Por Adélio Silva

 

Texto: I João "Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós".

 Introdução:

Uma corrente filosófica atuante no tempo dos apóstolos,  de nome gnósticos, ainda na era da formação das Igrejas do Novo Testamento , mantinha  estranhas doutrinas, dentre as quais:

■A alma é pura, o corpo é pecaminoso.  Quando mais rápido o corpo se degradar, mesmo que seja pela prática do pecado, mais depressa a alma poderá se desprender e usufruir de sua pureza junto a Deus;

■Experiências fora do corpo eram incentivadas e praticadas , pois favoreciam o bem estar espiritual;

■Quando mais se peca mais se despoja do pecado. Então, a fórmula aplicada é do esvaziamento da 'carga' pecaminosa para o alcance da plenitude espiritual;

 

 Ora, contrariamente a isso, o ensino bíblico claro afirma que aquele que mantém o autêntico companheirismo com Cristo  reconhece claramente  seus próprios defeitos.

É preciso eliminarmos os vícios através da ação ajudadora do Espírito Santo. Sendo assim, é necessário:

 

1 – Confessar os pecados

A palavra 'confessar', vem do grego 'omologeo' , significando 'declarar a mesma coisa em harmonia com outra pessoa'. Admitir a verdade de uma acusação.

A confissão só terá valor se for acompanhada do arrependimento.

Não podemos continuar dizendo: "Senhor, estou aqui novamente, com o mesmo pecado. Perdoa-me". Isto seria um vício. Vejamos  o que a bíblia diz:

Salmo 32:5: "Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri; dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado (Selah)"

Salmo 51:3 "Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim"..

Prov 28:13: "O que encobre as suas transgressões, nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia"

Luc 15:21 "E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho"

Tipos de  Confissões:

■Íntima■De reconsiliação■A cristo■Pública■Auricular

 

2 -  Fidelidade de Deus em perdoar. Elementos envolvidos no perdão divino.

■A palavra fiel vem do grego 'pistos' e significa 'veraz', 'verdadeira' (Heb 10:23; 11:11)

■O perdão vem pela expiação de Cristo (Cristo pagou os pecados no lugar de todos);

■Deus é Justo em perdoar.  Isto é, Deus perdoa mão dispensa o castigo;

■Pecado. Do grego 'amartia' e significa 'errar o alvo'  fracassar em alcançar  o padrão de Deus;

■Desregramento. É a quebra de normas pré-estabelecidas. É uma impiedade,uma quebra da Lei;

■O perdão não admite a prática deliberada do pecado,como os gnósticos faziam. Quando se peca deliberadamente estamos chamando Deus de mentiroso ( Salmo 14);

 

Conclusão

O perdão é uma dádiva de Deus refletida na concessão da graça. Pecar deliberadamente é abusar da graça. Para tais faltas, não se aplica as regras divinas do Perdão. Por isso somos concitados a viver em santidade e luta contra o clamor do velho homem par a prática do pecado



Agora a pressa é amiga da perfeição. Chegou Windows 7. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.