segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Doutrinas Batistas Básicas (Resumidas)

DOUTRINAS BÁSICAS BATISTAS (Sinopse)

Doutrinas é uma série de ensinamentos originados do Nosso Senhor Jesus Cristo, contidos na Bíblia, a Palavra de Deus. A Bíblia é a única fonte(base) da prática de fé do povo batista. (João 7:16,17)

Neste estudo vamos ver resumidamente essas doutrinas, cujo modelo foi retirado da Declaração Doutrinária da Convenção Batista Brasileira, que é o órgão associativo, a nível nacional, de todas as Igrejas Batistas no Brasil.

1 – Escrituras Sagradas – É A Bíblia. Contém a fala de Deus em linguagem humana. (Salmo 119:89).É o registro da revelação que Deus faz de si mesmo aos homens(Isaías 40:8). Foi escrita por homens, sob a orientação do Espírito Santo de Deus (Êxodo 24:4).

2 – Deus – Cremos em um único Deus vivo e verdadeiro, que é Espírito Pessoal, eterno, infinito e imutável; onipotente, onisciente, perfeito em santidade, justiça, verdade e amor (Deu 6:4). É o criador, sustentador, redentor, juiz e senhor da história e do universo. Governa com poder, conforme sua graça e propósito (Ex 4:22,23). É infinito  e todo perfeito. Se revela como Pai, Filho e Espírito Santo (Mat 28:19; Mar 1:9-11).

3 – O homem – Ser criado por Deus, à sua imagem e semelhança (Gen 1:26). Seu corpo foi feito do pó da terra e para lá voltará. Seu espírito procede de Deus e para ele voltará (Ecl 12:7). Por ordem de Deus, o homem domina, desenvolve e guarda a terra (Gen 1:21). Foi dotado de direito de livre escolha (arbítrio), mas deve decidir sem imposições, interferência de qualquer poder humano, seja civil ou religioso (João 1:4-13).

4 -  O pecado – No princípio, enquanto o homem manteve comunhão com Deus, era perfeito (Gen 2:5-17). Sendo tentado por Satanás, escolheu desobedecer ao criador (pecou), perdendo a comunhão com Deus e dele se separando (Gên 3). Devido à queda de Adão e Eva, todos somos, por natureza, pecadores e inclinados à prática do mal (Gen 3:12). Assim, pecado é tudo o que fazemos contra Deus, sua pessoa e sua lei. O pecado resulta em morte e condenação. Separado de Deus, o homem não pode de forma alguma salvar-se a si mesmo, dependendo da graça de Deus para ser salvo (Rom 3:20,23).

5 – Salvação – É  um presente(graça) de Deus dado à humanidade pecadora, meio pelo qual, mediante o arrependimento e fé no Senhor Jesus Cristo, como único Salvador e Senhor pudesse se reaproximar de Deus (Sal 37:39). O preço da salvação foi pago por Jesus, derramando seu sangue na cruz (Is 53:4-6). A salvação é individual e significa a redenção do homem.

 A salvação compreende a Regeneração (ato inicial que simboliza o novo nascimento), a justificação (que ocorre em conjunto à regeneração), que é o ato pelo qual as pessoas têm seus pecados diante do Deus justo, a santificação (que é um processo iniciado na regeneração e que prossegue pela eternidade, à medida em que se vai adquirindo as perfeições  de Jesus Cristo e a a glorificação, que é o estado final da obra da salvação, quando os salvos receberão de Deus suas recompensas pela fidelidade de vida.

6 – Eleição – É a escolha feita por Deus, em Cristo, desde a eternidade, de pessoas para a vida eterna, tudo de acordo com sua soberania. Ela pode ser de uma única pessoa (por exemplo, o apóstolo Paulo) ou de um grupo (salvos).  Deus porém escolhe pessoas, não interferindo no arbítrio de cada um.

7 – Reino de Deus – É o domínio soberano e universal de Deus. Espiritualmente ele ocorre na forma de mudanças positivas na personalidade humana. Praticamente ele ocorrerá quando Cristo vier pela segunda vez e estabelecer seu domínio no planeta terra, durante mil anos(simbólicos ou literais).

