quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Mensagem - Liberdade para os presos

LIBERDADE PARA OS PRESOS

 

Por Adélio silva

 

 

Texto bíblico: Luc 4:19 "A apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a por em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor".

Introdução

            Fez história um prédio construído em 1920 na zona norte de São Paulo para abrigar presos de todos os graus. Chamado também de Casa de Detenção, Carandiru foi alvo nacional de internacional de toda a mídia, centro do massacre a detentos, evento que iniciou uma série de medidas governamentais que resultou em seu fechamento em 15 de setembro de 2002.

            O motim iniciou-se envolvendo  dois presos no segundo andar do Pavilhão 9. Durante a rebelião os presos queimaram colchões, arquivos e montaram barricadas nos corredores para impedir o acesso policial. A invasão policial, liderada pelo coronel Ubiratan Guimarães teve o objetivo de finalizar a rebelião, não havendo contudo resultados positivos, levando em conseqüência a um confronto dos policiais com os presos, resultando na morte de 111 presos. O coronel (hoje já falecido), foi condenado a 632 anos de prisão.

 

1 -  Quem eram os presos

A população daquele presídio era composta de transgressores condenados por delitos como roubos, assassinatos, estelionatos e outros crimes mais ou menos graves. Muitos daqueles homens eram violentos. Todos se tornaram devedores para com a sociedade. Todos foram ali postos porque se crê que a função precípua das penitenciárias é dar ao transgressor possibilidades de recuperação, tornando-o apto a uam convivência social pacífica, útil e positiva.

 

2 – Motivos da revolta

 

Vários: superpopulação carcerária, condições de vida indignas, descontrole administrativo, descontrole educativo, promiscuidade generalizada ( drogas e DST em abundância), conivência  criminal entre força armada e força criminosa. Os objetivos para os quais a instituição  foi estabelecida resultaram em fracasso. Ineficiente, degenerada e falida.

 

3-  O homem, um preso espiritual

Em uma visão bíblica com relação ao homem, podemos afirmar que a humanidade encontra-se presa a um sistema pecaminoso que limita e destrói todos que se deixam envolver por ele e nele permanecem voluntariamente.

A Bíblia Sagrada nos ensina que:

►Todos são transgressores enquanto pecadores não alcançados por Jesus Cristo ( Rm 3:23) "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de deus".  (I João 3:4) "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia".

►O pecado é universal (Gn 6:5) "Viu o Senhor que era grande a maldade do homem na terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente"; ( Sal 53:3) " Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há nem um sequer"; ( Is 53:6 ) "Todos nós andámos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo seu caminho: mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos". ( Is 64:6) "Mas, todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós caímos, como a folha, e as nossas culpas, como um vento, nos arrebatam".

►O ser humano está aprisionado, por ser pecados (Is 59:2) "Mas as vossas iniquidades fazem divisão entre vós e o vosso Deus: e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça".

►A justiça pertence a Deus, que está pronto a exercê-la ( Pv 11:21) "Ainda que o mau junte mão à mão, não ficará sem castigo, mas a semente dos justos escapará". ( Am 9:2) "Ainda que cavem até ao inferno, a minha mão os tirará dali, e, se subirem ao céu, dali os farei descer".

►Cristo veio ao mundo para destruir a prisão do pecado. (I Cor 15:3) "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras"; ( Gal 1:4) "O qual se deu a si mesmo pelos nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus, nosso Pai", (I Ped 2:24) "Levando ele mesmo, em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados";  ( I João 2:2) E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas, também, pelos de todo o mundo. A observação dos mandamentos".

►Cristo é o libertador que veio ao mundo salvar. ( Luc 2:11) "Pois, na cidade de David, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor". ( Luc 19:10) "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido". ( João 3:17) "Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele".

►Ele sofreu em nosso lugar .( Is 53:5) "Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades: o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados". ( I Ped 2:24) "Levando ele mesmo, em seu corpo, os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados";( I Tim 2:5) "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem".

►Jesus concede a verdadeira liberdade. ( Rm 8:21)" Na esperança de que, também, a mesma criatura será libertada da servidão da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus". ( Gl 5:13) "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor".( Sl 146:7)" Que faz justiça aos oprimidos; que dá pão aos famintos. O Senhor solta os encarcerados". ( João 8:32) " E conhecereis a verdade e a verdade  vos libertará".  ( Rm 6:8) "Libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça".

 

Conclusão

Carandiru está hoje vazio. Foi desativado em 15 de setembro de 2002. Ali existe agora um parque público, com centros de cultura e lazer e de formação profissional, ocupando o lugar da antiga penitenciária. As lembranças ficaram nas paredes das celas, na memória dos sobreviventes e dos familiares mortos;

Em sua vida, talvez conturbada, Cristo quer hoje elevar uma nova construção.

Como está, a qualquer tempo tudo pode explodir. Só Cristo pode fazer o esvaziamento do seu interior. Ele pode lhe dar uma nova visão da vida. Fora da prisão espiritual, sua vida será reconstruída. O seu 'eu' ressurgirá triunfante.

Diferente do que ocorreu em Carandiru, as marcas do passado serão esquecidas e você se tornará uma nova criação .

A velha prisão fará parte do seu passado.

Na nova história que Cristo escreve, as sombras do passado não mais assustarão nem as lembranças amargas o perseguirão. O Vale da sombra da morte não mais o assustará.

Cristo venceu no Calvário para que você possa ter vida. Aceite-o hoje como Senhor e Salvador.

Amem



O Novo Windows 7 funciona como você quer. Clique para conhecer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.