segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Estudos no Apocalipse - Estudo 24 - Juízos das 7 Taças (15:1-8)

Estudos no livro de Apocalipse -  Adélio Silva

Estudo 24
 

Capítulos 15  e 16– Juízos das Sete Taças

            Deus, uma vez mais,  fará intervenção na história da humanidade e isto para iniciar a era milenar. O grande ato divino será a eliminação do anticristo. Com a queda do anticristo, o Cristo verdadeiro ocupará sua posição  real, razão da sua introdução no plano de redenção elaborado pelo Pai.

No decurso da história relatada pelo  vidente João,  ele apresentou  séries de calamidades assim chamadas: As Pragas dos sete selos (¨:1 a 8:6);  e as  Pragas  das sete trombetas ( 8:7 a 11:9). Agora chegamos nos Juízos das Sete Taças ( cap 15 e 16).

            No capítulo 15, existem duas divisões. A primeira vai do verso 2 ao 4, com o canto triunfal que é entoado pelos mártires  que estão ao redor do mar de vidro   nos céus. A segunda visão diz respeito aos sete anjos, que desceram do templo celestial que vai do versículo 6 ao 8. 

Lembremos ainda que o juízo das sete taças são desdobramentos  da sétima trombeta ( e última). Assim, como alguns autores afirmam, teríamos a seguinte sequência :  Sete selos (6:1 a 8:6)  sete  trombetas(8:8 a 11:9) →  sete taças (15:1 a 16:21)  Sete condenações (cap 17 ao 20)

O cântico dos mártires -  15:1-4

15:1 – Vi no céu outro sinal grande e admirável: sete anjos tendo os sete últimos flagelos, pois com estes se consumou a cólera de Deus.

"...Vi no céu..." Foi uma visão mística, isto é, com arrebatamento de espírito. A palavra céu  lembra o local onde Deus fixa seus domínios. Está em vista a natureza divina e o local de onde as vozes procedem.

"...outro sinal grande e admirável..."  Isto porque se trata de alguma coisa fora do comum, que chama a atenção . O que parece indicar é que tal sinal lembra que está bem próxima a aparição do Senhor Jesus.

"...sete anjos..."  Os anjos desenvolvem ministérios a serviço de Jeová. São sete pois relacionam –se coma perfeição divina. Lembra totalidade no cumprimento dos sinais.

"...sete últimos flagelos..."  Essa série de calamidades provocará e trará consigo a queda final do anticristo  e instauração do era de ouro.

"...se consumou a cólera de Deus..."   Deus cumprirá plenamente seus juízos, cujas ações anteriores se focalizaram no período da Grande tribulação. O julgamento eterno está bem próximo. . Ira lembra sempre nas Escrituras a aplicação da justiça divina (Col 3:6; Apoc 6:16,17).

15:2 – Vi como que um mar de vidro, mesclado de fogo, e os vencedores da besta, da sua imagem e do número do seu nome, que se achavam em pé no mar de vidro, tendo harpas de Deus;

"... mar de vidro..."  Foi comentado em 4:6. Ali foi comentado que o mar representa as nações , pessoas de  todas nações, remidas que habitam nos céus. Eles estão ao redor do trono  de Deus, pois foram promovidos até ali. É um contraste com o mar terrestre que representa as nações  mortais. O mar celeste é calmo e puro. É o interessante o comentário de Champlin com relação ao acréscimo da expressão 'mesclado com fogo' : "...parece que ele queria dizer que esse mar  se tornara uma espécie de mar vermelho  celestial. Significa pois que os mártires , com seu número já completo, já atravessaram para o outro lado em segurança , e o que resta é a total destruição do anticristo e seus exércitos ....A cor avermelhada desse mar de vidro faz-nos lembrar do fogo e do sangue. Ambas as coisas falam do juízo vindouro...' 

 

 

 

"...vencedores da besta..." Refere-se à vitória espiritual dos mártires sobre a primeira besta  (saída do mar), ou seja, o anticristo.

"...sua imagem..." Comentários em 13:14 frisam que essa imagem pode ser uma referência ao imperador Nero que ressuscitará nos últimos dias, servindo de assombro para todos (interpretação histórica/profética). É imagem pois encarnará toda a maldade do primeiro Nero.

"...número do seu nome..."  Comentado em 13:17,18. O anticristo se imporá pela força e marcará aqueles que o adotarão como Senhor.

"...tendo harpas de Deus..."  A harpa é um instrumento musical símbolo dos louvores celestiais puros

15:3- e entoavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!

"...cântico de Moisés...servo de Deus"  Uma lembrança a Ex 15, o cântico de liberdade pela saída do Egito. A vitória sobre os inimigos de Deus . é um cântico de louvor .Moisés foi um 'escravo' (doulos no grego). Os mártires serão servos do Deus altíssimo.

"...cântico do Cordeiro..."  O mesmo cântico de Moisés. Expressão de louvor triunfal  pela vitória sobre o mal, a fidelidade dos santos , apesar dos martírios e sofrimentos e a própria morte, houve triunfo.A redenção celebrada com um cântico eterno, junto ao altar de Deus. O Cordeiro é Cristo. A expiação dele provinda beneficiou a libertação dos pecados da humanidade.