8 – Igreja – É uma reunião de pessoas, associadas fraternalmente, regeneradas e batizadas, reunidas livremente para prestar culto a Deus, observar suas ordenanças,meditarem nos ensinamentos de Jesus, edificarem-se mutuamente. São autônomas e desvinculadas do Estado, regidas pelo sistema democrático. Praticam a disciplina e se regem em todos os seus assuntos pela Bíblia Sagrada exclusivamente. Podem associar-se com outras que possuam os mesmos pensamentos. Vivem em fraternidade e harmonia, testificando a mensagem salvadora do Senhor Jesus Cristo. Os servos de Deus que trabalham mais à frente da Igreja são os pastores e os diáconos, chamados por alguns de oficiais. Na verdade eles estão lá para servirem à Igreja e orientarem a Igreja com amor e respeito. Porém a Igreja possui uma estrutura mais extensa envolvendo irmãs e irmãos, cada um dentro de suas capacitações, para que posa(a igreja), alcançar mais e melhores resultados. 

9 – O Batismo e a Ceia do Senhor – São as duas ordenanças da igreja estabelecidas pelo Senhor Jesus Cristo, sendo ambas de natureza simbólica. O batismo consiste na imersão do crente em água, após confirmar publicamente sua fé em Jesus como Salvador único e suficiente, pessoal. Simboliza a morte e o sepultamento da velha criatura e a ressurreição para a nova vida. É condição para ser membro de uma igreja. A ceia do Senhor é uma  cerimônia da igreja reunida, que comemora e proclama a morte do Senhor Jesus Cristo. É simbolizada por meio dos elementos utilizados: o pão e o vinho. O pão representa o corpo de Cristo     e o vinho simboliza o seu sangue derramado. Ele deve ser celebrada até que o Senhor volte. Só os batizados na forma bíblica devem participar dela.

10 – Mordomia – É a doutrina bíblica que reconhece Deus como Criador, Senhor e Dono de todas as coisas. Tudo procede de Deus e por isso todas as pessoas devem a Ele o que possuem. O crente pertence a Deus, não só por ter sido por ele criado mas por ter sido salvo por Ele. O crente é mordomo (administrador) de sua vida bem como de tudo que é e possui. A Bíblia ensina que o plano de Deus para o sustento de sua causa consiste na entrega pelos crentes dos dízimos e ofertas, de forma voluntária mas consciente.

11 – Liberdade Religiosa – Só Deus é Senhor da consciência. A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais do homem, pois faz parte de sua natureza moral e espiritual. Ela não deve sofrer pressão de qualquer poder humano. Cada pessoa tem o direito de cultuar a Deus segundo  sua consciência, sem ser forçada. Por isso a Igreja e o Estado devem ser separados, pois têm natureza e objetivos diferentes. O estado deve garantir  o pleno gozo e exercício da liberdade religiosa, sem favorecer qualquer grupo ou credo. O Estado deve ser neutro(leigo) e a Igreja livre. O estado é constituído por ordenação divina, desde que mantenha o bem-estar dos cidadãos e a ordem justa da sociedade.

12 – Ordem Social -  Como sal da terra, o crente deve aplicar todo o esforço possível para o bem da sociedade em que vive. O bem mais é pregar e praticar os princípios do evangelho para todos.

13 – Família -  Sendo criada por Deus para o bem do homem é a primeira instituição social. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte. O propósito imediato da família é glorificar a Deus, fortalecer as necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança e preservação da espécie humana em todas as suas dimensões.

14 –  Morte – Devido ao pecado, todos os seres humanos são finitos. Após a morte, a consciência e experiência pessoais são  mantidas para que futuramente haja um julgamento justo, quando serão definidos os destinos eternos. Pela fé em Cristo Jesus a morte deixa de ser uma tragédia e passa a ser uma expectativa de esperança e glória. Os que morrem seu Cristo não possuem mais esperança de estar com Cristo na eternidade.

15 – Justos e ímpios – Deus conduz a história humana e universal para um final. Jesus voltará de forma pessoal e visível. Haverá uma  ressurreição e os crentes  vivos serão transformados. Haverá um arrebatamento e união com o Senhor. Haverá um julgamento para todos com base em suas obras. Os ímpios permanecerão eternamente separados de Deus e os justos (ou salvos) receberão suas recompensas e estarão eternamente com o Senhor.

 

Nota: Sinopse de material colhido no livro Maturidade Cristã- JUERP



O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.