"...grandes e admiráveis são as tuas obras...." Cristo fez uma grande obra ao conduzir seus santos  pelos sofrimentos e provações, mesmo através do martírio, até a vitória final.

"...Senhor Deus, Todo Poderoso..." Deus Pai (Amós 4:13; Apoc 1:8: 4:8: 11:17: 16:7,14: 19:15: 21:22)

"...Justos e verdadeiros são os teus caminhos..." Deus  sempre cumprirá suas promessas , nunca abandonando seus filhos à própria sorte.

5: 4 Quem não temerá e não glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só tu és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos.

Deus se imporá pela sua grande vitória e os que estiverem com ele glorificarão seu nome.

 "...não te temerá  e não glorificará o teu nome..."  Cristo será glorificado acima de tudo e todos (Col 1:16). Todos serão e estarão unidos em Cristo  (Jer 10:7). Haverá submissão de todos à vontade do Senhor e ninguém estará fora dela.

"...Senhor..."  A expressão se refere a deus-Pai Cristo é proprietário e  Senhor. Em Rom 1:7 Cristo também é chamado de senhor. Ambos se confundem em natureza e essência.

"...´só tu és santo..." O anticristo terá passado... Só deus e seu Cristo permanecem e merecem ser adorados.

"...nações virão e adorarão...' As reformulações que Cristo promoverá na terra  farão com que as nações, agora sob seu domínio, venham prestar adoração a E ( Ef 1:23).

"...diante de ti..." Sob a sua orientação, todos prestarão lealdade a Deus e seu Cristo.

"...porque os seus atos  de justiça  se fizeram manifestos..." Deus não permitirá que o mal prevaleça. Sua justiça é plena e eficiente. Alcançando até mesmo aqueles que estão no hades o louvarão (Apoc 5:13).

Os 7 anjos e suas pragas

15:5 – Depois destas coisas, olhei, e abriu-se no céu o santuário do tabernáculo do Testemunho

"...depois destas coisas..." Início de uma nova seção de visões.

"...olhei..."  Em visão espiritual.

"...abriu-se no céu o santuário..."  João teve acesso ao ambiente celestial.

"...santuário..."  Em muitas situações os céus são vistos como templo ou santuário.

"...tabernáculo. do testemunho..." Os comentadores não sabem decifrar o sentido dessa expressão. O sentido mais simplificado é que  o antigo tabernáculo agora é o templo. Nesse templo há um Santo dos Santos onde se Deus se faz conhecer. Esse ambiente ficou aberto às visões proféticas de João. Em resultado  as visões das sete últimas pragas  vem da presença de Deus. O vidente foi capaz de olhar para o interior do lugar do testemunho de Deus.

15:6 – e os sete anjos que tinham os sete flagelos saíram do santuário, vestidos de linho puro e resplandecente e cingidos ao peito com cintas de ouro.

"...saíram do santuário..." Os anjos vieram da presença de Deus. Os juízos são provenientes do próprio Deus.

"...vestidos de linho..." Linho lembra pureza  e santidade, característica dos anjos.

"...cintas de ouro..." Cfe. Apoc 1:13, as cintas de ouro apontam pra a  dignidade, elevadoofício e qualidade dos representantes de Deus.

15:7 – Então, um dos quatro seres viventes deu aos sete anjos sete taças de ouro, cheias da cólera de Deus, que vive pelos séculos dos séculos.

"...quatro seres viventes..."  seres celestiais de extrema elevação que servem diretamente a Deus. (Apoc 4:6,7)

"...sete taças..."  Vaso largo  usados para os rituais  de libação, onde eram servidas  bebidas . As taças simbolizam  o reservatório onde estão armazenadas as "iras" divinas ou seus juízos, prontos para serem aplicados ou derramados. (Apoc 14:9,10: 16:19).

"...cólera de Deus..." Isto é, os juízos ou julgamentos divinos  (Apoc 15:1).

"...pelos séculos dos séculos ..." Transmite a idéia de eternidade . Deus não pode deixar de existir.

15:8 – O santuário se encheu de fumaça procedente da glória de Deus e do seu poder, e ninguém podia penetrar no santuário, enquanto não se cumprissem os sete flagelos dos sete anjos.

",,,santuário..." Ver comentário em 15:5

"...glória de Deus..."  A manifestação de sua majestade. Sua presença é insuportável  para o ser humano.

"...poder.." Seu poder está prestes a se manifestar.

",,,ninguém podia entrar no santuário..."  Só por meio de Cristo o homem pode ter acesso a Deus I I Tim 6:16). Sua luz pura destruiria qualquer ser humano mortal.

"..enquanto não se cumprissem..."  Só depois da remoção das iniqüidades (pecado) é que teremos acesso à santidade divina.    

Bibliografia:

A Bíblia Sagrada. O Novo Testamento Interpretado, de Russel Champlin. Lições no Apocalipse, de Dennis Allan. O Apocalipse, de Delcyr de Souza Lima.Outras fontes informais de autorias não identificadas 



Chegou Windows 7. Agora com exibição de redes sem fio. Conheça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Arquivo do blog

Quem sou eu

Um humilde servo de Deus, alcançado pela sua graça e alimentado pela esperança da vida eterna.